Objetivo

Realizar o gerenciamento dos arquivos contendo as transações de conciliação e baixa de títulos de cartão.

Caminho

Módulo Operador > Menu Transações > Submenu Baixa/Conciliação Automática de Títulos de Cartão > Aplicação Baixa/Conciliação Automática de Títulos de Cartão – CAP00064

Pré-Requisitos e Restrições

Ter processo estabelecido e configurado para o recebimento dos arquivos.

Atualizar o sistema para a versão 21.01 ou versão superior.

Passo a Passo

Consultar Transações Importadas

Ao entrar na aplicação de Baixa/Conciliação Automática de Títulos de Cartão, será aberta a tela abaixo com os filtros, faça a busca das transações que desejar:

Imagem 1 – Tela de Filtros

Ao preencher os filtros, clique para retornar as informações. Havendo informações correspondentes aos filtros realizados, elas serão demonstradas na tabela Transações com suas respectivas informações. Não havendo informações, nenhuma mensagem será retornada.

Importar Arquivo Manualmente

Entre na aplicação:

Imagem 2 – Tela de Importação de Arquivo


Selecione a opção Importar, abrindo assim a tela de Importação do Arquivo para Baixa Automática de Títulos:

Imagem 3 – Importação


Selecione o arquivo através do botão  que abrirá a tela Arquivo de Baixa de títulos de Cartão. Selecione o arquivo desejado, e clique em Abrir:

Imagem 4 – Selecionar o Arquivo


Importe o arquivo através do botão Importar, e será exibida a mensagem de sucesso:

Imagem 5 – Arquivo Importado


E os valores serão retornados em tela:


Imagem 6 – Transações Importadas


Para finalizar, clique para Atualizar <F4> sendo consistidas as informações filtradas.

Caso algum problema ocorra na importação do arquivo, como por exemplo erro na estrutura do arquivo, é retornada a mensagem informando que o arquivo não foi importado. Se no arquivo importado contiver linhas que já estavam importadas no sistema, e o parâmetro Consistir Linhas repetidas na importação estiver marcado, é retornada a mensagem informando que algumas linhas não foram importadas por já terem sido importadas no sistema.

O parâmetro Consistir Linhas repetidas na importação é configurado por meio da aplicação: Módulo Supervisor > Menu Parâmetros > Baixa/Conciliação Automática de Títulos de Cartões > Parâmetros para Baixa/Conciliação:

Imagem 7 – Parâmetro Consiste Linhas

Importar Arquivo Automaticamente

Há opção de importar o arquivo de forma automática, por meio da criação de um job, através do objeto PKG_FITITULONSU.FIP_EXECUTARPROCESSO. Caso o arquivo seja importado de forma automatizada, o processo faz a consistência das linhas e retorna no e-mail uma mensagem informando que algumas linhas não foram importadas por já terem sido importadas no sistema. Isso é enviado ao final do processo, caso seja configurado na aplicação Parâmetros para Baixa/Conciliação.

Cancelar Conciliação

Para as transações cuja Situação estiver como Conciliada, será possível realizar o cancelamento da Conciliação clicando com o botão direito do mouse sobre a linha desejada e selecionando a opção Cancela Conciliação:

Imagem 8 – Cancelar Conciliação

É exibida a mensagem de confirmação, e ao clicar em sim, a situação é alterada de Conciliada para Importada.

Imagem 9 – Situação Importada

Caso a transação já tenha sido quitada não será possível realizar o cancelamento da conciliação, visto que o processo de quitação concilia automaticamente a transação.

Excluir Arquivo

Pra excluir um arquivo, é necessário que já esteja importado.

Selecione o arquivo, e clique em Excluir <F5>. É apresentada a mensagem para confirmação da exclusão, e ao clicar em sim, o arquivo será excluído:

Imagem 10 – Excluir Arquivo

Para os arquivos de quitação/baixa, caso alguma linha esteja quitada é retornada a mensagem informando que não será possível excluir o arquivo.

Para os arquivos de conciliação, caso alguma linha esteja conciliada é retornada a mensagem informando que existem linhas conciliadas no arquivo. Se realmente desejar excluir, as linhas serão desconciliadas, e em seguida, excluídas.

Vincular e Alterar Transação

Essa funcionalidade permite vincular ou alterar manualmente uma transação já vinculada.

Para as transações cuja situação esteja igual a Rejeitado, há a opção de realizar o vínculo de forma manual. É possível realizar a alteração de uma transação já conciliada, para isso clique com o botão direito do mouse sobre a linha rejeitada e seleciona a opção Vincular/Alterar Transação:

Imagem 11 – Vincular/Alterar Transação


Será aberta a tela Buscar Transação de Cartão, e os campos serão retornados preenchidos automaticamente de acordo com o Parâmetro Dinâmico IND_PARAM_BUSCA_TRANSACAO.

Imagem 12 – Vincular Transação

É possível também alterar os campos de busca, podendo acrescentar ou remover as informações padrões retornadas, e em seguida clique para Localizar <F8>. Em seguida, selecione a transação que deseja vincular à linha do arquivo, e clique no botão Vincular Transação.

É retornada a mensagem abaixo, com as opções de Atualizar Transação, Vincular Transação, ou Cancelar:

Imagem 13 – Atenção

Ao clicar em Atualizar Transação as informações de Cód. Autorização, NSU, Rede, Data Movimento e Código de Autorização serão atualizadas na transação do sistema.

Ao clicar em Vincular Transação a transação apenas será vinculada, realizando a conciliação sem atualizar as informações.

Imagem 14 – Transação Alterada

Atividade Relacionadas

Gerenciar Arquivo de Baixa Automática de Títulos de Cartão

Configurar Parâmetros para Baixa Automática de Títulos de Cartões