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CONTEÚDO


01. VISÃO GERAL

Na opção "Minhas solicitações" será possível acompanhar de forma autoexplicativa o andamento das solicitações realizadas pelo funcionário e a evolução da mesma, visualizando-as agrupadas pelos seguintes status: 

  • Aprovadas
  • Reprovadas
  • Em Andamento
  • Enviar os documentos comprobatórios para aprovação
  • Liberação do empréstimo


      Esta opção poderá ser acessada através do aparelho móvel desejado acessando o aplicativo TOTVS MeuRH , pela barra de menus identificada na imagem abaixo  ( Mais >> TOTVS Consignado ) 

     

 Após clicar na opção "Minhas solicitações" será apresentada a tela contendo as solicitações já cadastradas no devido botão (Nova Solicitação) agrupadas por status. Para melhor compreensão dos dados e expandir o detalhamento das mesmas, clique sobre os registros apresentados conforme telas exemplo abaixo.

 


Dependendo da fase a ser verificada serão apresentados campos e botões que permitirão a você aplicar novas interações no processo ou mesmo apenas realizar a conferência dos dados transitados, nesta solicitação.

Expandindo o registro desejado através de um click sobre a informação , poderão ser exibidas informações como código identificador, data da solicitação,  status  e os botões de "Enviar documentos" e "Ver detalhes"  .



02. VER DETALHES

A opção "Ver detalhes" , exibirá um resumo detalhado das do informações referentes a solicitação expandida.

a. Valor a ser entregue em conta: contém informações sobre o valor que será depositado em conta bancária

b. Parcelas: quantidade total de parcelas solicitadas e o valor de cada parcela a ser descontado.

c. Previsão para desconto:  por padrão é definido como "Em folha de pagamento após a confirmação do contrato".

b. Detalhes: contém as informações detalhadas sobre a transação que será realizada após confirmação, demonstrando os dados da instituição de crédito, valor a ser entregue em conta, valor total a ser pago, valor em juros (valor total a ser pago -  o valor a ser entregue em conta) , alíquotas de operação transacionada em questão referente aos juros e taxas para aquela solicitação.

c. Salário Bruto Aproximado após Contratação: demostrará ao funcionário a título da previsão de comprometimento mensal de sua renda, dados para ciência de sua responsabilidade, são eles: salário bruto atual (mês) do funcionário, o valor mensal comprometido nas parcelas e o salário bruto aproximado após a contratação do empréstimo com o desconto da parcela. 

d. Conta para depósito: mostra os dados da conta bancária informada pelo funcionário para realização do depósito, após confirmação do contrato. Contém o nome do titular, a instituição de crédito, número da agência e da conta, tipo de conta e o código do banco.

   


03. ENVIAR DOCUMENTOS

Ao clicar em "Enviar documentos", o usuário será redirecionado para a tela em que deve escolher qual tipo de documento comprobatório de identificação pessoal desejará enviar para validação da instituição de crédito podendo ser: Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Motorista (CNH). 

ATENÇÃO:  O número do documento a ser enviado bem como os campos de data de emissão, uf de emissão, órgão emissor deverão ter sido previamente cadastrados no sistema ERP da empresa em que o funcionário trabalha. Caso contrário, o usuário não conseguirá fazer o envio de documentos.

Caso o documento não tenha sido cadastrado no ERP, o botão "Próximo" não será habilitado.

    


Caso algum dos campos da CNH, ou do RG (emissão, uf de emissão, órgão emissor) não tiver sido cadastrado no ERP o botão "Próximo" também não será habilitado.




IMPORTANTE: Somente será aceito arquivos do Tipo Imagem (.png, .jpg, jpeg)


Após clicar no botão "Próximo" na tela anterior, o usuário deverá selecionar a face da imagem comprobatória (as duas faces, tanto frente quanto verso, devem ser obrigatoriamente enviadas) e depois selecionar a opção "Enviar foto". Assim, será habilitado o botão "Continuar".

Ao clicar em "Continuar", o usuário será direcionado ou para a tela de Cadastro de Endereços, caso o usuário não tenha um endereço cadastrado, ou para a tela para envio de Comprovante de Residência, com a possibilidade de edição de um endereço previamente cadastrado. As possíveis situações estão descritas abaixo:


  • Usuário sem endereço cadastrado previamente - após clicar em "Continuar", será exibida a tela para que o cadastro do endereço seja feito. Após clicar em "Salvar", o usuário será direcionado à tela para envio de Comprovante de Residência.

 


  • Usuário com endereço cadastrado previamente - após clicar em "Continuar", será exibida a tela para envio de Comprovante de Residência, com a possibilidade de editar o endereço cadastrado. Caso essa edição do endereço seja necessária, basta clicar no ícone com formato de lápis, realizar as edições necessárias e clicar em "Salvar".




  • Caso durante a inclusão ou a edição do endereço o usuário deseje cancelar a ação, ele será informado de que os dados não salvos serão perdidos:




Com o endereço corretamente cadastrado, o usuário poderá enviar também a imagem de seu comprovante de residência.

As imagens enviadas poderão ter sido selecionadas tanto da galeria de fotos do aparelho utilizado, quanto tiradas na hora usando a câmera de seu aparelho, em boa qualidade.  

Após o envio das imagens obrigatórias, conforme passos anteriores, será exibida a tela de confirmação do envio dos documentos. Ao clicar no botão "Concluir", será redirecionado para o menu "Minhas solicitações" e, então, a solicitação terá seu status alterado para "Enviando Documentos". Agora aguarde, pois a instituição de crédito irá realizar a sua análise.

 

  


Atenção:

Após solicitar o empréstimo consignado e enviar os devidos documentos para análise da instituição de crédito parceira, caso ocorra alguma inconsistência na validação dos dados obrigatórios constantes no cadastro do funcionário solicitante, a solicitação será rejeitada pela instituição de crédito e terá seu status registrado como "Dados Inválidos" .

Para saber o detalhe desta inconsistência basta que o funcionário solicitante clique no ícone de informações  ao lado do status apresentado que será possível compreender o detalhe da reprovação em questão.
Após solicitar ao departamento responsável a devida correção, uma nova solicitação poderá ser efetuada .



04. ACEITAR TERMOS E CONDIÇÕES

Nesta fase após validação do recebimento dos documentos, a instituição de crédito irá disponibilizar um documento contendo os termos e aceites da transação em questão. Quando o documento estiver disponível, o status de sua solicitação passará para "Aguardando Assinatura" e para avançar com o processo, o funcionário terá que clicar no botão "Aceitar termos e condições" para ser direcionado à leitura da documentação relacionada com o contrato a ser efetivado, após o de acordo com os termos descritos.


A leitura atenta dos dados apresentados deverá ocorrer pelo funcionário solicitante. Para facilitar, acesse o documento através do link "Ler termos e condições". 

Após a leitura desse documento para avançar com a solicitação, será preciso marcar o campo "Aceito termos e condições". Ao clicar em "Confirmar solicitação", será necessário confirmar o aceite, dando sequência ao processo, confirmando o de acordo com o documento. Desta forma, a solicitação será direcionada para análise do RH e posterior da análise da instituição de crédito.

      


Após confirmada a solicitação na etapa anterior, o status da solicitação será alterado de acordo com a configuração da política do RH que poderá possuir aprovação automática ou não.

OBS.: Para mais informações sobre a política, acessar Cadastro de Política.

Caso a política esteja com o parâmetro "Aprovar automaticamente todas as solicitações" marcado, o status da solicitação será "Em análise pela credora"; se a política estiver com o parâmetro "Qual o prazo de aprovação?" marcado, o status será "Em análise pelo RH" ; se a solicitação for aprovada pelo RH, o status passará para "Em análise pela credora".

    


Se a solicitação for reprovada pelo RH ou pela instituição de crédito, ela passará para "Reprovadas" e será finalizada

  


Se a solicitação for aprovada pela credora, ela passará para "Aprovadas" e então será feito o depósito do valor na conta cadastrada.


05. TABELAS UTILIZADAS

  • Person
  • LoanRequest