Páginas filhas
  • Variáveis

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Listagem de Variáveis
    1. Principais Campos e Parâmetros
  4. Tela Incluir/Editar Variável
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tipos de componentes

01. VISÃO GERAL

O cadastro de variáveis é utilizado para criar variáveis, nas quais podem ser utilizadas em apontamentos nas inspeções, a nível de planta ou praga. Pode-se personalizá-las do seu jeito, sendo elas mostradas em relatórios nas visões web e nas visões do aplicativo "Meu Fitossanitário".

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  • Acesso ao cadastro de variáveis

Para fazer acesso ao cadastro de variáveis, deve-se clicar em "Cadastros" no menu lateral do sistema, e posteriormente clicar em "Variáveis".



  • Tipo de Variável: Planta

      As variáveis de plantas são como as variáveis de pragas no sistema, sendo possível fazer o lançamento de forma separada sem necessidade de atrelar uma praga.



  • Tipo de Variável: Agrupador

As variáveis do tipo Agrupador é a junção das variáveis do tipo planta que facilitará as configurações das variáveis para o monitoramento e a gestão do tipo de inspeção, essa variável ficará disponível em uma aba específica no momento de selecionar a variável a ser inspecionada no aplicativo Meu Fitossanitário possibilitando o agrupamento das variáveis de planta.



  • Tipo de Variável: Todos

É uma variável genérica que pode ser incluída nos apontamentos de pragas (Doença, Inseto e Ervas Daninhas).



  • Listagem de variáveis

Após ter feito acesso ao cadastro de variáveis, o usuário se encontrará em uma página onde todas elas serão listadas. Pode-se escolher quais as colunas desejadas para exibir informações das variáveis, clicando na engrenagem no cabeçalho da lista. O usuário consegue filtrar as variáveis da lista através do campo "Pesquisa", digitando um código de variável e clicando na lupa ao lado do campo.



  • Adicionando variáveis

Para adicionar variáveis, deve-se clicar no botão "+ Adicionar" na listagem de variáveis. Na tela de "Incluir Variável", o usuário deve preencher os campos de acordo com a necessidade da variável e clicar em "Salvar" para as alterações terem efeito.

Obs.Os campos, bem como suas descrições, estão descritos no item 3. Tela Incluir/Editar Variável desse documento.



  • Editando variáveis

Para editar variáveis, deve-se primeiramente selecionar a variável desejada na "Listagem de variáveis", clicando no círculo de seleção ao lado do código da variável. Depois, clique em "Editar" para abrir a tela de "Editar Variável", nessa tela, deve-se fazer as alterações e depois clicar em "Salvar" para que as mudanças tenham efeito.


  • Excluindo variáveis

Para excluir variáveis, deve-se primeiramente selecionar a variável desejada na "Listagem de variáveis", da mesma forma que no tópico "Editando variáveis". Depois, clique em "Excluir" e uma tela de confirmação se abrirá, caso realmente deseja-se excluir a variável, clique em "Confirmar", caso o contrário, clique em "Cancelar".



03. TELA Listagem de variáveis

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Pesquisa

Campo para o usuário digitar um código/descrição de variável para filtrar a listagem


04. TELA Incluir/Editar Variável

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
CódigoCampo usado pelo usuário para definir o código da variável
Descrição

Campo usado pelo usuário para definir uma descrição para a variável

Tipo de Dado

Campo usado pelo usuário para definir o tipo de informação que a variável irá conter. São três tipos: Boleano (Verdadeiro ou Falso), Numérico ou Caractere.

Tipo de ComponenteCampo usado pelo usuário para definir o tipo de componente que será utilizado para preencher a informação da variável, os tipos de componente mudam
de acordo com o Tipo de Dado. Os tipos de componente existentes são: Caixa de Seleção, Interruptor, Botão de Seleção, Lista, Intervalo Numérico, Fórmula
e Caixa de Texto. Uma exemplificação de cada componente pode ser encontrada no item 5. Tipos de componentes desse documento.
Visibilidade

Campo usado pelo usuário para definir se a variável será visível somente

Inspeção: Será disponibilizada para apontamento via aplicativo.

Relatório: Somente será exibida no Visões com os resultados das variáveis calculados.

OpcionalCampo usado pelo usuário para definir se a variável é opcional ou obrigatória de ser apontada.
DecimaisCampo usado pelo usuário para definir até quantas casas decimais uma variável do tipo numérica irá ter.
Valor Mínimo/
Mínimo de Caracteres

Campo usado pelo usuário para definir o valor mínimo de uma variável caso ela seja do tipo numérica , ou o mínimo de caracteres caso a variável seja do
tipo caractere.

Valor Máximo/
Máximo de Caracteres
Campo usado pelo usuário para definir o valor máximo de uma variável caso ela seja do tipo numérica , ou o máximo de caracteres caso a variável seja do
tipo caractere.
SufixoCampo usado pelo usuário para definir um sufixo para o valor da variável. Por exemplo, uma variável numérica com o sufixo "insetos" quando for apontada
no aplicativo Totvs Agro Fitossanitário, terá o seu valor mostrado como "1 insetos", "2 insetos" e assim por diante.
Fórmula de InspeçãoCampo onde o usuário pode inserir uma fórmula para a variável, que será executada no momento de realizar o apontamento de inspeção. Para escrever a fórmula,
deve-se utilizar da linguagem de fórmulas do Excel (em inglês). Por exemplo, para criar uma variável no ponto da inspeção que mostra a média dos valores
de outras duas variáveis, esse campo deve ser preenchido da seguinte maneira: AVERAGE([VARIAVEL1];[VARIAVEL2]).
Fórmula de RelatórioFunciona de forma igual a fórmula de inspeção. A diferença é que a a formula é executada a nível de talhão, quando o usuário abrir as visões WEB ou do aplicativo TOTVS Agro Fitossanitário.
Valor PadrãoCampo onde o usuário pode informar um valor padrão para a variável, ou seja, toda vez que essa variável for criada, ela estará com esse valor inicialmente.
Trazer por padrão o valor do último ponto

Ao incluir o ponto de um monitoramento cujo a variável esteja com a opção  "Trazer por padrão o valor do último ponto", o sistema deve trazer o valor do ponto anterior de um mesmo talhão, como alguns dados coletados no campo não possuem muita variação, o usuário não precisa lançar seu valor repetidamente. 

Valor Inicial para AlertaCampo usado pelo usuário para definir um valor de alerta para a variável. Por exemplo: se esse valor for 2 e essa variável estar atrelada a um inseto, isso significa que a partir de 2 insetos apontados na inspeção, ele terá a legenda de cor verde. A legenda pode ser crescente ou decrescente. Uma legenda é crescente quando o Valor Inicial para Alerta é menor que o Valor Inicial para Controle e o Valor Inicial para Controle é menor que o Valor Inicial para Dano. Uma legenda é decrescente quando o Valor Inicial para Alerta é maior que o Valor Inicial para Controle e o Valor Inicial para Controle é maior que o Valor Inicial para Dano. Os valores da legenda devem obedecer os limites dos valores definidos nos campos Valor Mínimo e Valor Máximo.
Valor Inicial para ControleCampo usado pelo usuário para definir um valor de controle para a variável. Por exemplo: se esse valor for 5 e essa variável estar atrelada a um inseto, isso significa que a partir de 5 insetos apontados na inspeção, ele terá a legenda de cor amarela. A legenda pode ser crescente ou decrescente. Uma legenda é crescente quando o Valor Inicial para Alerta é menor que o Valor Inicial para Controle e o Valor Inicial para Controle é menor que o Valor Inicial para Dano. Uma legenda é decrescente quando o Valor Inicial para Alerta é maior que o Valor Inicial para Controle e o Valor Inicial para Controle é maior que o Valor Inicial para Dano. Os valores da legenda devem obedecer os limites dos valores definidos nos campos Valor Mínimo e Valor Máximo.
Valor Inicial para DanoCampo usado pelo usuário para definir um valor de dano para a variável. Por exemplo: se esse valor for 10 e essa variável estar atrelada a um inseto, isso significa que a partir de 10 insetos apontados na inspeção, ele terá a legenda de cor vermelha. A legenda pode ser crescente ou decrescente. Uma legenda é crescente quando o Valor Inicial para Alerta é menor que o Valor Inicial para Controle e o Valor Inicial para Controle é menor que o Valor Inicial para Dano. Uma legenda é decrescente quando o Valor Inicial para Alerta é maior que o Valor Inicial para Controle e o Valor Inicial para Controle é maior que o Valor Inicial para Dano. Os valores da legenda devem obedecer os limites dos valores definidos nos campos Valor Mínimo e Valor Máximo.


05. Tipos de componentes

Tipo de componenteDescriçãoImagem
Caixa de SeleçãoUma caixa de seleção, podendo ser marcada ou desmarcada.

InterruptorFunciona como um interruptor de luz, sendo "ativada" ou "desativada".

Botão de SeleçãoO usuário pode escolher uma entre as diversas opções.

ListaO usuário pode exibir/esconder uma lista com diversas opções, podendo
escolher apenas uma delas.

Intervalo NuméricoO usuário define um intervalo de números, e pode escolher um valor
dentro dele.

FórmulaEsse componente mostra o valor com base na fórmula fornecida pelo usuário.

Caixa de TextoNesse componente o usuário pode escrever o que bem entender.