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  • Manual Operacional - Customizações BackOffice

Manual Operacional - Customizações BackOffice


Pré-requisitos

Não se aplica.


Descrição do processo

Foi desenvolvido um anexo customizado "Dados Patrimoniais", disponível no cadastro de Filial, em TOTVS Gestão Patrimonial | Cadastros | Filiais | Anexos. Através dela, o usuário irá preencher informações relativas aos processos customizados do produto de Gestão Patrimonial. Os seguintes campos compõem a tela customizada:



  • Responsável Geral: o usuário irá informar um funcionário que será o responsável geral pela aprovação das Transferências de Bens.

  • Valor máximo de aquisição para aprovação simples: o usuário irá definir qual o valor máximo de aquisição de um item de uma transferência para que a transferência seja submetida apenas à uma aprovação simples.

  • Código da Filial para geração de patrimônio: Usuário deverá digitar o código da Filial que será utilizado como prefixo para geração do campo IPATRIMONIO.PATRIMONIO (Plaqueta) no processo customizado de transferência de bens. O valor deste campo não poderá se repetir em nenhuma outra Filial.

  • Sequencial da Filial: Campo não habilitado para edição que demonstrará o sequencial controlado por Filial necessário para geração dos campos PATRIMONIO e CODPATRIMONIO no processo customizado de transferência de bens. Este sequencial iniciará em 0. Cada inclusão de patrimônio pela rotina customizada de transferência de bens incrementará em 1 este campo.

  • Prefixos: Exibe todos os prefixos já utilizados para aquela filial.



Pré-requisitos

Não se aplica.


Descrição do processo

Foi desenvolvido um anexo customizado "Responsável do Departamento" no cadastro de Departamento. Esta tela estará disponível em TOTVS Gestão Patrimonial | Cadastros | Departamento | Anexos.




O objetivo desta tela é informar um funcionário que será o Responsável pela aprovação das transferências de bens customizados, quando o Departamento for o item de maior hierarquia para aprovação.


Pré-requisitos

Preencher os anexos customizados de Filial e Departamento.


Descrição do processo

Foi desenvolvido um processo customizado para realizar a transferência de bens. Esta tela está disponível em TOTVS Gestão Patrimonial | Customização | Transferência de bens.



Na primeira etapa do processo ("Seleção de Patrimônios"), o usuário deverá escolher quais patrimônios serão transferidos. Os registros selecionados são listados na grid.



Na segunda etapa, o usuário definirá o "Local para Transferência". Campos disponíveis:

  • Filial (Obrigatório)

  • Departamento (Obrigatório)

  • Localidade

  • Responsável


Na etapa seguinte, "Dados para Transferência", o usuário deverá preencher os seguintes campos:

  • Data de transferência: A marcação do parâmetro "Permitir a transferência de controle posterior ao período de cálculo atual" definirá se será possível ou não utilizar uma data futura à data parametrizada em TOTVS Gestão Patrimonial | Ambiente | Parâmetros | Gestão do Patrimônio | Cadastro de bens | Cálculos do Patrimônio | Período de cálculo.

  • Transferir patrimônios agregados: As transferências destes patrimônios estão sob as mesmas regras descritas na primeira etapa do processo (Seleção de Patrimônios).

  • Contabilizar transferência.

  • Documento.

  • Observação.


Neste momento, o usuário poderá executar o processo. A customização irá armazenar os dados da requisição em tabela customizada, e só irá efetivar a transferência após o processo de Aprovação ter sido concluído.
Após a gravação dos dados da transferência nas tabelas citadas, caso o valor de aquisição de nenhum dos itens envolvidos na transferência superar o valor definido no campo "Valor máximo de aquisição para aprovação simples" da Filial do contexto, a customização enviará um e-mail para o funcionário Responsável de destino do maior nível selecionado no processo.
Exemplo:

  • Transferência que envolve Departamento e Centro de Custo. O e-mail será enviado para o Responsável do Departamento.


Caso o valor de aquisição de algum dos itens envolvidos na transferência superar o valor definido no campo "Valor máximo de aquisição para aprovação simples" da Filial do contexto, a customização enviará um e-mail somente para o funcionário registrado no campo "Responsável geral" da Filial do contexto de execução do processo. Após o Responsável Geral aprovar a transferência, um e-mail será enviado então para o Responsável Específico, utilizando a mesma regra de hierarquia descrita acima.


Observação:

  • O campo "Centro de Custo" não poderá ser preenchido no momento da Transferência de Bens.

Pré-requisitos

Não se aplica.


Descrição do processo

Foi desenvolvido uma interface customizada para que o usuário possa visualizar todas as transferências realizadas e decidir se aprova ou não. Esta tela está disponível em TOTVS Gestão Patrimonial | Customização | Consulta de Transferências.



Ao acessar a interface, o usuário irá visualizar todas as transferências em que ele seja o Requisitante ou Responsável pela aprovação. O usuário Requisitante terá a opção de excluir a transferência ou alguns de seus patrimônios se a requisição ainda estiver com status Pendente. A inclusão ou alteração não estão disponíveis por meio dessa interface.





Para realizar a aprovação, o responsável deverá selecionar a transferência e executar o processo "Aprovar/Reprovar Transferência". Uma tela com uma grid será exibida, e o usuário deverá incluir todos os patrimônios que serão aprovados. Ao executar o processo, aqueles não escolhidos serão marcados como reprovados. Se a aprovação for composta, após o Responsável geral executar o processo, um e-mail será enviado para o Responsável específico para finalizar a rotina de aprovação.



Após o Responsável específico rodar o processo de aprovação, e pelo menos um patrimônio tiver sido aprovado, a rotina nativa de Transferência será acionada (TOTVS Gestão Patrimonial (TOTVS Gestão Patrimonial | Operações patrimoniais | Transferência de controle | Transferência de controle) e o processo nativo será executado. Neste instante será possível visualizar os dados da Transferência pela tela padrão do sistema: TOTVS Gestão Patrimonial | Operações patrimoniais | Transferência de Controle | Consulta.

Pré-requisitos

Não se aplica.


Descrição do processo

O objetivo deste requisito é detalhar a interferência customizada que será realizada no processo "Integrar aquisição de compras" disponível em TOTVS Gestão Patrimonial | Relatórios / Integrações | Integrar aquisição de compras.



Na primeira etapa do processo (Opções de seleção), assim que o usuário clicar no botão Avançar, será validado a seleção de Filiais. Só será permitido avançar de etapa se o usuário selecionar uma única filial. Não é permitido não selecionar nenhuma ou selecionar mais de uma.



A segunda intervenção será realizada ao finalizar a execução do processo, em que o código da Plaqueta será gerado pela customização, utilizando a seguinte regra:

  • Plaqueta (IPATRIMONIO.PATRIMONIO):

A máscara deste código deve ser: ####### - Onde os dois primeiros dígitos correspondem ao informado no campo "Código da Filial para geração de patrimônio" do anexo customizado "Dados patrimoniais" da Filial. Os últimos 5 números são gerados via sequencial, e completados com 0 a esquerda caso não totalizem 4 caracteres.

  • Bem (IPATRIMONIO.CODPATRIMONIO):

O campo será gerado sequencialmente com as regras específicas do produto Padrão.

Pré-requisitos

Não se aplica.


Descrição do processo

O objetivo deste requisito é detalhar a interferência customizada que será realizada no processo "Alocação de patrimônio" disponível em TOTVS Gestão Patrimonial | Cadastros | Patrimônio | Processos.



Na etapa "Informação de dados para a alocação" será disponibilizado um campo customizado "Data de devolução" para que o usuário preencha. Este campo é de preenchimento obrigatório e somente será possível avançar desta etapa ao preenchê-lo. Caso seja selecionada uma data menor que a data atual, será emitida a mensagem: "Não é permitido selecionar uma data inferior à data atual".




Ao finalizar o processo, o valor informado no campo "Data de Devolução" será salvo em tabela customizada (ZALOCACAO).
Observações:

    • A "Data de devolução" não será visualizada na interface nativa de "Consulta de alocação". Para visualizá-la o cliente deverá desenvolver relatórios com essa informação.

    • A "Data de devolução" é solicitada para os tipos de alocação "Interna" ou "Externa" e NÃO deve ser solicitada para o tipo de alocação "Retorna para controle atual".

Pré-requisitos

Não se aplica.


Descrição do processo

Foi realizada a criação de um novo campo "Data de Validade" no Item de Movimento para os movimentos do tipo "Recebimento de Materiais", para que possa ser cadastrada para cada item sua data de validade para posterior uso em relatórios.




Observação:

    • A Data de Validade será salva em tabela customizada (ZFIEPEITMMOV).