Árvore de páginas


ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Rotina de Transmissão de evento de Pagamento de Operação de Transporte
  3. Alterações da Nota Técnica 2021.001
  4. Alterações da Nota Técnica 2021.002


Importante: As informações referentes aos pagamentos são destacadas apenas no XML.

01. Visão Geral

O projeto MDF-e Integrado tem como objetivo a disponibilização, pelas Secretarias de Fazenda, de uma infraestrutura digital de documentos, legislações e processos voltados para a simplificação da emissão de documentos fiscais eletrônicos de transporte e integração, dentro de um ecossistema digital, que permite às Empresas Transportadoras de Cargas (ETC), Transportadores Autônomos de Cargas (TAC), ANTT, Administradores de Meios de Pagamentos e as próprias Secretarias de Fazenda, o aperfeiçoamento dos seus processos e compartilhamento de informações entre todos estes atores, a partir de um único documento e infraestrutura já consolidada e em uso por todos os envolvidos. 

Esta nova NT é obrigatória para modal rodoviário e quando o Tipo Emitente for igual a Prestador de Serviço de Transporte (tpEmit=1) ou transportador que emitirá CT-e globalizado (tpEmit=3), não sendo obrigatório para emitentes com frota própria (tpEmit=2). Caso seja um emitente com frota própria e possuir um TAC agregado será possível emitir as informações de pagamento no sistema.

O evento que deverá permitir informar o pagamento do TAC-Agregado ou equiparado a TAC a ocorrer no final do período conforme a relação de viagens realizadas (Exige MDF-e).

02. Rotina de Transmissão de evento de Pagamento de Operação de Transporte


Realizar a transmissão e autorização de uma MDF-e com veículo configurado como TAC Agregado, para isso, basta acessar o módulo Faturamento (SIGAFAT) / Atualizações / Cadastros / Veículos (OMSA060).

Preencher o campo Frota (DA3_FROVEI) com tipo 3 - Agregado para salvar-lo como TAC agregado.


Com MDF-e ja transmitido e autorizado, acessar a rotina de MDF-e (Módulo Faturamento (SIGAFAT) / Atualizações / Nf-e e Nfs-e / MDF-e (SPEDMDFE), após informar os filtros da tela, clicar no botão Outras Ações / Gerenciar MDFe.



Selecionar o MDF-e e clicar no botão Outras Ações / Eventos.

Na tela de Monitor de Eventos MDF-e, selecionar o evento 3- Pagamento Oper. Transporte.


Será apresentada mesma tela de preenchimento das informações de pagamentos presente na rotina de inclusão de MDF-e. Preencher-la de acordo com os dados referente ao(s) pagamento(s) realizado(s) de maneira tardia para este MDF-e, exemplo com dados fictícios:

Informar os campos:

  • Qtd Viagens: Com a quantidade de viagens deste MDF-e
  • Nr Viagem: Com o numero da viagem deste MDF-e


No grid Informações de Pagamento, serão informados os seguintes dados:

  • Nome do Responsável pelo Pagamento;
  • CPF ou CNPJ ou Id Estrangeiro do Responsável pelo Pagamento;
  • Valor Total do Contrato;
  • Forma de pagamento (Á vista ou À Prazo);
  • CNPJ da IPEF ou Código do Banco e Código da Agencia.

Importante: Caso seja preenchido o CNPJ da IPEF não será necessário o preenchimento dos campos de Código do Banco e Código da Agência. Este dois últimos deverão ser preenchidos caso o CNPJ da IPEF não for informado.

Para cada linha adicionada no grid de Informações de pagamento serão atualizados e adicionados novos grupos (grid) de Componentes do Pagamento e Parcelas do Pagamento.


No grid Componentes do Pagamento, serão informados os seguintes dados:

  • Tipo do Componente (1- Vale Pedágio; 2 - Impostos, taxas e contribuições; 3 - Despesas (bancárias, meios de pagamento, outras) / 99 - Outros);
  • Valor do Componente;
  • Descrição do Componente (necessário somente quando informado tipo de componente 99 - Outros).



No grid Parcelas do Pagamento, serão informados os seguintes dados:

  • Número da Parcela;
  • Valor da Parcela;
  • Vencimento da Parcela.



Importante: Este grid (Parcelas do Pagamento) será preenchido somente quando for informado a forma de pagamento À Prazo no grid de Informações de Pagamentos.


Em seguida, clicar no botão Transmitir.


Logo após salvar o documento e realizar a transmissão do mesmo, para isso clicar em Outras ações / Gerenciar MDF-e.


Para atualizar o status do evento, basta clicar no botão Refresh.


Operação opcional: Clicar no botão Schema para visualizar o XML do documento com as novas tags referentes as informações de pagamentos.


Abaixo trecho do XML de evento transmitido:


Operação opcional: Clicar no botão Mensagem para detalhar alguns campos a mais referente ao envio do evento.


Pronto! Foram vinculados ao MDF-e os dados referentes ao pagamento.


Importante:

Para utilização desta funcionalidade não será necessário nenhuma atualização de dicionário de dados para as versões 12.1.25 e 12.1.27 do sistema Protheus, porém será necessária atualização do repositório do TSS já disponível na expedição contínua dos releases:

12.1.25 (https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/788037);
- 12.1.27 (https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/955332);

Atualizar também os Schemas (https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/761857) compatível para ambos release.


Para versão 12.1.17 realizar atualização conforme orientação no link: DSERTSS1-12580 DT Evento de Inclusão DF-e para envio da tag Carrega Posterior e Impressão de DAMDFE

03. Alterações da Nota Técnica 2021.001

Foi publicada a Nota Técnica 2021.001 que trata da Adequação do Vale Pedágio e Ajustes nas RVs, com o objetivo de definir a inclusão da chave do PIX como forma alternativa de recebimento do evento de pagamento do frete.

Conforme imagem abaixo, o campo Chave PIX foi inserido na tela do Evento de Pagamento e possui um limite de até 60 caracteres.

Vale salientar que só deverá ser informado o PIX se os campos CNPJ IPEF e Cod. Banco e Cod. Agencia estiverem vazios, caso contrário será levado para o xml respeitando a seguinte prioridade: CNPJ IPEF depois Cod. Banco e Cod. Agencia e por último a Chave PIX.


04. Alterações da Nota Técnica 2021.002

Foi publicada a Nota Técnica 2021.002 que trata da Adequação do grupo Pagamento e Ajustes nas RVs, com o objetivo de promover ajustes no leiaute do MDF-e do modal rodoviário e do evento de pagamento

da operação, adequando o grupo de informações do pagamento a prazo do frete e suas respectivas regras de validação, com o objetivo de melhorar a qualidade das informações a serem utilizadas para o lastro de

recebíveis de transportes, a serem operacionalizados por instituições do segmento financeiro e Escrituradores de Duplicatas Escriturais, a partir da Plataforma de Consultas para Antecipações de Recebíveis dos Estados

(PLAC dos Estados).

O campo Valor Adiantamento deve ser preenchido apenas se a Forma de Pagamento for "1-Pagamento à Prazo" .

No Quadro de Parcelas, o Valor Parcela e Vencimento da Parcela passaram a ser obrigatórios no envio do arquivo xml à Sefaz, caso a Forma de Pagamento também seja "1-Pagamento à Prazo" .