Objetivo

As Divisões de Negócio consistem nas diferentes modalidades de negócio praticadas, dentro das quais as Empresas operam, sendo Varejo e Atacado.

Possuem finalidades específicas para cada tipo de divisão que são definidas através de atributos e parâmetros configuráveis, por meio dos quais pode-se definir o comportamento das operações, desde os de compra, até as de venda.

Divisões são as áreas de atuação da empresa, sendo: Atacado, Varejo ou Indústria, nessa aplicação definem-se os parâmetros de cada divisão da empresa. A partir da divisão são configurados, por exemplo, quais os critérios de atualização de custos com a entrada dos produtos.

Caminho

MAXParâmetro > Parâmetros > Divisão –  MAX0037.

Tabela: MAX_DIVISAO.

Pré-Requisitos e Restrições

  • Estruturas de negócio têm seus cadastros iniciais realizados sempre por um consultor de sistema, na fase inicial da execução do projeto de implantação. A criação de novas estruturas, bem como alterações de atributos e parâmetros em estruturas já cadastradas, somente devem ser realizadas sob supervisão de um consultor de sistema.
  • Uma empresa pode apenas estar cadastrada em uma divisão.

Passo a passo

Acesse o parâmetro de divisão de negócio:

Imagem 1 – Divisão de Negócio

A tela para configuração será exibida:

Imagem 2 – Divisão de Negócio

Entende-se a parametrização da divisão como uma definição do funcionamento de uma modalidade de negócio definindo as regras e os critérios para o funcionamento dos seguintes processos:

  • Precificação
    • Preço Embalagem
    • Preço por Alteração
    • Atualização de Preço
    • Sugestão
  • Custo
  • Margem
  • Abastecimento
  • Tributação
  • Categorias
  • Média de Vendas
  • Verba de Bonificação

Na tabela abaixo serão explicados os campos principais de acordo com a numeração representada na imagem indicando os processos que utilizam as parametrizações estabelecidas na divisão:

ConfiguraçãoDescrição
(1) NúmeroCódigo de identificação numérico sequencial da divisão de negócios.
(2) DivisãoDescrição do nome da divisão de negócios.
(3) TipoDescrição do tipo da divisão de negócios, que refere-se à modalidade de negócio praticada, podendo ser Atacado ou Varejo.
(4) Número de Dias para Cálculo de Média de VendaDefinição da quantidade de dias retroativos que deve ser considerada na operação de cálculo de média de vendas por dia no sistema.


Essa informação é utilizada para o cálculo da média de venda dos produtos, ou seja, quanto eu vendo de produto num determinado período.

A informação da média de venda pode ser vista na aplicação de Consulta de Produto – Coluna Venda/Dia* e é utilizada em outras aplicações, como na sugestão de compra de produtos do Gerenciador de Compras.

(5) Tipo do Cálculo de Média de Vendas
Define qual o tipo de cálculo de média de vendas de produtos será aplicado, determinando se essa média será calculada pelo Comportamento das Vendas ou pelo Desvio Padrão.


Essa informação pode ser vista na aplicação de Consulta de Produto – Coluna Venda/Dia* e é utilizada em outras aplicações, como na sugestão de compra de produtos do Gerenciador de Compras.

(6) Configurações gerais Configuração relativas à Precificação, Custo e Margem.
(7) Método de PrecificaçãoDefine a operação de precificação dos produtos, determinando como será gerado o custo do produto. Essa definição será aplicada nos processos em que é feita a consulta de custo:


 Gerenciador de Preço (análise).

(8) Tipo Sugestão de Preço
Define qual regra será aplicada como sugestão de preço de um produto que será verificada em:


 Gerenciador de Preço.

– Tabela de custo de fornecedor.

– Tabela de simulação de preço de consulta de produto.

(9) Critério de Atualização de Preços no Recebimento
Esse critério será aplicado quando, no processo de Recebimento, for usada a função de Atualização de Preço e então será definido o critério para a operação de atualização de preços quando do recebimento de uma nota fiscal. Esse critério será verificado no:


– Recebimento

(10) Cálculo de Sugestão de AbastecimentoDetermina o critério que será considerado para verificar a necessidade de abastecimento. Esse critério de cálculo será aplicado nos processos de:


 Sugestão de Compra para fornecedor

 Abastecimento Automático pela Central de Distribuição.

(11) Tipo de Diferenciação de Preço por EmbalagemDefine se haverá variação de preço por quantidade de produto envolvida na venda, isto é, pela embalagem – determina se essa variação será feita dinamicamente ou de acordo com um valor fixo pré estabelecido. Essa diferenciação será utilizada na Precificação do produto.
(12) Preço Diferente por Embalagem
Define qual fator será considerado para diferenciação do preço por embalagem. Essa configuração será visualizada no Gerenciador de Preço no momento da definição do preço.
(13) Tipo Alteração Família Associada
O conceito de Família Associada define a ‘união’ de produtos iguais que são comercializados em embalagens diferentes. O campo define se a alteração de preço por embalagem, quando utilizada, se será aplicada às famílias associadas ou apenas a família daquela empresa da divisão.


O Parâmetro ‘Tipo Alteração Família Assoc.’ foi implementado para definir o tipo de alteração de preço a ser realizado para os produtos associados, e é apresentado em tela somente quando o ‘UTIL_PRECO_FAMILIA_ASSOCIADA’ estiver configurado para a opção ‘S’, e oferecerá as opções abaixo:-
 – Não utiliza:- Opção padrão apresentada pela aplicação, à ser utilizada quando a empresa não utilizará precificação para produtos associados.
 – Somente as embalagens correspondentes:- Opção à ser utilizada somente quando a alteração de preços dos produtos associadas ocorrerá somente as embalagens que foram correspondentes, comum aos produtos associados.
 – Todas as embalagens:- Opção à ser utilizada quando a alteração de preços dos produto associados ocorrerá para todas as embalagens dos produtos associados, mesmo que sejam diferentes.

(14) Administrar Preços Conforme as AlteraçõesDetermina em qual momento será feita a averiguação de alterações de custo dos produtos. Essa administração é feita no Gerenciador de Preço.
(15) Parâmetros Administrar Preço Ao determinar no campo “Administrar Preços Conforme as Alterações” que a administração será baseada em acréscimos/decréscimo, a porcentagem desses valores devem ser informadas para aplicação da regra.
(16) Tributação PadrãoDefine a tributação que será usada como padrão para os novos cadastros de famílias, mas essa tributação padrão só é inserida no cadastro de família caso o usuário informe a divisão no cadastro da família, através do botão divisão do cadastro da família, onde também pode ser verificada a informação.
(17) % Limite do Custo Líquido do Produto para Associação a Verba de BonificaçãoDetermina um valor limite para permitir a associação a uma bonificação.
(18) Títulos de Níveis para CategoriasInforma como as categorias de produtos devem ser estruturadas para serem aplicadas no Cadastro de Categoria, definindo os níveis de especificidade.
(19) Método de Cálculo de CustosDetermina como será a atualização do custo gerencial de um produto. O método do cálculo de custos é dividido entre as opções Custo Médio e Custo da Ultima Entrada.


A informação de Custo do produto pode ser verificada na Consulta de Produtos, por exemplo.

(20) Tipo do Cálculo de MargemDefine onde o sistema deve buscar a margem (% de lucro) para estabelecer uma sugestão de preço. Essa margem será aplicada no cadastro do produto. A configuração de valores da margem será feita na:


 Classificação ABC

(21) Cálculo RentabilidadeDefine como será apurada a Rentabilidade da empresa. Essa informação será exibida nos Relatórios ABC.
(22) Crédito ICMS/PIS/Cofins bonificaçãoO campo define se a divisão gera os créditos de ICMS, PIS, COFINS para notas recebidas em bonificação e a informação poderá ser verificada na Consulta de Produtos, por exemplo.
Nota: Os campos Tipo de Categoria Utilizada para Desconto de Medicamentos Fator de Atualização PMC são específicos para farmácias.