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Faturamento Lançamento de Despesa

Produto:

Sisjuri

AmbienteBCSFaturamento

Versões:

11.1.10


Objetivo


Esta tela tem como objetivo a emissão de pré-faturas de honorários e despesas, assim como os relatórios de conferência para casos fixos, hora e não cobrar.

Regras

Ao emitir a pré-fatura de honorários, a mesma é enviada ao revisor para a análise das horas trabalhadas, e então com a aprovação do mesmo a fatura será enviada ao cliente. Vale ressaltar que, enquanto houver pré-fatura gerada para o caso, o sistema bloqueia qualquer inclusão, alteração ou exclusão de lançamentos de horas para os profissionais, não interferindo assim na análise realizada pelos revisores. Apenas os profissionais da área administrativa poderão efetuar ajustes nestes lançamentos.
As pré-faturas de despesas são emitidas para análise da própria área administrativa.
Para casos cobrados Por hora e faturas somente de despesas, é obrigatória a emissão da pré-fatura para posteriormente gerar a fatura.
Os casos com valor Fixo não podem ser pré-faturados, esses casos específicos são faturados sem a prévia autorização dos revisores, pois são apenas conferidos, se necessário. Para a elaboração de Relatório de conferência de casos com valor Fixo, basta marcar Fixo no menu Tipo de Cobrança de Honorários e marcar Somente Conferência.
Os relatórios de conferência podem ser gerados a qualquer momento, pois não irá bloquear os lançamentos, inclusive é possível emitir relatórios de conferência de casos fixos, para verificar o quanto seria cobrado do cliente, se o caso fosse cobrado por hora.
Para gerar a pré-fatura ou relatório de conferência, basta definir os filtros e em seguida clicar no botão Gerar.

Tela de Emissão

CAMPOS DE CONTROLE

• Honorários (Time Sheet e Lanc. Tabelado)
• Data Inicial / Data Final
Para gerar pré-fatura de honorários e/ou serviços tabelado, basta ativar esta opção e definir o período de cobrança.
→ Filtro
• Sócio
Selecione a sigla do revisor (sócio responsável pelo caso). Será gerada a pré-fatura e/ou relatório de conferência apenas dos casos do revisor selecionado.
• Moeda
Selecione a moeda de faturamento do caso. Será gerada a pré-fatura e/ou relatório de conferência apenas dos casos com moeda selecionada.
• Cliente
Digite o número do cliente ou F3 para pesquisa. Será gerada pré-fatura e/ou relatório de conferência apenas dos casos do cliente indicado.
 Caso
Digite o número do caso ou F3 para pesquisa. Será gerada pré-fatura e/ou relatório de conferência apenas do caso indicado. Para indicar mais de um caso, basta utilizar a “;” (vírgula) entre os códigos dos casos.
• Exceto Clientes
Não será gerada pré-fatura e/ou relatório de conferência para os clientes indicados neste filtro. Para indicar mais de um cliente, basta utilizar a “,” (vírgula) entre os números dos clientes. Esse filtro é muito utilizado, quando é feita, no início do mês, a emissão do lote de pré-fatura.

• Escritório Inserir o escritório responsável.
• Tipo de Honorário Escolha o tipo de honorário. Será gerada pré-fatura e/ou relatório de conferência apenas dos casos classificados com o tipo de honorário escolhido. 

 Tipo de Despesa Inserir o tipo de despesa referente.
 Emitir tudo pendente Indicar esta opção, quando desejar emitir pré-fatura e/ou relatório de conferência de tudo que estiver pendente para faturamento. Essa opção é muito utilizada, quando é feita no início do mês a emissão do lote de pré-faturas.
• Litisconsórcio Indicar esta opção, caso queira informar que a pré-fatura terá o Listisconsórcio*.

→ DESPESAS

• Data Inicial / Data Final Essa opção deve ser marcada quando desejar gerar pré-fatura com despesas. É necessário também definir o período para cobrança das despesas.


TIPO DE COBRANÇA DE HONORÁRIOS


• Hora Marcando
essa opção o sistema gera uma pré-fatura dos casos cadastrados com tipo de cobrança Por Hora.
• Fixo Marcando
essa opção o sistema gera uma pré-fatura dos casos cadastrados com tipo de cobrança Fixo. O relatório exibe as horas trabalhadas no caso e os valores como se o caso fosse cobrado por hora.
 Não cobrar
Marcando essa opção o sistema gera um relatório de conferência dos casos cadastrados com tipo de cobrança Não Cobrar. O relatório exibe as horas trabalhadas no caso e os valores como se o caso fosse cobrado por hora.
• Resultado
Defina nesta opção se deseja Imprimir o relatório, apenas visualizar ou exportar para algum aplicativo, como PDF, Word e Excel. Se escolhida a opção Nenhum, a pré-fatura será gerada, mas não será visualizada, nem impressa e exportada.

Situação da Pré-Fatura

1- Análise: Se selecionada esta opção, a pré-fatura será gerada na situação em análise, isto é, ficará aguardando aprovação em operação de pré-fatura. Após efetuar todas as alterações, a pré-fatura pode ser passada para situação 2 – Marcado para emitir minuta, caso pretenda emitir a minuta, ou 4 – Marcado para emitir fatura, caso pretenda emitir a fatura;
2-Marcado p/ Emitir Minuta: Se ativada esta opção, a pré-fatura será gerada na situação para emitir minuta. Estando nessa situação, é possível emitir a minuta e para isso basta clicar no botão Fila Imp. E posicionar na guia Emissão Minuta.
4-Marcado p/ Emitir Fatura: Nesta situação, a pré-fatura será gerada direto para emissão da fatura, isto é, vai direto para o faturamento.

• Tipo de Relatório Escolha o modelo de relatório de faturamento desejado. Caso não seja informada nenhuma opção, as faturas serão geradas com o modelo de relatório indicado no cadastro do caso.

• Somente Conferência Se ativada esta opção, será gerado apenas um relatório de conferência com os lançamentos de Time Sheet e/ou despesas pendentes e é utilizado para conferência de tempos e valores. Pode ser emitido a qualquer momento, pois não bloqueia os lançamentos para os usuários.
• Não imprimir Observação dos casos no Relatório Se essa opção for marcada, a observação de faturamento cadastrada no caso não aparecerá na pré-fatura e/ou relatório de conferência.
• Apagar / Substituir Pré-Faturas existentes neste (s) caso (s). Se esta opção ficar ativada, ao gerar uma pré-fatura, o sistema irá verificar se já existe alguma gerada anteriormente e irá apagá-la, gerando assim uma nova pré-fatura com todos os lançamentos pendentes, de acordo com o período escolhido. Para manter uma pré-fatura já gerada anteriormente e gerar uma nova pré-fatura com apenas os lançamentos novos, basta deixar essa opção desativada.


OPERAÇÕES PESQUISA

Esta tela tem como objetivo listar as pré-faturas geradas.
As pré-faturas são disponibilizadas nesta tela para efetuar ajustes e alterações antes da emissão da fatura. Também é por essa tela que emitimos a minuta de pré-fatura, ou seja, uma prévia da fatura. A minuta de pré-fatura é utilizada quando o cliente solicita o envio do relatório de horas antes da emissão da fatura para efetuar a aprovação.
Nesta guia de Pesquisa são apresentadas as pré-faturas geradas, conforme situação selecionada.

→ Regras
Para confirmar a Pré-fatura e emitir a Fatura da mesma, basta selecioná-la e clicar em Definitivo.

Tela de Pré-Faturamento →  Operações →  Pesquisa

CAMPOS DE CONTROLE

• Cliente Digite o código do cliente para localizar as pré-faturas do mesmo.
• Caso
Digite o código do caso para localizar as pré-faturas de um determinado caso. Para fazer a pesquisa de caso, antes é necessário digitar o código do cliente.

→ Situação
1. Análise
Se selecionada esta opção, serão exibidas todas as pré-faturas geradas e que ainda estão em análise, ou seja, ainda estão liberadas para efetuar os ajustes necessários. Após efetuar todas as alterações, a pré-fatura pode ser passada para situação 2 – Marcado para emitir minuta, caso pretenda emitir a minuta ou 4 – Marcado para Emitir fatura, caso pretenda emitir a fatura;
2. Marcado p/ Emitir Minuta
Se ativada esta opção, serão apresentadas todas as pré-faturas que estão marcadas para emitir minuta. Estando nessa situação, é possível emitir a minuta e para isso basta clicar no botão Fila e posicionar na guia Emissão Minuta.
3. Pré-Fatura Alterada
Caso sejam feitas alterações nos lançamentos que pertencem a pré-fatura, ela será automaticamente passada para situação 3. Para que esta pré-fatura volte para situação 1, basta clicar na aba de Alteração e clicar no botão Refazer.
4. Marcado p/ emitir Fatura
Nesta situação, serão apresentadas as pré-faturas prontas para emitir a fatura.

5. Minuta Emitida Serão apresentadas as minutas geradas. A partir daqui é possível passar a minuta para situação 4 e em seguida gerar a fatura.
6. Pré-Fatura Substituída Caso a pré-fatura tenha histórico cadastrado, quando cancelada, é automaticamente alterada para situação 6.
0. Minuta Cancelada Se selecionada esta opção, serão exibidas as minutas geradas e canceladas;

Pré-Faturamento →  Operações →  Detalhes

Nesta guia de Detalhe, são exibidas as informações referentes a emissão de pré-fatura.

→ Regras / É possível a alteração dos campos: Pagador (endereço de faturamento), revisor (sócio responsável) e situação da Revisão. Para efetuar a alteração, basta clicar em Alterar, efetuar as mudanças e em seguida clicar em Salvar.

Tela de Pré-Faturamento →  Operações →  Detalhe

CAMPOS DE CONTROLE

Escritório Escritório que a pré-fatura foi gerada.
Número
Número da pré-fatura.
Situação
Exibe a situação da pré-fatura.

→ Data
 Emissão
Data em que a pré-fatura foi gerada.
• Última Alteração
Data que aconteceu a última alteração na pré-fatura.
 Inicial Honorários
Data de referência inicial de honorários.
 Final Honorários
Data de referência final de honorários.
 Inicial Despesa Data de referência inicial de despesas.
 Final Despesa
Data de referência final de despesas.

→ Valor
 Honorários Valor total de honorários da pré-fatura. Neste valor de honorários são incluídos os valores de serviços tabelados, caso haja.

 Despesas Valor total de despesas da pré-fatura.
 Total
Somatória do valor total de honorários e despesas da pré-fatura.
 Moeda
Moeda da pré fatura gerada.
 Desconto
Valor de desconto atribuído à pré-fatura.
 Cliente
Cliente referente à pré-fatura gerada.
 Sócio Responsável (revisor)
Sócio responsável pelo caso. Este campo permite alteração, caso seja outro profissional que fará a revisão da pré-fatura.
 Endereço
Pagador (endereço de faturamento) cadastrado no caso. Estes serão os dados do pagador utilizados ao gerar a fatura.
 Tipo de Cobrança (Agrupamento de Despesa / Agrupamento de Tabelado / Tp. Cob. Fixo / Tp. Cob. N. Faturar / Tp. Cob. Hora / Tem Despesas / Tem honorários) Exibe as informações cadastradas no caso, como por exemplo, se o caso possui agrupamentos, qual o tipo de cobrança e se o caso possui lançamentos de despesas e/ou honorários.

• Usuário Última Alteração Usuário que realizou a última alteração na pré-fatura.
• Caso de Agrupamento Se o caso associado à pré-fatura faz parte de agrupamento de despesas ou tabelado, será exibido neste campo o código do caso mãe.
• Situação da Revisão Campo para informar a situação da pré-fatura, por exemplo: se a pré-fatura consta com o revisor, se a pré-fatura está pronta para faturar, se a pré-fatura está aguardando alguma decisão.
• Observações da Revisão Neste campo são replicadas as observações referentes a pré-fatura.


REGRAS

Litisconsórcio é um instituto do Direito Processual Civil Brasileiro que representa a pluralidade de partes nos processos judiciários.

Dicas / Notações →  Caso seja alterado o pagador ou o sócio responsável (revisor), essas mudanças só refletirão nesta pré-fatura, não serão alterados os dados cadastrados no caso.