O objetivo da configuração de análises é criar a estrutura necessária que possibilitará a geração de resultado para a tomada de decisão por meio da aplicação Emissão de Análises.
Módulo Contábil > Menu Análises > Configuração de Análises – ABA_0077
Possuir acesso ao módulo Contábil e suas aplicações.
Ter realizado:
Acesse o Módulo Contábil, clique no menu Análises, em seguida clique em Configuração de Análises.
Imagem 1 - Menu de acesso
Ao iniciar a aplicação, clique no botão +Gerenciar Grupo.
Imagem 2 – Cadastro Grupo
Será aberta uma tela contendo a Descrição do Grupo e indicador interno se é manual, cadastrado pelo usuário, ou automático, padrão do sistema.
Digite a Descrição do Grupo e clique no botão Adicionar Informações - F3.
Caso exista o grupo informado com mesmo nome, é retornada a mensagem Grupo existente, e não permite a inclusão.
Imagem 3 – Adicionar grupo
É possível Editar os grupos de análise, exceto os grupos padrões do produto com o Cadastro Automático.
1. Dê um duplo clique no grupo desejado;
2. Edite a Descrição do Grupo;
3. Clique no botão Salvar.
Imagem 4 – Editar Grupo
Caso haja análise vinculada, será exibida mensagem de alerta.
Escolha entre as opções para Alterar a Descrição ou não.
Imagem 5 – Editar Grupo
Se deseja Excluir um grupo de análise poderá realizá-lo acessando o botão de edição, mas o processo só será concluído caso não esteja sendo utilizado em nenhuma análise e exceto os grupos padrões do produto com o Cadastro Automático.
1. De duplo clique no grupo desejado.
2. Clique no botão Excluir - F6.
Imagem 6 – Deletar Grupo
Caso haja análise vinculada, será exibida a mensagem de restrição: Não foi possível apagar o Grupo de Análise, e não permite a exclusão.
Para a exclusão é necessário retirar o vínculo do grupo nas análises.
Imagem 7 – Mensagem de Restrição
Selecione um grupo e digite a Descrição da análise.
Selecione o status entre ativo e inativo.
Imagem 8 – Campos da análise
Selecione os Elementos que farão parte da análise, buscando pela sua descrição.
Se desejar, é possível clicar no botão para fixar os elementos ao topo e assim facilitar a escolha.
Imagem 9 – Escolha de Elementos
Clique nos Elementos desejados para Configurar a Fórmula e utilize os recursos da estrutura e operações matemáticas (parênteses, chaves, colchetes, virgula, soma, subtração, multiplicação e divisão).
Imagem 10 – Inserir valores
Utilize o campo destacado para inserir números que complementem a configuração da Fórmula.
Imagem 11 - Inserir números
Exclua elementos ou números inseridos na fórmula posicionando o ponteiro do mouse em cima e clique no botão X.
Imagem 12 – Deletar Elemento
Clique no botão Adicionar Informações - F3.
Imagem 13 – Adicionar Informações
É realizada a validação de sintaxe da fórmula e caso encontre divergências será exibida a mensagem: Fórmula inválida. Por favor, verifique! e não permite salvar até que seja corrigida a fórmula.
Imagem 14 – Fórmula inválida
Acesse a aba Resultado da Análise e clique no botão + Adicionar novo registro:
Imagem 15 – Adicionar novo registro
Selecione a Regra contendo as opções:
Insira um Valor numérico desejado que será o parâmetro da análise.
Informe o Resultado da Regra e clique no botão para inserir.
Imagem 16 – Regras de Resultado
Inserido todos os registros, clique no botão Salvar Alterações - F4.
Imagem 17 – Salvar alterações de Resultado
Outras Ações / Ações relacionadas
Ação | Descrição |
---|---|
Cadastro do Plano de Contas | Cadastrar o Plano de Contas do Módulo Contábil. |
Cadastro do Plano de Contas Referencial | Cadastrar o Plano de Contas Referencial do Módulo Contábil. |
Emitir Análises | Obter o resultado das análises. |
Configurar Elementos | Criação e definição de valor de itens, a partir de contas contábeis. |
Principais Campos e Parâmetros
Não há
Não há