Objetivo

Emitir cupom fiscal eletrônico.


Como funciona

O PDV SAT, trabalha com impressoras não fiscais, pois será emitido apenas um extrato para o cliente e a venda real será eletrônica, transmitida via XML para secretaria da fazendo do estado.


Passo a passo

1) Parametrização PDV

AcruxMonitor > Configurações > Configurações de PDVs > Gerais > Modo de Operação:

Dica: Acessar aplicação para parametrização do PDV. SAT. O modo de operação do PDV SAT será “Venda cupom”.

Venda cupom
Dica: Selecionar a opção “Venda cupom”.

Impressoras

AcruxMonitor > Configurações > Configurações de PDVs > Impressoras:

Dica: O PDV SAT utilizará impressora não fiscal para emissão do comprovante de venda, a seguir veremos apenas os parâmetros pertinentes a esse modo de operação.

Modelo
Dica: Definir o modelo como SAT.

Porta
Dica: O parâmetro “Porta” será definido o número da porta COM que o equipamento está ligada na CPU. Impressoras não fiscais geralmente vem com conexão do tipo serial mas também podem ser USB. Para impressoras com conexão USB utilizadas no PDV Linux será criado uma porta COM virtual automaticamente, deverá identificar o número da porta para parametrização. Para impressoras USB utilizadas no PDV Windows, deverá instalar o driver fornecido pelo fabricante para que seja criado a porta COM virtual.

Configurações de porta
Dica: As configurações de porta só serão parametrizadas quando o equipamento não estiver seguindo o padrão recomendado, por exemplo: é recomendado que o equipamento esteja na velocidade padrão de 115200, porém o equipamento está na velocidade 9600, nesse caso será necessário adicionar essa velocidade no campo de velocidade ou então reconfigurar o equipamento mudando para a velocidade recomendada.

Contadores não fiscal
Dica: Esses parâmetros são de extrema importância para o funcionamento do PDV com a impressora, pois todas as operações não fiscais devem ser gravadas em algum lugar da impressora. Nesse caso será necessário emitir uma leitura X do equipamento e configurar os contadores de acordo com os nomes dos comprovantes não fiscais cadastrados no equipamento. Importante: Deve seguir o mesmo padrão de nome, respeitando as letras maiúsculas, minúsculas, espaço, ponto, etc. Veja exemplo abaixo:

Impressora não fiscal
Dica: Definir o modelo da impressora não fiscal que será utilizado no PDV.

AcruxMonitor > Configurações > Configurações de PDVs > SAT:

Dica: Acessar aplicação para parametrização de um PDV SAT. Clique aqui e leia também o artigo sobre ativação do SAT

Modelo
Dica: Escolher o modelo de SAT que será utilizado no PDV.

Código de ativação
Dica: Definir o mesmo código de ativação configurado no equipamento. Importante: Caso o código de ativação esteja diferente entre esse parâmetro e o código do equipamento, o mesmo será bloqueado pela Secretaria da Fazenda do Estado.

Código de barras em duas linhas
Dica: O extrato da compra que será impresso no PDV virá com QRCode impresso, que contém as informações da compra e também virá com código de barras, que também terá informações da compra, então esse parâmetro permite definir se deseja imprimir esse código de barras quebrado em duas linhas.

Código geral de operação
Dica: Definir um código geral de operação para emissão e integração das vendas SAT.

Imprimir detalhe da venda
Dica: Esse parâmetro define se desejar imprimir os itens detalhados no extrato da venda.

Configurações impressora
Dica: Esse parâmetro está definido o template de impressão da impressora, só deve mexer nesse parâmetro, quando solicitado e orientado pelo setor de Suporte.

Ambiente
Dica: Esse parâmetro define o tipo de ambiente que iremos trabalhar, homologação ou produção. No caso de clientes não é permitido utilizar em modo homologação, esse tipo só é permitido a utilização por Software House.

UTF8
Dica: UTF-8 é uma codificação binária de comprimento variável que representa qualquer carácter universal. Geralmente não é necessário alterar esse parâmetro o padrão “Sim”.

Assinatura
Dica: Esse parâmetro contém a assinatura da Consinco que será necessário vincular o SAT na Sefaz, então quando realizar o processo de associar assinatura pelo aplicativo do fabricante, deverá pegar ela nesse parâmetro, porém não é necessário que realize a associação manual, pois o próprio PDV realiza isso de forma automática. Nunca alterar manualmente essa assinatura, pois a mesma é criptografada e gerada de forma automática pelo Servidor de PDVs.

Registrar log de comunicação
Dica: Esse parâmetro ativa ou desativa a geração de log de comunicação detalhada com SAT”.

Exige autenticação para alerta de SAT inativo
Dica: Esse parâmetro ativa ou desativa a exigência de autenticação de usuário caso ocorra a inativa de um SAT por algum motivo.

Servidor remoto
Dica: Onde vamos definir o IP do servidor SAT. Existem duas maneiras de trabalhar com SAT, dedicado ou balanceado, o SAT balanceado significa que podemos utilizar um único SAT para até 10 PDVs. Para trabalhar com SAT balanceado será necessário adquirir uma licença de uso, clique aqui e veja o procedimento para adquirir licenças. Já o SAT dedicado significa que cada PDV terá seu SAT próprio

Balanceado
Dica: Para o processo de SAT balanceado o parâmetro “Balanceado” deverá ficar como “Sim”.

Para o processo de SAT dedicado o parâmetro “Balanceado” deverá ficar como “Não”.

IP do servidor
Dica: Quando trabalhar com sistema balanceado, defina o IP dos PDVs que possuírem o SAT fisicamente ligados, ou seja, esses PDVs serão os servidores dos PDVs que não possuem o SAT fisicamente. Importante: Sempre manter todos PDVs servidores como servidor  de todos os outros PDVs.

Para o sistema dedicado será necessário definir apenas o IP no servidor 1 e como será dedicado, ou seja, um aparelho ligado fisicamente em cada PDV, o IP que utilizaremos é o localhost 127.0.0.1.

Salvar
Dica: Após parametrização, clicar no botão “Salvar”.

2) Enviando configurações para os PDVs

AcruxMonitor > Comunicações > Comandos para PDVs > Enviar configuração para PDV:

Dica: Após ativar os parâmetros deverá ser enviado configurações para os PDVs

Marcar a loja ou PDV que deseja  e enviar as configurações

Exemplo de cupom fiscal

Pronto, PDV SAT vinculado parametrizado!