Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 5 Próxima »


  • Gestão de Promoções

Menu Lateral > Promoções > Gestão de Promoções

Cadastro e Consulta de promoção.


Cadastro

Clique no ícone localizado no canto superior da tela.


Primeira etapa: Dados

Informe o Nome, o Tema e o Código da promoção. Selecione o tipo de promoção (acumulativa ou exclusiva), a(s) mídia(s) e o(s) canal(is) de venda. Após clique no botão Próximo.


Permitir o cadastro de uma mecânica com o tipo “Combinada”

Ao cadastrar uma promoção com o tipo de mecânica "Combinada", o Motor de Promoções irá aplicar os benefícios considerando a seguinte regra:

  •  Para validação das mecânicas o Motor de Promoções irá utilizar o carrinho enviado pelo canal de venda, onde os produtos utilizados como gatilho para atingir uma mecânica, deverão ser desconsiderados na validação da próxima mecânica.
  •  A ordem de validação das mecânicas, será conforme a ordem de prioridade das mecânicas cadastradas na promoção


Segunda etapa - Vigência

Informe o tipo da Vigência e a Data (parâmetros obrigatórios). Tipos de Vigência:

Relâmpago: É uma promoção de apenas um dia com horário de início e fim. Horário de fim deve ser maior que o horário de início.

Período Fixo: sem controle de horário.

Recorrência Mensal: Selecione o(s) dia(s) do mês em que a promoção ficará ativa. Após selecione o período em que a promoção ficará vigente.

Recorrência Semanal: Selecione o(s) dia(s) da semana em que a promoção ficará ativa. Após selecionar o período em que a promoção ficará vigente.

Caso desejar, selecione se a promoção ocorrerá Enquanto Durarem os Estoques, ou por Número de Ocorrências. Após clique em Próximo.


Criar Exceção:

Esta funcionalidade tem como objetivo informar uma Unidade de Negócio  que não receberá a promoção que esta sendo criada




Terceira etapa: Restrição

Tem como objetivo restringir a promoção para alguns perfis de clientes. Ex: Convenio, estado civil, idade, etc.


Estes parâmetros não são obrigatórios no registro de promoção. Não necessitam ser informados.



Atributo de Cliente

Para adicionar atributos de cliente, clique em e selecione o atributo desejado.

No caso de Localidade, informe o País, digite o(s) Estado(s) no campo para facilitar a busca e selecione o desejado, após selecionar clique fora da lista. Digite a(s) Cidade(s) no campo para facilitar a busca e selecione o desejado, após selecionar clique fora da lista. Para finalizar, clique em Selecionar.


Código Promocional

Selecione a lista do Código Promocional que será utilizado na promoção (consulte o item). O cliente que possuir o código promocional, poderá participar da promoção.


Filial

Informe o número da Filial e pressione Enter para incluir a filial. Ou clique em Consulta de Filial. Informe o Código ou Nome Fantasia e/ou CNPJ e/ou Estado e/ou Região e/ou Praça e/ou Cidade e/ou Grupo de Filial e/ou Status. Após clique em Pesquisar.

  • Escolha a Filial desejada na tabela a baixo e clique no botão Selecionar. Não é obrigatório informar os campos a cima, a consulta poderá ser efetuada sem filtro.


Quarta etapa: Mecânica

Clique no ícone localizado a esquerda da tela, para cadastrar a configurações da promoção. O motor de promoções tem suporte para múltiplas mecânicas dentro de uma mesma promoção, seguindo uma ordem de prioridade. A 1º mecânica tem prioridade sobre a 2º mecânica, que por sua vez tem prioridade sobre a 3º mecânica, gerando uma prioridade decrescente. A mecânica aplicada na promoção é a primeira a ser inteiramente contemplada. Caso a 1º mecânica não atinja as condições, o sistema passa a usar a 2º mecânica para calcular, e caso não atenda as condições, o sistema passa a usar a 3º mecânica seguindo assim essa sequência até que uma mecânica seja atendida ou que não tenha mais nenhuma mecânica disponível.



  • Sua promoção poderá ser sem condição de compra e mesmo assim o cliente será contemplado pelo benefício. Neste caso habilite SIM no botão na lateral direita Sem Condição de Compra.


  • Aba Condição: As regras para condição, poderão ser utilizadas separadamente ou em conjunto, incluindo o grupo de produtos.

1ª regra - Formas de Pagamento: Selecione as opções. O(s) pedido(s) efetuado(s) com as formas de pagamento especificadas, serão contemplados pelo benefício.

2ª regra - Para Cada Valor (em reais): Atingindo este valor, será contemplado pelo benefício.

3ª regra - Acima de Valor (em reais): Ultrapassando este valor, será contemplado pelo benefício.



Grupo de Condições (4ª regra)

Vincule um benefício a compra de um determinado produto. Clique no ícone e escolha as seguintes condições:

  • Selecione a opção de Para Cada x Tipo de Valor x Quantidade(s) ou Acima De x Unidade x Quantidade(s) de um determinado produto e digite o valor desejado.
  • Poderá optar por determinado produto, ou classificador, ou fornecedor. Este campo poderá receber 1 ou mais parâmetros.

Produto: Digite o código do produto ou o nome e pressione Enter. Para cada 1 quant. do produto 10001 comprada, será contemplado pelo benefício X, por exemplo.

Classificador: Clique em selecione classificador, após clique no próprio campo (adicione classificadores) e escolha o(s) classificador(res). Parâmetro mais genérico.

Fornecedor: Clique em selecione fornecedores, digite o nome ou código do fornecedor e pressione Enter. (Parâmetro mais genérico)

Lista código promocional: Clique em selecione Lista código promocional, digite o nome ou código da promoção e pressione Enter. (Parâmetro mais genérico)

Qualquer produto: Não necessita informar produto específico. Na compra de 1 unidade de qualquer produto, por exemplo.

Consulta de Produto: Informe o Produto e/ou Classificador e/ou Fornecedor e/ou Status. Escolha o(s) produto(s) e clique em Selecionar.



- Caso selecione mais de um produto (ou classificador ou fornecedor) para este campo. Ao efetuar um pedido, deverá conter um dos produtos deste campo, com a devida quantidade definida no Para Cada, para ser contemplado pelo benefício.

- Poderá também acrescentar outras regras como, na compra de 1 produto 13021 E na compra de 2 produtos 13079, será contemplado pelo benefício. Para adicionar a regra E, clique no botão + na lateral direita.

- Para acrescentar a regra OU, clique no ícone 


- Para excluir um produto ou classificador ou fornecedor já incluso, clique no x ao lado da descrição dos mesmos.


- Ao invés de incluir um produto unidade, poderá determinar por embalagem específica a condição/benefício. Após incluir o produto, clique nele e selecione a opção de embalagem desejada. No caso do benefício do desconto em uma lata comprada, seria o desconto na caixa, por exemplo.


  • Aba Benefício: As regras para o benefício, poderão ser utilizados separadamente ou em conjunto.

1ª regra - Há a opção de dar o benefício no valor total da compra, podendo ele ser um desconto em reais ou em porcentagem.

2ª regra - Ou apenas uma Mensagem Promocional.

3ª regra - Ou ainda desconto em um(ns) produto(s) específico(s).


Grupo de Produtos Benefício (3ª regra)

Para copiar o(s) produto(s) determinado(s) na condição, clique no ícone 

Ou para adicionar produto(s) diferente(s) do determinado na condição clique em

  • No cadastro de um novo grupo de produto, escolha a Opção de Rateio como Desabilitado, Desconto dos Produtos ou Valor.
  • Selecione a opção de quantidade Vendida ou Definida, o tipo de desconto em Percentual ou Valor (do desconto) ou Preço Final (do produto) e informe os valores.
  • Após, escolha o produto, ou fornecedor, ou classificador (consulte item 2.1.1.4.1) e clique em Adicionar.

Para a Opção de Rateio Desabilitado:

- Todos os produtos Vendidos, ganharão o desconto em Porcentagem, ou um Valor específico de desconto ou serão vendidos pelo Preço Final x informado.

- Ou a quantidade de produtos Definidos, que ganharão o desconto em Porcentagem, ou um Valor específico de desconto ou serão vendidos pelo Preço Final x informado.

Para a Opção de Rateio em Desconto por Produto:

- Selecione o produto Gerador de Desconto. Informe o percentual de desconto. No caso abaixo, será pego 50% do valor do produto 13078 e este valor será rateado entre o produto 13078 e 16632.

Para a Opção de Rateio por Valor:

- Defina um Valor que será rateado nos produtos especificados a abaixo. R$ 100,00 será rateado entre 1 produto 13078  e 1 produto 16632.

Quinta etapa: Coincidentes

Apresenta todas as promoções que possui algo que coincidem com a promoção que está sendo cadastrada, podendo ser data, produto, condição, benefício e classificadores.

Caso contrário clique em Salvar e a promoção estará com o status Cadastrada



  • Para que a promoção fique Ativa e consiga ser utilizada, é necessário fazer a liberação da mesma. Clique no ícone para Liberar ou Consulte a promoção, selecione ela e clique no ícone com cadeado. Após 1 minuto a promoção ficará com o status Ativo.



Consulta

Informe o Nome ou o Código ou o Tema e/ou Vigência e/ou Status. Caso deseje consultar por Período, informe também a Vigência. Após clique em Pesquisar.

  • Não é obrigatório informar o(s) campo(s) a cima, a consulta poderá ser efetuada sem filtro(s).
  • Para editar uma promoção já cadastrada, basta efetuar a consulta e após, clicar no ícone  
  • Somente poderá ser editada uma promoção com status cadastrada.
  • Para copiar uma promoção, efetue uma consulta e após, clique em  Deve ser alterado o nome, código e vigência.


Visualizar Promoção

Para visualizar uma promoção, efetue uma consulta e após, clique em


Para visualizar os detalhes da mecânica clique em 


Status da Promoção

As promoções poderão ter os seguintes Status:

Cadastrada: Quando finaliza o cadastro da promoção.

Liberada: Após cadastrada deve ser liberada para que a promoção seja ativada. Ela permanece com status liberada por apenas 1 minuto, até o sistema carregar as promoções, passando para o status ativo.

Ativa: Está pronta para ser utilizada.

Inativa: Ao criar promoções com recorrência mensal ou semanal, seleciona-se os dias que a promoção estará vigente. Os dias restantes a promoção ficará com status inativo.

Cancelada: Somente as promoções com status Cadastrada, poderão ser canceladas. Para cancelar uma promoção, consulte a promoção, selecione a desejada e clique no ícone



Encerrada Automaticamente: Cada promoção tem um dia previsto para o encerramento determinado no seu cadastro. Após este dia ela é encerrada manualmente.

Encerrada Manualmente: Cada promoção tem um dia previsto para o encerramento determinado no seu cadastro. Caso deseje encerrá-la antes deste período, seu status passará para encerrado manualmente. Para encerrar manualmente, consulte a promoção, selecione a desejada e clique no ícone 


Filtro para Consulta

Para Criar um filtro Avançado de Consulta de Promoção, clique no ícone   Selecione a(s) regra(s) e parâmetro(s) para criar o filtro.

  • Selecione as Regras de Condição e/ou as Regras de Benefício e/ou os Canais de Vendas e/ou Mídia.
  • Informe o Nome da Mecânica e/ou Código Promocional e/ou Grupo de Produtos na Condição e/ou Benefício (consulte item 2.1.1.4.1) e/ou Filial (consulte item 2.1.1.3.3).
  • E/Ou opte por Estoque. Serão selecionadas as promoções ativas com o parâmetro enquanto durarem os estoques (determinado no cadastro de promoção).
  • E/Ou opte por Número de Ocorrências (parâmetro determinado no cadastro de promoção).
  • E/Ou opte por Centralizada (todas as filiais). Será selecionado as promoções cuja filial não foi determinada no cadastro de promoção.
  • Após clique em Pesquisar.



  • Sem rótulos