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  • Instalação do Portal de Mobilidade via Instalador


Observação: Antes de iniciar o procedimento de instalação, certifique-se que foram atendidos os requisitos necessários! 

Requisitos para Instalação do Portal de Mobilidade


Menu Parâmetros Iniciais




O menu parâmetros iniciais permite escolher o aplicativo PIMS (PIMS CS ou PIMS Multicultivos), o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) do Pims, a operação que será realizada Instalação ou Atualização, o tipo da instalação (Teste ou Produção), a configuração do License Server (Ativar - Se irá utilizar o License Server para gerenciar as licenças, IP - Endereço IP do License Server, Porta - Porta do License Server) e o protocolo de instalação (HTTP ou HTTPS). Para instalar o Portal de Mobilidade selecione o Aplicativo PIMS, o SGBD, marque a opção Instalação, selecione o tipo de instalação, escolha o protocolo de instalação e clique no botão avançar. O idioma do instalador segue o idioma do Sistema Operacional.

Menu Instalação




No menu instalação é necessário realizar as seguintes configurações:

  • ID do cliente (campo obrigatório)
    • Deve conter a ID única do cliente registrada na Totvs para uso do Portal de Mobilidade. Essa ID deve ser fornecida ao cliente junto com o fechamento do contrato.
  • Código da Licença (campo obrigatório)
    • Inserir o código enviado pela TOTVS
  • Nome do Site (campo obrigatório)
    • O nome informado nesse campo será usado na criação do diretório de instalação (Exemplo: Se optar por instalar em C:\, o Portal será instalado em C:\<Valor colocado no campo Nome do Site>) e também será utilizado como o nome do site no IIS
  • Escolha o local para instalar o Portal (campo obrigatório)
    • Indique o diretório onde o Portal de Mobilidade será instalado. O diretório sugerido é C:\inetpub

Como fazer:

  1. Insira a ID do cliente e clique no botão  . A ID será enviada aos servidores da TOTVS para validação, após alguns segundos o instalador receberá uma resposta, caso a ID seja válida será exibido na frente do campo o ícone  , caso a ID não seja válida será exibido o ícone  , se não foi possível realizar a comunicação com os servidores TOTVS será exibido o ícone  . Somente é permito prosseguir com a instalação caso a ID do cliente seja válida ou se não foi possível realizar a comunicação com os servidores da TOTVS.
  2. Caso ainda não possua a chave de licença, preencha o campo E-mail com o e-mail no qual deseja receber a chave e clique no botão  , caso o e-mail tenha sido enviado para a TOTVS o seguinte ícone é exibido  , se não foi possível enviar o e-mail para a TOTVS o ícone  é exibido. Caso não receba uma resposta da TOTVS com a chave, favor entrar em contato com o gestor do projeto.
  3. Em posse da chave de licença insira no campo Chave e clique no botão  . Caso a chave seja válida o seguinte ícone é exibido  , se se a chave não for válida o ícone  é exibido. Somente é possível prosseguir com a instalação se a chave de licença for válida.
  4. Escolha o diretório para a instalação do Portal de Mobilidade. O diretório sugerido é C:\inetpub, caso queira escolher outro diretório, basta digitar o caminho desejado, ou procurar um diretório clicando no ícone  .

Menu Banco de Dados




No menu Banco de Dados é realizada a configuração do banco de dados do Portal de Mobilidade, esse banco de dados não é o do PIMS, mas, sim o banco de dados no qual o Portal de Mobilidade fará uso para guardar e buscar as suas configurações e outros dados necessários para o seu funcionamento. O banco de dados pode ser utilizado de duas maneiras, uma delas é a utilização de um arquivo MDF e a outra é a utilização de um banco de dados anexado ao SQL Server, através do SQL Server Management Studio.
Para utilizar o banco de diretamente de um arquivo MDF, marque a opção "Utiliza banco de dados em arquivo" fazendo isso o é liberado o campo para indicar o diretório onde está localizado o arquivo MDF, clique no botão  e localize o arquivo MDF, no campo "Servidor\Instância coloque o nome do Instância do SQL Server instalado no servidor, os campos "Banco", "Usuário" e "Senha" são desabilitados, já que, não há necessidade de preencher essas informações.
No menu banco de dados é necessário realizar as seguintes configurações:

  • Servidor\Instância (campo obrigatório)
    • Nome ou IP do servidor mais a Instância do SQL Server (se existir) separados por barra ().
  • Banco (campo obrigatório)
    • Nome do banco de dados do servidor SQL.
  • Usuário (campo obrigatório)
    • Nome do usuário para acesso ao banco de dados
  • Senha (campo obrigatório)
    • Senha para acessar o banco de dados

Menu Acesso




No menu Acesso devem ser configuradas as informações de Acesso ao Portal de Mobilidade. Ao abrir os campos são preenchidos com valores padrão, esses valores servem como exemplo de preenchimento dos campos.
No menu acesso é necessário realizar as seguintes configurações:

  • Porta (campo obrigatório)
    • A porta reservada para o site do Portal de Mobilidade
  • Endereço Principal (campo obrigatório)
    • Principal endereço de acesso ao Portal de Mobilidade, geralmente configurado com o endereço IP externo. Não é necessário incluir a porta nesse campo.
  • E-mail do administrador (campo obrigatório)
    • E-mail do administrador do Portal de Mobilidade
  • Lista de IPs de Acesso (campo obrigatório)
    • Lista de IPs que permitiram acessar o Portal, geralmente preenchido com localhost, IP interno do servidor e IP externo do servidor sem necessidade de incluir a porta e separados com ; (ponto e vírgula)
  • ID do cliente (campo obrigatório)
    • Esse campo exibe a ID do cliente informada no menu Instalação.
  • Criar Virtual Path
    • Marcar essa opção caso o Portal de Mobilidade seja instalado em um virtual path.

Resultado dos testes


Após concluir as configurações e clicar no botão "Validar", o instalador do Portal de Mobilidade realiza automaticamente alguns testes para validar as configurações.
Os ícones abaixo indicam o resultado dos testes:
 - Erro
 - Sucesso
 - Aviso


OBS**: Caso ocorra um erro nos itens "StringConnection", "MembershipApi" e "Write", a instalação do Portal de Mobilidade não é concluída, sendo necessário clicar no botão corrigir e rever as configurações realizadas. Caso não haja erro nos itens anteriormente citados o instalador permite concluir a instalação, pois, erros nem itens subsequentes não impedem o funcionamento total do Portal de Mobilidade.

OBS**: No caso de erros de "StringConnection" e "Membership API", e os parâmetros de conexão com o Banco de Dados/Portas estiverem corretos, após clicar no botão "Corrigir" para uma nova análise, é sugerido que o usuário PARE OS SERVIÇOS DO IIS, pois, caso possua alguma outra configuração prévia, poderá ocorrer um conflito entre as portas utilizadas na instalação. Após finalizada a mesma, e as mensagens estiverem OK, basta reiniciar os serviços do IIS.

Dúvidas Frequentes


Após clicar no botão Concluir o instalador do Portal de Mobilidade tentará se comunicar com os servidores da TOTVS para fazer a liberação dos aplicativos de acordo com a sua Licença, havendo sucesso nessa comunicação, serão exibidas na tela as informações da sua licença, como na imagem abaixo:



Informações da Licença

Juntamente com a configuração da licença o instalador criará um usuário "admin" utilizando como nome de usuário o e-mail informado na Tela Acesso, campo E-mail do administrado e a senha totvs@123. Essas informações também são exibidas na tela.



Dados usuário admin

Clicando no botão "Ok", será exibida a mensagem de que a instalação está concluída, em seguida a mensagem para fechar o instalador, após fechar o instalador, uma janela do navegador padrão será aberta.


Nessa janela serão executados alguns testes diretamente no Portal de Mobilidade (ilustrados abaixo, na url: localhost/setup/default.aspx), tendo sucesso nesses testes, clique no botão "Sim, setup completo" ao final da página. Será aberta a tela inicial o Portal de Mobilidade.



Procedimentos pós Instalação / Atualização

Dúvidas Frequentes


  • Sem rótulos