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ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Tela Configuração de Clientes e Representantes do Portal de Vendas
  3. Exemplo de Utilização

           3.1. Ativação do Portal 2.0

           3.2. Regra de Negócio no Portal 2.0

           3.3. Acesso a Novos Pedidos no Portal 2.0

           3.4. Nova Interface no Portal 2.0

        4. Campos do Portal de Vendas

            4.1 Inclusão\Edição do Cabeçalho do Pedido

            4.2 Edição de item do Pedido

            4.3 Pesquisa de Itens

            4.4 Carteira de Pedidos

            4.5 Detalhes do Pedido

            4.6 Carteira de Clientes

            4.7 Detalhe de Clientes

         5. Modelos Portal 2.0

            5.1 Modelos de Itens

         6. Mensagem

         7. Pesquisa de Itens

            7.1. Compras Recentes

          8. Botão Simulação de Frete (Portal 2.0)

          9. Botão Cancelar, quando pedido liberado (Portal 2.0)

          10. Pedido Cliente (Portal 2.0)

          11. Aplicação Gestão de Vendas

          12. Carrinho de Compras (Portal 2.0)

          13. Lead no Portal

01. VISÃO GERAL

O objetivo do Portal 2.0, é mudar a forma de utilização do Portal de Vendas para os usuários com perfis de Cliente e Representante, na edição dos perfis para utilização do Portal 2.0, transforma a usabilidade de implantação de um pedido no portal, que a partir desta versão é disponibilizado todas informações em apenas uma interface.

02.  TELA CONFIGURAÇÃO DE CLIENTES E REPRESENTANTES DO PORTAL

Objetivo da tela:

Listar e manter o cadastro dos registros de configuração para clientes e representantes do portal de pedidos de venda.

Nesta tela ao Detalhar/Adicionar/Editar/Excluir um novo Representante apresenta a utilização da versão do Portal 2.0.


03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

No Portal 2.0, a utilização do Portal de Vendas Representante, apontam algumas mudanças que serão apresentas a seguir:

  3.1. Ativação do Portal 2.0

Após ativar a aplicação, em Configuração de Clientes e Representantes do Portal de Vendas para Portal 2.0.


  3.2. Regra de Negócio no Portal 2.0

Ao acessar o Portal de Vendas na Aplicação Pedidos de Vendas, a regra de negócio continua a mesma do antigo portal com as mesmas funções já utilizadas atualmente.

WIZARD!

A partir da release 12.1.31, é apresentado o "Wizard" das novidades de desenvolvimentos no Portal 2.0. A documentação técnica está disponível:

Documento Técnico: https://tdn.totvs.com/x/NIKGIQ.

  3.3. Acesso a Novos Pedidos no Portal 2.0

Após o Usuário Representante, clicar em Carteira de Clientes, e apresentar os clientes ativos e inativos deste Representante, e clicar sobre o botão “Novo Pedido” é apresentado a nova interface do Portal 2.0.

  3.4. Nova interface do Portal 2.0

Após salvar o cabeçalho fica disponível a aba “Pesquisa de Itens” e “Itens do Pedido, para facilitar a usabilidade do Portal de Vendas agora todas as informações da implantação de pedido ficam na mesma tela.

IMPORTANTE!

Houve alterações em alguns “Campos do Portal de Vendas para utilização do Pedido 2.0, que serão detalhadas a seguir.

04. CAMPOS DO PORTAL DE VENDAS

Objetivo da tela:

Selecionar os campos que estarão disponíveis nas telas do portal quando este registro de configuração for aplicado.

A ordem cujos campos forem selecionados define a ordem que os campos irão aparecer nos grupos de informação das telas.

Referente ao modelo antigo dos campos do portal de vendas foram adicionados os seguintes campos para nova versão Portal 2.0. 

4.1. Inclusão\Edição do Cabeçalho do Pedido:

  • Botão Cancelar, quando pedido liberado (Portal 2.0)
  • Botão Simulação de Frete (Portal 2.0)
  • Pedido do Cliente (Portal 2.0)
  • Uso de Modelo Obrigatório (Portal 2.0)
  • Peso Estimado Atendido
  • Peso Estimado Total

  4.2. Edição de item do Pedido

  • Desconto 1
  • Desconto 2
  • Desconto 3
  • Desconto 4
  • Desconto 5

  4.3. Pesquisa de Itens

  • Qtde Pedida (Portal 2.0)
  • Qtde Pedida UM (Portal 2.0)
  • UM (Portal 2.0)
  • UM Fatur (Portal 2.0)
  • Preço Original (Portal 2.0)
  • Preço Original UM Fat (Portal 2.0)
  • Estoque (Portal 2.0)
  • Desc. Informado (Portal 2.0)
  • Tab Preço (Portal 2.0)

4.4. Carteira de Pedidos

  • Botão Copiar
  • Botão Editar
  • Botão Embarque

4.5. Detalhes do Pedido

  • Botão Abrir Pedido

4.6. Carteira de Clientes

  • Aba Leads
  • Novo Pedido
  • Novo Pedido (Aba Leads)


4.7. Detalhe de Clientes

  • Novo Pedido

 05. MODELOS PORTAL 2.0

Para a versão do Portal 2.0, o uso do Modelo é flexibilizado podendo ser obrigatório ou não, fica a escolha de quem configura o novo portal nos campos do portal de vendas, ao marcar o campo como “Uso de Modelo Obrigatório (Portal 2.0)”, para mostrar, ao implantar um novo pedido no Portal 2.0 será apresentado a tela de escolha do modelo. Após a escolha do modelo ele carrega os dados cadastrados nos “Modelos do Portal de Vendas”, o nome fica em destaque é possível a alteração deste modelo.


Nota:

Existem três possíveis configurações para o uso dos modelos:

  • Uso obrigatório, onde não será possível salvar o cabeçalho do pedido sem antes escolher um modelo. Campo “Uso de Modelo Obrigatório (Portal 2.0)” = Mostrar e campo "Exibir Seleção de Modelos?" = Mostrar.
  • Usar sem a obrigatoriedade, onde será possível salvar o cabeçalho do pedido sem escolher um modelo. Campo “Uso de Modelo Obrigatório (Portal 2.0)” = Esconder e campo "Exibir Seleção de Modelos?" = Mostrar.
  • Não usar modelos, onde será possível salvar o cabeçalho do pedido sem escolher um modelo. Campo “Uso de Modelo Obrigatório (Portal 2.0)” = Esconder e campo "Exibir Seleção de Modelos?" = Esconder.


  5.1. Modelos de Itens

Ao utilizar um modelo de itens a regra é a mesma do que já existe, na Configuração de Clientes e Representantes no Portal de Vendas, pelo cadastro Modelos do Portal de Vendas, para adicionar um modelo de item é necessário informar a sequência Ex: (10, 20 ou 1, 2, 3 assim por diante), esta configuração carrega as informações de um modelo de item e todos campos necessários, ao utilizar este modelo no Portal 2.0, habilita uma aba chamada “Itens do Modelo”, onde são carregados os itens definidos no modelo, e onde será possível adicionar esses itens ao pedido.

06. MENSAGEM

Também na versão do Portal 2.0, é possível na Configuração de Clientes e Representantes no Portal de Vendas, pelo cadastro Mensagens do Portal de Vendas, a cada nova mensagem implantada, o informativo do campo observação passa a ser apresentado na tela principal da implantação de pedido, facilitando ao usuário o envio de informações necessárias a determinados representantes.

07. PESQUISA DE ITENS

Agora no Portal 2.0, a pesquisa de itens foi totalmente remodelada como é utilizado no PD4000 HTML, apresentando os itens em modelo de grade, seguindo as configurações do usuário em Configuração de Clientes e Representantes no Portal de Vendas, no cadastro Campos do Portal de Vendas/Pesquisa de Itens. Apresenta também a configuração de Parâmetros da Pesquisa de Itens, onde o usuário pode configurar a busca conforme sua necessidade. Pode ser feito uma pesquisa com código, descrição ou ambos, realizar a pesquisa por faixa de referências.

  7.1. Compras Recentes

Nesta aba são apresentadas as últimas compras recentes do cliente, onde o usuário pode pesquisar o período de compra, se apresenta ou não a quantidade das últimas compras, e se mostra ou não as imagens dos produtos comprados pelo cliente. Pode ser feito uma pesquisa com código, descrição ou ambos.

08. BOTÃO SIMULAÇÃO DE FRETE (Portal 2.0)

A simulação de frete liberada na Release 12.1.25, também faz parte o Portal 2.0, na Configuração de Clientes e Representantes no Portal de Vendas, em Campos do Portal de Vendas, em edição Inclusão\Edição do Cabeçalho do Pedido, ao selecionar para mostrar a opção “Botão Simulação de Frete (Portal 2.0), a simulação de fretes fica disponibilizada na capa do pedido, após calcular o pedido no portal é possível simular o frete, ajuda o Representante escolher a melhor rota para o envio da mercadoria.

Nota:

Para utilização o Datasul precisa estar integrado ao SIGA GFE.

09. BOTÃO CANCELAR, QUANDO PEDIDO LIBERADO (PORTAL 2.0)

Agora em Configuração de Clientes e Representantes no Portal de Vendas, em Campos do Portal de Vendas, em edição Inclusão\Edição do Cabeçalho do Pedido, ao selecionar para mostrar a opção “Botão Cancelar, Quando Pedido Liberado (Portal 2.0), fica habilitado ao usuário mesmo após a liberação de um pedido a opção de cancelamento do mesmo.

10. PEDIDO CLIENTE (PORTAL 2.0)

No Portal 2.0, na Configuração de Clientes e Representantes no Portal de Vendas, em Campos do Portal de Vendas, em edição Inclusão\Edição do Cabeçalho do Pedido, ao selecionar para mostrar a opção “Pedido Cliente (Portal 2.0), ao marcar esta opção apresenta na capa do pedido o número do pedido do cliente, onde será possível alterar o número do pedido do cliente.

Nota:

A modernização do portal de clientes e representantes (Portal 2.0) está disponível a partir da release 12.1.28.

11. APLICAÇÃO GESTÃO DE VENDAS

No Portal 2.0, nas configurações do usuário no programa Manutenção de Usuário (SEC000AA), na aba geral no grupo de segurança com o "Perfil de Gestor" (GCM), será habilitado a aplicação Gestão de Vendas no Portal de Vendas, onde o usuário terá acesso ao Gerenciamento de Pedidos.

12. CARRINHO DE COMPRAS (PORTAL 2.0)

O objetivo do carrinho de compras é permitir selecionar vários produtos por intermédio das telas de lista de produtos acessada através da Pesquisa de Tabela de Preço, e adicionar estes produtos a um novo pedido ou em um pedido em edição. Os itens adicionados ao carrinho não são vinculados a um pedido, mas são uma pré-seleção de produtos que podem ser adicionados automaticamente a um pedido.

Existem dois modos de utilização do carrinho para o representante.

No primeiro modo o representante realiza a Pesquisa de Tabela de Preço, ao abrir a lista de produtos da tabela de preços, pode ser adicionado os produtos em um novo carrinho de compras, o usuário tem a opção de remover o carrinho ou completar o pedido, ao completar o pedido deve conduzi-lo até a carteira de clientes do representante, onde pode selecionar o cliente de sua escolha para emissão do pedido.

No segundo modo, quando o representante já está na tela de cadastro de pedido (Pedido de Venda) ou entrou nesta tela clicando no botão editar pedido na carteira de pedidos, o carrinho assume o número do pedido em edição. Agora o representante pode navegar até a lista de produtos é direcionado novamente para Pesquisa de Tabela de Preço, e adicionar vários produtos ao carrinho de outras tabelas, e também é possível remover o carrinho.

13. LEAD NO PORTAL

Foi disponibilizado a lista de Leads do Representante na tela de Carteira de Clientes no Portal. Também na carteira de clientes do Portal, será possível incluir pedido em fase de cotação para Lead.

A carteira de pedido foi alterada para apresentar os pedidos em cotação para Lead. Os pedidos já liberados pelo representante deixam de aparecer no Portal e são direcionados para a análise e aprovação interna.

O cadastro de pedido de venda foi alterado para apresentar os pedidos em fase de cotação já liberados pelo Representante no Portal. Também nesse cadastro será possível converter esse pedido que está em cotação, dessa forma após a conversão o pedido seguirá o fluxo normal.

Nota:

A ação de Converter Cotação para pedidos que estão em fase de cotação está sujeita a conversão do lead informado no pedido em um cliente integrado com o ERP EMS2. É de responsabilidade dos usuários internos monitorar e quando necessário analisar e aprovar pedidos em cotação liberados no portal de vendas pelos representantes.

Atenção!

Para utilização do Lead no Portal de Vendas, o CRM precisa estar instalado completo no ERP, com os bancos MDTCRM ativos, e cargas definitivamente efetuadas.