Objetivo
Incluir custos que foram utilizados para o bem não relacionados anteriormente.
Módulo Patrimonial > Menu Movimentações > Inclusão de Custos Extras de Bens - Dados de Documentos - DOM0041
Possuir permissão para utilização do módulo Patrimonial e suas aplicações.
Possuir ao menos um bem incorporado. Acesse a documentação.
Possuir fornecedor cadastrado. Acesse a documentação.
Possuir Tipos de Documentos cadastrados. Acesse a documentação
Possuir modelos de documentos cadastrados. Acesse a documentação.
Acesse a aplicação, clique no menu Movimentações e em seguida, clique na aplicação Inclusão de Custos Extras de Bens.
Imagem 1 - Inclusão de custos
Caso estiver logado na Empresa Matriz, o sistema permitirá que selecione a empresa para qual deseja realizar a inclusão, porém quando estiver logado em empresa do tipo filial, este campo estará desabilitado para edição registrando o processo na filial logada. Selecione a empresa que deseja realizar a operação.
Imagem 2 - Inclusão de custos
Informe o fornecedor responsável pela emissão do documento fiscal em que está escriturado.
Ao clicar no botão Fornecedor, o sistema exibirá a tela de consulta, Pressione o botão de consulta para listar os fornecedores cadastrados.
Imagem 3 - Inclusão de custos
Selecione um fornecedor e clique para retornar à tela anterior.
Imagem 4 - Inclusão de custos
Clique no campo tipo de documento e selecione o documento que está sendo incluído.
Imagem 5 - Inclusão de custos
Se o movimento de Inclusão for estornado este campo não será passível de edição, sendo assim, se houver necessidade de edição o usuário deverá excluir este documento e realizar um novo cadastro.
Digite o número do documento.
Imagem 6 - Inclusão de custos
A numeração informada neste campo será gerada no campo 06 do registro G130 do SPED ICMS IPI quando o bem escriturado for configurado para realizar aproveitamento de crédito de ICMS (CIAP). O campo 06 (NUM_DOC) é um campo Obrigatório para o registro G130
Digite o número de série do documento.
Imagem 7 - Inclusão de custos
A série informada neste campo será gerada no campo SERIE do registro G130 do SPED ICMS IPI quando o bem escriturado for configurado para realizar aproveitamento de crédito de ICMS (CIAP). O campo SERIE é um campo Obrigatório para o registro G130
Informe a data de emissão do documento fiscal em que consta escriturada a aquisição do bem.
Imagem 8 - Inclusão de custos
Informe a data de saída do documento fiscal emitido.
Imagem 9 - Inclusão de custos
Informe a a data em que o documento fiscal foi recebido pela empresa
Imagem 10 - Inclusão de custos
Informe a data em que efetivamente foi realizada a entrada do custo realizado.
Imagem 11 - Inclusão de custos
Clique no botão Modelo e selecione o modelo do documento e clique para retornar à tela anterior.
Imagem 12 - Inclusão de custos
O Modelo informado neste campo será gerado no campo COD_MOD do registro G130 do SPED ICMS IPI quando o bem escriturado for configurado para realizar aproveitamento de crédito de ICMS (CIAP). O campo COD_MOD é um campo Obrigatório para o registro G130 e deverá possuir 02 (dois) dígitos.
Informe a chave de documento fiscal eletrônico em que consta escrituração de aquisição do Bem.
Imagem 13 - Inclusão de custos
A chave de acesso informada neste campo será gerada no campo CHV_NFE_CTE do registro G130 do SPED ICMS IPI quando o bem escriturado for configurado para realizar aproveitamento de crédito de ICMS (CIAP). O campo CHV_NFE_CTE é um campo Obrigatório para o registro G130 quando o modelo associado ao bem trata-se de um documento fiscal eletrônico.
Selecione a opção frete caso precise realizar o rateio dos custos de frete escriturado em um Documento Fiscal para mais de um bem.
Imagem 14 - Inclusão de custos
Quando esta opção é configurada, os custos extras serão escriturados como incorporação de Frete e os valores de ICMS (quando houverem) serão escriturados no campo VL_IMOB_ICMS_FRT do registro G125 e os valores das parcelas de CIAP (quando houverem) serão somados aos valores de CIAP do bem principal no campo (VL_PARC_PASS) do registro G125.
Informe os valores expressos no documento fiscal. Os valores informados nestes campos serão consistidos com o somatório dos valores informados nos itens(bens) da nota Fiscal, porém essa consistência não é impeditiva para conclusão do processo de incorporação, mas sim um alerta ao usuário. Após informar todos os valores, clique no botão Custos para vincular bens a esse documento:
Imagem 15 - Inclusão de custos
Clique no botão para inserir os custos extras no bem.
Imagem 16 - Inclusão de custos
Após a inclusão do custo extra, clique no botão para pesquisa do documento.
Imagem 17 - Inclusão de custos
Localize, selecione o bem a ser associado e clique no botão para retornar à tela anterior.
Imagem 18 - Inclusão de custos
Clique no botão Custos.
Imagem 19 - Inclusão de custos
Clique no botão para criar uma nova linha.
Imagem 20 - Inclusão de custos
Pesquise e selecione o bem.
Imagem 21 - Inclusão de custos
Digite os valores correspondentes ao custo extra e clique no botão para atualizar e retorne à tela anterior.
Imagem 22 - Inclusão de custos
Clique no botão Incorporar para finalizar o processo de inclusão de custos extras.
Imagem 23 - Inclusão de custos
Selecione o movimento de aquisição e digite uma observação caso desejado. Finalizado, clique no botão para confirmar.
Imagem 24 - Inclusão de custos
Os custos extras foram incorporados ao bem. Clique no botão Ok.
Imagem 25 - Inclusão de custos