Objetivo

A função desta aplicação é gerar um arquivo de Remessa no padrão CNAB. Este arquivo é enviado pelo cliente ao banco para dar entrada em títulos na carteira de cobrança  e comandar instruções sobre os títulos que já constam da carteira. 

O layout do arquivo segue padronização estabelecida pelo CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária), órgão técnico da FEBRABAN  (Federação Brasileira de Bancos), contendo algumas adaptações às necessidades de cada um dos bancos. Cada arquivo é composto dos seguintes registros: 

  • um registro Header ;
  • registros de Detalhe;
  • um registro Trailer .

Caminho

Módulo Operador > Menu Cobrança > Geração do Arquivo CNAB – FIGERACNAB

Pré-Requisitos e Restrições

É necessário ter realizado o processo de Cobrança eletrônica (Vínculo do título ao banco, Seleção de títulos para cobrança eletrônica) e configurações de conta cobrança.

Ter atualizado o sistema para a versão 20.01 ou versão superior.

Passo a Passo

Gerar Arquivo de Cobrança

Entre na aplicação:

Imagem 1 – Tela Geração do Arquivo CNAB

É apresentada a listagem de bancos disponíveis para geração de arquivo.

No botão de ajuda (?) da aplicação há a listagem dos bancos disponíveis:

Imagem 2 – Bancos Disponíveis

Selecione o Banco para o qual deseja gerar o arquivo.

Selecione a Conta de Cobrança que é demonstrada de acordo com as configurações de Conta Cobrança no módulo Supervisor Financeiro > Parâmetros > Cobrança.

Para finalizar, deve-se escolher a opção Todos Títulos ou Títulos Selecionados:

Imagem 3 – Títulos

Todos os títulos: é aberta a tela para que seja informado o local onde o arquivo será salvo, sendo necessário informar o nome do arquivo. Ao clicar em Salvar, o arquivo gerado no local indicado, sem que nenhuma mensagem seja retornada ao final.

Caso haja alguma inconsistência no processo é retornada a mensagem:

Imagem 4 – Títulos Inconsistentes


É aberta a tela apresentando os Títulos Inconsistentes com a Pessoa, Título, Espécie, Empresa, Vencimento e a Situação a qual a consistência ocorreu:

Imagem 5 – Lista dos Títulos Inconsistentes

Ainda nessa tela existe a opção Confirma Geração do Arquivo, para que o usuário gere o arquivo mesmo com as Inconsistências, para tal é solicitado assinatura tendo o usuário que informar o Código de Usuário e Assinatura do sistema.

Imagem 6 – Confirmação da Geração do Arquivo

Uma vez que informado um usuário e assinatura válidas, é aberta a tela para ser informado o local onde o arquivo será salvo, sendo necessário informar o nome do arquivo. Ao clicar em Salvar o arquivo gerado no local indicado, sem que nenhuma mensagem seja retornada ao final.

Atividades Relacionadas

Ocorrência Bancária

Conta Cobrança