Árvore de páginas

Objetivo 

Para criar uma forma de atendimento personalizada e atrair mais clientes, oferecendo, por exemplo, descontos, algumas redes varejistas classificam seus clientes em Grupos.

Neste documento está descrito o passo a passo de como: Inserir Novo Grupo, Editar Informações do Grupo, Excluir Grupo e Filtrar Regras.

Caminho

E-commerce > Clientes > Grupos

Pré-Requisitos e Restrições

O cliente deve ter sido cadastrado previamente.

Atualizar o sistema para a versão em que foi liberada a iniciativa 222736 ou versão superior.

Passo a Passo

Incluir Grupo

Na tela Grupos, clique em Inserir Novo Grupo.

Imagem 1 – Inserir Novo Grupo

A tela Novo Grupo de Clientes será exibida.

Em Dados Gerais, informe o Nome do grupo.

Imagem 2 – Nome do grupo

Em Clientes, clique em Incluir Novo Cliente.

Imagem 3 – Incluir Clientes

Informe o CPF/CNPJ ou o E-mail.

Nota: o cliente deve ter sido cadastrado anteriormente.

Clique em Salvar.

Imagem 4 – Salvar

Os clientes que foram incluídos no grupo serão exibidos na tela Novo Grupo de Clientes.

Nota: Caso deseje excluir um cliente, clique em Excluir cliente do grupo.

Clique em Salvar.

Nota: É possível inserir vários clientes ao grupo, por lote, através da importação de uma lista. Para isso, clique em  Importar lista de clientes.

Imagem 5 – Importar lista de clientes

Clique em Enviar Arquivo e selecione um arquivo de extensão .csv.

Para mais informações sobre o arquivo, clique em Clique para saber mais sobre a estrutura do arquivo.

Imagem 6 – Enviar Arquivo

Será exibida a tela Detalhes do Arquivo para Envio, contendo todas as informações  em relação ao formato do arquivo.

Imagem 7 – Detalhes do Arquivo para Envio

Após importar a lista, será exibida a tela Confirmar dados para Upload.

Serão apresentados os dados Total, Registros consistentes e Registros inconsistentes, assim como uma tabela contendo o CPF/CNPJ e Nome de cada cliente.

Nota: os Registros inconsistentes ficarão marcados em vermelho.

Clique em Salvar.

Imagem 8 – Confirmar dados para Upload

Os clientes que foram incluídos no grupo serão exibidos na tela Novo Grupo de Clientes.

Nota: Caso deseje excluir um cliente, clique em Excluir cliente do grupo.

Clique em Salvar.

Imagem 9 – Salvar

Na tela Grupos, será exibida uma tabela contendo o Nome do grupo criado, assim como a Qtde de Clientes.

Imagem 10 – Nome e Qtde Clientes

Editar Grupo

Para alterar as informações de um grupo, clique em Editar Informações do Grupo.

Imagem 11 – Editar Informações

A tela Editar Grupo de Clientes será exibida.

Realize as alterações necessárias e clique em Salvar.

Imagem 12 – Salvar

Excluir Grupo

Para excluir um grupo de clientes, clique em Excluir Grupo.

Imagem 13 – Excluir Grupo

Será exibida uma mensagem. Clique em OK para confirmar a exclusão.

Imagem 14 – Mensagem

Filtrar Regras

Para filtrar as regras, clique em Central de Promoções por Grupo de Cliente.

Imagem 15 – Filtrar

A tela Central de Promoção – Regras de Incentivo será exibida.

As regras de incentivo do tipo Desconto por Grupo de Clientes, por padrão, serão exibidas.

Imagem 16 – Regras de Incentivo do tipo Desconto por Grupo de Clientes

Na área Filtro, informe um dos filtros disponíveis: Loja, Nome ou parte do nome da regra, Data de Cadastro, Data de Vigência, Tipo, Status, Nome ou parte do nome do grupo.

Nota: Em Nome ou parte do nome do grupo, por padrão, virá selecionado o nome do grupo no qual clicou em Central de Promoções por Grupo de Cliente, no menu Grupos, aba Grupos.

Imagem 17 – Tela Grupos x Tela Central de Promoção – Regras de Incentivo

Clique em Aplicar Filtro.

Imagem 18 – Aplicar Filtro

Os registros, de acordo com o que foi informado nos filtros, serão exibidos.

Aula Interativa

Assista a nossa aula interativa para ter uma experiência de uso passo a passo desta atividade, e conseguir chegar ao seu objetivo!

Aula Interativa

Atividades Relacionadas

Configurar acesso ao menu Central de Promoções

Configurar Regra de Incentivo – Desconto de produto por grupo de clientes

Vincular clientes à um ou vários grupos