Esta documentação tem por finalidade demonstrar as etapas de implantação do eduCONNECT Pay utilizando o modelo E-commerce CyberSource.

A solução eduCONNECT Pay oferece aos alunos, pais e responsáveis a experiência de pagamento digital de forma mais simples e segura. Já para as instituições de ensino oferece recursos para reduzir a inadimplência e o custo operacional.

Os estudantes, pais e responsáveis, poderão cadastrar um ou mais cartões em sua carteira digital para pagamentos pontuais ou de forma recorrente. Poderão também negociar títulos vencidos e já realizar o pagamento com cartão.

As instituições de ensino terão mais facilidade no recebimento, além da diminuição na inadimplência por esquecimento, uma vez que o processo passa a ser totalmente digital e automático e pode substituir a forma atual de pagamento, geralmente feita por boleto bancário. Além disso a solução também gera eficiência operacional para as instituições de ensino, já que o processo de confirmação do pagamento e conciliação do recebimento também acntecerá de forma automática e integrada. 

O pagamento via eduCONNECT Pay pode ser realizado nos seguintes módulos:

  •   Novo Portal do Aluno
  •   Meu eduCONNECT
  •   Processo seletivo
  •   Vendas online.


  • O eduCONNECT Pay pode ser utilizado apenas no Novo Portal do aluno ou no aplicativo Meu eduCONNECT. O Aplicativo Meu eduCONNECT é comercializado separadamente do eduCONENCT Pay.


553px562

    • Requisitos de ambiente obrigatórios para implantação do eduCONNECT Pay.

      O modelo CyberSource estará disponível a partir da versão 12.1.31. Os testes devem ser efetuados sempre no último Patch disponível na release.

      Para que seja possível implementar o eduCONNECT Pay e disponibilizar o pagamento via cartão de crédito para os alunos, existem configurações de infraestrutura que precisam ser efetuadas.

      A liberação dos links e implementação do HTTPS devem ser realizadas em todo range de servidores, inclusive todas as camadas de instalação e os servidores de Backend. 

      O primeiro passo é implementar o certificado digital no Portal do aluno e no Host.

      Para que o pagamento seja disponibilizado no app Meu eduCONNECT, além de conceder permissão no Perfil do usuário, é necessário efetuar configurações no ISS relativas ao proxy.

      Para validar as orientações de configuração do servidor Web, basta clicar aqui. 

              Também é necessário solicitar liberação no firewall/proxy para os links que realizam a comunicação das API's entre os sistemas:

           


    Caso utilize Cloud TOTVS, será necessario efetuar a abertura de um ticket solicitando a liberação de todas as configurações acima, em todo o range de servidores do cliente.

    • Para saber mais sobre a liberação do botão "Pagamento" dentro do app Meu eduCONNECT clique aqui.

    Importante

    É imprescindível que a hora do servidor onde o processo será executado esteja de acordo com o horário de Brasília. A diferença até mesmo de minutos neste horário pode acarretar inconsistências no processo.


    • Parametrização TOTVS Gestão Financeira

    Nesta primeira etapa é necessário parametrizar os Tokens disponibilizados pela REDE, conta caixa e Meio de pagamento das bandeiras dos cartões que serão utilizados no processo.

    • Configurações Gerais

    Estas parametrizações podem ser realizadas através do menu Ambiente | Parâmetros | TOTVS Gestão Financeira | Contas a Receber | Baixas | Cartão de Crédito/Débito.

    Este usuário precisa ter a permissão de realizar baixas, pois será ele o responsável por baixar os lançamento automaticamente. 

    • Configurações E-commece


    Para visualizar as parametrizações desse modelo, selecione no combo-box Modelo E-Commerce a opção CyberSource.

    Na tela acima, devemos informar os Tokens (credenciais) disponibilizados pela REDE. Serão três códigos criptografados, chamados: Merchant ID, Key ID e Sharede Secret Key.

    Estas informações são disponibilizadas via e-mail após fechar o contrato com a REDE. 

    Após a seleção, os campos para configuração do CyberSource serão exibidos.

    Campos:

    • Ambiente Ativo: Indica qual ambiente será utilizado na comunicação com a CyberSource.
    • Merchant Id: Identificador do comerciante fornecido pela CyberSource.
    • Key Id: Identificador relacionado a Shared Secrect Key, criado ao gerar a Shared Secrect Key através do portal do cliente CyberSource.
    • Shared Secrect Key: Chave compartilhada gerada através do portal do cliente CyberSource.
    • Nº máximo de parcelas: Define o número máximo de parcelas no pagamento com cartão

      Caso o cliente parametrize o número máximo de parcelas no SERVIÇO, este valor será assumido, ao invés do que foi configurado na parametrização Nº máximo de parcelas do financeiro.


    • Bandeira

    É necessário que o cadastro das informações de bandeira seja preenchido, informando a conta caixa e meio de pagamento a ser utilizado.






    A conta caixa informada nesta tela deve ser uma conta Transitória (fictícia), pois o lançamento financeiro liquidado pelo pagamento com cartão, terá seu valor efetivamente recebido apenas dentro de 30 dias. Portanto, esta conta caixa servirá para contabilizar o valor A Receber da REDE.
    Este valor será efetivamente transferido para conta caixa banco, através do processo de conciliação, após 30 dias do pagamento.


    • Conciliação

      No parametrizador do Totvs Gestão Financeira em Contas a Receber | Baixas | Cartão de Crédito/Débito, selecione a opção Conciliação e na aba Geral:




    Novo modelo de previsão de recebimento com cartão: Ao marcar este campo, a taxa da REDE será cobrada integralmente na primeira parcela do lançamento, bem como, criará no extra de caixa e previsão de taxa no momento da baixa, conforme cadastro da taxa realizado no sistema. Entretanto, se não marcar, a taxa será fracionada nas parcelas do lançamento e não haverá sua previsão no estrato de caixa, no momento da baixa. 

    Conta/Caixa Conciliação: Neste campo deverá ser configurada a conta/caixa de depósito do valor efetivamente recebido da operadora. Os dados bancários informados nesta conta caixa devem ser os mesmos contratados na rede.

    Evento contábil default para extratos da conciliação: Neste campo deverá ser preenchido o evento contábil que realizará a contabilização dos extratos de caixa processados pela conciliação.

    Diretório de leitura arquivo de conciliação: Devemos informar também um diretório onde os arquivos de conciliação serão armazenados. Caso o cliente tenha contrato CLOUD, deverá abrir um ticket solicitando a criação deste diretório.


    Em seguida, seleciona a aba Cyber Source - Skyline:

    Usuário e Senha: São do Skyline e serão liberados ao fechar o contrato com o conciliador. Estas informações são enviadas via e-mail após conclusão da liberação pela REDE.

    URL Skyline: É onde haverá a comunicação do sistema com a REDE, informe está URL: https://secure1.nexxera.com/nexxeraws/v2/SkylineWSv2

    Esta configuração do Skyline também pode ser feita de forma distinta por filial na etapa Configurações por Filial.

    • Parametrização TOTVS Educacional: 

    Existem parâmetros específicos a serem habilitados no TOTVS Educacional para que o pagamento seja habilitado:

    Parametrização (Portal/Geral/11/15) - Habilitar o botão de pagamento no extrato financeiro do Portal do Aluno.


                                                                                                       

    • Parametrização (Tesouraria/Geral/2.2) - Habilitar parâmetro de recorrência para que seja apresentado na carteira digital do Porta/l.


               Para mais informações sobre o processo de recorrência clique aqui.


    • Parametrização no Educacional por tipo Serviço vinculado ao contrato financeiro: Pagar com cartão e número máximo de parcelas:

    Caso o tipo de SERVIÇO não esteja com a opção "Cartão de crédito" habilitada, o botão de pagamento com cartão NÃO será exibido no portal do aluno.



    A opção de pagamento com Débito NÃO está disponível para esta modalidade.


    • Permissões de usuário: Habilitação de permissão de usuário para permitir pagamento com cartão no portal e no app Meu eduCONNECT:

    • Permissão para pagar no aplicativo Meu eduCONNECT:



    • Permissão para acessar via Portal do aluno:

      O pagamento estará disponível tanto no Extrato financeiro quanto no Extrato financeiro (novo). Sugerimos que deixe apenas um dos extratos habilitado.


    • Teste de pagamento pelo Portal

      Após concluir todos pré-requisitos de infraestrutura e realizar as configurações citadas acima, é possível realizar os testes de pagamentos.

    • Ao acessar o extrato financeiro, a opção de pagamento com cartão será demonstrada:



    • Ao clicar na opção "Cartão" o usuário será redirecionado à carteira digital, onde será possível adicionar um cartão para realizar o pagamento:

    • Em seguida basta preencher os dados do cartão e clique em SALVAR:



    • Após salvar o cartão, o sistema irá solicitar o CVV e o registro poderá ser liquidado:


    • Após efetuar o pagamento teremos a confirmação exibida na tela:



    • O comprovante de pagamento pode ser impresso via relatório pelo sistema ou através do aplicativo Meu eduCONNECT.

    Introdução 

    A conciliação de recebimentos com cartão visa verificar se a transação realizada via cartão foi paga pela operadora e compensar o extrato gerado por esse recebimento no momento da efetiva entrada do valor na conta corrente da empresa. Para realizar esse processo, o sistema irá confrontar os dados relacionados a baixa pelo meio de pagamento cartão contidas no TOTVS Gestão Financeira com o extrato eletrônico disponibilizado pelas operadoras de cartão. Está disponível para os modelos de pagamento por cartão de crédito CyberSource e Adyen.

    • Permite a realização da conciliação financeira de forma automatizada
    • Maior agilidade e eficiência operacional.

    Parametrização do processo de conciliação - Aba Geral

    No parametrizador do Totvs Gestão Financeira em Contas a Receber | Baixas | Cartão de Crédito/Débito | Conciliação, deverá ser configurada a conta/caixa de depósito do valor recebido da operadora, bem como o diretório de armazenamento dos arquivos de conciliação.



    Conta/Caixa Conciliação: Nesta tela deverá ser configurada a conta/caixa de depósito do valor efetivamente recebido da operadora. Os dados bancários informados nesta conta caixa devem ser os mesmos contratados na rede.

    Evento contábil default para extratos da conciliação: Neste campo deverá ser preenchido o evento contábil que realizará a contabilização dos extratos de caixa processados pela conciliação.

    Diretório de leitura arquivo de conciliação: Devemos informar também um diretório onde os arquivos de conciliação serão armazenados. Caso o cliente tenha contrato CLOUD, deverá abrir um ticket solicitando a criação deste diretório.



    Parametrização do processo de conciliação - Aba CyberSource - Skyline 

    Os parâmetros Usuário, Senha e URL são fornecidos pela equipe de TechFin da Totvs e devem ser informados aqui quando o processo de conciliação da CyberSource for automatizado. Esses parâmetros são necessários para poder fazer o download dos arquivos automaticamente na Nexxera e sua conciliação dentro do RM.



    Skyline: As informações de usuário/senha do Skyline serão liberadas ao fechar o contrato com o conciliador. Estas informações são enviadas via e-mail após conclusão da liberação pela REDE.

    É necessário informar também a URL do Skyline, onde haverá a comunicação do sistema com a REDE:

    URL Skyline: https://secure1.nexxera.com/nexxeraws/v2/SkylineWSv2

    Esta configuração do Skyline também pode ser feita de forma distinta por filial na etapa Configurações por Filial.



    Parametrização do processo de conciliação - Aba Bandeira


    No parametrizador do Totvs Gestão Financeira em Contas a Receber | Baixas | Cartão de Crédito/Débito | Bandeira, deverá ser configurada a conta/caixa transitória que será responsável por armazenar o valor à ser recebido da REDE por 30 dias.
    Após estes 30 dias, mediante a execução do processo de conciliação, o sistema irá gerar automaticamamente um saque/transferência sacando o valor liqudo (descontando a taxa de admnistração) da conta transitória citada acima, e depositando na conta banco informada na etapa "conciliação".





    Interface da conciliação

    Disponível em Movimentações Bancárias | Cartão de Crédito/Débito | Conciliação:

    Nesta visão serão exibidas todas as conciliações existentes da coligada, permitindo o uso de filtros para seleção. Vinculadas a esta tela existe o anexo com as operações de venda e os processo de importação de conciliação, conciliação automática, conciliação manual e desfazer conciliação. 

    Tabelas envolvidas:

    FCONCILCARTAO: Conciliação de operações de vendas com cartão de crédito
    FCONCILIACAOGRPOPER: Resumo de Operações de venda

    Em Processos | Importação do Arquivo de Conciliação, será exibido uma tela para a execução da importação do arquivo de conciliação da CyberSource. O resultado desta operação será possível visualizar na visão de Conciliação do Cartão e na visão de Operações de Venda.


    • CyberSource: O processo de conciliação irá tratar os arquivos de Extrato de Transação, Extrato Financeiro, Extrato de Ajuste e Extrato de Antecipação, que é disponibilizado pelo Nexxera.

    • Importar e conciliar automaticamente: Garante que os arquivos importados já sejam processados pelo sistema

    • Arquivo único: Deve ser informado o arquivo a ser importado.

    • Múltiplos arquivos: O processo irá executar a importação de todos os arquivos identificados em função do formato disponibilizados no diretório indicado em "Pasta de leitura dos arquivos de importação". O arquivos de log de processamento por sua vez poderão ser salvos em pasta específica, desde que seja informado no diretório indicado em "Pasta onde o log será salvo (opcional)". Os arquivos processados poderão ter sua extensão renomeada com a extensão .old, caso seja marcada a opção para esta finalidade.

    • Skyline: O processo irá fazer o download dos arquivos de conciliação disponíveis no Skyline WS. Essa opção é habilitada somente para o modelo CyberSource. Quando a configuração for por filial executará o processo para cada filial parametrizada, além da execução por coligada.


    O processo de conciliação CyberSource baixa 4 arquivos:

    Extrato de Venda: Extrato de cartões onde são demonstradas todas as vendas efetuadas pelo estabelecimento e enviadas à Nexxera no log de vendas, em uma determinada data de referência. Este arquivo não gera movimentação nos extratos de caixa. Apenas marca a coluna "status conciliação" como "Conciliado", na visão de transações.

    Extrato Financeiro: Extrato de cartões onde são demonstradas todas as confirmações de pagamentos, referente a vendas já capturadas e demonstradas anteriormente pelas administradoras, para todos os estabelecimentos de um determinado grupo, em uma determinada data de referência. O processamento deste arquivo faz a movimentação automatica do exdtrato de caixa, transferindo o valor liquido (diminuindo a taxa) para a conta banco parametrizada.

    Extrato de Ajuste: Extrato de cartões onde são demonstradas todas as ocorrências de ajustes realizados pelas administradoras, sendo estes referentes a vendas ou não, para todos os estabelecimentos de um determinado grupo, em uma determinada data de referência.

    Extrato de Antecipação: Extrato de cartões onde são demonstradas todas as vendas efetuadas pelo estabelecimento e enviadas à Nexxera no log de vendas, em uma determinada data de referência. Para operadoras que trabalham com conceito de Resumo de Vendas, o registro é referente a liquidação antecipada do resumo ou parcela de resumo. Para operadoras que não trabalham com conceito de resumo, o registro será referente a venda antecipada, ou parcela de venda antecipada.




    Para saber mais:

    Meu eduCONNECT Pay

    Pagamento recorrente

    TOTVS Pagamento Instantâneo - PIX

    Conciliação

    Cadastrar Taxas

    Liberação do botão "Pagamento" no Meu eduCONNECT








    • Sem rótulos