Boletim Técnico: Implementação do Parâmetro MV_OCORCAN
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Implementado o parâmetro “MV_OCORCAN” para a rotina “Entrada Dc. Cliente” (TMSA050), que define o código de ocorrência para o cancelamento automático utilizado na viagem de coleta do tipo “Planejada”.Esse parâmetro é utilizado para tratar as funcionalidades do processo de “Carga Fechada”, permitindo que um lote seja vinculado a uma “Solicitação de Coleta” que esteja em uma Viagem de Coleta Planejada com status “Em Aberto”. ObservaçãoDeve-se informar no parâmetro um código de ocorrência que tenha sido cadastrado na rotina “Reg. de Ocorrências” (TMSA360).Aplicação PráticaAo incluir e confirmar um agendamento, pode-se abrir uma viagem planejada apontando para uma “Solicitação de Coleta” gerada a partir do agendamento, para que o veículo seja reservado para a viagem.O lançamento dos documentos de entrada do cliente pode ser vinculado à coleta, se a viagem não for concretizada. Nesse caso, a Solicitação de Coleta e a Viagem de Coleta são canceladas automaticamente, ao efetuar o Cálculo do Frete.No Cálculo do Frete, se a Data e a Hora forem informadas na guia “Coleta/Entrega” da Nota Fiscal, é gerado, para a Viagem de Coleta, um registro de ocorrência do tipo “CANCELAMENTO”, conforme o código de ocorrência definido no parâmetro MV_OCORCAN.
ID do Chamado
SCDYR3
Produtos
Microsiga 10
Módulos
- SIGATMS
Portais
- nenhum
Países
- Brasil
Sistema Operacional
todos
Bancos de Dados
- todos
Nome + Fonte
Cálculo do Frete (TMSA200), Nota Fiscal Cliente (TMSA050), Registro de Ocorrências (TMSA360), Complemento de Viagem (TMSA240)
Parâmetros Envolvidos
MV_OCORCAN
Número da FNC
000000241922009
Ajustes no Compatibilizador
Não
Integridade Referencial
Não
Aplicação de Patch
Não
Procedimentos para Configuração
1. No ambiente Configurador, opção “Ambientes/Cadastros/Parâmetros”, crie o seguinte parâmetro:
Nome da Var. | MV_OCORCAN |
Tipo | Caracter |
Cont. Por. | |
Descrição | Define a ocorrência de cancelamento automático utilizado na Viagem de Coleta do tipo Planejada. |
Procedimentos para Utilização
Data e Hora de Coleta informadas na Nota Fiscal do Cliente
1. Acesse o módulo “Gestão de Transportes” (SIGATMS), opção Atualizações\Ocorrências\Tab. De Ocorrências (TMSA020), e cadastre a ocorrência de cancelamento conforme definido no parâmetro MV_OCORCAN;
2. Na opção Atualizações\S.A.C.\Solicitação de Coleta (TMSA460), clique em Incluir e gere uma solicitação de coleta;
3. Agora, em Atualizações\Rodoviário Coleta\Viagem (mod.2) (TMSA144), inclua uma viagem de coleta do tipo Planejada, vinculando a solicitação de coleta gerada anteriormente;
4. Na opção Atualizações\Recebimento\Entrada Dc. Cliente (TMSA050), informe o número de uma Nota Fiscal e o número da solicitação de coleta e preencha os campos “Data Coleta” e “Hora Coleta”;
5. Confira os dados e confirme;
6. Em Atualizações\Recebimento\Cálculo do Frete (TMSA200), selecione o lote e clique em Calcular;
7. A Solicitação de Coleta e a Viagem de Coleta são canceladas automaticamente. É gerada uma ocorrência de cancelamento para a Viagem de Coleta conforme o código definido no parâmetro MV_OCORCAN;
8. Em seguida, é gerada uma Viagem de Entrega do tipo Planejada, utilizando uma rota genérica conforme definição do parâmetro MV_ROTGENT.
Data e Hora de Entrega informadas na Nota Fiscal do Cliente
1. Acesse o módulo “Gestão de Transportes” (SIGATMS), opção Atualizações\Ocorrências\Tab. De Ocorrências (TMSA020), e cadastre a ocorrência de cancelamento conforme definido no parâmetro MV_OCORCAN;
2. Na opção Atualizações\S.A.C.\Solicitação de Coleta (TMSA460), clique em Incluir e gere uma solicitação de coleta;
3. Agora, em Atualizações\Rodoviário Coleta\Viagem (mod.2) (TMSA144), inclua uma viagem de coleta do tipo Planejada, vinculando a solicitação de coleta gerada anteriormente;
4. Na opção Atualizações\Recebimento\Entrada Dc. Cliente (TMSA050), informe o número de uma Nota Fiscal e o número da solicitação de coleta e preencha os campos “Data Coleta” e “Hora Coleta”;
5. Confira os dados e confirme;
6. Em Atualizações\Recebimento\Cálculo do Frete (TMSA200), selecione o lote e clique em Calcular;
7. A Solicitação de Coleta e a Viagem de Coleta são canceladas automaticamente. É gerada uma ocorrência de cancelamento para a Viagem de Coleta conforme o código definido no parâmetro MV_OCORCAN;
8. Verifique que o status do Documento (CTRC) é gerado como “Entregue”.
Viagem Express
1. Acesse o módulo “Gestão de Transportes” (SIGATMS), opção Atualizações\Ocorrências\Tab. De Ocorrências (TMSA020), e cadastre a ocorrência de cancelamento conforme definido no parâmetro MV_OCORCAN;
2. Na opção Atualizações\S.A.C.\Solicitação de Coleta (TMSA460), clique em Incluir e gere uma solicitação de coleta;
3. Agora, em Atualizações\Rodoviário Coleta\Viagem (mod.2) (TMSA144), inclua uma viagem de coleta do tipo Planejada, vinculando a solicitação de coleta gerada anteriormente;
Observação
É exibido um alerta caso o Veículo/Motorista informado no complemento da Viagem de Entrega seja diferente do informado no complemento da Viagem de Coleta.
4. Na opção Atualizações\Rodoviário Entrega\Viagem (mod.2) (TMSA141), inclua uma viagem de entrega;
5. Tecle F7 (NF Cliente) e informe os dados da Nota Fiscal e o número da solicitação da coleta;
6. Confira os dados e confirme
7. A Solicitação de Coleta e a Viagem de Coleta são canceladas automaticamente. É gerada uma ocorrência de cancelamento para a Viagem de Coleta conforme o código definido no parâmetro MV_OCORCAN.
Informações Técnicas
Tabelas Utilizadas | DF0 – Agendamento, DF1 – Itens do Agendamento, DT5 – Solicitação de Coleta, DUA- Registro de Ocorrências, DTQ- Viagem |
Observações
Aplicável a Banco de Dados TopConnect
Visão Geral
Import HTML Content
Conteúdo das Ferramentas
Tarefas