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  • Apoio para Identificação de Falhas S@T e MFe


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Moda

Módulo:Totvs Moda PDV
Função:Material de apoio para identificação de falhas S@T/MFe


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Facilitar identificação de falhas na emissão de documento fiscal SAT e MFe, ocasionados geralmente por nova instalação/atualização do TOTVS Moda PDV.

03. SOLUÇÃO

Há dois motivos para falhas não identificadas no SAT e/ou MFe, o misterioso erro |06010|1999|Rejeição: Erro não desconhecido ou |06010|1999|Rejeição: Erro não identificado|.

Geralmente, esse erro ocorre por dois motivos: 

  • Falha de comunicação com o aparelho SAT/MF-e este, pode acontecer quando o dispositivo estiver bloqueado, com falha e são indicados por algumas luzes de led no próprio aparelho;
  • Falha de esquema no arquivo XML, este por sua vez, muito mais comum e cabe uma boa investigação para identificação, segue algumas dicas e validações a serem verificadas caso a opção acima seja descartada.

Localizando o XML

O Totvs Moda PDV sempre salva os arquivos de comunicação que ele faz com o SAT, ou seja, os XMLs de envio e de retorno, além do log do próprio fabricante:

  • Arquivo Xml gerado pelo Totvs Moda PDV → C:\VirtualPDV\VirtualPDVWebService\App_Data\Dfe\CFe-numero-gerado-aleatorio-cfe.xml;
  • Arquivo de log do fabricante pode estar nas pastas → C:\VirtualPDV\VirtualPDVWebService\ ou C:\VirtualPDV\, o nome varia de fabricante por exemplo: bematech → estará na pasta C:\VirtualPDV\VirtualPDVWebService\bemaSATlog_dia-mes-ano.xml;
  • Arquivo gerado pelo aplicativo de ativação do fabricante, estará dentro da pasta de instalação do aplicativo, o aplicativo possui log e pode ser utilizado para descobrir possíveis erros.

Após localizar os logs, deve-se validar as informações contidas na emissão/cancelamento.

Para validação podemos usar um aplicativo de um fabricante, ele é gratuito e pode ser baixado aqui.

Para utilização basta seguir os seguintes passos:

1- Descompacte o arquivo baixado e abra o InteliSAT.exe.


















2- Agora você precisa validar o XML. Para isso, clique em EnviarDadosVenda, acesse a aba Comando, clique no botão "..." para que possa selecionar o arquivo a ser validado e por ultimo, clique em Validar XML.

Caso algum erro de esquema seja localizado no arquivo, ele vai apresentar o valor e o campo com erro, conforme imagem a seguir: 

Neste exemplo podemos verificar que o campo cAdmC está com o valor 25, que segundo o Manual do SAT cAdmC é Credenciadora de cartão de crédito ou débito e deve ter 3 caracteres de tamanho.

Como podemos ver, cada campo possui um tamanho mínimo e máximo, quantidade de ocorrências e o valor aceito para cada campo, é importante que o arquivo xml encontrado nos locais descritos acima atendam estas especificações. 

Verificando a Comunicação

Sobre a comunicação os passos a serem verificados são os seguintes: 

  1. Abra o aplicativo de ativação do fabricante (geralmente ele se encontra na área de trabalho) e tente realizar os testes fim a fim. Esse teste vai verificar se a comunicação está normal entre a máquina e o aparelho.
    Se o retorno do teste também for "Erro Desconhecido", o recomendável é que se entre em contato com o suporte da fabricante para que possam verificar o problema da conexão.
  2. Quando os testes pelo aplicativo retornam sucesso, temos que verificar a DLL de comunicação e a porta de comunicação.
  3. DLL : Acesse o portal da fabricante e realize o download da versão da DLL compatível com o aparelho SAT utilizado no cliente e salve na pasta \VirtualPDVWebService\Resources\DLLs. Verifique se essa pasta onde a DLL está, possui permissão total de acesso e que ela também não esteja sob verificação do antivírus;
  4. PORTA : Tente desligar o aparelho e trocar a porta USB em que ele está conectado à máquina. Se possível, tente reiniciar a máquina também.

Algumas marcas possuem algumas particularidades para que a comunicação funcione sem problemas.

  • Dimep: juntamente com a DLL de comunicação, deve-se colocar a zlib.dll;
  • Bematech: essa marca possui um arquivo de configuração chamado bemasat.xml. Ele estará nas pastas de instalação da bematech. Edite esse arquivo e vai encontrar uma opção de configuração de porta. A porta COM configurada nesse arquivo, deve ser a mesma na qual o equipamento está conectado (é possível confirmar a porta USB do aparelho, pelo gerenciamento do computador).

05. ASSUNTOS RELACIONADOS

IMPORTANTE!

Ao analisar os xml's de emissão/cancelamento sempre verificar caracteres especiais, espaços extras antes ou depois da descrição, valores incorretos ou separador por vírgula também são causadores de erro desconhecido.