Árvore de páginas

Cartas de Controle são ferramentas para detectar a variação do processo e contribuem para a obtenção do controle estatístico.



Procedimentos

Para gerar uma Carta de Controle:

  1. Na janela de geração de cartas de controle, preencha os parâmetros apresentados conforme orientação dos helps de campo,mas para realizar simulações dos pontos a serem visualizados na Carta de Controle, observe o preenchimento dos seguintes parâmetros:

. Da Operação?/Até Operação?

Informe o intervalo de códigos das OPs a serem consideradas na geração do gráfico da Carta de Controle.

. Do Laboratório?/Até o Laboratório

Informe o intervalo de código dos laboratórios para que as entradas inspecionadas por eles sejam consideradas na geração da carta de controle.

. Valor Limite LIE?/Valor Limite LSE?

Informe os valores de limite de controle inferior e superior, respectivamente. A informação destes valores, não considera aqueles definidos na especificação do produto.

2. Confirme os parâmetros.

O sistema apresenta nova tela para seleção dos ensaios.

3. Selecione o ensaio desejado até que a caixa de seleção (lbno) da coluna "Ok" fique preenchida (lbok).


Help_buttonImportante:

Para selecionar todos os ensaios, clique sobre o topo da coluna das caixas de seleção.

4. Selecionados os ensaios, clique em "Escolha da Carta de Controle", para selecionar o tipo de gráfico, dentre as opções XBR e XBS.

5. Informe o campo "Tamanho das amostras", respeitando o limite máximo de 10 amostras.

O número de sugerido corresponde ao tipo de carta previamente selecionada.

Help_buttonImportante:

             Para as Cartas Individuais este campo não é considerado.

6. Configurados os dados do gráfico, confirme.

O sistema apresenta nova tela, informando os dados gerados, ou seja, o código do(s) ensaio(s) e a(s) descrição(ões) do(s) arquivo(s) que está(ão) sendo gerado(s) para armazenar o gráfico, cada qual em suas respectivas colunas.

Selecione o ensaio desejado e confirme.

7. Neste momento o sistema realiza o tratamento dos dados necessários e, a seguir, o sistema apresenta na tela o gráfico gerado para Carta de Controle:

8. Para visualizar as coordenadas que geraram as linhas do gráfico, posicione o cursor sobre os pontos para que o sistema apresente numa pequena janela os valores respectivos.

9. O eixo Y do gráfico da Media, no caso das cartas XBR e XBS, representa a média das medições incluídas na rotina de Resultados(QIPA215) (exemplo abaixo):


10. O eixo Y do gráfico Desvio Padrão, indica o grau de variação das medições, expresso pela fórmula:


11. O eixo Y do gráfico de Amplitude, representa a variação entre as medições, e cada ponto contém o valor da variação entre o valor máximo e o valor mínimo da medição.


12. Gerado o gráfico, é possível imprimi-lo;

Clique sobre o botão Imprimir, para que o sistema apresente a tela para salvar o arquivo de extensão PDF que pode ser impresso.


Help_buttonImportante:

Efetuada a inclusão de nova informação nas Cartas de Controle sendo que no gráfico, Carta de Controle foram incluídas as variáveis Cg e Cgk, além da modificação do layout das informações já constantes



Veja também

Veja como configurar geração e impressão de gráficos no tópico Gráficos.