Objetivo

Visualizar as diferenças de informações de cadastro e preços dos medicamentos importados do webservice da ABCFARMA e compará-los as informações do ERP Consinco.

ABCFARMA é a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico  que disponibiliza mensalmente informações de produtos farmacêuticos e atualizações dos preços tabelados.

A Consinco disponibiliza um serviço que irá consultar o webservice da ABCFARMA, importar as informações disponibilizadas pelas associação e compará-las com informações existentes no Consinco, deixando-as disponíveis para análise e permitindo que as diferenças sejam aprovadas ou reprovadas.

A partir da análise da diferença de informações entre ABCFARMA e Consinco, é possível aprovar ou reprovar as diferenças.

Ao aprovar o sistema passará a considerar as informações provenientes da ABCFARMA, atualizando o cadastro do medicamento, preço máximo ao consumidor (PMC) e preço fabricante (PF).

Caminho

SM Web > Medicamentos – Aprovação de Divergência – SM_MEDWEB001.

Pré-Requisitos e Restrições

A associação recomenda que a consulta ao webservice seja executada apenas uma vez por mês, caso contrário, o acesso ao webservice poderá ser bloqueado.

Comercializar medicamentos e ser associado da ABCFARMA.

  • O cliente  deverá possuir a senha da ABCFARMA.

Ter o cadastro das tributações no ERP Consinco.

Ter configurado as inconsistência e aprovações.

Ter implantado e configurado o serviço que faz a consulta ao webservice da ABCFARMA.

Ter configurado o agendamento para execução do serviço.

Passo a Passo

Utilizando os Filtros

Informe:

  • Mês e ano: Esses filtros já serão preenchidos automaticamente de acordo com o mês atual.
  • Divisão: Exibirá apenas as divisões configuradas no serviço que faz a integração ao webservice da ABCFARMA.

Filtro: Filtrar Produtos

Utilize o filtro Preços Monitorados para consultar todos os produtos que possuem configurado na aplicação Cadastro da Família o indicador de Preço Monitorado.

Imagem 1 – Aprovar Divergências

Filtro: Atualizações de Cadastro

Nota: As opções do filtro para atualização de cadastro não poderão ser selecionadas em conjunto com o filtro de PMC (Preço Máximo Consumidor).

Marque as informações de cadastro que deseja analisar as inconsistências, tais como:

  • Comparar o tipo de lista tributária do produto (lista positiva, negativa ou neutra);Será feita a validação com a informação do Cadastro de família.Caminho: Módulo Cadastro > Produto > Família > aba: Medicamentos > campo: Lista de medicamento.

Imagem 2 – Cadastro de Família

Considerando que:

Lista Positiva: Medicamentos isentos de PIS/COFINS.

Lista Negativa: Medicamento monofásico, ou seja, uma só fase de pagamento, onde somente a indústria ou importado paga o PIS/COFINS e o restante da cadeia como distribuidor e varejo não precisa pagar mais sobre o medicamento.

Lista Neutra: A aplicação do imposto é normal, ou seja, tem um crédito na compra e um débito na venda.

  • Comparar a informação de registro no Ministério da Saúde (Código da ANVISA);Será feita a validação com a informação do cadastro do produto.Caminho: Módulo: Cadastro > Produto > Produto > campo: Código Anvisa(Reg Ministério).

Imagem 3 – Cadastro de Produto

  • Comparar o indicador de tipo de produto (Genérico, Similar, etc);Será feita a validação com a informação do cadastro de família.Caminho: Caminho: Módulo Cadastro > Produto > Família > aba: Medicamentos

Imagem 4 – Cadastro de Família

  • Comparar alíquota padrão de entrada de IPI;Será feita a validação com a informação do cadastro de família.Caminho: Módulo: Cadastro > Produto > Família > aba: Dados Fiscais > campo: Alíquota padrão de entrada.

Imagem 5 – Cadastro de Família

  • Comparar Princípio Ativo;Será feita a validação com a informação do cadastro de produto.

Caminho: Módulo Cadastro > Produto > Produto > aba: Medicamento > Princípio ativo.

Imagem 6 – Cadastro de Produto

Filtro: Atualizações de Preço Fabricante

Informe os intervalos de reajustes que deseja consultar para análise do preço fabricante (PF). Se nenhum percentual de comparação for informado, todas as diferenças serão exibidas.

Além do reajuste também é possível filtrar por UF. Neste caso, serão exibidas apenas as UFs que possuem empresas cadastradas na divisão selecionada anteriormente.

Imagem 7 – Aprovação de Divergência

Filtro: Atualizações de Preço Máximo Consumidor

Informe os intervalos de reajustes que deseja consultar para análise do preço máximo ao consumidor (PMC). Se nenhum percentual de comparação for informado, todas as diferenças serão exibidas.

Além do reajuste as diferenças de PMC podem ser filtradas por Empresa e Segmento.

Imagem 8 – Aprovação de Divergências

Filtro: Ordenar por

Selecione se deseja visualizar as informações ordenadas por nome ou % diferença.

Após informar os filtros desejados, clique em Filtrar para ativar a pesquisa.

Após fechar a tela de filtros, caso queira acessá-la novamente, clique no ícone Pesquisar – F8.

Imagem 9 – Aprovar Divergências

Analisando as Divergências

Os registros retornados após a ativação dos filtros serão exibidos na tela para análise das informações atuais do Consinco, que serão exibidas na coluna Atual e as informações disponibilizadas pela ABCFARMA, que serão exibidas na coluna Novo.

Devido ao grande volume de dados retornados na consulta ao webservice da ABCFARMA, nos registros retornados na pesquisa poderão ser aplicados os filtros EAN e Nome(nome do medicamento).

Tanto as colunas Atual e Novo e %DIF como as colunas EAN  e Nome poderão receber os filtros: Igual a, Menor que, Contém, etc.

Clique no ícone do filtro, indicado na imagem abaixo, para utilizar esse recurso.

Imagem 10 – Aprovação de Divergências

Os registros referentes as divergências de PMC serão exibidas por empresa e segmento, com possibilidade de filtrar por empresa e/ou por segamento.

Os registros referentes as divergências de PF serão exibidas por UF, quando todas as empresas do grupo forem da mesma UF, será gerada somente uma linha por UF.

Os resultados sempre serão agrupados pelo tipo de alteração e pela ordenação definido nos filtros da pesquisa, conforme a imagem abaixo onde os registros estão ordenados por alterações do PMC.

Imagem 11 – Aprovação de Inconsistência

Ao clicar em uma linha serão exibidos detalhes das informações importadas da ABCFARMA, que poderão ser exportadas para arquivo .pdf.

Clique no ícone indicado na imagem abaixo para realizar a exportação.

Imagem 12 – Aprovação de Inconsistências

Aprovando/Reprovando Diferenças

Após analisar as informações, o usuário poderá aprovar a diferença, ou seja, considerar como válida a informação da ABCFARMA, ou reprovar a diferença, ou seja, considerar como válida a informação atual do ERP Consinco.

Para realizar a aprovação/reprovação, siga os procedimentos abaixo:

Selecione os registros que irá aprovar/reprovar clique nos ícones indicados na imagem abaixo.

Para aprovar, clique no ícone Aprovar – F9.

Para reprovar, clique no ícone Reprovar – F10.

Imagem 13 – Aprovação de Inconsistências

Nota: Ao aprovar o PMC de um produto ele será atualizado por empresa e segmento para todas as embalagens ativas para venda.

Quando a coluna ‘Novo’ vier com o valor ‘0’ (zero) ou ‘nulo’, entende-se que há alguma inconsistência entre a configuração da alíquota no sistema e a informação retornada pela ABCFARMA. Nesses casos recomenda-se ajustar as configurações de inconsistências e revalidá-las.

Para gerar uma relatório com as informações importada da ABCFARMA, clique no ícone ‘Relatório’ indicado na imagem abaixo.

Imagem 14 – Aprovação de Inconsistências

Atividades Relacionadas

Configurar Inconsistências e Aprovações

Consultar Logs de Aprovações

Consultar Informações dos Medicamentos