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Manual Operacional da Customização - Integração Office 365


Projeto: FS008265 (A85329) - Integração SGE x O365

Nome do Cliente: Confederação Nacional da Indústria - SESI


Objetivo


Prezados Senhores,

O documento a seguir tem por objetivo orientar o usuário sobre as implementações realizadas para sua empresa. Todas as funcionalidades descritas neste manual têm como base do que está descrito nos documentos:

Especificação Anexo I - Detalhamento Funcional - FS008265 (A85329)


Esse manual tem a função de detalhar, de forma operacional, como ocorrerá a integração do Office365 e SGE. 


Pré-Requisitos / Parametrizações

Não se aplica.

Descrição do Processo


No TOTVS Educacional, por meio do menu Sistema Indústria | Office 365 | Parâmetros O365, o usuário poderá efetuar as parametrizações referente ao envio de e-mail automático. 



O usuário deverá efetuar as seguintes parametrizações:

  • Enviar e-mail para alunos/professores já existentes na base de dados: O parâmetro será do tipo checkbox onde o usuário deverá selecionar o parâmetro para ativar o envio de e-mails.
  • Tipo de e-mail: O parâmetro terá duas opções de escolha, sendo elas HTML e TXT, a customização permitirá a seleção apenas de um parâmetro. 
  • Corpo do e-mail: Deverá ser informado o texto do e-mail a ser enviado.
  • Tags disponíveis: Usuário poderá utilizar as Tags disponíveis para personalizar o texto de e-mail a ser enviado.
  • E-mail remetente: Deverá informar o endereço de e-mail do remetente do e-mail. 
  • Assunto do e-mail: Deverá informar o assunto do e-mail que os alunos/professores receberão. 


                                                                                                                       


Pré-requisitos / Parametrizações

Para geração de e-mail Office365 é necessário que usuário esteja logado no sistema na coligada SESI e existir um cadastro para aluno ou professor. O e-mail do Office365 será encaminhado ao SGE por meio da WebApi Customizada do SGE. É necessário também que os campos complementares estejam criados corretamente e habilitados para utilização no nível de ensino desejado (campos SALUNOCOMPL.EMAILO365 e SPROFESSORCOMPL.EMAILO365).


Descrição do processo


Será realizado pela BigBrain (Empresa fornecedora do Office 365), uma consulta na base de dados do SGE para identificar novos registros de aluno ou professor. Após a identificação será gerado o e-mail O365 para os alunos e professores, o TOTVS Educacional (SGE) receberá um ou mais registros de endereço de e-mail do Office 365 for Education, os e-mails recebidos serão armazenados/atualizados no cadastro do aluno e do professor em campo complementar. Como último passo poderá ocorrer o envio do e-mail de notificação para o aluno/professor conforme descrito em "Envio de E-mail de Notificação Aluno/Professor".


Nota

  • A criação do e-mail e de responsabilidade da BigBrain empresa responsável pelo Office 365, o SGE não influência na criação do e-mail e não altera o e-mail criado. 

  • O retorno do e-mail O365 do aluno/professor para o SGE, contém as seguintes informações:   

    Envio e-mail aluno: 

    CodColigada - CodFilial - RA - E-mail O365


    Envio e-mail professor: 

    CodColigada - CodFilial - CodProf - E-mail O365

  • A customização possui uma tratativa nos casos em existe o aluno ou professor cadastrados com códigos diferentes na coligada SESI e SENAI. Para garantir a correta atualização do e-mail no SGE, será utilizado o código da pessoa para filtrar qual aluno ou professor no SGE corresponde ao e-mail retornado pelo Office.

  • É de responsabilidade e controle da BigBrain consultar quais novos alunos e professores foram cadastrados na base de dados do SGE e não possuem e-mail O365 gerado no Office.

Com base nas informações encaminhadas o endereço de e-mail será atualizado para os alunos e professores. Para visualizar o e-mail do O365 o usuário deverá acessar o SGE | Currículo e Oferta | Aluno ou Professor. 



                         


Os campos complementares são gerados automaticamente através de script, mas precisam ser habilitados pelo usuário para utilização por nível de ensino. Para isso, siga o roteiro de ativação dos campos complementares.

Para armazenamento do e-mail Office 365 a customização realizará a atualização/armazenamento do e-mail do aluno/professor de acordo com os seguintes cenários e regras:

  • Aluno/Professor existente na Coligada SENAI e não existente na Coligada SESI: Caso seja identificado (através do CPF) que o novo registro do aluno/professor existe no SENAI, a customização receberá do Office 365 o endereço de e-mail e realizará o preenchimento do endereço de e-mail somente no campo complementar customizado no cadastro do aluno/professor.


  • Aluno/Professor não existente na Coligada SENAI: Caso seja identificado que o novo registro do aluno/professor não exista no SENAI, a customização receberá do Office 365 o endereço de e-mail e realizará o preenchimento do endereço de e-mail no campo complementar customizado no cadastro do aluno/professor e no campo principal de e-mail.


  • Aluno/Professor já existente na base com o e-mail principal preenchido: A customização receberá do Office 365 o endereço de e-mail e realizará o preenchimento do endereço somente no campo complementar customizado no cadastro do aluno/professor. 


  • Aluno/ Professor já existente na base com e-mail não preenchido: A customização receberá do Office 365 o endereço de e-mail e realizará o preenchimento do endereço no campo complementar customizado no cadastro do aluno/professor e no campo principal do e-mail. 


Envio de E-mail de Notificação Aluno/Professor

Apenas será realizado o envio de e-mail para os alunos e professores existentes na base de dados dos Regionais que possuem um endereço de e-mail (e-mail principal - PPESSOA.EMAIL) diferente do criado pela integração customizada entre o SGE x O365

Ao realizar o preenchimento do endereço de e-mail a customização verificará se o parâmetro referente ao envio de e-mail de notificação está parametrizado.  

Caso esteja, a customização enviará o e-mail de notificação para os alunos/professores que possuírem um e-mail já cadastrado no SGE.


Importante!

  • Ao realizar o preenchimento do endereço de e-mail Principal a customização realizará de forma automática o preenchimento/atualização do campo referente ao e-mail do usuário do aluno/professor.
  • O e-mail de notificação contendo as informações parametrizadas nos "Parâmetros O365" será enviado ao aluno/professor apenas quando o e-mail principal sofrer alterações, caso contrário não será realizado o envio de e-mail.
  • Para que seja possível realizar o envio de e-mail pelo RM (utilizando a customização ou não), será necessário que as parametrizações de envio de e-mail do RM estejam  parametrizada corretamente. Parametrização de Envio de E-mail RM
  • A customização não realizará nenhuma validação no cadastro dos alunos/professores referente aos dados de matrícula, período letivo, turmas entre outros.

Histórico de Atualização do Documento


Autor

Versão

Data

Descrição das Alterações

Ana Paula Fernandes Moroço

1.0

11/02/2020

Documento inicial.

Daniel Lucas Pereira2.0

 

Alterações