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  • 1. Sobre o Módulo (SIP Logix)


CONTEÚDO

01. OBJETIVO

O Sistema Integração de Portos (SIP) tem por objetivo controlar todos os processos necessários para a prestação dos serviços de agenciamento, operação portuária, despacho marítimo, despacho Aéreo, entre outros.

O Sistema Integrado de Portos, como parte da solução de Logística em comércio exterior e negócios internacionais, vem oferecer a infraestrutura necessária para a empresa aplicar seu know how na prestação de serviços e administração de processos de estiva, desestiva, assessoria, despachos de importação e exportação, tanto aéreos quanto marítimos.

Para tanto, emprega-se o conceito de ordem de serviço para apurar as despesas, solicitar adiantamentos e gerar o faturamento.

Toda operação financeira reflete automaticamente na Contabilidade, Contas a Pagar, Contas a Receber e Fluxo de Caixa proporcionando uma
visão de conta corrente por cliente, navio/viagem e categoria, quando
relacionado a carga/descarga de navio.

02. PARÂMETROS GERAIS

Os parâmetros são indicadores que permitem ao Sistema um processamento diferenciado de determinadas funções, por meio da utilização de um mesmo programa ou rotina.

A manutenção destes parâmetros pode ser realizada via rotina LOG00086 (Central de Parâmetros).

03. CARACTERÍSTICAS

  • Integração completa com o ERP.

  • Priorização dos recursos fornecidos.

  • Relatórios gerenciais e operacionais.

  • Administração da Procuração dos clientes - são cadastradas as procurações autorizando o operador a realizar a operação de carga ou descarga da mercadoria do navio
  • Estatísticas de participação no mercado - baseando-se na negociação de cargas, com a função de fornecer o perfil do mercado e a fatia correspondente à empresa em relação aos concorrentes.

  • Negociação de cargas - é possível acompanhar a negociação de navios operados no porto utilizando o follow-up de contatos de potenciais Importadores e exportadores como ferramenta para negociar e mapear as cargas, detalhando assim as mercadorias e respectivas quantidades, e indicando os serviços obtidos.

  • Estatística de participação no mercado - baseando-se na negociação de cargas, fornecer o perfil do mercado e a fatia correspondente a empresa em relação aos concorrentes.

  • Pré-cálculo do custo do serviço - propicia maior flexibilidade na composição do preço dos serviços disponibilizando variáveis relacionadas ao processo para compor regras e faixas da lista de preço ou fórmula atrelada a cada despesa padrão para prestar o serviço.

  • Controle de documentos - estabelecer a relação dos documentos necessários para as operações de despacho e assessoria, bem como garantir a administração destes em termos de entrega, validade, situação junto aos órgãos federais para posicionar o cliente quanto ao status do processo.

  • Apuração e rateio do custo do navio - os custos que resultam dos valores de equipamentos e mão de obra necessários para a produção diária, além das taxas e preços de serviços contratados para administrar a carga/descarga. Guiado pelo plano de carga do navio e especificação dos BLs House, faz-se o rateio do custo total de operação proporcional às mercadorias de cada cliente.

  • Fechamento do navio - considerando a meta em dias e horas contratadas entre os clientes e o Armador para descarregar/carregar o navio, apura-se o despatch, quando atingido o que foi acordado, ou demurrage. Caso contrário, proporcional a cada “dono” de carga. Em paralelo, elaboram-se os seguintes relatórios:

a.  Protocolo de Fechamento de Navio
b.  Statement of fact
c.  Laytime Statement.

  • A conta corrente da Ordem de Serviço, da viagem e do cliente são atualizadas automaticamente a cada lançamento de despesas e adiantamentos na
    Ordem de Serviço. Desta forma, tem-se a visão financeira on-line dos processos em andamento.