Árvore de páginas

Esta rotina tem por finalidade cadastrar as medições para análise e posterior laudo. Os laudos são informados por ensaios realizados em laboratórios. Ao final de todas as medições será informado o Laudo Geral para a Ordem de Produção.

A informação dos resultados para a geração dos laudos de aprovação, de reprovação, de aprovação convencional ou qualquer outro laudo cadastrado, é realizado através de Laboratórios de Controle de Qualidade.

Para cada operação cadastrada há um ensaio, que registra os valores obtidos nas medições realizadas nos laboratórios.

Os resultados apresentados na janela browse da rotina obedecem à classificação conforme legenda.


Outras Ações (especiais)

  1. Excluir:  permite excluir todos os dados da inspeção, desde os resultados até os Laudos.
  2. Reabrir Inspeção: permite excluir apenas os Laudos para que seja possível editar os resultados dos ensaios.
    (aviso) A partir da release 12.1.2310, as opções "Excluir" e "Reabrir Inspeção" irão estornar a movimentação de estoque automaticamente, após clicar em "Sim" no help apresentado.
  3. Baixar estoque CQ: Permite a realização de baixas de estoque C.Q. manuais ou automáticas. 
  4. Estornar estoque CQ: Permite realizar estorno da movimentação do estoque C.Q. 
    (aviso) Os botões de "Baixar estoque CQ" e "Estornar estoque CQ" só serão exibidos à partir da release 12.1.2310 e quando habilitada a integração com o estoque, conforme documentação Baixas do CQ (QIPA215 - SIGAQIP)


Roteiro para Coleta de Dados

Help_buttonImportante:

Para que a rotina de resultados esteja completa no momento de sua elaboração, aqui estão alguns itens a serem observados:

·    Verifique se a coleta de dados dos Resultados será realizada para determinado Cliente, previamente selecionado na amarração de Produto X Cliente, já na janela de abertura de Resultados.

·    Após a digitação da medição, quando necessário, pode-se informar o instrumento utilizado e também associar a não-conformidade e, posteriormente, a crônica desta medição;

·    O instrumento deve ser obrigatoriamente informado caso a família de instrumentos seja preenchida na especificação;

·    Deve-se observar o status dos ensaios, informados no cadastro de especificação, onde definimos a obrigatoriedade de: Operações, Sequências, Laudos e Ensaios;

·    No momento da informação do Laudo de Laboratório, o sistema realiza uma série de validações necessárias à conclusão do laudo, sendo elas:

- Verifica se há ensaio obrigatório que ainda não possui medições informadas;

- Informando o Laudo do Laboratório, pode ser informado o Laudo da Operação e, consequentemente ao Laudo da Produção;

- Verifica no Laudo da Operação se todos os laboratórios possuem laudos, bem como na informação do Laudo Geral, o Laudo da Ordem de Produção.



Procedimentos

Para incluir Resultados:

  1. Na janela de inclusão de Resultados, selecione uma Ordem de Produção e a opção "Resultados".

Quando o produto a ser inspecionado estiver amarrado a um ou a mais clientes, será apresentada uma tela para que se localize o cliente por "Código+Filial" ou "Nome Reduzido":

Ao clicar na opção “Pesquisar”, será exibida a janela “Parâmetros” para informação do código do cliente que deve ser localizado.

Após a confirmação, o sistema irá posicionar o cursor sobre o registro do cliente indicado, se existir.

O sistema apresenta a tela de resultados, apresentado o seguinte:

2. Cada uma dessas pastas e subpastas deve ser preenchida com os dados respectivos, para que seja possível gerar os laudos necessários a cada etapa da inspeção e, finalmente, o Laudo Geral.


Inspeções Simplificadas - MV_QIPOPEP = 3

A rotina de Inspeção de Resultados (QIPA215), quando configurado o parâmetro MV_QIPOPEP = 3 e se relacionar a uma inspeção com modo de cadastro 1 - Apenas Ensaio, considerará:

  1. Ao abrir a tela de Resultados, ocultará a aba de Operações e não realizará as validações de operações padrões;
     
  2. Ao clicar no botão de Resultados pesquisará primeiramente a especificação relacionada ao roteiro genérico, para posteriormente pesquisar a especificação vinculada a ordem de produção. Ou seja, caso o MV_QIPOPEP = 3, o sistema priorizará as especificações genéricas, salvas no banco de dados com código de roteiro "**" ao invés da especificação vinculada ao roteiro da ordem de produção (C2_ROTEIRO). Isto garante que os clientes possam migrar o parâmetro para 3 e continuar usando o sistema com as suas especificações de produto existentes.

Saiba mais em: DT DMANQUALI-6581 QIPA010 / QIPA215 - Especificações e Inspeções Simplificadas.


Incompatibilidade MV_QIPFROT x MV_QIPOPEP = 3

O conceito da integração quando MV_QIPOPEP = 3 inibe o funcionamento do parâmetro MV_QIPFROT, visto que os roteiros do SIGAPCP poderão não existir no módulo SIGAQIP.

IMPORTANTE! Necessidade de cuidado com a desistência de uso do MV_QIPOPEP = 3

Uma vez implantada solução MV_QIPOPEP = 3 não é recomendado retornar para as opções MV_QIPOPEP = 1 ou MV_QIPOPEP = 2, pois pode provocar incompatibilidade de Roteiros e Operações Genéricos (**) na base. Sendo este o caso, haverá necessidade de criar uma nova revisão de especificação após retornar o valor do parâmetro MV_QIPOPEP para 1 ou 2. Esta característica se dá pois quando MV_QIPFROT=3 a integração entre PCP x QIP quanto ao roteiro de operações é desligada, o que permite que o cliente possua códigos de roteiros e operações diferentes entre os módulos. 


Ações Relacionadas



Veja também

O sistema disponibiliza ainda para consulta de Resultados os relatórios: