Emitir a nota fiscal de devolução ao fornecedor.
Permite que retorne o saldo para a nota de referência, quando uma operação de Emissão de Entrada for realizada referenciando uma nota de saída que foi emitida anteriormente.
O usuário emite uma nota fiscal de devolução que referencia uma nota de compra, onde o saldo disponível para devolução é zerado, porém, com o passar do tempo é identificado que a nota fiscal foi gerada incorretamente. Dessa forma, é realizado a emissão de uma nova nota de entrada para a pessoa da empresa, para que assim, a mercadoria volte para o estoque e se emita uma nota de devolução corretamente.
Quando essa situação ocorre o usuário não consegue emitir outra nota de devolução pois o saldo não retorna para a nota de compra, isso acontece devido a pessoa da nota de retorno ser a pessoa da empresa que emitiu a nota.
Ter permissão na aplicação.
Caso o Parâmetro dinâmico GERA_TRIB_SAIDA_DEV esteja marcado como S, o sistema calcula os valores dos tributos baseado na Tributação UF, abas Saída Devolução.
Caso o Parâmetro dinâmico GERA_TRIB_SAIDA_DEV esteja marcado como N, o sistema calcula os valores dos tributos baseado na Nota de referência selecionada para cada item.
Caso uma destas Notas possua uma ou mais Notas de Complemento referenciadas o sistema exibe uma mensagem de confirmação As Notas selecionadas possuem uma ou mais Notas de Complementos referenciadas. Deseja utilizá-las para cálculo das Tributações?
Se o usuário escolher sim, o sistema agrega os valores das tributações destas Notas, referente a cada item selecionado, para realizar os cálculos.
Módulo Recebimento > Atacado/Varejo – Devolução NF Fornecedor – MAX5020
Para visualizar os parâmetros dinâmicos relacionados a esta atividade acesse o menu da aplicação, opção Parâmetro Dinâmico Relacionado, conforme imagem abaixo.
Imagem 1 – Devolução NF Fornecedor
Acesse: Módulo Recebimento > Atacado/Varejo – Devolução NF Fornecedor
Selecione a Empresa.
Clique no botão CGO.
Na tela Pesquisa de CGO, selecione o CGO de Devolução. Clique no botão Retornar.
Imagem 2 – Devolução NF Fornecedor
Clique no botão Fornecedor.
Na tela Consulta Fornecedor, selecione o fornecedor e clique em Retornar.
Clique no botão Forma Pagamento.
Selecione a forma de pagamento e clique no botão Retornar.
Clique no botão Condição de pagamento.
Selecione a condição de pagamento e clique em Retornar.
Clique no botão F6 NF Referência.
Imagem 3 – Devolução NF Fornecedor
Na tela Nota Fiscal Referência utilize os filtros: Número NF, Série, Entrada NF e Produto para encontrar a nota que será emitida a devolução. Após preencher os filtros desejados clique no botão Selecionar <F8>.
Selecione a nota fiscal e marque o item que será emitida a devolução, conforme indicado na imagem abaixo.
Em seguida, clique no botão Retornar.
Imagem 4 – Devolução NF Fornecedor
O sistema incluirá as notas selecionadas no campo Observações da nota Fiscal da tela anterior.
Para cada Nota selecionada. Ex: Ref. NF: 2009, Série 1, de 25/07/2019, Vlr. orig: 96,91.
Para cada Nota de Complemento caso exista. Ex: Ref. NF Compl.: 1234, Série 1, de 30/07/2019.
Na tela Devolução NF Fornecedor clique no botão Gera Nota.
Imagem 5 – Devolução NF Fornecedor
Na tela Emissão de Notas Fiscais, clique no botão Enter – Imprimir.
Imagem 6 – Devolução NF Fornecedor
Na geração do XML o sistema inclui todas as Notas referenciadas (também as de complemento, caso existam) na tag refNFe.
No documento técnico DSUPREC-11980 DT Devolução NF Fornecedor - Não realizar baixa de perda foi implementada a inovação que, quando o CGO utilizado na geração da nota fiscal de devolução possuir a flag Lançar Proporção de Baixa do Produto Base marcada (tanto para tipo de uso Emissão de NF, quanto para Operação Interna), e no cadastro do produto a ser devolvido houver Proporção Perda Automática informada, o processo de devolução não considerará o processo de proporção de perda automática.