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Prezado(a) Cliente,

Gostaríamos de informá-lo que os sistemas TOTVS VAREJO Supermercados - Linha Consinco, estão em compliance com o manual do Leiaute “9” da Escrituração Contábil Digital – ECD, para envio de informações referentes ao ano calendário de 2020 e que deverão ser validadas e transmitidas pelos contribuintes até dia 31/05/2021.

Gostaríamos também de esclarecer que a responsabilidade pela geração e validação do arquivo ECD, assim como a assinatura e transmissão do arquivo é de cada cliente. Para tanto, orientamos que a geração e o envio do arquivo sejam realizados com antecedência, evitando transtornos de última hora que possam dificultar ou mesmo inviabilizar o envio

Informamos ainda que foram disponibilizadas, nas últimas versões dos nossos sistemas, rotinas que evitam ou que reduzem erros que seriam identificados somente na validação do arquivo. Essas rotinas não têm o objetivo de isentar os usuários da responsabilidade de verificação dos dados e nem da utilização correta dos sistemas. São apenas recursos que visam facilitar o processo de geração, validação e envio das informações.

Lembramos aqui os pré-requisitos para geração do arquivo:

  • Ter o ERP atualizado em uma versão que contemple o Leiaute 9 do arquivo SPED ECD:
    • Contábil Web: 19.07.140, 20.01.066 e 21.01.017
    • Contábil Desktop: 19.07.123, 20.01.055 e 21.01.006;
  • Ter realizado todas as conciliações contábeis da movimentação de 2020;
  • Ter realizado o encerramento do exercício do ano calendário de 2020;
  • Ter configurado DMPL e DLPA;
  • Ter configurado a DRE;
  • Estar utilizando a versão atualizada do PGE da ECD (a versão 8.0.3 do programa foi publicada em 03-mar-2021).


Disponibilizamos uma série de documentações que visam orientar o cliente na geração e entrega desta obrigação de forma independente:


  • Clique aqui para acessar a documentação com as implementações para o Contábil Desktop.
  • Clique aqui para acessar a documentação com as implementações para o Contábil Web. 
  • Para clientes que operam com altos volumes de informações, lembramos que é possível melhorar a performance de geração do arquivo utilizando a geração via banco de dados. Clique aqui para acessar as informações sobre como utilizar esse recurso no Contábil Desktop e aqui para o Contábil Web.


Além destas documentações, temos também disponível a base de conhecimento no Portal do Cliente, contendo os erros mais comuns da ECD e como fazer a correção dos mesmos.

Nossa Central de Suporte estará disponível, de segunda a sexta-feira das 07h30 às 19hs para esclarecimento de eventuais dúvidas, lembrando que o canal de Suporte tem por função orientar sobre dúvidas pontuais ou acolher o reporte de eventuais falhas nos sistemas. Nosso canal de Suporte, portanto, não estará disponível para acompanhar os processos de configuração, geração, validação e envio dos arquivos.

Caso v. empresa deseje contratar treinamento ou apoio de nossos consultores para orientar e acompanhar os processos de configuração, geração, validação e envio, pedimos que contate o Executivo de Soluções de Negócios que o atende. Recomendamos fortemente que esses serviços sejam contratados com antecedência, pois, devido à demanda, não podemos garantir que haverá disponibilidade de consultores para atendimento próximo à data de entrega do arquivo.

Ressaltamos que a data limite para envio da ECD, de acordo com o manual de Orientação do Leiaute 9 da ECD, é último dia útil do mês de maio do ano subsequente ao ano-calendário a que se refere a escrituração e não está, até o momento, prevista nenhuma prorrogação desta data..

Atenciosamente,
EQUIPE PRODUTO

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