CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Neste documento estaremos abordando as configurações com o conceito de hierarquia grupos entre empresas que também são utilizados em outros portais para configurarmos a opção de busca de colaborador corretamente. 

Para utilização do conceito teremos que efetuar algumas configurações:


Possuir tabelas configuradas nos seguintes compartilhamentos:

  • Cabeçalho de Visões (RDK)
  • Itens de Visões (RD4
  • Itens Participantes x Visões (RDE

Compartilhadas as Tabelas em Empresa, Unidade de Negocio e Filial (C-C-C) e apontadas para o mesmo grupo de empresa na tabela de arquivos principal (SX2).

SX2T10 - Para melhor entendimento do conceito escolhemos a empresa T1 como a principal, portanto, as outras empresas deverão estar direcionando o X2_ARQUIVO para esta empresa.

SX2T20 - X2_ARQUIVO está configurado para T1.

SX3T30X2_ARQUIVO está configurado para T1.


As tabelas que possuem exclusividade total serão:

  • Solicitações ao RH (RH3), 
  • Itens da Solicitação (RH4),
  • Histórico Aprovações Portal (RGK)
  • Itens de "Virtual Memo Field" (RDY)
  • Itens de "Virtual Memo Field do MeuRH" (RDX) - Nova tabela criada.

Compartilhamento para Empresa, Unidade de Negocio e Filial como Exclusivas (E-E-E) e também apontadas para o mesmo grupo de empresa na tabela de arquivos principal (SX2).

SX2T10

SX2T20

SX2T30

IMPORTANTE!

Todas as demais tabelas que o APP MEURH utiliza poderão ser usadas da forma padrão do sistema, ou seja, o padrão de compartilhamento da tabela de departamentos é (C-E-E) e este mesmo compartilhamento poderá ser usado nas configurações acima, portanto não há necessidades de modificá-las.

O conceito que utilizamos nas configurações das exclusividades de tabelas será de acordo com a premissa de utilização da Hierarquia grupos entre empresas diferentes.

Compartilhamento de tabelas utilizado neste exemplo.



Montando uma Estrutura com Departamentos de todas as empresas.

Iniciaremos a utilização da hierarquia de visão por departamentos que utiliza como premissa a inclusão do conceito de arquitetura organizacional. A visão hierárquica relaciona as tabelas configuradas anteriormente com as tabelas de Funcionários (SRA), Participantes (RD0), Relacionamento Funcionários e Participantes (RDZ) e Departamentos (SQB).

Utilizamos um exemplo:

Na tela abaixo, conforme efetuamos as configurações nas tabelas RDK, RD4 e RDE, verificamos que os departamentos de todas as empresas estão incluídos e relacionados aos campos de grupos superiores. Este campo é a apresentação conceitual de quem será o nível hierárquico correspondente.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  1. Antes de realizar a criação da visão, e consequentemente a montagem da estrutura, é necessário que os todos os departamentos que irão compor a visão já estejam cadastrados, e com seus funcionários devidamente alocados.
  2. Cada departamento deve possuir um um funcionário responsável. E o responsável obrigatoriamente deve pertencer a um departamento que está em nível superior dentro da hierarquia.

Exemplo de estrutura hierárquica:

1. Coordenador

1.1 Supervisor

1.1.1. Líder

1.1.1.1 Administrativo

Com exceção do departamento Coordenador que está no último nível da hierarquia , e portanto, não possui responsável, os demais departamentos estão com os seguintes responsáveis e funcionários alocados:

Funcionário: 000001 - Está alocado no departamento Coordenador, e é o responsável pelo departamento Supervisor

Funcionário: 000002 - Está alocado no departamento Supervisor, e é o responsável pelo departamento Líder

Funcionário: 000003 - Está alocado no departamento Líder e é o responsável pelo departamento Administrativo

Funcionário: 000004 - Está alocado no departamento Administrativo

Dessa forma, considerando a hierarquia acima, o funcionário 000004 não pode ser colocado como o responsável por nenhum departamento, pois ele está no último nível dentro da estrutura hierárquica da empresa. Ou seja, um funcionário que está em nível inferior não pode ser responsável por um departamento que está em nível superior dentro da hierarquia.


Para que o campo grupos superiores seja montado corretamente, efetuamos a configuração da montagem de sua Estrutura de visão após ter incluído todos os departamentos que irão participar desta estrutura hierárquica. Para isso acessamos a opção de Estrutura no botão Outras Ações.

 

Os campos de grupos superiores são montados pela Estrutura de visão, acessando esta opção e clicando com o botão direito o sistema apresenta a inclusão de novos itens que são os departamentos que estão incluídos na visão. É por esta opção que será relacionado os dados dos departamento identificando seus superiores, pares e inferiores.


Para Configuração de Menus do portal é necessário acesso ao Módulo 18 - Terminal de consulta do Funcionário e seguir nas opções Atualizações > Configurações > Menus.


Uma premissa extremamente importante para utilização da Ferramenta de Busca Colaborador é que o menu de Solicitações > Férias esteja informado a sua rotina W_PWSA100A.APW e a visão possa estar informada no campo Visão de Aprovações, caso contrário o sistema não conseguirá encontrar os níveis de acordo com a estrutura hierarquia montada.

Obs. Exemplo de funcionamento será apresentado no índice 02 - Exemplos de Utilização.





02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO


Uma premissa extremamente importante para utilização da Ferramenta de Busca Colaborador é que o menu de Solicitações > Férias esteja informado a sua rotina W_PWSA100A.APW e a visão possa estar informada no campo Visão de Aprovações, caso contrário o sistema não conseguirá encontrar os níveis de acordo com a estrutura hierarquia montada. Veja um exemplo:

Sem informações de visão no menu.

Resultado não será apresentado.


Com informações de visão no menu.

Resultado apresentado.


03. ASSUNTOS RELACIONADOS

Como instalar e configurar o Portal Gestão do Capital Humano

Informações sobre o PGCH

Hierarquia grupos de empresas diferentes

Alteração do vínculo entre Funcionários, Funções e Cargos


04. TABELAS UTILIZADAS

  • RDK - CABEÇALHO DE VISÕES
  • RD4 - ITENS DE VISÕES 
  • RDE - ITENS PARTICIPANTES x VISÕES
  • SQB - DEPARTAMENTOS
  • RD0 - CADASTRO DE PESSOAS
  • SRA - CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS
  • RH3 - SOLICITAÇÕES AO RH
  • RH4 - ALTERAÇÃO CADASTRAL
  • RGK - HISTÓRICO DE APROVAÇÕES DO PORTAL
  • RDY - ITENS DE VIRTUAL MEMO FIELD
  • SYP - DESCRIÇÕES DOS CAMPOS MEMO
  • SQ3 - CADASTRO DE CARGOS
  • SRJ - CADASTRO DE FUNÇÕES