Páginas filhas
  • Configuração de Variáveis

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Configuração de Variável
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Configuração de Variável (Planta)
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tela Configuração de Variável (Praga)
    1. Principais Campos e Parâmetros


01. VISÃO GERAL

Para controle apurado e decisões estratégicas do cliente, surgiu-se a necessidade de personalização do ambiente Meu Controle Fitossanitário de uma forma independente, de modo que, tenha diversas maneiras de colher informações que gerem valor significativo para o usuário. Dito isso, a Configuração de Variáveis atende essa necessidade de um modo geral, com uma configuração simples, fácil e intuitiva.


VARIÁVEIS DO SISTEMA

Variável é uma funcionalidade que tem como objetivo assumir diversas formas dependendo do contexto da necessidade, tais como: variáveis de observações, variáveis de percentual, variáveis de média, variáveis de quantidade, variáveis de seleção, entre outras. Para saber mais sobre cadastro de variáveis e suas formas, acesse clicando aqui.


CONFIGURAÇÃO PADRÃO

Foi feito um estudo com diversos clientes referente a quais variáveis que mais utilizam, e o resultado dessa pesquisa nos trouxe a uma configuração padrão para cada cultivo, de modo que, em primeiro momento o usuário não precise ajustar nada para iniciar o uso da aplicação. Porém, com total liberdade para fazer qualquer alteração.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  • ACESSO AO CADASTRO DE CONFIGURAÇÃO DE VARIÁVEL

Para acessar a funcionalidade de Configuração de Variável, deve-se clicar em “Cadastros” no menu lateral esquerdo. Será aberto todas as funções referente a cadastro. Posteriormente clique em “Configuração de Variáveis”. Segue imagem abaixo para melhor entendimento:




  • CONFIGURANDO

Após ter feito os passos acima, a aplicação te redirecionará para página inicial de configuração de variáveis. Para começar, obrigatoriamente é preciso selecionar um cultivo em “Selecione o cultivo” na parte superior da página e em seguida escolha a opção que desejar.


VARIÁVEL NÍVEL PLANTA

Após selecionar o cultivo, será exibida duas colunas, uma de variáveis disponíveis e outra das variáveis selecionadas. As variáveis disponíveis são todas as variáveis que podem ser utilizadas em sua aplicação. As variáveis selecionadas são as que já aparecem no seu aplicativo em “Inspeções”. Para o milho, existe três exemplos padrões, que são Altura da Planta, Estádio e Observação. Na imagem abaixo temos o exemplo de como a variável está na página web e como é sua representação no aplicativo móvel.

Página web:



Interface gráfica do aplicativo:





Exemplo de inserção de variável na planta

Para controlar o quantidade de fileira de grãos da espiga de milho, foi criado uma variável com o intuito de colher essa informação. O código da variável de exemplo é “VAR_ESPIGA” com a descrição “Número de grãos por fileira”. Existe um campo de pesquisa na coluna “Variáveis Disponíveis”, e nele há a opção de pesquisar a variável desejada. A pesquisa pode ser feita digitando a descrição ou pelo código da mesma.




Após pesquisar e observar a variável desejada, podemos inserir no nosso ambiente de inspeção somente clicando com o mouse, segurando o clique e arrastando para coluna de “Variáveis Selecionadas”. Para retirar a variável, os passos são os mesmos, porém ao contrário. Também há a possibilidade de ordenar com o mouse, se caso não estiver fazendo sentido a organização que está definida no momento. As imagens abaixo exibem o resultado final da seleção da variável para o ambiente na página da internet e na interface gráfica do aplicativo.

Página na internet:


Interface gráfica do aplicativo:



VARIÁVEL NÍVEL PRAGA

Nessa etapa iremos configurar as variáveis em seu nível de praga. Para isso, selecione o cultivo que desejar e em seguida clique na coluna "Praga" que está ao lado da coluna "Planta". A página que exibirá, será a de listagem de todas as pragas para esse cultivo. Nesta página temos algumas funcionalidades que estão mencionadas abaixo:

  1. Filtrar por Tipo: No campo lateral esquerdo do centro da página, há um campo de filtro de tipo da praga, nele contém Ervas Daninhas, Insetos e Doenças que pode ter múltiplas seleções;
  2. Pesquisar Praga: Na parte lateral direita, há um campo de pesquisa, que pode ser usado para procurar a praga digitando o nome comum ou digitando o nome científico da mesma;
  3. Visualizar Variável utilizada: Em cada registro da tabela de listagem de pragas, há também um ícone () que ao ser clicado expande as informações da variável para a praga selecionada;
  4. Ordenação por coluna: Com o objetivo de ordenar, cada coluna tem essa função de ordenação, e para realizar esta ação, escolha qual coluna que deseja ordenar e clique com o mouse sobre o título da mesma, será ordenado por ordem alfabética ao ser clicado uma vez, para ordenar inversamente, clique mais uma vez sobre o título da coluna para obter o resultado;
  5. Gerenciador de colunas: Essa opção encontra-se na lateral direita superior da tabela de listagem de pragas, o ícone que a representa é de uma engrenagem (). Essa funcionalidade traz personalização para tabela mencionada, onde nela pode-se ocultar colunas que não são relevantes para consulta. Para isso, clique no ícone citado e apenas marque ou desmarque a caixa de seleção da coluna pretendida. Se precisar que a tabela volte ao padrão, clique na opção "Restaurar padrão".
  6. Detalhes da Praga: Para saber mais detalhes sobre a praga que está selecionada, existe a opção de detalhes da praga que se encontra na última coluna da tabela de listagem de pragas. Para acessar essa função, clique no ícone () e será aberto uma nova página contendo as seguintes informações:
    1. Nome comum da Praga: Refere-se ao nome comum dado a praga;
    2. Descrição: Para analisar a descrição da praga, clique no ícone  para expandir toda informação referente ao campo mencionado, onde nele, haverá uma breve descrição da praga;
    3. Sintomas: Clique no ícone  para expandir as informações sobre o sintomas que as plantas podem ter referente a praga selecionada;
    4. Bioecologia: Ao clicar no ícone de expansão de informação () , será aberto os dados que se refere a bioecologia da praga, onde explana sobre a inter-relação com seu ambiente natural;
    5. Controle: Para saber mais sobre as informações de controle, clique no ícone  para exibir as recomendações para controlar a praga;
    6. Informações Adicionais: Nessa parte conterá todas informações complementares referente a praga optada, para exibir os dados, clique no ícone .
    7. Botão fechar: Para retornar a página anterior, apenas clique no botão "Fechar", ele se encontra na parte direita inferior;




  • EDITANDO

Pode-se editar qualquer variável de uma praga ou várias ao mesmo tempo. Para essa função temos o botão de editar, que encontra-se na lateral direita da tabela. Esse botão citado só está disponível se ao menos uma praga for selecionada, e para selecionar, marque ou desmarque a caixa de seleção e clique em editar. Para selecionar todas as pragas, marque a caixa de seleção que está no cabeçalho da coluna, na lateral esquerda.

  •  Opção marcada;
  • Opção desmarcada.

Observação: Ao selecionar duas pragas ou mais e clicar em editar, as variáveis que estavam configuradas para essas pragas serão substituídas para essas novas da edição se em algum momento as alterações forem salvas, dito isso, quando aberto a edição de múltiplas pragas, em primeiro momento, não aparecerá nenhuma variável configurada, entretanto, quando aberto apenas uma praga, todas variáveis que foram configuradas anteriormente aparecerão.


Após clicar em editar, será aberto uma nova página semelhante a parte de "Exemplo de inserção de variável na planta". Nessa página também há duas colunas, onde uma é a de "Variáveis Disponíveis", que são todas variáveis à disposição para serem inseridas e a outra de "Variáveis Selecionadas", que são todas variáveis que estão configuradas para seu ambiente. 

Nessa funcionalidade de edição das variáveis de uma praga, contém duas etapas:

  • Primeira etapa (Variáveis de inspeção): Nessa etapa contém todas as variáveis que podem ser configuradas e desconfiguradas a nível de inspeção para a praga ou pragas selecionadas, como por exemplo, uma adição de um campo "Observação". Ao adicionar esse campo de observação, o mesmo aparecerá quando for inserida a praga editada no ponto de inspeção, onde pode-se adicionar uma breve descrição do cenário. Se nessa etapa estiver tudo configurado, clique no botão "Próximo" para ir para "Variáveis de Relatório". 


Imagem que exibe as variáveis de inspeção:



  • Segunda etapa (Variáveis de Relatório): Com o objetivo de utilizar informações para tomadas de decisões, foi construído a etapa de "Variáveis de Relatório". Nela há dois campos para configurar, o primeiro é a variável principal da planta (campo esquerdo) e a outra é a variável principal do talhão (campo direito). Para pesquisar uma variável de Planta clique no ícone de lupa ( ) dentro do campo da variável que deseja inserir, e em seguida o sistema abrirá uma nova página para buscar a variável que deseja. Na página que foi aberta, digite o nome da variável no campo de busca, que se encontra na lateral direita superior e em seguida aperte a tecla enter do seu teclado ou clique no ícone de lupa () para pesquisar. Nessa parte você só pode selecionar uma variável, escolha clicando na linha que seja a variável que queira e aperte no botão "Selecionar" ou "Cancelar" para desfazer as alterações.  A interface gráfica se fechará e o campo que escolheu para buscar estará preenchida com a variável selecionada. 


Observação: Se precisar voltar para a primeira etapa, clique no botão "Voltar";


Imagem que exibe as variáveis de relatório:



Imagem que exibe a busca de variáveis para selecionar:


Imagem que permite selecionar mais de uma variável de Talhão

Para o exemplo desse documento, foram utilizadas duas variáveis, "NOTA_INF_PLAGUE" e "NOTA_INF_QUADRA". Para exemplificar e clarear o que cada variável está fazendo no nosso exemplo, leia a seguir:

Características do exemplo (didático):

  • Praga: Antracnose;
  • Quantidade de pontos no talhão em inspeção: 3:
    • 1º Ponto: Nota 1 de 3;
    • 2º Ponto: Nota 2 de 3;
    • 3º Ponto: Nota 3 de 3;
  • Porcentual nível de normalidade: 0 a 28;
  • Porcentual nível de alerta: 29 a 59;
  • Porcentual nível de controle: 60 a 69;
  • Porcentual nível de dano: 70 a 100;


Para esses valores mencionados, obtemos os seguintes resultados:

VISÃO TALHÃOCONTROLE

TODOS OS PONTOS

VARIÁVEL RESPONSÁVEL: NOTA_INF_QUADRA

VISÃO TALHÃO DETALHADO

PONTO 1: ALERTA

VARIÁVEL RESPONSÁVEL: NOTA_INF_PLAGUE

VISÃO TALHÃO DETALHADO

PONTO 2: CONTROLE

VARIÁVEL RESPONSÁVEL: NOTA_INF_PLAGUE

VISÃO TALHÃO DETALHADO

PONTO 3: DANO

VARIÁVEL RESPONSÁVEL: NOTA_INF_PLAGUE



FÓRMULA DE RELATÓRIO DA VARIÁVEL NOTA_INF_PLAGUE (ponto de inspeção por praga)

  • V1 * 100 / V2 = porcentagem
    • V1: Nota total da praga de um único ponto;
    • V2: Quantidade máxima da nota da praga;

Para o primeiro ponto ficou assim: 1*100/3 = 33,33%

Para o segundo ponto ficou assim: 2*100/3 = 66,67%

Para o terceiro ponto ficou assim: 3*100/3 = 100%


FÓRMULA DE RELATÓRIO DA VARIÁVEL NOTA_INF_QUADRA (ponto de inspeção por praga)

  •  V3 * 100 / V4
    • V3: Soma da nota da praga em todos os pontos do talhão;
    • V4: Soma da nota máxima da praga em todos os pontos do talhão;

Para o talhão em seu total, ficou assim: 6 * 100 / 9 = 66,67%


Após esse entendimento e feita as configurações, clique em "Salvar" para finalizar sua configuração.



03. TELA Configuração de Variáveis 

Outras Ações / Ações relacionadas

Ação

Descrição

Selecionar cultivoNo campo "Selecione o cultivo" escolha para qual cultura deseja configurar as variáveis.



04. TELA Configuração de Variáveis (Planta) 

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
PesquisaCampo utilizado para pesquisar as variáveis na tabela por código ou descrição.
SalvarSalvar alterações feitas em variáveis a nível de planta.
CancelarCancelar as alterações feitas a nível de planta.



05. TELA Configuração de Variáveis (Praga) 


CampoDescrição
TipoFiltro para personalização de pragas listadas por Ervas Daninhas, Insetos ou Doenças.
PesquisaCampo utilizado para pesquisar as pragas na tabela por nome comum ou nome científico.
EditarBotão utilizado para abrir página de edição da praga ou pragas selecionadas.
DetalhesBotão com objetivo de abrir página de detalhamento da praga.




IMPORTANTE!

É de extrema importância ler a documentação referente a cadastros de variáveis, com isso, facilita o entendimento do documento apresentado.