Árvore de páginas

Introdução ao Minha Prestação de Contas

Informações gerais


O App Minha Prestação de Contas permite um controle fácil e rápido para que viajantes corporativos mantenham sua prestação de contas atualizada durante uma viagem.

Com este aplicativo é possível:

  • Sincronizar as prestações de contas de viagens;
  • Incluir uma prestação de contas avulsa;
  • Anexar o comprovante da despesa*
  • Gerir/controlar despesas;
  • Acompanhar o saldo da prestação de contas;
  • Encaminhar uma prestação de contas para conferência e aprovação;
  • Acompanhar as prestações de contas já encerradas;
  • Corrigir as prestações de contas recusadas.

Informações

Este aplicativo é complementar ao processo de controle de viagens do módulo Financeiro Protheus. Para utilizá-lo é necessário um usuário e senha do Protheus.


Veja aqui como efetuar o primeiro acesso: Primeiro acesso aos aplicativos Protheus

Configuração do Protheus para utilização

O aplicativo Minha Prestação de Contas utiliza os serviços REST do Protheus para consulta e sincronização das informações.

Para mais detalhes sobre como configurar os serviços REST no Protheus, consulte: Configuração do REST Protheus para aplicativos móveis.

Fontes

Para o funcionamento do aplicativo, os fontes a seguir devem ter data igual ou superior a informada, caso não possua estes fontes no repositório ou esteja desatualizado é necessário acessar  pacote de atualização.

  • FINA677.PRW     - 01/11/2019
  • WSFIN677.PRW  - 12/11/2019 

Pacote de atualização

Acesse a página Pacote de atualização para ter acesso ao pacote da expedição contínua, que contém o patch acumulado de fontes dos serviços Protheus Mobile com todas as alterações publicadas até a data da geração do pacote.


Utilização da rotina no Protheus

A rotina Prestação de Contas pode ser acessada pelo Módulo Financeiro > Atualizações > Viagens > Prestação de Contas.

Caso necessite customizar o caminho, edite pelo ambiente Configurador,  adicionando a rotina FINA677.

Todo o processo de viagens deve ser acessível ao usuário via smartclient para que ele utilize o aplicativo.

Para informações sobre o processo de viagens no Protheus, acesse: Viagens - Financeiro - P12

Interface do aplicativo

Apresentaremos a seguir um guia com as telas e botões para apoiar na utilização do aplicativo.


Para acessar o aplicativo Minha Prestação de Contas, informe os dados a seguir:

  • Usuário: Nome do usuário para acesso
  • Senha: Senha do usuário informado
  • Alias: Identificador único do cliente na TOTVS. Para informações sobre o aliasclique aqui

Figura 1 - Tela de login

Após efetuar o login, será apresentada a tela para selecionar a filial na qual o aplicativo se conectará ao Protheus.

 Figura 2 - Seleção de filial

Ao efetuar o primeiro acesso, é necessário sincronizar os dados do Protheus com o aplicativo para que ele esteja pronto para uso.

Neste processo, serão enviados dados cadastrais de clientes, destinos, tipos de despesa, centro de custos e moedas.


O sincronismo também é acionado quando o usuário se desloga do aplicativo e efetua um novo login e automaticamente à cada 10 dias.

Figura 3 - Sincronização

Figura 4 - Progresso da sincronização

Figura 5 - Sincronização finalizada

A tela principal apresenta por meio de cards as prestações em aberto relacionadas ao usuário logado e permite a manutenção das prestações existentes, além da inclusão de novas prestações avulsas que serão enviadas ao Protheus através do botão + localizado no canto inferior direito.

Através de sua interface intuitiva, o usuário localiza prestações específicas, por meio do campo de busca, além de permitir a apresentação dos registros de acordo com o filtro selecionado no canto superior direito. 

Figura 6 - Tela principal

Quando o card representar uma prestação de contas aparecerá o número da viagem, quando se tratar de uma prestação avulsa será mostrado o número da prestação.


Ao clicar no card, o aplicativo apresenta a tela de detalhes da prestação, com os dados que compõem a prestação.

Figura 7 - Informação da prestação


Esta tela permite definir quais informações serão apresentadas e é acessada pelo canto superior direito da tela principal.

As opções disponíveis para seleção do usuário são:

  • Tipo de viagem: nacional, internacional ou ambas.
  • Período da prestação
  • Status da prestação: aberta, aprovada, reprovada, em análise, aguardando resposta do financeiro ou finalizada.
  • Tipo de prestação:  avulsa, viagem ou ambas.

Após selecionar as opções, clique em Aplicar filtro.


Figura 8 - Opções de filtro

Apresenta os dados de conexão do aplicativo, além da opção Sair.

Através do ícone é possível alterar a filial conectada.


Figura 9 - Dados de conexão

Para informações sobre como adicionar uma prestação avulsa, clique aqui.


A tela de detalhes apresenta os dados da prestação de conta selecionada.

Figura 10 - Informação da prestação

Figura 11 - Dados da prestação ao expandir o cabeçalho

Figura 12 - Opções da prestação


Através da tela de detalhes da prestação podemos:

Ao clicar sobre o item, será exibido os dados da despesa, sendo possível alterá-los, caso necessário, inclusive adicionando o comprovante da despesa ou excluindo o item.

Figura 13 - Detalhes do item da despesa

Para detalhes sobre como inserir uma despesa, acesse.

Esta opção apresenta os adiantamentos vinculados à prestação.


Este item será apresentado nas opções somente quando a prestação possuir adiantamento. 


Figura 14 - Opções da prestação


Figura 15 - Detalhes do adiantamento

Esta opção envia o registro para a etapa de aprovação do financeiro\gestor.

Figura 16 - Opções da prestação

Figura 17 - Tela de confirmação

Ao acionar esta opção, o registro será excluído do processo de prestação de contas.

Figura 18 - Opções da despesa

Figura 19 - Tela de confirmação

Execução Offline


O aplicativo Minha Prestação de Contas possibilita a execução das funcionalidades em modo offline, assim, quando a conexão com a internet for restabelecida, os dados serão sincronizados com o Protheus de forma transparente ao usuário.


A prestação pode ser finalizada somente quando os itens forem sincronizados com o servidor e houver conexão com a internet.


Funcionalidades principais


Incluindo uma prestação de contas avulsa

Para adicionar uma prestação avulsa, siga o procedimento a seguir:

    Na tela principal, clique sobre o , localizado no canto inferior direito.

    Figura 20 - Tela principal e botão de adicionar prestação

    Defina se a prestação é nacional ou internacional, informe o motivo da prestação e clique em Confirmar.

    Figura 21 - Motivo da prestação

    Informe as datas de início e término da prestação e clique em Confirmar.

    Figura 22 - Período

    Informe se o cliente irá custear a despesa. Caso selecionada a opção sim, selecione a porcentagem custeada pelo cliente.

    Figura 23 - Opção de Rateio

    Se a opção selecionada na etapa anterior for sim, selecione o cliente para lançar a prestação.

    Esta etapa não será apresentada, caso o cliente não custeie a prestação.

    Figura 24 - Clientes

    Caso necessário, informe o centro de custo responsável pela despesa e clique em Inserir despesa para prosseguir.

    Figura 25 - Centro de custo

    Incluindo uma despesa

    Para adicionar uma despesa, siga o processo a seguir: 

      Na tela detalhes da prestação, clique em Inserir despesa.

      Figura 26 - Opções da prestação

      Selecione o local da despesa.

      Figura 27 - Lista de locais nacional

      Figura 28 - Lista de locais internacionais

      Selecione o tipo de despesa.

      Figura 29 - Tipos de despesa

      Selecione a moeda da prestação

      Esta etapa será apresentada somente quando a viagem for internacional.

      Figura 30 - Moedas


      Informe a quantidade e o valor da despesa e clique em Confirmar.

      Figura 31 - Montante nacional

      Figura 32 - Montante internacional

      O preenchimento da taxa de conversão é obrigatória quando a viagem for internacional.

      Informe a data da despesa e adicione o comprovante, caso exista ou clique em Não inserir comprovante para prosseguir.

      Figura 33 - Comprovante

      Informe alguma informação adicional relacionada a despesa e clique em Confirmar.

      Figura 34 - Observação

      Ao fim do cadastro, será apresentada os detalhes da despesa. Para salvar a despesa, clique em Confirmar.

      Figura 35 - Detalhes da despesa


      Suporte

      Perguntas frequentes (FAQs)


      Qual o meu usuário e senha para acessar o aplicativo?

      Correspondem ao usuário e senha cadastrados no Protheus.


      O que é o alias?  

      Um alias é um identificador único do cliente na TOTVS. Cada cliente pode ter mais de um alias e cada um corresponde a uma instalação do Protheus.

      O alias é a chave para que o aplicativo se comunique com o Protheus e trafegue as informações para a instalação.

      Se ainda não possui um alias, solicite através de chamado no Portal do Cliente.


      Esqueci o meu usuário e/ou senha. O que faço?

      Sua senha pode ser redefinida somente através do Protheus.


      Como identifico uma prestação de contas de uma prestação avulsa?

      A prestação de contas é identificada pelo número da viagem e a prestação avulsa não tem.


      Consigo incluir uma prestação de contas sem itens?

      Não. Somente serão incluídas as prestações de contas que possuírem ao menos uma despesa.


      É obrigatório informar todos os dados da despesa?

      Sim, enquanto não informar todos os dados a despesa não será incluída.


      Como vejo as prestações de conta finalizadas?

      É possível visualizá-las selecionando o status finalizada no filtro da tela principal.


      Como adiciono novas despesas?

      Você pode adicionar novas despesas clicando em + Inserir Despesa

      Para informações sobre como proceder, clique aqui.


      Posso alterar as minhas despesas?

      Sim. Localize a prestação de contas, clique no card e clique sobre o item que deseja alterar. Nessa tela poderá alterar os dados da despesa.


      Quais operações são realizadas em modo offline?

      Mesmo sem conectividade com a internet, o usuário consegue adicionar, alterar e excluir um item, além de criar uma prestação de contas (avulsa).

      Assim que a conexão for restabelecida, os dados serão sincronizados com o servidor.


      Como saio do aplicativo?

      Na tela principal, clique em Dados do usuário, localizado no canto superior direito e depois clique em Sair do aplicativo.