Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Classe: TMenuItem

Cria um objeto do tipo menu/item de menu.


TSrvObject -> TControl -> TMenuItem


New

New

Inicia uma nova instância da classe TMenuItem.


TMenuItem(): New ( < oParent>, [ cTitle], [ cParam3], [ lParam4], [ lActive], [ bAction], [ cParam7], [ cResName], [ nParam9], [ cParam10], [ lParam11], [ nParam12], [ bParam13], [ lParam14], [ lPopup] ) --> oRetorno


NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
oParentObjetoIndica o controle visual onde o objeto será criado. X
cTitleCaracterIndica o texto do item.
cParam3CaracterCompatibilidade.
lParam4LógicoCompatibilidade.
lActiveLógicoIndica se, verdadeiro (.T.), o item está ativo; caso contrário, falso (.F.).
bActionBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando clicar, com o botão esquerdo do mouse, sobre o objeto.
cParam7CaracterCompatibilidade.
cResNameCaracterIndica a imagem, do repositório, que será apresentada quando o ponteiro do mouse não estiver posicionado sobre o item.
nParam9NuméricoCompatibilidade.
cParam10CaracterCompatibilidade.
lParam11LógicoCompatibilidade.
nParam12NuméricoCompatibilidade.
bParam13Bloco de códigoCompatibilidade.
lParam14LógicoCompatibilidade.
lPopupLógicoIndica se, verdadeiro (.T.), o item faz parte de um popup; caso contrário, falso (.F.).
    oRetorno(objeto)
  • Retorna o objeto criado.

New2

Inicia uma nova instância da classe TMenuItem.


TMenuItem(): New2 ( [ oParent], [ cTitle], [ cParam3], [ lActive], [ bAction], [ cResName], [ cResHover], [ nClrNoSelect], [ nClrSelect], [ cArrowRightNoSel], [ cArrowRightSel], [ cArrowDownNoSel], [ cArrowDownSel] ) --> oObjeto


NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
oParentObjetoIndica a janela ou controle visual onde o objeto será criado.
cTitleCaracterIndica o texto do item.
cParam3CaracterCompatibilidade.
lActiveLógicoIndica se, verdadeiro (.T.), o item está ativo; caso contrário, falso (.F.).
bActionBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando clicar, com o botão esquerdo do mouse, sobre o objeto.
cResNameCaracterIndica a imagem, do repositório, que será apresentada quando o ponteiro do mouse não estiver posicionado sobre o item.
cResHoverCaracterIndica a imagem, do repositório, que será apresentada quando o ponteiro do mouse estiver posicionado sobre o item.
nClrNoSelectNuméricoIndica a cor do item que não está selecionado.
nClrSelectNuméricoIndica a cor do item quando selecionado.
cArrowRightNoSelCaracterIndica a imagem do repositório, no formato de seta para a direita, que será apresentada quando o item estiver fechado e não selecionado. Observação: Essa imagem é apresentada quando o item contém subitens.
cArrowRightSelCaracterIndica a imagem do repositório, no formato de seta para a direita, que será apresentada quando o item estiver fechado e selecionado. Observação: Essa imagem é apresentada quando o item contém subitens.
cArrowDownNoSelCaracterIndica a imagem do repositório, no formato de seta para baixo, que será apresentada quando o item estiver aberto e não selecionado. Observação: Essa imagem é apresentada quando o item contém subitens.
cArrowDownSelCaracterIndica a imagem do repositório, no formato de seta para baixo, que será apresentada quando o item estiver aberto e selecionado. Observação: Essa imagem é apresentada quando o item contém subitens.
    oObjeto(objeto)
  • Retorna o objeto criado.

Add

Add

Adiciona um subitem ao menu.


TMenuItem(): Add ( [ oMenu] ) -->


NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
oMenuObjetoIndica o objeto do tipo TMenuItem utilizado para incluir um item ou subitem de menu.

oMenuDiv:Add( TMenuItem():New2( oMenuMain:Owner(),'Sub-Item 001';              ,,,{||Alert('TMenuItem 1')} )

AddSeparator

Adiciona um separador no menu.


TMenuItem(): AddSeparator ( ) -->

SetActive

Ativa a opção do menu com o clique do mouse.


TMenuItem(): SetActive ( ) -->


oMenuDiv:SetActive()

PropriedadeDescriçãoTipo
aItemsIndica o array que contêm os subitens do tipo TMenuItem.Vetor
bActionIndica o bloco de código que será executado quando clicar, com o botão esquerdo do mouse, sobre o objeto.Bloco de código
lCheckedIndica se, verdadeiro (.T.), o item está com status de verificado.Lógico
oMenuIndica o objeto do tipo TMenu utilizado para incluir o menu.Objeto

user function exemplolocal oDialog := nillocal oFolder := nillocal aFnctns := __funArr()	aScan(aFnctns, {|x|lower(x[1]) == "tmenuitem"})// cria a janela do teste	oDialog := msDialog():new(0, 0, 600, 800, , , , , , , , , , .T.)	oDialog:lCentered := .T. // centraliza a janela e ignora a definição anterior de nTop e nLeft// cria as pastas	oFolder := tFolder():New(, , , , oDialog, , , , , , , , , )	oFolder:nLeft   := 5	oFolder:nTop    := 5	oFolder:nWidth  := oDialog:nClientWidth - 10	oFolder:nHeight := oDialog:nClientHeight - 10	oFolder:AddItem("tButton", .T.)	oFolder:AddItem("tMenu", .T.)	oFolder:AddItem("tMenuBar", .T.)// tButton	exemploa(oFolder:aDialogs[1])// tMenu	exemplob(oFolder:aDialogs[3])// tMenuBar	exemploc(oFolder:aDialogs[2])// apresenta a janela	oDialog:activate()returnstatic function exemploa(oParent)local oMenu := nillocal oButton1 := nil, oMenu01 := nil, oMenu0101 := nil, oMenu0102 := nil, oMenu0103 := nil local oButton2 := nil, oMenu02 := nil, oMenu0201 := nil, oMenu0202 := nil, oMenu0203 := nil local oButton3 := nil, oMenu03 := nil, oMenu0301 := nil, oMenu0302 := nil, oMenu0303 := nil local oSubMenu := nil// cria os menus	oMenu01 := tMenu():new(0, 0, 0, 0, .T., , oMenu)	oMenu02 := tMenu():new(0, 0, 0, 0, .T., , oMenu)	oMenu03 := tMenu():new(0, 0, 0, 0, .T., , oMenu)// cria os itens dos menus	oMenu0101 := tMenuItem():new(oMenu01, "Menu 01, item 01", , , , {|| }, , , , , , , , , .T.)	oMenu0102 := tMenuItem():new(oMenu01, "Menu 01, item 02", , , , {||msgInfo("Menu 01, item 02")}, , , , , , , , , .T.)	oMenu0103 := tMenuItem():new(oMenu01, "Menu 01, item 03", , , .F., {||msgInfo("Menu 01, item 03")}, , , , , , , , , .T.)	oMenu0201 := tMenuItem():new(oMenu02, "Menu 02, item 01", , , , {||msgInfo("Menu 02, item 01")}, , , , , , , , , .T.)	oMenu0202 := tMenuItem():new(oMenu02, "Menu 02, item 02", , , , {||msgInfo("Menu 02, item 02")}, , , , , , , , , .T.)	oMenu0203 := tMenuItem():new(oMenu02, "Menu 02, item 03", , , , {||msgInfo("Menu 02, item 03")}, , , , , , , , , .T.)	oMenu0301 := tMenuItem():new(oMenu03, "Menu 03, item 01", , , , {||msgInfo("Menu 03, item 01")}, , , , , , , , , .T.)	oMenu0302 := tMenuItem():new(oMenu03, "Menu 03, item 02", , , .F., {||msgInfo("Menu 03, item 02")}, , , , , , , , , .T.)	oMenu0303 := tMenuItem():new(oMenu03, "Menu 03, item 03", , , , {||msgInfo("Menu 03, item 03")}, , , , , , , , , .T.)// adiciona os itens dos menus	oMenu01:add(oMenu0101)	// cria um subitem de um submenu		oSubMenu := tMenuItem():new(oMenu0101, "SubMenu 01, item 01", , , , {||msgInfo("SubMenu 01, item 01")}, , , , , , , , , .T.)	// adiciona o subitem do submenu		oMenu0101:add(oSubMenu)	oMenu01:add(oMenu0102)	oMenu01:add(oMenu0103)	oMenu02:add(oMenu0201)	oMenu02:add(oMenu0202)	oMenu02:add(oMenu0203)	oMenu03:add(oMenu0301)	oMenu03:add(oMenu0302)	oMenu03:add(oMenu0303)  // cria os botões que receberão os menus	oButton1 := tButton():create(oParent)	oButton1:cCaption := "Button 01"	oButton1:nWidth   := 100	oButton1:nTop     := 30	oButton1:nLeft    := 10	oButton1:bAction  := {|| }	oButton1:setPopupMenu(oMenu01)	oButton2 := tButton():create(oParent)	oButton2:cCaption := "Button 02"	oButton2:nWidth   := 100	oButton2:nTop     := oButton1:nBottom + 10	oButton2:nLeft    := 10	oButton2:bAction  := {|| }	oButton2:setPopupMenu(oMenu02)	oButton3 := tButton():create(oParent)	oButton3:cCaption := "Button 03"	oButton3:nWidth   := 100	oButton3:nTop     := oButton2:nBottom + 10	oButton3:nLeft    := 10	oButton3:bAction  := {|| }	oButton3:setPopupMenu(oMenu03)returnstatic function exemplob(oParent)local oMenu := nillocal oMenu01 := nil, oMenu0101 := nil, oMenu0102 := nil, oMenu0103 := nil local oMenu02 := nil, oMenu0201 := nil, oMenu0202 := nil, oMenu0203 := nil local oMenu03 := nil, oMenu0301 := nil, oMenu0302 := nil, oMenu0303 := nil local oSubMenu := nil	oMenu := tMenu():new(0, 0, 0, 0, .F., "", oParent)// cria os submenus utilizando o construtor new	oMenu01 := tMenuItem():new(oMenu, "Menu 01")// cria os submenus utilizando o construtor new2	oMenu02 := tMenuItem():new2(oMenu, "Menu 02")	oMenu03 := tMenuItem():new2(oMenu, "Menu 03")// cria os itens dos submenus utilizando o construtor new2	oMenu0101 := tMenuItem():new(oMenu01, "Menu 01, item 01", , , , {|| })	// cria um subitem de um submenu		oSubMenu := tMenuItem():new(oMenu0101, "SubMenu 01, item 01", , , , {||msgInfo("SubMenu 01, item 01")})	// adiciona o subitem do submenu		oMenu0101:add(oSubMenu)	oMenu0102 := tMenuItem():new2(oMenu01, "Menu 01, item 02", , , {||msgInfo("Menu 01, item 02")})	oMenu0103 := tMenuItem():new2(oMenu01, "Menu 01, item 03", , .F., {||msgInfo("Menu 01, item 03")})	oMenu0201 := tMenuItem():new2(oMenu02, "Menu 02, item 01", , , {||msgInfo("Menu 02, item 01")})	oMenu0202 := tMenuItem():new2(oMenu02, "Menu 02, item 02", , , {||msgInfo("Menu 02, item 02")})	oMenu0203 := tMenuItem():new2(oMenu02, "Menu 02, item 03", , , {||msgInfo("Menu 02, item 03")})// cria os itens dos submenus utilizando o construtor new	oMenu0301 := tMenuItem():new(oMenu03, "Menu 03, item 01", , , , {||msgInfo("Menu 03, item 01")})	oMenu0302 := tMenuItem():new(oMenu03, "Menu 03, item 02", , , .F., {||msgInfo("Menu 03, item 02")})	oMenu0303 := tMenuItem():new(oMenu03, "Menu 03, item 03", , , , {||msgInfo("Menu 03, item 03")})// adiciona os itens dos submenus	oMenu01:add(oMenu0101)	oMenu01:add(oMenu0102)	oMenu01:add(oMenu0103)	oMenu02:add(oMenu0201)	oMenu02:add(oMenu0202)	oMenu02:add(oMenu0203)	oMenu03:add(oMenu0301)	oMenu03:add(oMenu0302)	oMenu03:add(oMenu0303)// adiciona os submenus ao menu principal	oMenu:add(oMenu01)	oMenu:add(oMenu02)	oMenu:add(oMenu03)returnstatic function exemploc(oParent)local oMenu := nillocal oMenu01 := nil, oMenu0101 := nil, oMenu0102 := nil, oMenu0103 := nil local oMenu02 := nil, oMenu0201 := nil, oMenu0202 := nil, oMenu0203 := nil local oMenu03 := nil, oMenu0301 := nil, oMenu0302 := nil, oMenu0303 := nil local oSubMenu := nil	oMenu := tMenuBar():new(oParent)// cria os submenus	oMenu01 := tMenu():new(0, 0, 0, 0, .T., , oMenu)	oMenu02 := tMenu():new(0, 0, 0, 0, .T., , oMenu)	oMenu03 := tMenu():new(0, 0, 0, 0, .T., , oMenu)// cria os itens dos submenus	oMenu0101 := tMenuItem():new(oMenu01, "Menu 01, item 01", , , , {|| }, , , , , , , , , .T.)	oMenu0102 := tMenuItem():new(oMenu01, "Menu 01, item 02", , , , {||msgInfo("Menu 01, item 02")}, , , , , , , , , .T.)	oMenu0103 := tMenuItem():new(oMenu01, "Menu 01, item 03", , , .F., {||msgInfo("Menu 01, item 03")}, , , , , , , , , .T.)	oMenu0201 := tMenuItem():new(oMenu02, "Menu 02, item 01", , , , {||msgInfo("Menu 02, item 01")}, , , , , , , , , .T.)	oMenu0202 := tMenuItem():new(oMenu02, "Menu 02, item 02", , , , {||msgInfo("Menu 02, item 02")}, , , , , , , , , .T.)	oMenu0203 := tMenuItem():new(oMenu02, "Menu 02, item 03", , , , {||msgInfo("Menu 02, item 03")}, , , , , , , , , .T.)	oMenu0301 := tMenuItem():new(oMenu03, "Menu 03, item 01", , , , {||msgInfo("Menu 03, item 01")}, , , , , , , , , .T.)	oMenu0302 := tMenuItem():new(oMenu03, "Menu 03, item 02", , , .F., {||msgInfo("Menu 03, item 02")}, , , , , , , , , .T.)	oMenu0303 := tMenuItem():new(oMenu03, "Menu 03, item 03", , , , {||msgInfo("Menu 03, item 03")}, , , , , , , , , .T.)// adiciona os itens dos submenus	oMenu01:add(oMenu0101)	// cria um subitem de um submenu		oSubMenu := tMenuItem():new(oMenu0101, "SubMenu 01, item 01", , , , {||msgInfo("SubMenu 01, item 01")}, , , , , , , , , .T.)	// adiciona o subitem do submenu		oMenu0101:add(oSubMenu)	oMenu01:add(oMenu0102)	oMenu01:add(oMenu0103)	oMenu02:add(oMenu0201)	oMenu02:add(oMenu0202)	oMenu02:add(oMenu0203)	oMenu03:add(oMenu0301)	oMenu03:add(oMenu0302)	oMenu03:add(oMenu0303)// adiciona os submenus ao menu principal	oMenu:addItem("Menu 01", oMenu01, .T.)	oMenu:addItem("Menu 02", oMenu02, .T.)	oMenu:addItem("Menu 03", oMenu03, .T.)return

Exemplo da classe TMenuItem

Microsiga Protheus 8.11 , Microsiga Protheus 11 , Protheus 10 , TOTVS Application Server 10 , ByYou Application Server

  • Sem rótulos