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01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Saúde Planos

Linha de Produto:

Linha Datasul

Segmento:

Saúde

Módulo:Gestão de Planos de Saúde
Função:HRC - Central de Movimentação Guias TISS - hrc.document
Issue:DSAUGPSCONTAS-8337
DSAUGPSCONTAS-8508 
DSAUGPSCONTAS-8512
DSAUGPSCONTAS-8513
DSAUGPSCONTAS-8514 
DSAUGPSCONTAS-8707
DSAUGPSCONTAS-8520 


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Necessário ajuste na Central TISS a fim de performar a alteração das informações a nível de documento.

03. SOLUÇÃO


As seguintes implementações foram realizadas na 'Central de Movimentação Guias TISS - hrc.document':


1) Alterado o processo de manutenção dos documentos para que não sejam executadas as rotinas de valorização e glosas dos movimentos quando forem manutenidos apenas alguns campos do documento.

Como as rotinas de valorização e geração/validação de glosas são as mais onerosas no processo, não realizar este processamento quando nenhum campo alterado do documento influencia no valor ou glosa do movimento, faz com que o processo seja mais ágil.

Para informativo, segue abaixo a lista de campos que poderão ser alterados sem gerar impacto na alteração completa do documento\movimentos:


Campo

Descrição

docrecon.aa-guia-origem Ano da guia origem
docrecon.cd-cid-obito Código do CID de óbito
docrecon.cd-cons-prof-sol Código do conselho do profissional solicitante
docrecon.cd-unidade-prestadora-ant Código da unidade prestadora anterior
docrecon.cd-transacao-ant Código da transação anterior
docrecon.cr-solicitacao Caráter solicitação
docrecon.ds-ind-clinicaDescrição indicação clinica
docrecon.ds-observacaoObservação
docrecon.dt-emissao Data de emissão
docrecon.in-acidente Indicador de acidente
docrecon.nm-decl-nasc-viv Declaração de nascidos vivos 
docrecon.nm-decl-nasc-viv2 Declaração de nascidos vivos 2
docrecon.nm-decl-nasc-viv3 Declaração de nascidos vivos 3
docrecon.nm-decl-nasc-viv4 Declaração de nascidos vivos 4
docrecon.nm-decl-nasc-viv5 Declaração de nascidos vivos 5
docrecon.nm-decl-obt Declaração de óbito
docrecon.nm-prof-solNome do profissional solicitante
docrecon.nr-cons-prof-sol Número do conselho do profissional solicitante
docrecon.nr-doc-original-ant Número do documento orig. anterior
docrecon.nr-doc-sistema-ant Número do documento sist. anterior
docrecon.nr-guia-origem Número da guia origem
docrecon.nr-serie-doc-original-ant Série do documento anterior
docrecon.qt-nasc-mortos Quantidade de nascidos mortos
docrecon.qt-nasc-vivos-termo Quantidade de nascidos vivos temro
docrecon.tp-consulta Indicador tipo de consulta
docrecon.tp-inter Indicador tipo de internação
docrecon.uf-conselho Uf do conselho profissional
docrecon.char-1 Número da guia de atendimento
docrecon.char-15 Código CID do óbito
docrecon.char-16 Código do conselho profissional executante
docrecon.char-17 Registro do conselho profissional executante
docrecon.char-18 Uf do conselho profissional executante
docrecon.char-19 CBO-S profissional executante
docrecon.date-2 Data autorização origem
docrecon.date-3 Data solicitação origem
docrecon.int-5Código regime internação


2) Criação de um novo parâmetro de quantidade mínima de movimentos do documento para alteração em batch na tela de configurações da Central TISS.

Quando for alterado um documento na Central TISS cuja quantidade de movimentos ultrapasse a quantidade limite de movimentos parametrizada e os campos alterados não sejam os listados no item '1', o sistema realizará o processamento em segundo plano (RPW). 

Desta forma, a alteração do documento não manterá presa a sessão do usuário.


3) Bloqueio das alteração de documentos que estejam na fila de processamento do RPW. 

Após o processamento da alteração do documento ser enviada para o RPW, o documento em questão não poderá ser novamente manutenido até que o processamento esteja finalizado. Esta implementação foi realizada para que não ocorra sobreposição ou perda de dados, aplicação indevida de glosas manuais, ou até mesmo a liberação do documento sem que o processo de edição tenha sido concluído.

Caso, após finalizada a execução da alteração, o processamento de um pedido RPW apresente erros, o referido documento também permanecerá bloqueado para processamento. 

Abaixo estão elencados os processos nos quais o documento e seus movimentos estarão bloqueados ou serão desconsiderados da execução:

  • Liberação de Movimentos - por fatura, período e lote (Normal e RPW)
  • Manutenção Documentos (HRC0310A)
  • Atualização Lote Importação
  • Revalorização (Normal e RPW)
  • Troca de Tabela 
  • Troca de Período
  • Pós-Crítica


4) Visualização dos erros de execução gerados pelo RPW.

Ao entrar na tela de manutenção de um documento para o qual tenha(m) sido gerado(s) erro(s) de execução no pedido RPW, o sistema mostrará uma tela para a visualização dos erros ocorridos. Dessa forma, será possível verificar/analisar os erros de parametrização e problemas no preenchimento da guia antes de submeter novamente o documento através do botão "Salvar".

Mesmo que esta tela seja fechada, os erros estarão disponíveis para visualização através do novo botão 'Erros RPW' na tela de manutenção do documento ou através do relatório de acompanhamento enviado à Central de Documentos.

Uma vez que o documento com erro de execução venha a ser novamente submetido à alteração via RPW, os erros anteriormente gravados não serão apresentados. Caso o novo processamento ocorra com sucesso, o documento ficará sem erros/alertas, caso contrário, somente serão listados os novos erros/alertas ocorridos. 


5) Implementação das ações de restaurar e descartar as alterações realizadas nos documentos.

Como mencionado anteriormente, sempre que a manutenção de um documento tenha gerado erros de execução no pedido RPW, este documento ficará bloqueado e não terá as alterações efetivadas/salvas no banco de dados. Para tanto, será preciso analisar e corrigir os erros listados e assim salvar novamente as alterações, até que nenhum erro seja gerado.

Para facilitar este processo, foram implementadas as opções de restaurar e descartar as últimas alterações realizadas.

A opção de restaurar, restabelece todas as alterações realizadas antes do envio do último pedido RPW, tanto a nível de documento quanto a nível de movimentos . Dessa forma, não será preciso realizar novamente toda a alteração realizada para submeter o documento através do botão "Salvar", após revisar os erros apontados pelo último processamento.

A opção de descartar, rejeita as alterações realizadas antes do envio do último pedido RPW, tanto a nível de documento quanto a nível de movimentos e, portanto, mantem as informações que estavam salvas no banco de dados antes do processamento do pedido RPW. Uma vez descartadas as alterações de um documento, o registro será liberado para novas edições e os erros serão excluídos.


6) Cancelar pedido de execução.

Como contingência do processo, foi implementada a opção de cancelamento de um pedido de alteração RPW que esteja na fila de processamento. Caso o pedido RPW já esteja em execução, o pedido não poderá ser cancelado.

Esta opção estará disponível na tela de consulta do documento, através do botão 'Cancelar pedido RPW'.

Uma vez cancelado o pedido de execução de um documento, o registro que até o momento encontrava-se bloqueado para edição, será liberado para manutenção novamente.


A implementação descrita no documento estará disponível a partir da atualização do pacote no cliente.

O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download).

1) No TOTVS12, acesse o programa Importação Menu ByYou. Importe os arquivos "univdata/men_hrc.d" para efetuar a atualização do menu do módulo RC - Revisão de Contas Médicas.
O novo programa importado não estará visível no menu, mas é necessário para o correto funcionamento do processo.

2) Execute o programa "spp/sp-trg-rpw-central.p" para que o processo crie um novo registro na tabela tab_dic_dtsul referenciando a tabela ped_exec. Este registro será utilizado como uma nova trigger para as exclusões dos registros na tabela ped_exec realizadas através do Monitor Pedido Execução (pedido-execucao-monitor ou bas_ped_exec), fornecendo o correto controle dos movimentos que estão em processamento RPW e tem seus pedidos excluídos, desbloqueando os documentos para alteração.

3) Será necessário configurar um servidor de execução para os usuários que utilizarão o processo, caso não estejam configurados, em Foundation → Básico → Cadastros → Servidor Execução.



1) No TOTVS12, procure por 'hrc.document', 'Central de Movimentação Guias TISS' ou por meio do menu lateral Gestão de Planos → RC - Revisão de Contas Médicas.


2) Configure a quantidade de mínima de movimentos para alteração em batch, nas configurações da Central TISS:


3) Busque/filtre o documento a ser alterado. Caso a quantidade de movimentos do documento ultrapasse a quantidade limite de movimentos parametrizada e os campos alterados não sejam os mencionados na sessão 'Solução' desta documentação, será crido um pedido de execução RPW. 


4) Para consultar o status do pedido, acesse 'Monitor Pedido Execução'






Não será possível alterar o documento caso o pedido de execução esteja pendente de processamento. Será listada um alerta informando o pedido de execução, o usuário e a data da criação do pedido e será permito apenas consultar o documento.





No entanto, caso deseje cancelar o pedido ainda não iniciado, clique no botão 'Cancelar pedido RPW', na tela de detalhes do documento relacionado ao pedido:


Caso o processamento do pedido já tenha sido iniciado, não será possível alterar o documento e nem cancelar o pedido de execução. Será listada um alerta informando o pedido de execução, o usuário e a data da criação do pedido e será permito apenas consultar o documento.


5) Após o processamento da alteração RPW, o documento estará disponível para novas manutenções.

No entanto, caso a execução tenha sido finalizada com erros no processo, o documento ficará bloqueado e não terá as alterações efetivadas/salvas no banco de dados. Para tanto, será preciso analisar e corrigir os erros listados e assim salvar novamente as alterações, até que nenhum erro seja gerado.
Os erros serão exibidos automaticamente em tela quando o documento for acessado (detalhar ou editar) ou estarão disponíveis no relatório de acompanhamento enviado à central de documentos:


Para restaurar ou descartar as alterações realizadas, utilize as opções 'Restaurar Alterações' ou 'Descartar Alterações':


Ao clicar no botão de restaurar, serão restauradas todas as alterações realizadas antes do envio do último pedido RPW. O documento não estará mais bloqueado e estará disponível para novas alterações e para as correções do erros reportados.


Caso utilize a opção de restaurar, os erros gerados na última execução RPW ficarão disponíveis para consulta através botão 'Erros RPW', na tela de manutenção do documento, até que o documento seja salvo novamente.


Ao clicar no botão de descartar, as alterações realizadas antes do envio do último pedido RPW serão rejeitadas, isto é, as alterações executadas no último pedido serão descartadas. O documento não estará mais bloqueado e estará disponível para novas alterações.




04. ASSUNTOS RELACIONADOS