Objetivo

A aplicação de configuração de alertas é responsável pela criação dos alertas que serão enviados por e-mail como forma de notificações para os destinatários desejados. Os alertas são criados com base em uma análise existente.

É definida uma periodicidade para o envio do alerta, podendo ser diário, semanal, mensal, anual ou por tempo. Cada uma das periodicidades tem suas configurações específicas. Além disso é possível adicionar filtros para o alerta.

Caminho

Consinco analytics > Consinco Analytics > Alert – ALT00005

Pré Requisitos e Restrições

Possuir, pelo menos uma, Análise configurada no Construtor de Análises

Passo a passo

Acesse o Alert no caminho abaixo:

Imagem 1 – Alert

Inicialmente é possível buscar os Alertas já criados no sistema através do ícone de lupa:

Imagem 2 – Alert

Será aberta a tela de “Filtro”, preencha os campos de seu conhecimento para que o sistema busque os alertas que se enquadrem.

  • Nome: Informa o nome do alerta.
  • Tipo: Selecione a opção e-mail.

Análise

  • Análise: Selecione a análise referente ao alerta.
    Nota: Serão exibidas apenas análises criadas sem filtro, para filtrar, pode-se usar a aba Filtro na criação do Alerta.

Selecione “Ok” e o sistema irá trazer os alertas relacionados.

Imagem 3 – Alert

Criando Alertas

Ao acessar o Alert, clique no ícone representado por um “+” para criar um alerta.

Imagem 4 – Alert

Dê início ao preenchimento dos Dados Básicos:

  • Nome: Dê um nome para o alerta
  • Descrição: Faça uma breve descrição do funcionamento do alerta
  • Tipo: Selecionar um tipo de alerta, a opção disponível será: e-mail.
  • Endereço logo: URL ou endereço do arquivo de logo para entender melhor, clique aqui.

Preencha os campos de Análise:

  • Análises: Selecione para qual análise, configurada no Construtor de Análises, o alerta será aplicado.
  • Em caso de erro notificar no e-mail: Insira um e-mail para ser notificado caso o alerta não seja gerado corretamente.

Nota: Não é possível gerar alertas para Análises que possuírem filtros configurados. Dessa forma, apenas análises sem filtro estarão disponíveis para escolha.

Nota: O nome do alerta é único.

Imagem 5 – Alert

Aba Conteúdo

Ao selecionar o Tipo (e-mail), os campos da aba Conteúdo serão exibidos:

  • Remetente: Campo fixo que lista os e-mails possíveis a serem associados como remetentes. 
  • Destinatários: Insira para quais usuários os Alertas devem ser gerados, tendo a opção de escolha por Colunas ou por Contatos.  – Nota: Tais configurações serão explicadas na próxima imagem desse documento.
  • Assunto: Campo livre para inserção do assunto do e-mail de geração do alerta.

Foi adicionada uma nova funcionalidade para adicionar o campo SQL ao assunto do e-mail, da mesma maneira que ocorre com a mensagem.

Imagem 6 – Alert

No campo Destinatários, na opção Contatos, ao selecioná-la, será aberta uma lista com todos os contatos disponíveis.

Imagem 7 – Alert

É possível pesquisar os e-mail, no campo de pesquisa.

Nota: A lista de e-mails exibida na busca de contatos é importada das configurações de usuários feitas no Módulo Segurança.

Imagem 8 – Alert

No campo Destinatários, na opção Colunas, ao selecioná-la, será aberta uma lista com as colunas da análise selecionada.

Nota: Ao criar uma análise no Construtor de Análises, esta será feita por colunas, cada coluna representa um tipo de informação ou variável que será analisada.

Imagem 9 – Alert

Na lista das colunas terá a opção “Enviar para Destinatários”, ao selecionar essa opção, a coluna é direcionada para o campo de destinatários.

Ex: Ao selecionar a coluna [SQL].[ANO], referente aos anos de determinada transação, nesta coluna, caso haja dados de e-mails, ao selecioná-la, todos o e-mails referente a essa coluna receberão alertas.

Imagem 10 – Alert

Na lista de colunas também há a opção “Enviar para mensagem”, ao selecionar essa opção o corpo de texto do e-mail é preenchido com as informações da coluna, dessa forma, ao gerar o alerta, o usuário verificará as informações referentes ao ANO no próprio corpo do texto ao receber a notificação.

O marcador (ANO) é substituído pelos dados que o compõe.

Image 11 – Alert

As colunas inseridas no corpo do texto devem ser colocadas em formato de tabela para que todos os dados sejam enviados em um único e-mail aos destinatários. Caso contrário, ao inseri-las sem formatação de tabela, caso a busca na coluna tenha retornado vários resultados de dados em várias linhas, cada resultado irá gerar um e-mail diferente.

Selecione o número de linhas e colunas da tabela de acordo com a quantidade de colunas (marcadores) da análise inseridas no corpo do texto.

No exemplo abaixo foram inseridas três colunas (marcadores) referentes a análise VENDAS CONSINCO, sendo:

  • ANO
  • TOTALDEVENDAS
  • LUCROTOTAL

A tabela criada possuí três colunas (uma para cada marcador supracitado) e duas linhas:

Imagem 12 – Alert

Na primeira linha da tabela, insira o título que deseja ser dado para cada coluna de acordo com as informações que elas possuem.

Imagem 13 – Alert

Copie e cole os marcadores dentro da tabela.

Imagem 14 – Alert

No corpo do texto do e-mail é possível editar e padronizar o conteúdo que será enviado.

Imagem 15 – Alert

No cabeçalho do Alert é possível Adicionar Contatos Externos aos pré-definidos no sistema, para serem aplicados na lista de destinatários:

Imagem 16 – Alert

Selecione a opção de “Adicionar Contato” no ícone “+”:

Imagem 17 – Alert

Insira o Nome do contato e o e-mail referente ao contato. Salve as alterações.

Imagem 18 – Alert

Ao pesquisar no campo “Destinatários”, o novo contato aparecerá:

Imagem 19 – Alert

Aba Filtro Alert

O Alert possui filtros onde são definidas as condições de envio da notificação, como forma de direcionar mais objetivamente as informações para seus responsáveis.

O filtro é aplicado por “Coluna” da tabela de análise.

Selecione a opção “+Inserir”, os campos a seguir devem ser preenchidos:

  • Coluna: Selecione a coluna, baseada na Análise escolhida, na qual deseja que o filtro seja aplicado.
  • Condição: Variável do valor em que será aplicação no filtro.
  • Valor: Valor em que a condição será aplicada.
  • Concatenação: Escolha entre as opções de E/OU 

Dessa forma, o filtro funcionará da seguinte maneira:

Exemplo: Na coluna SOMA 1 (soma dos valores), quando o valor for igual a 300,00 deve gerar um alerta para os responsáveis.

Sendo:

  • Coluna: SOMA1
  • Condição: Igual a
  • Valor: 300,00

Nota: O campo concatenação será a variável entre os filtros. Caso exista mais de um filtro configurado, o campo concatenação validará a qual situação o filtro deve ser aplicado. Sendo um filtro OU outro filtro; um filtro E outro filtro.

Imagem 20 – Alert

Aba Periodicidade

Na aba “Periodicidade” é feita a configuração da frequência em que os alertas serão gerados.

No campo Repetição, selecione a periodicidade que deseja ser aplicada às notificações.

Imagem 21 – Alert

Na tela abaixo, a repetição selecionada foi a “Tempo”.

Preencha as informações exigidas para a configuração:

  • Check box de dias: Marque os dias em que a configuração deve ser aplicada
  • Intervalo de Tempo: Campo que define o intervalo entre a geração das notificações.

Ex: Ao inserir “5:00” o sistema irá gerar notificações aos usuários a cada cinco horas.

  • Data início: Insira a data em que as notificações terão início.
  • Data Fim: Insira a data em que as notificações serão encerradas.
  • Hora início: Qual horário as notificações serão iniciadas.
  • Hora Fim: Qual horário as notificações serão encerradas.
  • Check Box – Sem Data Final: Marcar essa opção quando não há previsão de término das notificações.
  • Check Box – Sem Hora Final: Marcar essa opção quando não há interrupção dos alertas.

Nota: Os campos Data Início; Data Fim; Hora Início são comuns em todas as opções de tipo de Repetição e devem ser preenchidos.

Imagem 22 – Alert

Visualizar Históricos

Para visualizar os históricos de envio de notificações no alert, no cabeçalho, selecione o ícone abaixo:

Imagem 23 – Alert

É possível selecionar um filtro por data para a busca dos alertas.

A tela de Informações exibirá os dados gerais das notificações:

Imagem 24 – Alert

Ao clicar no ícone da coluna “mensagem”, representado por um envelope, serão exibidos os detalhes do e-mail da notificação, contendo o conteúdo da mensagem.

Imagem 25 – Alert

Atividades Relacionadas

Construtor de Análises