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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
    1. Como a rotina busca os dados para geração da DPS
    2. Cadastros necessários para a geração da DPS

    3. A rotina no módulo TOTVS Saúde Planos

  3. Telas do Sistema 
    1. Tela de Cadastro de Operadoras
    2. Tela Principal da rotina de DPS - PLSDPS1
    3. Tela de Detalhes do Lote - PLSDPS2 
    4. Tela de Histórico do Lote - PLSDPS3
  4. Status do Lote e Itens e Histórico

    1. Lote e itens

    2. Histórico
  5. Configuração de Schedule

  6. Menu
  7. De/Para entre layout DPS TXT repasse e tabelas utilizadas

  8. Tabelas Utilizadas


01. VISÃO GERAL

Declaração do Plano de Saúde (DPS), é uma obrigação acessória, inerente as Operadoras de Saúde situadas na cidade de São Paulo, que são referidas na Lei 13.701, de 24/12/03, nos subitens 4.22 e 4.23 da lista do “caput” do artigo 1º, que são:

  • 4.22 (Planos de medicina de grupo ou individual e convênios para prestação de assistência médica, hospitalar, odontológica e congêneres);
  • 4.23 (Outros planos de saúde que se cumpram por meio de serviços de terceiros contratados, credenciados, cooperados ou apenas pagos pelo operador do plano mediante indicação do beneficiário).
  • Ainda, pela Instrução Normativa SF/SUREM nº 08, de 18 de julho de 2011, os respectivos códigos de serviço atualmente vigentes são:

    Código de Serviço

    Item da Lei 13.701/03

    Descrição

    05274 

    4.22 

    Planos de medicina de grupo ou individual e convênios para prestação de  assistência médica, hospitalar, odontológica e congêneres.

    05312 

    4.23

    Outros planos de saúde que se cumpram através de serviços de terceiros  contratados, credenciados, cooperados ou apenas pagos pelo operador do  plano mediante indicação do beneficiário.

     Desse modo, a funcionalidade de DPS do TOTVS Saúde Planos (Linha Protheus) visa atender a essa obrigação, conforme as legislações Municipais da cidade de São Paulo, bem como as regras e demais informações contidas no manual do DPS - disponível no endereço http://notadomilhao.prefeitura.sp.gov.br/cidadao/informacoes-gerais/manuais-arquivos/manual_dps.pdf/view (acesso em 08/02/2021, às 11:00) - e no manual de Repasse, que descreve de forma técnica o layout do arquivo txt a ser enviado para o sistema de NF-e de São Paulo, disponível em http://notadomilhao.prefeitura.sp.gov.br/cidadao/informacoes-gerais/manuais-arquivos/manual_dps_repasses.pdf/view (acesso em 08/02/2021, às 11:15). 

A DPS deve ser entregue no site da Prefeitura de São Paulo até o dia 5 (cinco) do mês seguinte ao da prestação dos serviços, podendo declarar de forma gradativa durante o mês vigente da incidência.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  • Como a rotina busca os dados para geração da DPS 

Quando a Nota Fiscal de cobrança é emitida pela Operadora (o lote de cobrança para os beneficiários), o ISS é calculado corretamente e enviado para a prefeitura, via integração do módulo de faturamento. Logo, aqui não é necessária nenhuma intervenção.

Contudo, quando a Operadora recebe a Nota Fiscal do Prestador de serviços, deve dar entrada dessa nota no sistema, via Documento de Entrada (módulo SIGACOM, em Atualizações / Movimentos / Documento Entrada). Assim, esta nota de entrada deve ser considerada no DPS.  Além disso, deve ser considerado também na DPS as notas quando a Operadora é obrigada a emitir a NFTS - Nota Fiscal Eletrônica do Tomador/Intermediário de Serviços - nas situações onde o prestador contratado para execução dos serviços não emita Nota Fiscal (como profissionais autônomos, que emitem recibos) ou para prestadores - pessoa jurídica - situados fora do município de São Paulo.

Nos casos de lançamento de uma NFTS, as etapas de lançamento são similar a uma nota fiscal, seguindo as mesmas etapas de inclusão de um Documento de Entrada no sistema, mas devendo colocar no campo Espécie do Documento (CESPECIE - F1_ESPECIE), o valor NFS, conforme documento explicativo em NFT0001_Procedimentos_Nota_Fiscal_Tomador_Serviços (dúvidas acerca desse item devem ser direcionadas para o departamento Fiscal / Compras).

Tanto o prestador que emite Nota Fiscal ou para aqueles que se façam necessário o lançamento da NFTS, só serão considerados para a DPS os prestadores que possuam o código de serviço que estejam de acordo com o item 1.4 do manual do DPS, onde:

Códigos
CódigoDescrição
04073Médico e biomédico (profissional autônomo)
04111Medicina e biomedicina (regime especial - sociedade)
04146Análises clínicas, patologia, eletricidade médica, radioterapia, quimioterapia, ultra-sonografia, ressonância magnética, radiologia, tomografia e congêneres (profissional autônomo)
04139Análises clínicas
04154Análises clínicas, patologia, eletricidade médica, radioterapia, quimioterapia, ultra-sonografia, ressonância magnética, radiologia, tomografia e congêneres (regime especial – sociedade)
04189Hospitais
04197Clínicas e casas de saúde
04219Ambulatórios e prontos-socorros
04278Acupunturista (profissional autônomo)
04340Enfermeiro (profissional autônomo)
04359Enfermagem, inclusive serviços auxiliares (regime especial - sociedade)
04375Técnico em enfermagem, inclusive serviços auxiliares (profissional autônomo)
04421Fisioterapeuta (profissional autônomo)
04430Fisioterapia (regime especial - sociedade)
04499Fonoaudiólogo (profissional autônomo)
04502Fonoaudiologia (regime especial - sociedade)
04545Terapeuta ocupacional (profissional autônomo)
04553Terapia ocupacional (regime especial - sociedade)
04596Terapeuta de qualquer espécie destinado ao tratamento físico, orgânico e mental, inclusive massoterapia, naturologia e naturopatia (profissional autônomo)
04650Obstetra (profissional autônomo)
04677Obstetrícia (regime especial - sociedade)
04723Dentista (profissional autônomo)
04731Odontologia (regime especial - sociedade)
04871Ortóptico (profissional autônomo)
04901Ortóptica (regime especial – sociedade) 
05053Protético (profissional autônomo)
05096Próteses sob encomenda (regime especial - sociedade)
05134Psicólogo, clínico ou não (profissional autônomo)
05142Psicologia, clínica ou não (regime especial - sociedade)
05223Bancos de sangue, leite, pele, olhos, óvulos, sêmen e congêneres
05542Prestação de serviço não referenciado em outro código do grupo Saúde, exceto os subitens 4.22 e 4.23 e os subitens do item 5, prestado por profissional autônomo
05576Patologia e eletricidade médica
05584Casas de recuperação
05539Farmacêutico (profissional autônomo) 
05540Nutricionista (profissional autônomo).

Quadro 1 - Código de Serviço dos Prestadores que devem sair na DPS.


Como as notas são lançadas via Documento de Entrada, os dados das notas e NFTS são gravados nas tabelas: SF1 - Cabeçalho das NF de Entrada e SD1 - Itens das NF de Entrada.  Assim, os dados a serem considerados para a DPS estão armazenados nas tabelas SF1 e SD1.  Os dados principais estarão no cabeçalho - SF1 - mas é no item que temos o código do serviço armazenado.


  • Cadastros necessários para a geração da DPS

Conforme discutido no tópico anterior, devido a estrutura da DPS, será necessário realizar a pesquisa dos dados nas tabelas SF1 e SD1.  No entanto, outras tabelas devem estar preenchidas corretamente, para que o sistema identifique quais notas devem constar no arquivo. Abaixo, iremos identificar as tabelas e os campos considerados para a DPS:

TabelaDescrição
SF1 - Cabeçalho das NF de Entrada

Nessa tabela, temos o cabeçalho da NF-e e NFTS.

  • O campo F1_VALBRUT será considerado o valor de Repasse;
  • Os campos F1_DOC + F1_SERIE representam o campo de número do documento (número da Nota);
  • F1_ESPECIE, onde temos se é uma NFTS ou NF-e;
  • F1_DTDIGIT, que será o filtro para buscar por competência.
SD1 -  Itens das NF de EntradaNessa tabela, temos os itens da nota e no campo D1_CODISS, temos o código do serviço realizado pelo Prestador - conforme Quadro 1. Ou seja, por esse campo será filtrado as notas que possuem os serviços pertinentes a DPS. Esse campo é carregado automaticamente, ao escolher o produto/serviço na nota (serviços/produtos cadastrados na SB1).
SB1 - Descrição Genérica do ProdutoNessa tabela, temos o cadastro dos produtos e serviços que serão imputados na Nota. Nesse cadastro, temos o campo B1_CODISS, onde deve ser cadastrado o código de serviço do quadro 1, pertinente aos serviços realizados. Assim, se estamos cadastrando, por exemplo, um serviço como "Consulta médica autônomo", no campo B1_CODISS devemos cadastrar o código de serviço 04073 - Médico e biomédico (profissional autônomo). Assim que selecionar esse serviço para lançar na nota, o valor do campo B1_CODISS será levado para o campo D1_CODISS, de itens da nota.
SA2 - FornecedoresTabela de Fornecedores, onde cadastramos os prestadores e demais fornecedores da Operadora. Nessa tabela, prestar atenção ao campo A2_INSCRM, que deverá estar preenchido corretamente e de acordo com a inscrição municipal do prestador, pois irá constar na DPS 
BA0 - Cadastro de OperadorasNa tabela BA0, temos o cadastro da Operadora de Saúde, no módulo SIGAPLS. Foi criado dois novos campos - BA0_INSCMU, onde deve ser colocado o código da inscrição municipal da operadora, na prefeitura de São Paulo, e BA0_CODISS, onde deve ser informado o código de serviço da Operadora (05274 ou 05312), pois ambos saem na DPS.


Assim, para o correto funcionamento da rotina, é necessário quer todos os cadastros e campos mencionados anteriormente estejam preenchidos corretamente, para que sejam considerados no DPS.  


  • A rotina no módulo TOTVS Saúde Planos

Todos os dados para DPS são provenientes das tabelas de Documento de Entrada. Assim, a rotina no módulo TOTVS Saúde Planos irá realizar a leitura desses dados, considerando os filtros necessários para a pesquisa, e gravar os dados em tabelas próprias, para histórico e geração das informações no txt.  Nenhum dado será manipulado na leitura, sendo copiados integralmente das tabelas SF1/SD1 e por isso, nem na própria tela específica para esse fim esses dados poderão ser alterados, por se tratar de informações fiscais. 

Assim, a tela de geração e controle de DPS no módulo SIGAPLS será exclusivamente para o controle das DPS em cada período de incidência.  Abaixo, algumas premissas com relação aos dados que serão considerados na DPS:

a) O filtro para buscar as notas de determinada incidência será feito pelo campo F1_DTDIGT, ou seja, pelo campo de Digitação. Se estou gerando a incidência de 02/2021 e a nota foi digitada nesse mês/ano, será considerada. Se foi digitada no mês seguinte, não irá constar na incidência de 02/2021.  Dessa forma, mesmo notas retroativas poderão ser consideradas na incidência desejada pela Operadora, bastando ao logar, no sistema, alterar a database do sistema. Por exemplo, se uma nota emitida em dezembro de 2020 deve ser considerada na incidência de 02/2021, basta entrar no sistema com a database de 02/2021, que a data da digitação ficará em 02/2021, sendo considerada.
De acordo com a incidência informada, será buscada as notas do período, ou seja, se for incidência de 02/2021, todas as notas emitidas em 01/02/2021 e 28/02/2021 serão verificadas.

b) Além da data, o sistema verifica se para aquela nota, o item (produto ou serviço) possui algum dos códigos de serviço que devem constar na DPS - conforme quadro 1. Se tiver algum desses códigos no campo D1_CODISS, a nota será considerada.

Assim, se a data de digitação da nota estiver na incidência informada e o item contiver alguns dos códigos de serviço necessários para informar na DPS, será considerada na incidência e as informações necessárias para a geração da DPS serão replicadas para as tabelas do módulo SIGAPLS, para o controle e geração do txt com os dados.

Atenção

Por isso, é extremamente importante garantir que no cadastro de fornecedores (SA2), os dados de inscrição municipal estejam corretos e preenchidos, bem como no cadastro de produtos (SB1), onde os itens utilizados na nota estejam com os códigos de serviço preenchidos e coerentes com o que deve sair na DPS. Além disso, os dados presentes na Nota - cabeçalho e itens (SF1/SD1) - devem possuir os valores e informações corretas. A rotina atual irá apenas efetuar a leitura e cópia desses dados, não alterando nenhuma das informações provenientes das tabelas de origem (SA2/SD1/SF1/SB1).



03. Telas do Sistema

  • Tela de Cadastro de Operadoras 


Tela de Cadastro da Operadora, com os novos campos: BA0_CODISS ( Código de Serviço da Operadora) e BA0_INSCMU (Número da Inscrição Municipal da Operadora)

Para acessar a rotina de cadastro de Operadora, para informar o valor desses dois campos novos, no remote, no módulo SIGAPLS, acesse: Atualizações / Operadora / Operadora de Saúde. Acesse a aba Outros e informe os valores.


  • Tela Principal da rotina de DPS - PLSDPS1


Browser inicial da rotina de processamento da DPS e Lote de DPS - PLSDPS1.

Para acessar a rotina, no remote, no módulo SIGAPLS, acesse: Miscelânea / Genéricos / Declaração de Plano de Saúde (DPS) - PLSDPS1.

  1. O sistema irá apresentar a tela inicial da rotina de Geração e Controle de DPS.  No grid dessa tela, temos o controle das incidências, ou seja, para cada Incidência, teremos apenas um registro (aqui chamado de lote, tabela BQ2 - Cabeçalho da DPS).  Toda a movimentação que ocorrer na incidência será gravado nesse lote - processo similar ao Digitação de Contas (PLSA498). Abaixo, a descrição dos botões de navegação da tela:
    1. Processar... - botão responsável pelo processamento manual da rotina, ou seja, ao clicar no botão, o usuário deve informar qual incidência deseja processar e na sequência, o sistema verifica se já existe um lote aberto ou não para a incidência informada e depois, varre todas as notas fiscais que estão lançadas no sistema, conforme filtros mencionados anteriormente e ao encontrar dados, irá incluir nas novas tabelas.
      1. No Pergunte, deve ser informado a incidência que deseja processar. Informe uma incidência válida, ou seja, só pode ser atual ou passada. Se tentar informar um valor inválido, como "99/2020" ou uma incidência futura em relação a data atual (por exemplo, estamos em janeiro de 2021 e tentar informar "02/2021" em diante), o sistema irá emitir um alerta de data inválida.
      2. Após informar qual incidência deseja no Pergunte, o sistema irá verificar se já existe lote aberto para a incidência informada e Operadora logada. Caso não exista, será criado o lote (tabela BQ2) e caso já exista, nenhum dado será criado de lote novamente.
      3. Após essa verificação, o sistema irá varrer todas as notas fiscais, que se enquadram nas características informadas no item 2 dessa documentação. Se for uma inclusão, ou seja, o primeiro processamento, todas as notas que correspondam aos critérios serão gravadas na tabela de Itens da DPS (BQ3), com seus dados, com a situação de "1" - Inclusão (BQ3_SITDOC).  O lote ficará com o status "1" - Normal (BQ2_TIPARQ).
      4. Caso já exista informações no lote, ou seja, a rotina já teve um processamento anterior e existe notas vinculadas ao lote, o sistema irá verificar se existe registros que estão na tabela BQ3, mas que não existem mais na tabela SF1 (por exemplo, no caso de exclusão de nota). Se acontecer esse caso, teremos duas situações:
        1. Se nunca foi gerado um arquivo txt de DPS para esse lote, como a nota não existe mais no Documento de Entrada (SF1/SD1), o item será excluído da BQ3, já que nunca foi considerado em nenhuma DPS. Será a exclusão física, ou seja, deletado da tabela.
        2. Se já foi gerado um arquivo txt de DPS e esse registro foi considerado - quando a opção "Apenas Conferência" estiver desmarcada (leia detalhes abaixo) - esse registro terá seus status atualizado (BQ3_SITDOC) para "2" - Exclusão.  Além da alteração do item, o status do lote também será alterado para "2" - Retificação (BQ2_TIPARQ), visto que temos itens que foram excluídos em DPS anteriormente enviada.
      5. Caso já exista informações no lote, ou seja, a rotina já teve um processamento anterior e existe notas vinculadas ao lote, o sistema irá verificar se existe registros que estão na tabela BQ3, mas que o valor bruto na nota (F1_VALBRUT) foi alterado. Se acontecer esse caso, teremos duas situações:
        1. Se nunca foi gerado um arquivo txt de DPS para esse lote, ou seja, esse item nunca foi considerado em nenhum arquivo, o valor será atualizado, mantendo o status. 
        2. Se já foi gerado um arquivo txt de DPS e esse registro foi considerado - quando a opção "Apenas Conferência" estiver desmarcada (leia detalhes abaixo) - esse registro terá seus status atualizado (BQ3_SITDOC) para "3" - Alteração.  Além da alteração do item, o status do lote também será alterado para "2" - Retificação (BQ2_TIPARQ), visto que temos itens que foram excluídos em DPS anteriormente enviada.
      6. Caso já exista informações no lote, ou seja, a rotina já teve um processamento anterior e existe notas vinculadas ao lote, mas os dados que constam nas tabelas de SF1/SD1 não existirem na BQ3, serão incluídas automaticamente, ficando com o status "1" - Inclusão (BQ3_SITDOC).

      7. Pergunte inicial da função de Processamento, onde deve ser informado a Incidência para processamento.

    2. Alterar - Exibe a tela de lote - dados do cabeçalho da DPS - e permite ao usuário alterar apenas o status do lote, que está de acordo com o manual da DPS. Ou seja, o usuário pode apenas alterar o campo BQ2_TIPARQ, que representa o status do lote (Normal ou Retificação). Demais campos são apenas leitura e informativos para o usuário.
      1. Ao alterar esse campo e gravar a mudança, o sistema irá gravar que foi efetuada uma alteração nesse lote, podendo ser consultada na tela de Histórico do Lote (tabela BQ4).

    3. Visualizar - Permite apenas a visualização dos dados do lote da DPS.

      Formulário com os dados do registro selecionado, ao clicar no botão Alterar ou Visualizar.

    4. Outras Ações / Selecionar - Estando posicionado em um lote de DPS, ao clicar no botão Outras Ações/Selecionar, o sistema irá exibir um novo browser (tabela BQ3 - Itens da DPS), com todas as notas fiscais que correspondem aos filtros do lote e incidência, com os dados copiados conforme lançados no Documento de Entrada.

    5. Outras Ações / Gerar DPS txt - Posicionado em um lote, o sistema irá exibir um Pergunte ao usuário, que deve informar se deseja gerar um arquivo DPS txt parcial ou total, bem como apenas para conferência.
      1. O Parcial deve ser usado quando a Operadora optar em fazer diversos envios no mês de incidência. Por exemplo, no dia 15/03/2021 a Operadora decide realizar o processamento e gerar o txt para envio na Prefeitura.  No dia 20/03/2021, decide fazer novo processamento e enviar o arquivo. Nessas condições, usar a opção Parcial, pois o que já foi considerado no envio anterior não será considerado nesse novo envio.
      2. O Total deve ser usado quando realizamos apenas um envio no mês, como no último dia de envio ou sempre que queremos gerar um arquivo total, independente se já foi gerado algum txt anteriormente.
      3. CheckBox "Apenas Conferência" deve ser marcado quando queremos apenas gerar um arquivo simulado dos dados que irão sair na DPS, ou seja, um arquivo apenas para conferência do usuário e que não será submetido na Prefeitura. Se desmarcado, ao continuar o processo, o usuário é alertado que o sistema irá entender que esse arquivo será submetido na Prefeitura e a partir disso, irá efetuar o controle de datas dos registros enviados e no controle de itens e lotes.
        1. Esse controle é necessário, pois no caso de envios Parciais, o sistema consegue controlar quais arquivos já foram enviados e quais não, para não enviar o dado em duplicidade e ser recusado na Prefeitura, além de controle das notas, pois caso uma nota já tenha sido enviada em um arquivo DPS e depois foi excluída, o próximo envio desse lote deve ser como "2" - Retificação e o item excluído deve ir como "3" - Exclusão. 
        2. O checkbox funciona tanto para o txt do tipo Total ou Parcial, conforme orientações acima.  Além disso, quando é optado pela conferência, o nome do arquivo gerado começa como "conferência" e no arquivo, é colocado uma linha a mais no inicio, indicando que se trata apenas de conferência, para evitar envios errados.
      4. Após selecionar o tipo de arquivo (Parcial ou Total e se é ou não Conferência), na sequencia, será exibido a tela para que o usuário indique onde deseja gravar o arquivo txt. É exibido as unidades locais do computador do usuário, bem como as pastas do servidor Protheus.
        1. O arquivo gerado terá a seguinte nomenclatura padrão, indiferente se é Parcial ou Total:
          1. Se o checkbox "Apenas Conferência" estiver desmarcado, indicando envio para a Prefeitura, o arquivo será nomeado como: dps_ + incidência + data completa (dd/mm/aaaa) / hora  completa (hh:mm:ss) + .txt. Ou seja, se o arquivo for gerado no dia 10/05/2020, às 14:50:10, de incidência 05/2020, o nome do arquivo será: dps_052020_10052020145010.txt .
          2. Se o checkbox "Apenas Conferência" estiver marcado, indicando apenas conferência, o nome será igual o anterior, diferenciando pelo prefixo "conferencia" no início do nome do arquivo. Na mesma situação acima, se for conferência o arquivo, o nome será: conferencia_dps_052020_10052020145010.txt .
          3. Caso a quantidade de notas no período de incidência sejam muitas e o arquivo final ficar maior que 10 Mb, o sistema irá quebrar esse arquivo em duas ou mais partes - conforme necessidade - para que não ultrapasse o tamanho de 10Mb. Caso isso aconteça, indiferente se a opção Conferência estiver marcado ou não, será adicionado um sufixo no nome dos demais arquivos, como parte_2, parte_3 e assim por diante. Seguindo o exemplo acima, o primeiro arquivo teria o nome dps_052020_10052020145010.txt, o segundo seria dps_052020_10052020145010_parte_2.txt e assim por diante.

        2. Pergunte com as opções de gerar o arquivo TXT.


        3. DPS txt de exemplo, após geração do arquivo.

    6.  Outras Ações / Histórico - Essa opção irá exibir o histórico de todos os processamentos realizados para o lote e seus itens, seja via ação do usuário ou via Schedule. Além disso, caso o usuário mude o status de um lote ou item (únicas modificações permitidas), também será gravado essa alteração. Quando for gerado o arquivo txt, independente de tipo ou conferência, será gravado também no histórico essa solicitação, bem como será armazenado no banco de conhecimento, de forma compactada, o arquivo txt gerado pela rotina.
      1. Para algumas ações do sistema, existem códigos determinados. Consulte a tabela Código de Eventos do histórico, para maiores detalhes.

      2. Tela de Histórico dos eventos do lote e itens.



  • Tela de Detalhes do Lote - PLSDPS2  


Browser inicial da rotina PLSDPS2.

Nessa tela, temos todas as notas que estão de acordo com os filtros aplicados, ou seja, que devem ser consideradas para a DPS. Para acessar essa tela, após o processamento do lote, basta posicionar no lote e clicar no botão Outras Ações / Selecionar, que o sistema irá trazer o browser, com todas as notas relativas ao lote e incidência selecionados.

  1. Aqui, temos todas a notas que foram encontradas para a incidência informada (tabela BQ3 - Itens da DPS). Temos os seguintes botões nessa tela e para que funcionem, basta posicionar no registro desejado:
    1. Alterar - Exibe os dados do item selecionado. Conforme mencionado em outros tópicos, nenhum dado pode ser alterado, já que devem ser iguais as notas lançadas no Documento de Entrada. O único campo possível de manipulação é o campo Situação Doc (BQ3_TIPDOC), que representa se este item é uma "1" - Inclusão, "2" - Exclusão ou "3" - Alteração, além da opção "9" - Não considerar, caso tenha alguma necessidade.
      1. Ao alterar esse campo e gravar a mudança, o sistema irá gravar que foi efetuada uma alteração nesse lote, podendo ser consultada na tela de Histórico do Lote (tabela BQ4).
      2. A opção "9" - Não considerar, deve ser usada apenas quando o registro existe na BQ3, mas por alguma necessidade da Operadora, deseja que este item não seja considerado na geração do arquivo txt da DPS. Logo, todos os registros que estiverem com o status 9, não serão impressos no arquivo txt da DPS.

    2. Visualizar - Permite apenas a visualização dos dados do item da DPS.

      Formulário com os dados do registro selecionado, ao clicar no botão Alterar ou Visualizar.



  • Tela de Histórico do Lote - PLSDPS3 


Browser inicial da rotina PLSDPS3.

Aqui, temos todos os eventos que ocorreram com o lote e seus itens, como inclusão do lote, alteração de itens via rotina ou manualmente, por intervenção do usuário e outros eventos. Para acessar o Histórico, na tela inicial da rotina - PLSDPS1 - selecione o lote desejado e clique no botão Outras Ações / Histórico.

  1. O sistema irá exibir todas as ocorrências automáticas e manuais, identificadas por alguns códigos.  Além disso, quando for histórico de geração de arquivo txt, além de gerar o histórico da ação, o sistema irá armazenar nesse histórico, no Banco de Conhecimento do Protheus, o arquivo gerado, em formato zip. Temos os seguintes botões:
    1. Visualizar - Permite a visualização do histórico, com maiores detalhes, como data do evento, nome do usuário no Protheus e nome da máquina que disparou a ação e outros detalhes.

      Formulário com os dados do registro selecionado, ao clicar no botão Visualizar. 
    2. Base Conhec. - Sempre que o registro de histórico for pertinente a geração do arquivo txt da DPS, independente se foi para conferência ou não, o sistema irá armazenar essa ação, bem como irá vincular nesse registro, na Base de Conhecimento do Protheus, em formato compactado, o arquivo txt gerado, para consulta posterior. 

      Visualização dos registros compactados, que foram anexados na Base de Conhecimento.



04. Status do Lote e Itens e Histórico 


  • Lote e itens

Conforme vimos no tópico 03, o funcionamento a rotina é simples, visto que o usuário apenas precisar clicar no botão Processar, para que o sistema efetue a leitura das notas e proceda com a criação do lote, conforme incidência informada, e a leitura das notas que são pertinentes, conforme filtragens mencionadas no tópico 02.

Contudo, caso ocorra alteração de notas já presentes no sistema e dependendo se a DPS já foi gerada, verificamos que tanto o status do lote quanto dos itens podem ser alterados. Abaixo, vamos colocar um quadro, explicado essas mudanças, conforme processamento ou geração do arquivo txt de DPS.

SituaçãoAçãoDPS TXT gerada?Status do lote / itensComentários
1) Não existe o lote na incidência informada (01/2021)Botão Processar...Não
  • Lote com status "1" - Normal (BQ2_TIPARQ)
  • Se houver notas pertinentes, serão criadas, com status "1" - Inclusão (BQ3_SITDOC)
Lote e itens criados.
2) Já existe o lote na incidência informada (01/2021)Botão Processar...Não
  • Lote com status "1" - Normal (BQ2_TIPARQ)
  • Se houver novas notas no período, serão criadas, com status "1" - Inclusão (BQ3_SITDOC)
  • Se houve exclusão de alguma nota no Documento de Entrada, mas que consta na tabela BQ3, o registro será deletado da BQ3.
  • Se houve alteração no valor bruto de alguma nota no Documento de Entrada, que consta na BQ3, o valor será atualizado na BQ3 e o item continuará como "1" - Inclusão (BQ3_SITDOC).
  • Se houve alteração na espécie de alguma nota no Documento de Entrada, que já consta na BQ3, a espécie será atualizado na BQ3 e o item continuará como "1" - Inclusão (BQ3_SITDOC).
Como não foi gerado ainda arquivo TXT de DPS, o lote continua como inclusão e os novos registros de notas são incluídos na BQ3. caso tenha alteração, os valores e a espécie são atualizados, mas continuam como Inclusão, já que não houve a geração do arquivo TXT da DPS.
4) Já existe o lote na incidência informada (01/2021)Gerar txt DPSSim, mas como conferência
  • Nenhuma alteração
Como o arquivo gerado foi apenas conferência, nenhum dado é alterado e os registros continuam com os mesmos valores.
5) Já existe o lote na incidência informada (01/2021)Gerar txt DPS - ParcialSim
  • O lote tem o campo BQ2_GERDPS atualizado como "1" - Sim.
  • Os itens do lote têm o campo BQ3_DATARQ preenchidos com a data da geração da DPS
Agora, como foi gerada a DPS sem ser conferência, o sistema entende que o arquivo DPS foi gerado e deve ter sido enviado no site da Prefeitura. 
A partir de agora, qualquer alteração será considerada como Retificação
5) Já existe o lote na incidência informada (01/2021)Botão Processar...Sim
  • Se houver novas notas no período, serão criadas, com status "1" - Inclusão (BQ3_SITDOC).
  • Se houve exclusão de alguma nota no Documento de Entrada, mas que consta na tabela BQ3 e foi gerado na DPS anterior, o status será alterado para "3" - Exclusão (BQ3_SITDOC).
  • Se houve alteração no valor bruto de alguma nota no Documento de Entrada, que consta na BQ3 e consta na DPS anterior, o valor será atualizado na BQ3 e o item ficará com o status "2" - Alteração (BQ3_SITDOC).
  • Se houve alteração na espécie de alguma nota no Documento de Entrada, que já consta na BQ3, e essa nota consta na DPS anterior, a nota antiga será marcada como "3" - Exclusão (BQ3_SITDOC) e um novo registro será criado para a mesma nota, mas com a nova espécie e o status será "1" - Inclusão (BQ3_SITDOC)
  • Caso tenha alguma mudança em qualquer item na tabela BQ3, o status do Lote (BQ2_TIPARQ) será atualizado como "2" - Retificação.

Como foi gerado anteriormente uma DPS txt com os registros, a partir dessa geração, o sistema efetua os controles, para atualizar o lote e os itens da forma correta, caso tenha alguma alteração ou exclusão dessas notas no Documento de Entrada.

Por isso, o txt da DPS deve ser gerado somente quando a intenção for realmente submeter no site da Prefeitura, pois caso seja gerado um txt da DPS, mas que não seja enviado, os controles de status irão funcionar e poderá erros nos status dos itens e lote.

Por exemplo, o usuário pode gerar um arquivo txt da DPS (sem ser em conferência) e não submeter na Prefeitura, mas o sistema irá efetuar o controles de status. No próximo processamento, uma nota pode ter sido excluída, e como o sistema entende que já foi gerado o arquivo, irá marcar essa nota como Exclusão e o Lote como retificação.  Ao gerar um novo arquivo e submeter, ocorrerá erro, pois indicará que não pode enviar uma retificação, já que não existe arquivo anterior.  

6) Já existe o lote na" incidência informada (01/2021)Gerar txt DPS - ParcialSim
  • O lote tem o campo BQ2_GERDPS atualizado como "1" - Sim.
  • Os itens do lote têm o campo BQ3_DATARQ preenchidos com a data da geração da DPS.
  • O status do lote será retornado para "1" - Normal (BQ2_TIPARQ)

O status do lote será como "R" - Retificação, e os novos itens adicionados e os que sofreram alteração ou exclusão serão incluídos no arquivo txt. Os anteriores - que não passaram por qualquer modificação - não serão impressos.

Como o arquivo foi gerado, o status do lote no sistema volta para normal, pois a Retificação já foi criada.  Contudo, caso em um novo processamento alguma nota anterior enviada em qualquer um dos arquivos txt seja excluída ou alterada, o status do lote voltará para "2" - Retificação.

7) Já existe o lote na incidência informada (01/2021)Botão Processar...Sim
  • Se houver apenas novas notas no período, serão criadas, com status "1" - Inclusão (BQ3_SITDOC).
O status do lote permanece como "1" -Normal, pois houve apenas acréscimo denotas, nenhuma alteração.
Já existe o lote na incidência informada (01/2021)Gerar txt DPS - TotalSim
  • O lote tem o campo BQ2_GERDPS atualizado como "1" - Sim.
  • Os itens do lote têm o campo BQ3_DATARQ preenchidos com a data da geração da DPS

O sistema irá imprimir todos os itens do lote, mantendo os status atuais.

Assim, caso a Operadora opte por gerar apenas um txt no final da incidência (aconselhável), a opção total é a melhor, pois todos os arquivos serão considerados.

Atenção

  • Os itens da tabela BQ3 que estiverem com o campo BQ3_SITDOC igual a "9 - Não considerar", não serão impressos em nenhum arquivo txt, tanto parcial ou Total;
  • Aconselhamos a realizar o processamento semanalmente e acompanhar os registros incluídos e somente no final do período de envio, gerar o arquivo txt da DPS.
  • A rotina de processamento pode ser executada via Schedule, para funcionar de forma Autônoma. 


  • Histórico

O campo código da ocorrência, na tabela de histórico, possui tamanho 4 e o primeiro carácter identifica se a ação foi automática, prefixo "A", ou se foi manual - feita pelo usuário, com prefixo "M". Por exemplo, ao clicar no botão processar, todo a rotina é feita pelo sistema, logo, a inclusão do lote ficará com o código A001, identificando que foi feito pelo sistema. Caso o usuário altere o status do lote manualmente, será gravado no histórico o código "M002", exibindo que a ação foi executada pelo usuário.

CódigoDescrição do Código 
(M/A) + 001Inclusão de Lote - criação da tabela BQ2 e caso tenha notas pertinentes, a criação desses itens na tabela BQ3.
(M/A) + 002Alteração do Status do Lote, pelo usuário ou pela rotina (quando um item já foi enviado em DPS anterior e foi excluído ou alterado, sendo necessário alterar o status do lote para retificação).
(M/A) + 003003 - Alteração do Status do Item, pelo usuário ou pela rotina (quando um item já foi enviado em DPS anterior e foi excluído ou alterado).
(M/A) + 004Arquivo de DPS foi gerado pelo usuário, seja total ou parcial, bem como de conferência ou não. Lembre-se, nesse registro constará também na base de conhecimento o arquivo DPS gerado, para consultas futuras.
ER01Erro de atualização nas datas da BQ3, após gerar DPS. Caso recebe este erro em tela ou note no histórico, entre em contato com o suporte, pois significa que após a geração da DPS - sem ser conferencia - o sistema não conseguiu atualizar o campo BQ3_DATARQ, não permitindo o controle automático das alterações futuras.
ER02Erro ao gerar o arquivo TXT no diretório escolhido. A pasta / diretório informado pelo usuário não é válido ou possui algum problema de usuário, pois não permite a gravação do arquivo txt no local.  Por exemplo, em alguns computadores, ao selecionar o C:, não permite a gravação do arquivo. Será apresentado e gravado também o código de erro (função FError()), podendo ser consultado no TDN (https://tdn.totvs.com/x/W4Zc).
SCHDIndica apenas que o schedule está funcionando e realizando os processamentos, caso a Operadora opte em utilizar o Schedule para processamentos em determinados períodos.


05. Configuração de Schedule

O processamento dos dados pode ser configurado via Schedule do Protheus, podendo tornar o processo mais rápido para as equipes envolvidas.  Ao utilizar o Schedule, temos o mesmo efeito do usuário usando o botão processar da rotina, sendo a única diferença que via Schedule, o sistema irá processar os dados da incidência atual, ou seja, se estamos em abril de 2021, por exemplo, o sistema irá ficar processando os dados referentes as notas que deram entrada no módulo SIGACOM em abril de 2021 

Para configuração do Schedule e demais informações, favor consultar a documentação da funcionalidade no endereço: Schedule - Como agendar a execução de rotinas.

A rotina que deve ser chamada via Schedule é PlDPSJob, que possui os seguintes parâmetros: Via Job/Schedule, Data padrão e Código da Operadora.  Ou seja, para utilização via schedule, é necessário informar que a rotina é job/schedule, informar a data padrão e o código da Operadora, como exemplificado abaixo:

Função configuradaConfiguração Certa?Observações
PlDPSJob(.T., Date(), "0001")SimAqui, temos a configuração padrão, onde a rotina será executada via Job/Schedule (primeiro parâmetro como .t.), a data atual do servidor (Date()) e o código padrão da Operadora "0001".
PlDPSJob(.T., , )SimAo configurar, a Operadora pode deixar em branco os parâmetro de Data padrão e código da Operadora, mas jamais omitir o valor do primeiro parâmetro, que deve ser verdadeiro (.t.). Nesse caso, temos que a rotina é via job, o segundo parâmetro, por estar em branco, a rotina vai usar como default a função Date() e como Operadora padrão, vai usar o retorno da função PLSINTPAD().
PlDPSJob(.T.)NãoAqui, foi omitido os parâmetros de Data e Operadora. Mesmo que queira que o sistema utilize os parâmetros default, é necessário passar os espaços em branco, como na linha acima. Nesse caso, o sistema não vai chamar o schedule.

PlDPSJob(.F., , )

PlDPSJob(.F., Date(), "0001")

NãoNeste exemplo, não vai funcionar via schedule, visto que o primeiro parâmetro está como false, sendo que via schedule, deve ser verdadeiro (.T.).

06. MENU 

Para configurar o menu da rotina, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Menus (CFGX017). Crie o menu a seguir:

Menu

Miscelanea

Submenu

Genéricos

Nome da Rotina

Declaração Plano Saúde (DPS)

Programa

PLSDPS1

Módulo33 - Plano de Saúde


07. De/Para entre layout DPS TXT repasse e tabelas utilizadas


3.2 REGISTRO TIPO 1 – CABEÇALHO

CAMPOSISTEMA
1) Tipo de registroO sistema irá gravar diretamente no arquivo a informação "1" -  Linha de Cabeçalho.
2) Tipo de ArquivoSerá preenchido com "R" ou "N". Informação do campo BQ2_TIPARQ.
3) Versão do ArquivoSerá preenchido com a versão "001". Informação do campo BQ2_VERSAO.
4) Inscrição Municipal do PrestadorSerá preenchido com o código da Inscrição Municipal da Operadora. Informação original está no campo BA0_INSCMU, que é repassada ao campo BQ2_INSCCM.
5) IncidênciaSerá preenchido com a incidência do lote, no formato AAAAMM. Informação do campo BQ2_INCIDE.
6) Código do serviço prestado relativo ao repasseSerá preenchido com o código de serviço da Operadora. Informação original está no campo BA0_CODISS, que é repassada ao campo BQ2_CODSER.
Caractere de Fim de LinhaQuebra de Linha.



3.3 REGISTRO TIPO 2 – DETALHE

CAMPOSISTEMA
1) Tipo de registroO sistema irá gravar diretamente no arquivo a informação "2" -  Linha de Detalhe.
2) Tipo do documentoSerá preenchido com 01 - NFS-e ou 02 – NFTS. A informação é proveniente do campo F1_ESPECIE, que é replicado para o campo BQ3_TIPDOC.
3) Número do DocumentoNúmero do Documento. A informação original vem dos campos F1_DOC + F1 SERIE, que são replicados, respectivamente, para os campos BQ3_NUMDOC + BQ3_SERIE.
4) Inscrição Municipal do emitente do documentoInscrição Municipal do Emitente. A informação original é proveniente do campo A2_INSCRM, repassada para o campo BQ3_INSCCM. 
5) Situação do documentoInforma se é "I" – Inclusão, E – Exclusão ou A - Alteração. Essa informação é do campo BQ3_SITDOC.
6) Valores repassados pelo plano de saúde ao prestador ou tomadorValor dos repasses. A informação original vem do campo F1_VALBRUT, repassada para o campo BQ3_VLRREP.
Caractere de Fim de LinhaQuebra de Linha.



3.4 REGISTRO TIPO 9 – RODAPÉ

CAMPOSISTEMA
1) Tipo de registroO sistema irá gravar diretamente no arquivo a informação "9" -  Linha de Rodapé.
2) Número de linhas de detalhe do arquivoO sistema vai gravar o número de linhas de detalhe (Tipo "2") contidas no arquivo.
3) Valor total dos repasses contido no arquivoO sistema vai gravar o total da soma dos valores de repassasse, provenientes das linhas de detalhe (Tipo 2) contidas no arquivo.
Caractere de Fim de LinhaQuebra de Linha




08. Tabelas Utilizadas 


  • Tabela 
ChaveNomeModoPyme
BQ2Cabeçalho DPS SPCompartilhado


  • Campos
CampoBQ2_FILIAL
TipoCaracter
Tamanho8
Decimal0
TítuloFilial
DescriçãoFilial
UsadoNão
ObrigatórioNão
BrowseNão
ContextoReal
PropriedadeAlterar
Grupo de Campos033 - Tamanho da Filial
Ordem1
CampoBQ2_CODOPE
TipoCaracter
Tamanho4
Decimal0
Formato@!
TítuloOperadora
DescriçãoOperadora do Sistema
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
Inic. PadrãoPLSINTPAD()
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem2
CampoBQ2_CODSEQ
TipoCaracter
Tamanho6
Decimal0
Formato@!
TítuloSequencial
DescriçãoSequencial
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
Inic. PadrãoGETSX8NUM('BQ2', 'BQ2_CODSEQ')
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem3
CampoBQ2_TIPARQ
TipoCaracter
Tamanho1
Decimal0
Formato@!
TítuloTipo Arquivo
DescriçãoTipo do Arquivo DPS
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
Opções1=NORMAL; 2=RETIFICACAO
ContextoReal
PropriedadeAlterar
Ordem4
CampoBQ2_VERSAO
TipoCaracter
Tamanho3
Decimal0
Formato@!
TítuloVersao DPS
DescriçãoVersao da DPS
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem5
CampoBQ2_INSCCM
TipoCaracter
Tamanho8
Decimal0
Formato@!
TítuloInsc. Munici
DescriçãoInscricao Municpal
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem6
CampoBQ2_INCIDE
TipoCaracter
Tamanho6
Decimal0
Formato@R !!/!!!!
TítuloIncidencia
DescriçãoMes de Incidencia
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
Inic. PadrãoSTRZERO(MONTH(DDATABASE), 2) + CVALTOCHAR(YEAR(DDATABASE))
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem7
CampoBQ2_CODSER
TipoCaracter
Tamanho5
Decimal0
Formato@!
TítuloCod. Servico
DescriçãoCodigo Servico Prestado
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem8
CampoBQ2_VLRTOT
TipoNumérico
Tamanho15
Decimal2
Formato@E 999,999,999,999.99
TítuloValor Total
DescriçãoValor Total do Lote
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem9
CampoBQ2_GERDPS
TipoCaracter
Tamanho1
Decimal0
Formato@!
TítuloDPS Gerada?
DescriçãoDPS gerada
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
Opções0=Nao; 1=Sim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Inic. Browse"0"
Ordem10
CampoBQ2_DTINCL
TipoCaracter
Tamanho19
Decimal0
Formato@!
TítuloData Inclus.
DescriçãoData da Inclusao
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
Inic. PadrãoFWTIMESTAMP(2)
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem11
CampoBQ2_USUARI
TipoCaracter
Tamanho40
Decimal0
Formato@!
TítuloUsuario
DescriçãoUsuario
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseNão
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem12


  • Índices
ÍndiceBQ2
Ordem1
ChaveBQ2_FILIAL + BQ2_CODOPE + BQ2_CODSEQ
DescriçãoOperadora + Sequencial
Mostra Pesq.Sim
ÍndiceBQ2
Ordem2
ChaveBQ2_FILIAL + BQ2_CODOPE + BQ2_INCIDE
DescriçãoOperadora + Incidencia
Mostra Pesq.Sim
ÍndiceBQ2
Ordem3
ChaveBQ2_FILIAL + BQ2_CODSEQ
DescriçãoSequencial
Mostra Pesq.Sim
  • Tabela
ChaveNomeModoPyme
BQ3Detalhes da DPSCompartilhado


  • Campos
CampoBQ3_FILIAL
TipoCaracter
Tamanho8
Decimal0
TítuloFilial
DescriçãoFilial
UsadoNão
ObrigatórioNão
BrowseNão
ContextoReal
PropriedadeAlterar
Grupo de Campos033 - Tamanho da Filial
Ordem1
CampoBQ3_CODOPE
TipoCaracter
Tamanho4
Decimal0
Formato@!
TítuloOperadora
DescriçãoOperadora do Sistema
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
Inic. PadrãoPLSINTPAD()
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem2
CampoBQ3_CODSEQ
TipoCaracter
Tamanho6
Decimal0
Formato@!
TítuloSequencial
DescriçãoSequencial
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem3
CampoBQ3_INCIDE
TipoCaracter
Tamanho6
Decimal0
Formato@R !!/!!!!
TítuloIncidencia
DescriçãoMes de Incidencia
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem4
CampoBQ3_TIPDOC
TipoCaracter
Tamanho2
Decimal0
Formato@!
TítuloTipo Documen
DescriçãoTipo do Documento
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
Opções01=NFS-e; 02=NFTS
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem5
CampoBQ3_SITDOC
TipoCaracter
Tamanho1
Decimal0
Formato@!
TítuloSituacao Doc
DescriçãoSituacao do Documento
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
Opções1=Inclusao; 2=Exclusao; 3=Alteracao; 9=Nao Considerar
ContextoReal
PropriedadeAlterar
Ordem6
CampoBQ3_NUMDOC
TipoCaracter
Tamanho9
Decimal0
Formato@!
TítuloNum. Documen
DescriçãoNumero do Documento
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem7
CampoBQ3_SERIE
TipoCaracter
Tamanho3
Decimal0
Formato@!
TítuloSerie Docume
DescriçãoSerie do Documento
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem8
CampoBQ3_FORNEC
TipoCaracter
Tamanho6
Decimal0
Formato@!
TítuloFornecedor
DescriçãoCod. Fornecedor
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem9
CampoBQ3_LOJA
TipoCaracter
Tamanho2
Decimal0
Formato@!
TítuloLoja
DescriçãoCod. Loja
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem10
CampoBQ3_NOMFOR
TipoCaracter
Tamanho40
Decimal0
Formato@!
TítuloFornecedor
DescriçãoNome do Fornecedor
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Inic. BrowsePosicione("SA2", 1, XFILIAL("SA2") + BQ3->(BQ3_FORNEC + BQ3_LOJA), "A2_NOME")
Ordem11
CampoBQ3_DATEMI
TipoData
Tamanho8
Decimal0
TítuloData Emissao
DescriçãoData da Emissao Nota
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem12
CampoBQ3_VLRREP
TipoNumérico
Tamanho15
Decimal2
Formato@E 999,999,999,999.99
TítuloValor Total
DescriçãoValor Total do Documento
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem13
CampoBQ3_CODISS
TipoCaracter
Tamanho9
Decimal0
Formato@!
TítuloCod. Servico
DescriçãoCodigo do Servico
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseNão
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem14
CampoBQ3_INSCCM
TipoCaracter
Tamanho18
Decimal0
Formato@!
TítuloInsc. Munici
DescriçãoInscricao Municpal
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem15
CampoBQ3_DTINCL
TipoCaracter
Tamanho19
Decimal0
Formato@!
TítuloData Inclus.
DescriçãoData da Inclusao
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
Inic. PadrãoFWTIMESTAMP(2)
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem16
CampoBQ3_DATARQ
TipoData
Tamanho8
Decimal0
TítuloData DPS txt
DescriçãoData do DPS gerado
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseNão
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem17
CampoBQ3_USUARI
TipoCaracter
Tamanho40
Decimal0
Formato@!
TítuloUsuario
DescriçãoUsuario
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseNão
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem18


  • Índices
ÍndiceBQ3
Ordem1
ChaveBQ3_FILIAL + BQ3_CODOPE + BQ3_CODSEQ + BQ3_INCIDE
DescriçãoOperadora + Sequencial + Incidencia
Mostra Pesq.Sim
ÍndiceBQ3
Ordem2
ChaveBQ3_FILIAL + BQ3_NUMDOC + BQ3_SERIE + BQ3_FORNEC + BQ3_LOJA
DescriçãoNum. Documen + Serie Docume + Fornecedor + Loja
Mostra Pesq.Sim
  • Tabela
ChaveNomeModoPyme
BQ4Historico DPSCompartilhado


  • Campos
CampoBQ4_FILIAL
TipoCaracter
Tamanho8
Decimal0
TítuloFilial
DescriçãoFilial
UsadoNão
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Grupo de Campos033 - Tamanho da Filial
Ordem1
CampoBQ4_CODOPE
TipoCaracter
Tamanho4
Decimal0
Formato@!
TítuloCod. Operado
DescriçãoCodigo Operadora
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseNão
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem2
CampoBQ4_SEQPRO
TipoCaracter
Tamanho8
Decimal0
Formato@!
TítuloSequencial
DescriçãoSequencial Proprio
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseNão
Inic. PadrãoGETSX8NUM('BQ4', 'BQ4_SEQPRO',, 3)
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem3
CampoBQ4_CODSEQ
TipoCaracter
Tamanho6
Decimal0
Formato@!
TítuloCod. Sequenc
DescriçãoCodigo Sequencial
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem4
CampoBQ4_CODOCO
TipoCaracter
Tamanho4
Decimal0
Formato@!
TítuloCod. Ocorren
DescriçãoCodigo Ocorrencia
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem5
CampoBQ4_TSTAMP
TipoCaracter
Tamanho19
Decimal0
Formato@!
TítuloData/Hora
DescriçãoData/Hora Inclusao
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
Inic. PadrãoFWTIMESTAMP(2)
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem6
CampoBQ4_USUARI
TipoCaracter
Tamanho40
Decimal0
Formato@!
TítuloUsuario
DescriçãoUsuario responsavel
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseNão
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem7
CampoBQ4_OBSERV
TipoMemo
Tamanho10
Decimal0
Formato@!
TítuloObservacoes
DescriçãoObservacoes
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseNão
ContextoReal
PropriedadeVisualizar
Ordem8


  • Índices
ÍndiceBQ4
Ordem1
ChaveBQ4_FILIAL + BQ4_CODOPE + BQ4_SEQPRO + BQ4_CODSEQ
DescriçãoCod. Operado + Sequencial + Cod. Sequenc
Mostra Pesq.Sim
ÍndiceBQ4
Ordem2
ChaveBQ4_FILIAL + BQ4_CODOPE + BQ4_CODSEQ
DescriçãoCod. Operado + Cod. Sequenc
Mostra Pesq.Sim
ÍndiceBQ4
Ordem3
ChaveBQ4_FILIAL + BQ4_SEQPRO
DescriçãoSequencial
Mostra Pesq.Sim
  • Campos
CampoBA0_INSCMU
TipoCaracter
Tamanho18
Decimal0
Formato@!
TítuloInscr. Munic
DescriçãoInscricao Municipal DPS
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeAlterar
OrdemAA
CampoBA0_CODISS
TipoCaracter
Tamanho9
Decimal0
Formato@!
TítuloCod. Servico
DescriçãoCodigo Servico - DPS SP
UsadoSim
ObrigatórioNão
BrowseSim
ContextoReal
PropriedadeAlterar
OrdemAB