Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • Integração Microsiga Protheus X RM Classis Net -- 36778

Boletim Técnico: Integração Microsiga Protheus X RM Classis Net
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Implementada a integração entre os módulos Financeiro, Contabilidade Gerencial e Gestão de Pessoal, do Microsiga Protheus com o RM Classis Net. Este documento contém informações sobre a instalação, configuração e utilização desta integração no Microsiga Protheus.Além deste Boletim Técnico, recomenda-se, também, a leitura do “Manual de Integração Protheus x Classis”, disponível no portal TDN em  http://tdn.totvs.com/ .Processos integrados entre os sistemas Microsiga Protheus e RM Classis Net•	ContabilidadeMoedas Contábeis.Centro de Custo / Item Contábil / Classe de Valor.•	FinanceiroTipos de Documentos (Configurador).Bancos / Agências / Contas.Clientes.Contas a Receber.Baixas a Receber.Liquidação (Negociação).Transferências de Títulos.Manutenção de Borderô.Naturezas Financeiras. •	Recursos Humanos (Gestão de Pessoal) Titulação de Professores (Configurador).Funcionários / Autônomos (Professores).Folha de Pagamento.
ID do Chamado
SCOLGC
Aplicabilidade
Integração Microsiga Protheus X RM Classis Net
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGACTB
    • SIGAFIN
    • SIGAGPE
    Portais
    • todos
    Países
    • Brasil
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • MySQL
    • Oracle
    Parâmetros Envolvidos
    MV_RMCLASS, MV_ACCATPR, MV_GPCFUPR
    Número da FNC
    000000099662010
    Ajustes no Compatibilizador
    Não
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Procedimentos para Implementação

     

    Importante:
    Antes de executar os updates de compatibilização da integração Microsiga Protheus x RM Classis Net, é imprescindível:
    a)       Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”);
    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    b)       Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    c)       Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
     
    Os procedimentos para implementação estão divididos em três partes:
    Procedimentos Iniciais
    Devem existir duas bases de dados. Uma para o Microsiga Protheus e outra para o RM Classis Net. Certifique-se de que os usuários “owner”, da base de dados do Microsiga Protheus, tenham acesso “full” aos objetos da base do CorporeRM e vice-versa.
    Crie e valide as conexões do TopConnect em ambas as bases de dados (Microsiga Protheus e RM Classis Net).
    Observação:
    O nome das conexões ODBC/TOPConnect devem ser exatamente iguais aos nomes das bases de dados.
    As quantidades de empresas/filiais devem ser iguais no Microsiga Protheus e no RM Classis Net, ignorando-se zeros à esquerda.
    Exemplo:
    Microsiga Protheus
     
    RM Classis Net
    Empresa
    Filial
    Coligada
    Filial
    01
    01
    1
    1
    02
    01
    2
    1
    02
    02
    2
    2
     
    O campo “Nº Titulo (E1_NUM)”, da tabela SE1, e os demais campos relacionados ao número do título financeiro no Microsiga Protheus, devem obrigatoriamente ter tamanho igual a 9 posições.
    Procedimentos de atualização de tabelas do Microsiga Protheus
    Pelo módulo Configurador é possível alterar o modo de acesso da tabela SX5 para compartilhado e das tabelas SE1 e SE5 para exclusivo. Este procedimento é importante para utilização da funcionalidade de integração e considerado obrigatório para o correto funcionamento.
    Observação:
    Execute este procedimento para todas as empresas do Microsiga Protheus.
    Caso as tabelas CTO, CTT, SA6 e SRA estejam configuradas em modo exclusivo, devem possuir apenas uma filial para cada empresa.
    Através do Totvs Development Studio, aplique  o pacote de atualizações (Patch) desta FNC. Certifique-se de que o backup das bases de dados, repositório de funções e estrutura system foram executados com êxito.
    Execute o update para atualização de dicionários e criação de tabelas, triggers, procedures e functions no banco de dados, da seguinte forma:
    1.    No TOTVS SmartClient, execute a rotina de updateU_UpdF011.
    Será exibida uma interface gráfica, tipo “Wizard,” para guiar o usuário no processo de atualização.
    2.    Clique em Prosseguir para avançar a instalação.
    3.    A tela com as empresas e filiais presentes no sigamat.emp será exibida. Selecione apenas as empresas/filiais que utilização a funcionalidade de integração.
    4.    A seguir será exibida uma tela solicitando o alias das bases de dados do Microsiga Protheus e do RM Classis Net. Informe o nome das bases existentes no banco de dados e clique em Prosseguir. O procedimento de atualização se iniciará.


     
    Observações
    Ao executar o update, verifique se alguma mensagem de erro foi apresentada no console do Server. Em seguida, verifique na pasta \BIN\Appserver o arquivo totvsconsole.log.
    Caso a integração seja instalada apenas para alguma(s) filial(ais), replique o parâmetro MV_RMCLASS”, para cada filial, informando aquela a ser considerada, por meio do Configurador.
     
    5.    No módulo Configurador, altere o tamanho do campo PARCELA, para que possua 02 posições, utilizando o recurso Grupo de Campos.
    6.    No módulo Gestão de Pessoal, selecione Atualizações / Funcionário / Autônomos (GPEA265) e certifique-se de que os seguintes campos estão visíveis para edição na tela. Caso não estejam, devem ser colocados para exibição na tela, por meio do botão Selec. Campos.
    ·       Data de Nasc.
    ·       Naturalidade
    ·       Estado
    ·       Sexo
     
    7.    Acesse o módulo Configurador, selecione Dicionário de Dados e verifique se o campo Nome Agência (A6_NOMEAGE)” do Cadastro de Bancos, tabela SA6, apresenta o módulo Financeiro disponível para exibição na tela. Caso contrário, é necessário marcá-lo.
    Observação:
    Para que os títulos sejam corretamente gerados, o Cadastro de Bancos (MATA70) do Microsiga Protheus, deve estar sincronizado com o Cadastro da Conta Caixa, do CorporeRM. (SA6 x GBANCO, GAGENCIA, FCONTA e FCXA).
    8.    Selecione Ambientes / Cadastro / Menu (CFGX013) e inclua as opções de Menu, conforme instruções a seguir:
    Nómina de Integración

    Menu
    Miscelâneas
    Submenu
    Integración RMClassis
    Nome da rotina
    Nómina de Integración
    Programa
    GPEM810
    Módulo
     Gestion de Personal
    Tipo
    Función Protheus
    Tabelas
    SRA, SRC, SRO

     
    Observação:
    Caso não seja utilizada a integração de Folha de Pagamento, este procedimento pode ser desconsiderado.
     
    ·       Situación Financeira

    Menu
    Actualizaciones
    Submenu
    Cuentas Por Cobrar
    Nome da rotina
    Situación Financeira
    Programa
    FincRm01
    Módulo
    Financieiro
    Tipo
    Función Protheus
    Tabelas
    SE1, SE5

    Sincronização de Tabelas
    As tabelas equivalentes das bases de dados do Microsiga Protheus e RM Classis Net devem ser sincronizadas antes da utilização da funcionalidade de integração. Para efetuar este procedimento, utilize o assistente de sincronização de dados, porém, algumas tabelas devem ser sincronizadas manualmente.
    1.    Em TOTVS SmartClient, digite U_UpdF010 no campo Programa Inicial e, em seguida OK.
    O sistema exibe uma interface gráfica, tipo Wizard.
    Clique em avançar nas duas primeiras telas de apresentação e no “Passo 01” devem ser selecionadas as empresas e o(s) processo(s) a serem sincronizJdjjs
    2.    Clique em Avançar nas duas primeiras telas de apresentação e no “Passo 01”, selecione as empresas e o(s) processo(s) a serem sincronizados.
     
    Observação:
    Caso o processo “Empleados/Professores” seja selecionado, o sistema exibe uma tela para que os parâmetros MV_ACCATPR e MV_GPCFUPRtenham seus conteúdos alterados e/ou confirmados.
    Ao utilizar o update “Assistente de Sincronização de dados” para sincronizar os Empleados/Professores, a titulação de todos os funcionários que exercem a função de Professor deve estar alimentada no campo “Titulação (RA_CODTIT)”.
    ·         Parâmetro MV_ACCATPR: os funcionários em que a categoria se enquadrar nas que foram informadas nesse parâmetro, serão integrados com o RM Classis Net.
    ·         Parâmetro MV_GPCFUPR: os funcionários em que a categoria se enquadrar nas que foram informadas nesse parâmetro, serão exibidos em uma tela para que sejam selecionados apenas os funcionários que exercem a função de professor.
    Os funcionários selecionados serão integrados ao RM Classis Net. Caso a categoria do funcionário já tenha sido informada no parâmetro MV_ACCATPR, não há a necessidade de informar, também, a mesma categoria no parâmetroMV_GPCFUPR.
    Se esta tela for cancelada, a seleção do processo “Empleados/Professores”, também será.
    3.    No Passo 02”, é efetuada a verificação na estrutura de empresas/filiais existentes nos sistemas Microsiga Protheus e RM Classis Net. Caso ocorra alguma divergência na estrutura, é apresentado o log de erro e não será permitido prosseguir até que seja corrigida.
     
     Observação:
    A empresa “99” do Microsiga Protheus e a coligada “0” (zero) do RM Classis Net serão desconsideradas.
    Caso alguma das tabelas, do Microsiga Protheus, que fazem parte da Sincronização de um dos processos que for selecionado, estiver em modo exclusivo (X2_MODO = “E”) e existir mais de uma filial para a empresa em questão, haverá uma crítica. Esse tratamento é necessário, porque não existe o campo FILIAL na tabela do RM Classis Net.
     
    4.    No “Passo 03”, são apresentados os processos e a(s) empresa(s) selecionada(s) no “Passo 01“. Antes de prosseguir é de extrema importância verificar se todas as informações estão corretas para cada empresa selecionada. Após a conclusão este procedimento torna-se irreversível.
    5.    Ao final da execução do assistente de sincronização, podem ser averiguados os processos que foram sincronizados e o diretório onde foram criados os arquivos de log com o detalhamento de cada processo
     
    Observação:
    Caso o processo “Empleados/Professores” tenha sido selecionado, ao final do processamento o sistema exibe uma mensagem alertando sobre o procedimento a ser executado para que a sincronização dos “Empleados/Professores” seja totalmente concluída.
    Descrição de Ajustes

     

    1.    Criação no arquivo SX3 – Campos:
    ·       Tabela SA1 - “Clientes”

    Campo
    A1_ORIGEM
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    2
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Orig. Client
    Descrição
    Origem Cliente
    Nível
    1
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não

     
    ·       Tabela SE1 - “Contas a Receber”

    Campo
    E1_IDLAN
    Tipo
    N
    Tamanho
    9
    Decimal
    0
    Formato
    Vazio
    Título
    Nr. Docto
    Descrição
    NR. Documento na FLAN
    Nível
    1
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não

     

    Campo
    E1_MULTDIA
    Tipo
    N
    Tamanho
    9
    Decimal
    2
    Formato
    Vazio
    Título
    Multa ao dia
    Descrição
    Multa ao dia
    Nível
    1
    Browse
    Não

     

    Campo
    E1_IDAPLIC
    Tipo
    N
    Tamanho
    9
    Decimal
    0
    Formato
    Vazio
    Título
    Matriz Aplic
    Descrição
    Matriz Aplic
    Nível
    1
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não

     

    Campo
    E1_VLBOLP
    Tipo
    N
    Tamanho
    15
    Decimal
    2
    Formato
    @E 999,999,999,999.99
    Título
    Bolsa Pontu.
    Descrição
    Valor Bolsa Pontualidade
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não

     

    Campo
    E1_SERVICO
    Tipo
    C
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Cod. Serviço
    Descrição
    Código do Serviço
    Nível
    1
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não

     

    Campo
    E1_IDBOLET
    Tipo
    N
    Tamanho
    9
    Decimal
    0
    Formato
    Vazio
    Título
    Id Boleto
    Descrição
    Id Boleto
    Nível
    1
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não

     

    Campo
    E1_NUMINSC
    Tipo
    N
    Tamanho
    15
    Decimal
    0
    Formato
    Vazio
    Título
    Num. Inscr.
    Descrição
    Numero Inscrição
    Nível
    1
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não

     

    Campo
    E1_PROCEL
    Tipo
    N
    Tamanho
    15
    Decimal
    0
    Formato
    Vazio
    Título
    Proc. Sel.
    Descrição
    Proc. Seletivo
    Nível
    1
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não

     
    ·       Tabela SA6 - “Bancos”

    Campo
    A6_CODCXA
    Tipo
    C
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Conta Caixa
    Descrição
    Conta Caixa
    Nível
    1
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Sim
    Browse
    Não
    Relação
    IIF(lInclui,M070CodCxa(), M->A6_CODCXA)

     

    Campo
    A6_TIPOCAR
    Tipo
    N
    Tamanho
    2
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Tipo Carteira
    Descrição
    Tipo Carteira
    Nível
    1
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Sim
    Browse
    Não

     

    Campo
    A6_CARTEIR
    Tipo
    C
    Tamanho
    3
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Carteira
    Descrição
    Carteira
    Nível
    1
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Sim
    Browse
    Não

     

    Campo
    A6_CODCED
    Tipo
    C
    Tamanho
    20
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Cod. Cedente
    Descrição
    Cod. Cedente
    Nível
    1
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Sim
    Browse
    Não

     
    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas
    SE1 – Contas a Receber, SA6 – Bancos, CTO - Moedas Contábeis, CTT - Centro de Custo, SRA – Funcionários, SX5 - Tabelas

    • Sem rótulos