CONTEÚDO
- Visão Geral
- Exemplo de utilização
- Tabelas utilizadas
01. VISÃO GERAL
Comissões de Agência é o nome dado ao cadastro no qual podem ser definidas regras para aplicação do percentual de comissão, imposto, valores de bonificação e desconto, isso com a finalidade de cálculo de comissão de agência (GTPA410).
Para criação desse cadastro, são disponibilizados campos que possibilitam a criação de diversas regras por agência, as regras têm o objetivo de identificar nas vendas (Bilhetes ou Encomendas) os critérios definidos para cálculo de comissão.
Tendo efetuado os cadastros de "Comissão de Agência" para as agências as quais se deseja calcular comissões, para obter os valores finais, sejam de comissão, impostos, bonificações ou descontos, basta efetuar o processamento de comissões na rotina de "Cálculo de comissões de agências" (GTPA410).
Cadastro de Comissões de Agência
Localizado no menu: Atualizações > Comissões > Comissões de Agência
Será exibida a tela onde são listadas as parametrizações de comissões de agências cadastradas, podendo ainda realizar operações de pesquisa, inclusão, alteração, visualização, exclusão e impressão do browse.
Clique em Incluir.
Será exibida a tela para inclusão de "Comissões de Agências".
Campos exibidos na inclusão da Comissão de Agência
Cabeçalho
Deverá ser preenchido somente o campo Agência, pois os demais campos exibem informações que serão trazidas do cadastro da agência inserida.
As exceções são os campos "Gera título" e "Status".
- Código: Número sequencial e automático.
- Agência: Código da agência que terá as definições de comissão
- Após o preenchimento do campo da agência os demais campos exibirão dos dados a agência utilizada:
- Desc. Agênci: Nome da Agência.
- Responsável: Código do colaborador responsável pela agência
- Nome: Nome do colaborador responsável pela agência
- Fornecedor: Código do fornecedor para operações de crédito a favor da agência
- Desc. Forn.: Nome do fornecedor
- Gera título: Gera título para prestação de contas (Opção para agencias terceirizadas)
- Status: Permite definir se o cadastro está ativo ou inativo.
Definição de regras
Para criação das regras são disponibilizados grids com campos organizados em guias com os seguintes enfoques:
- Bilhetes
- Tipos de Documentos
- Encomendas
- Valores Adicionais
Bilhetes
A inclusão da regra com foco em Bilhetes é feita a partir de um grid que traz colunas pré-determinadas com opções para seleção, conforme demonstrado abaixo:
Campos da Grid "Tipos de Vendas"
- Tp.Calculo
- 1 - Linha
- Ao optar por esse tipo de cálculo, as colunas comissão e imposto ficarão bloqueadas, pois elas deverão ser definidas na grid "Tipos de Linhas".
- 1 - Linha
Campos da Grid "Tipos de Linhas"
- Tp.Linha - Exibirá as os tipo de linhas cadastrados (GTPA022).
- Desc.Tp.Lin - exibirá a descrição do tipo de linha selecionado
- %Comissão - Campos que armazena o % de comissão da regra.
- %Imposto - Campo que armazena % de imposto da regra.
- 2 - Venda
- Com esse tipo de cálculo selecionado as colunas %Comissão e %Imposto ficarão abertos para edição.
- Tipo de Venda
- I - Informatizada
- T - Troca
- E - Embarcada
- M - Manual
- P - Impresso posterior
- W - Venda Web
- Status
- V - Vendido
- C - Cancelado
- T - Transferido
- E - Entregue
- D - Devolvido
- I - Inutilizado
- Origem
- 1 - Manual
- 2 - Eletrônico
- %Comissão
- %Imposto
Tipo de Documentos
Criação de regra com foco no tipo de documento.
A inclusão da regra com foco no "Tipo de Documento" é feita a partir de um grid que traz colunas pré-determinadas com opções para seleção, conforme demonstrado abaixo:
Campos da grid "Tipos de Documentos"
- Cd.Documento - Campo para definição do código do documento, buscará os tipos de documentos cadastrados (GTPA007).
- Desc.Doc. - Exibe a descrição do tipo de documento selecionado
- %Comissão - Campo que armazena o % de comissão da regra.
- %Imposto - Campo que armazena % de imposto da regra.
Encomendas
Criação de regra com foco no serviço de encomendas.
A inclusão da regra com foco no "Tipo de Documento" é feita a partir de um grid que traz colunas pré-determinadas com opções para seleção, conforme demonstrado abaixo:
Campos da grid de encomendas
- Sequência - Número sequencial
- Tomador
- 0 - Remetente
- 3 - Destinatário
- Tp.Cobrança
- 1 - Dinheiro
- 2 - Cartão
- 3 - Faturado
- Ação
- 1 - Postagem
- 2 - Retirada
- 3 - Recebimento
- %Comissão - Campo que armazena o % de comissão da regra.
- %Imposto - Campo que armazena % de imposto da regra.
- Inativo? - Permite definir se a regra está inativa ou não.
Valores Adicionais
Criação de regra com foco em valores adicionais.
Podem ser definidas quantas bonificações ou despesas as quais forem necessária com a utilização dessa opção.
Campos das grids de Bonificação/Despesas
- Sequencia - Número sequencial
- Cod.Bon/Des - Campo para definição do código do tipo de bonificação/desconto, buscará os tipos de bonificação/descontos cadastrados (GTPA037).
- Desc.Tipo - Exibe a descrição do tipo de bonificação/desconto selecionado
- Valor - Campo que armazena o valor da bonificação ou desconto.
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
Criar uma regra de comissão para a agência de código 000001 com 5% de comissão e 1 % de imposto, onde, todo bilhete vendido no veículo (embarcado) e com emissão manual, utilize esses valores percentuais no cálculo da comissão da agência.
Acessar o menu: Atualizações > Comissões > Comissões de Agência
Clicar em incluir
No campo "Agência", selecionar a agência desejada, nesse exemplo fictício 000001.
Ir até a Guia Bilhetes
Na tabela "Tipo de Vendas", clicar na primeira linha em branco para adicionar os dados.
Preencher os dados das colunas:
- Coluna "Tp.Calculo", selecionar a opção "2 - Venda".
- Coluna "Tipo de Venda", selecionar a opção "E-Embarcada".
- Coluna "Status", selecionar a opção "V-Vendido".
- Coluna "Origem", selecionar a opção "1-Manual".
- Coluna "%Comissão", digitar o numeral 5.
- Coluna "%Imposto", digitar o numeral 1.
Clicar no botão "Confirmar".
03. TABELAS UTILIZADAS
- G5D
- GQ4
- G5E
- GIH
- G5L
- G5L
- GIU