Pré-requisitos / Parametrizações
Para geração de e-mail Office365 é necessário que usuário esteja logado no sistema na coligada SESI e existir um cadastro para aluno ou professor. O e-mail do Office365 será encaminhado ao SGE por meio da WebApi Customizada do SGE. É necessário também que os campos complementares estejam criados corretamente e habilitados para utilização no nível de ensino desejado (campos SALUNOCOMPL.EMAILO365 e SPROFESSORCOMPL.EMAILO365).
Descrição do processo
Será realizado pela BigBrain (Empresa fornecedora do Office 365), uma consulta na base de dados do SGE para identificar novos registros de aluno ou professor. Após a identificação será gerado o e-mail O365 para os alunos e professores, o TOTVS Educacional (SGE) receberá um ou mais registros de endereço de e-mail do Office 365 for Education, os e-mails recebidos serão armazenados/atualizados no cadastro do aluno e do professor em campo complementar. Como último passo poderá ocorrer o envio do e-mail de notificação para o aluno/professor conforme descrito em "Envio de E-mail de Notificação Aluno/Professor".
Com base nas informações encaminhadas o endereço de e-mail será atualizado para os alunos e professores. Para visualizar o e-mail do O365 o usuário deverá acessar o SGE | Currículo e Oferta | Aluno ou Professor.
Para armazenamento do e-mail Office 365 a customização realizará a atualização/armazenamento do e-mail do aluno/professor de acordo com os seguintes cenários e regras:
- Aluno/Professor existente na Coligada SENAI e não existente na Coligada SESI: Caso seja identificado (através do CPF) que o novo registro do aluno/professor existe no SENAI, a customização receberá do Office 365 o endereço de e-mail e realizará o preenchimento do endereço de e-mail somente no campo complementar customizado no cadastro do aluno/professor.
- Aluno/Professor não existente na Coligada SENAI: Caso seja identificado que o novo registro do aluno/professor não exista no SENAI, a customização receberá do Office 365 o endereço de e-mail e realizará o preenchimento do endereço de e-mail no campo complementar customizado no cadastro do aluno/professor e no campo principal de e-mail.
- Aluno/Professor já existente na base com o e-mail principal preenchido: A customização receberá do Office 365 o endereço de e-mail e realizará o preenchimento do endereço somente no campo complementar customizado no cadastro do aluno/professor.
- Aluno/ Professor já existente na base com e-mail não preenchido: A customização receberá do Office 365 o endereço de e-mail e realizará o preenchimento do endereço no campo complementar customizado no cadastro do aluno/professor e no campo principal do e-mail.
Envio de E-mail de Notificação Aluno/Professor
Apenas será realizado o envio de e-mail para os alunos e professores existentes na base de dados dos Regionais que possuem um endereço de e-mail (e-mail principal - PPESSOA.EMAIL) diferente do criado pela integração customizada entre o SGE x O365
Ao realizar o preenchimento do endereço de e-mail a customização verificará se o parâmetro referente ao envio de e-mail de notificação está parametrizado.
Caso esteja, a customização enviará o e-mail de notificação para os alunos/professores que possuírem um e-mail já cadastrado no SGE.