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Boletim Técnico: Implementação do Parâmetro MV_CNVERNF
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Implementada melhoria na rotina Contrato (CNTA100) com a criação do Parâmetro MV_CNVERNF, que permite verificar se o contrato do tipo Compras ou Vendas com situação a ser Finalizada ou Cancelada possui Medições em Aberto e/ ou Medições sem NF lançada.
ID do Chamado
TDSDGV
Produtos
  • Microsiga 11
  • Módulos
    • SIGAGCT
    Portais
    • nenhum
    Países
    • todos
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    Contrato (CNTA100), Medições/Entregas (CNTA120), Documento de Entrada (MATA103), Documento de Saída (MATA460A)
    Ajustes no Compatibilizador
    Não
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - GCTUPD26
    Procedimentos para Implementação

    Antes de executar o compatibilizador GCTUPD26 é imprescindível:

    a)         Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).

    b)         Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)          Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)         Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

    e)         O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     

     

     

     

     

     

     

     

    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

     

    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

     

                              i.     No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

                            ii.     Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

                           iii.     Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

                           iv.     Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

                             v.     Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

                           vi.     Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

                          vii.     Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

     

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

     

    1.          Em ByYou Smart Client, digite GCTUPD26 no campo Programa Inicial.

    2.          Clique em OK para continuar.

    3.          Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.

    4.          Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    5.          Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    6.          Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    7.          Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    8.          Clique em OK para encerrar o processamento.



    Descrição de Ajustes

    1.        Criação de Parâmetro no arquivo SX6 – Parâmetros:

    Nome da Variável

    MV_CNVERNF

    Tipo

    Caracter

    Descrição

    Verifica se existe Medição em aberto ou Medição sem NF vinculada na Finalização ou Cancelamento do Contrato. S=Verifica Medição. N=Não verifica.

    Valor Padrão

    N

     



    Procedimentos para Configuração

    CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

    1.        No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro a seguir:

    Nome

    MV_CNVERNF

    Tipo

    Caracter

    Cont. Por.

    S

    Descrição

    Verifica se existe Medição em aberto ou Medição sem NF vinculada na Finalização ou Cancelamento do Contrato. S=Verifica Medição. N=Não verifica.



    Procedimentos para Utilização

    1.        Em Gestão de Contratos (SIGAGCT) acesse Atualizações\Contratos\Contrato (CNTA100).

    2.        Selecione o contrato com a Situação Vigente (Legenda Verde).

    3.        Clique na opção Situação.

    4.        Selecione a situação Sol. Final.

    5.        Em Gestão de Contratos (SIGAGCT) acesse Atualizações\Movimentos\Medições e Entregas (CNTA120).

    6.        Pesquise o contrato com a situação alterada.

     7.        Verifique se esse contrato possui medições.

    8.        Em Gestão de Contratos (SIGAGCT) acesse Atualizações\Contratos\Contrato (CNTA100).

    9.        Clique na opção Situação.

    10.     Selecione a Situação Finalizada ou Cancelada.



    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas

    CN9 -Contratos, CNA - Cabeçalho Planilha e Contratos, CNB – Itens das Planilhas e Contratos, CND - Cabeçalho Medição de Contratos, CNE - Itens de Medição de Contratos, SF1 - Nota Fiscal de Entrada, SD1 - Itens das NF de Entrada, SF2 - Cabeçalho das NF de Saída, SD2– Itens de Venda da NF.


    Observações

    • Sem rótulos