Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 54363-Integração de Clientes entre os produtos EMS5 e EMS2
Produto:Datasul
Versão:5
Sintoma
54363-Integração de Clientes entre os produtos EMS5 e EMS2
Causa
Integração de Clientes entre os produtos EMS5 e EMS2
Solução

Integração de CLIENTES entre o EMS5 e o EMS2 

Objetivo: Demonstrar o funcionamento da rotina de integração de informações de clientes entre os produtos Datasul-EMS 5 e Datasul-EMS 2.  

1- Integração do EMS5 para EMS2 

a) Parâmetros de Integração EMS5 

No cadastro de Parâmetros integração DATASUL-EMS (prgint/utb/utb036za) é possível parametrizar os módulos que serão integrados. E para a integração dos dados de clientes basta mover a opção de integração (Cliente 2.00) para o lado direito da tela. Serão apresentados os campos adicionais: Emp Integr, Mtz Organ, Batch e On-Line. Campos que definirão a empresa para integração, matriz de tradução e execução de integração.

Formação Parâmetros de Integração

Formação Parâmetros Integração

b) Matriz de Tradução 

A matriz de tradução deve ser pré-cadastrada através de Manutenção – Matriz Tradução – Matriz Tradução Organização Externa (prgint/utb/utb118aa). Através deste programa é vinculada uma Tradução Organização Externa à Matriz Tradução Organizacional.

A integração de Cliente do Datasul-EMS5, para o Datasul-EMS2 utiliza as matrizes de tradução de País e de Portador informadas na matriz de tradução organização externa.A FAQ 53346 descreve os detalhes da inclusão de Matriz de Tradução.

Matriz de Tradução

c) Formas de Integração 

A integração pode ser batch ou on-line. Abaixo descrição das mesmas. 

Batch: Significa que a execução dessa função deve ser efetuada em um momento futuro determinado. As atualizações somente serão realizadas com o start da integração, ou seja, deverá ser executada a seguinte rotina: Tarefas – Importar – Geração Cliente/Fornec/Repres (prgint/ufn/ufn705aa).

Integração Batch

On-line: As atualizações serão de forma on-line, ou seja, alteração/inclusão serão validadas e efetuadas no momento do acionamento de botão de efetivação.   

Importante 

Quando o cadastro de cliente for implementado no Datasul EMS 5, e determinada à integração dos produtos (EMS5 e EMS2), este será replicado para o Datasul EMS 2, quando da manutenção do cadastro de Cliente Financeiro.

Para que o cadastro de clientes seja duplicado para o Datasul EMS 2 deverá ser implementado o cadastro de Transportador Padrão com o código 999, e natureza de operação com o código 9.99-999 no Datasul EMS 2, para que a integração seja efetuada com sucesso.

A integração do cadastro de clientes do Datasul EMS 5 para o Datasul EMS 2 será por Empresa. Ao efetuar a integração será verificado no cliente financeiro a empresa informada e serão conectados os bancos externos de acordo com o parametrizado para esta empresa. Dessa forma, será necessário existir nos cadastro de bancos externos os parâmetros de conexão informados para cada empresa do Datasul EMS 5. No cadastro de empresa devemos informar o atributo "Integra com o EMS2" como "sim". Caso o atributo "Integra com o EMS2" estiver como "não" ou não existam os bancos externos para a empresa informada no cadastro, a integração não será efetuada, apresentando mensagem ao usuário.

Para os usuários que conectam os bancos por intermédio de arquivo de conexão ".pf" somente será verificado o parâmetro de integração do cadastro de empresa. As outras integrações serão de acordo com a empresa que o usuário estiver logado para a conexão dos bancos externos.

A integração com o Datasul EMS 2 depende de três cadastros do Datasul EMS 5:

-         Pessoa Física ou Jurídica

-         Cliente

-         Cliente Financeiro

Mesmo que a pessoa e o cliente sejam importados com sucesso, somente são integrados com o Datasul EMS 2 quando o cliente financeiro for cadastrado com sucesso, ou seja, completando os três cadastros necessários.


No Datasul EMS 5, na Manutenção de Empresas (prgint/utb/utb069aa) há a possibilidade de replicar inclusão e alteração de clientes, com a seleção do campo “Rec Cop Cliente e Rec Alteração Client”, os dados da manutenção de clientes serão replicados para as empresas assim parametrizadas.
Mesmo na integração, se houver o cadastro de clientes para uma empresa, o mesmo será replicado na integração.

Manutenção Empresas 

2 - Integração do EMS2 para EMS5 

a) Parâmetros Globais – Pasta Integração 

Nos parâmetros globais do EMS 2 na pasta Integração será possível parametrizar a integração do cadastro de Clientes entre produto Datasul-EMS2 e Datasul-EMS5. Será definida a integração se a mesma é on-line ou batch, no botão Forma de Pagamento, são implementadas as informações correspondentes ao cadastro da Forma de Pagamento do Datasul-EMS5.

Parâmetro Global

b) Integração Cliente/Fornecedor 

Para integrar de forma Batch as informações implantadas para Clientes no sistema Datasul EMS 2 para o EMS 5 é necessário a execução do programa de Integração Cliente/Fornecedor (cdp\cd1607). Para que ocorra de forma Batch, no Programa Parâmetros Globais, não pode ter sido parametrizado na Pasta Integração que o Cadastro de Clientes tem atualização On-Line.

Este programa permitirá ainda que a forma de execução seja batch, caso seja esta a opção desejada a execução será efetuada em um momento futuro determinado. Será utilizada a ferramenta RPW, que consiste em executar programas remotamente via Servidor de Execução. A sigla RPW significa Remote Procedure Wait, ou seja, espera por um procedimento remoto.

Quando assinalada a opção batch, é apresentada tela de criação do pedido de execução onde deve-se inserir dados do servidor a ser utilizado. Esta tela é apresentada e explicada a seguir:

Pedidos de Execução

Em anexo segue mensagens que podem ser apresentadas no processo de integração e suas descrições.