Migração da Nova Requisição

    A partir da versão 12.1.2410, a funcionalidade da Nova Requisição foi migrada para o PEP e passa a ser identificada como Solicitação de Mat/Med. 

    01. VISÃO GERAL

    A tela pode ser acessada através do menu Cuidados com o paciente > Farmácia > Nova requisição.

    Nesse processo são exibidas apenas as requisições geradas a partir desse menu, é permitido filtrar os registros com o filtro padrão do RM.

    Ao adicionar ou editar um item é exibida a tela abaixo. Devem ser preenchidas as informações necessárias para a gravação da requisição e algumas informações serão preenchidas automaticamente após selecionar o atendimento. O usuário deverá selecionar os itens e  poderá "Salvar" ou "Enviar requisição".

    O botão "Salvar" grava as alterações na requisição e seu status fica como pendente. 

    O botão "Enviar requisição" salva as informações alterando o status da requisição para Enviada - destina a requisição para o Painel de Dispensação. Após o envio todo o processo seguirá no Painel de dispensação, inclusive o cancelamento.


    Quando selecionado um paciente externo automaticamente a data e hora da requisição será alterarda para a data de entrada do paciente.

    02. Regras Gerais

    Apenas atendimentos com parcial em aberto podem ser selecionadas para a criação da requisição.

    O usuário deverá ter as permissões necessárias para o tipo de movimento.

    O usuário deverá ter as permissões necessárias para o local de estoque.

    Será necessário informar pelo menos 1 item para permitir salvar a requisição.

    A requisição permite lançar materiais (consignados, OPME, e item especial) que atendam as regras de farmácia e convênio, não é associado a nenhuma prescrição já criada.

    A requisição permite lançar medicamentos que atendam as regras de farmácia e convênio e que tenham sido prescritos como à critério médico ou se necessário e é associada a prescrição já criada, serão aplicadas as regras de validade da prescrição e caso não seja mais válida não será possível completar o lançamento.

    Os campos data e hora não permitem alterações. 

    Não é permitido requisitar itens do tipo oncológico.

    A requisição de kit ocorre normalmente obedecendo as regras do cadastro de kit.

    Materiais serão solicitados apenas pela unidade de controle e será bloqueado a alteração da unidade.

    Itens compostos e Kits serão requisitados com as unidades configuradas no cadastro, e também não permitirão a alteração da unidade de medida.

    Para medicamentos, a unidade de medida poderá ser alterada, respeitando as unidades cadastradas em "Unidade de Dosagem".

    03. Troca de usuário

    A troca de usuário pode ser realizada desde que atenda as regras de permissão aplicadas ao usuário para manipulação de requisições, Os seguintes parâmetros também serão utilizados no processo:

    1 - "Solicita Login/Senha ao processar requisição" que está em parâmetros gerais. Este parâmetro força o usuário a trocar de usuário sempre que fizer uma requisição.

    2 - "Não exige login ao CRIAR nova requisição" que está em parâmetros por estação de trabalho. Este parâmetro libera ou não aquela máquina específica a ser forçada a trocar de usuário da mesma forma que é feita com o primeiro parâmetro. O valor deste parâmetro sobrepõe o parâmetro explicado anteriormente. 

     



    01. Mensagens e comportamentos do processo

    01.01 A prescrição não é válida ou não possui esse item.

    Ao tentar inserir um medicamento numa requisição na qual o medicamento não foi prescrito como se necessário ou à critério médico será exibido esse alerta.

    Ele também ocorre quando a prescrição não é mais válida. A quantidade de dias na qual uma prescrição é válida fica cadastrado na aba PEP RM no cadastro da Unidade de Atendimento.

    01.02 Não é permitido requisitar item que seja Oncológico.

    Esse erro ocorre ao inserir um item na requisição que contenha alguma das características citadas no erro. Você pode alterar isso no cadastro do produto no anexo Informações TOTVS Saúde.

    01.03  Esse item é bloqueado no Centro de Custo da requisição ou do atendimento do paciente.

    Esse erro ocorre ao inserir um item na requisição que contenha bloqueio por centro de custo informado na requisição ou do atendimento do paciente se não for informado na requisição. Ao selecionar alguma opção do Bloqueio por centro de custo nas Informações TOTVS Saúde.

    É liberada a aba Bloqueio/Liberação por centro de custo onde você pode adicionar os centros de custos.


    • Sem rótulos