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  • DT DVAVAR-7043 - Integração com Sistema Esfera para Geração de Pontos para Fidelidade


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Virtual Age
Segmento:Moda
Módulo:Virtual.PDV
Função:Realizar integração com sistema Esfera para geração de pontos para fidelidade de clientes.
Ticket:7901131
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVAVAR-7043


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Realizar integração com o sistema Esfera, para que os clientes fidelizados acumulem pontos e possam resgatar como descontos, brindes e preços diferenciados.

03. SOLUÇÃO

Foi incluído no cadastro de pessoa completo e simplificado o estado civil.

Quando o parâmetro TP_BONUS_DESCONTO possuir o valor 8, será realizada a integração com o sistema Esfera nas seguintes situações:

  • Cadastro de pessoa completo e simplificado:
    • Ao salvar o cadastro, será realizada comunicação com a Esfera. Quando o retorno for OK, será criado um cartão fidelidade para o cliente. Desta maneira, será possível controlar os clientes que fazem parte do programa de pontos.
    • Quando a pessoa já está cadastrada apenas na Retaguarda, o Virtual PDV irá realizar a comunicação com a Retaguarda para buscar a pessoa bem como suas informações e fidelidade.
  • Venda:
    • Ao digitar o CPF do cliente:
      • Caso o cliente possua cadastro e cartão fidelidade, a venda prosseguirá.
      • Caso o cliente não possua cadastro, será realizada a seguinte pergunta "Deseja participar para ter acesso a ofertas exclusivas e acumular pontos para resgatar por produtos? "
        • Não, será removido o CPF do cliente e adicionado à venda, o consumidor final padrão.
        • Sim, será aberto o cadastro de pessoa simplificado para que seja realizado cadastro no Virtual PDV e no sistema Esfera. Caso não consiga realizar comunicação com a Esfera, o sistema sempre irá realizar a pergunta.
    • Ao encerrar a venda, após a emissão do documento fiscal, será efetuada a comunicação da venda com a Esfera.
      • Caso a venda seja enviada para a Esfera, ao final do processo de finalização de venda, o sistema fará a impressão do cupom de promoção.
      • Em caso de falta de comunicação, entrará em contingência, mas a venda seguirá normalmente. 
      • A cada venda realizada e no encerramento diário, serão verificadas as vendas que não foram comunicadas à Esfera.
        • Caso no encerramento diário não ocorra a comunicação com a Esfera, será mostrada uma mensagem com as transações não fidelizadas. Permitindo o encerramento prosseguir normalmente.
    • Ao realizar o cancelamento de venda, a comunicação será gerada apenas quando o pacote 4003(Cancelamento de documento fiscal) for processado na Retaguarda, não será armazenado o retorno com a Esfera.

Na venda, foi incluída a opção de informar o CPF do cliente pelo PinPad.

No cadastro reduzido e completo, foi incluído o campo "Estado civil".

NOTA: A pessoa que esteja cadastrada como funcionário, não será elegível para participar do programa de fidelidade e pontos.


Parâmetro:

 TP_BONUS_DESCONTO deverá estar com valor igual a 8.

CD_TP_CARTAO_FIDELIDADE(Parâmetro corporativo) deverá possuir valor com o tipo de cartão fidelidade cadastrado no CTCFM003.

Necessário realizar o cadastro de um tipo de cartão, para que o Virtual PDV gerencie o cartão fidelidade cadastrado para o cliente.

Imagem 01 - Para o cadastro, as informações necessárias são o Tipo cartão e Portador. As demais informações, mesmo sendo obrigatórias, não irá influenciar no funcionamento da fidelidade de integração com a Esfera.

Imagem 01 - Novo botão disponibilizado para a solicitação do CPF/CNPJ via PinPad.


Imagem 02 - Após o botão pressionado para solicitação do CPF/CNPJ via PinPad, aparecerá uma mensagem aguardando a digitação do documento.

Imagem 01 - Novo campo para estado civil no cadastro de pessoa. Este campo também foi incluído no cadastro de pessoa reduzido.


Imagem 02 - Ao completar o cadastro e clicar no botão "Confirmar", será realizada a comunicação com a Esfera e será cadastrado um cartão fidelidade para o cliente.


Imagem 03 - Cadastro do cliente importado na Retaguarda com o campo "Estado civil" preenchido.


Imagem 04 - Como a Retaguarda não possui uma tela de visualização do cartão cadastrado na Esfera, foi realizada uma consulta no banco de dados para demostrar o cadastro do mesmo.


Imagem 05 - Caso algum dado do cadastro estiver inconsistente, o seguinte retorno será apresentado para o usuário e o cadastro deverá ser enviado novamente.

Imagem 01 - Venda realizada no Virtual PDV já comunicada com a Esfera.


Imagem 02 - Dados de pontuação retornada pela Esfera, já nos dados adicionais da transação na Retaguarda(Após importação do pacote fiscal).


Imagem 03 - Cupom impresso com o retorno da comunicação da Esfera.

Imagem 01 - Cancelamento de venda no Virtual PDV.


Imagem 02 - Processamento de pacote de cancelamento de documento fiscal na Retaguarda.


Imagem 03 - Transação de venda cancelada na Retaguarda após o processamento do pacote de cancelamento de documento fiscal(Imagem 2). 

Configuração:

Ambiente:

  1. D - Desenvolvimento (homologação) : este valor será o valor padrão no sistema.
  2. P - Produção

URL e Token ambos estarão com a configuração padrão da Esfera.

Imagem 01 - Configuração Tipo Ambiente Esfera.