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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela PLSA295
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela PLSA295
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

         Nesta rotina é possível cadastrar as classes de carência, ou seja, as categorias que indicam períodos de carência a serem cumpridos para realização de procedimentos e que estará relacionada a diferentes níveis. Deve-se informar a operadora para qual será válida a informação cadastrada, o código e a descrição para identificar a classe de carência, a quantidade em horas, dias, meses ou anos que será considerada a carência para esta classe e os tipos de acomodações relacionados á classe.

         Exemplos de classe de carência:

  • Um encefalograma e uma ultrassonografia são considerados na classe de carência como exame de alto custo. Para estes tipos de exames a carência adotada pela operadora é de 180 dias. Sendo assim, o sistema irá autorizar estes procedimentos somente após o término da carência.
  • Uma operadora necessita que todos os usuários de um determinado produto sigam a mesma regra de carência, independentemente dos procedimentos a ele relacionados. Para isto é possível relacionar uma classe de carência, especifica diretamente ao produto, sendo que, todos os níveis abaixo de produto estarão submetidos à carência estabelecida na classe. 

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  1. Acesse Atualizações/Produto Saúde/Classes de Carência.
  2. Será apresentada a tela com os opções Incluir, Alterar, Visualizar e Outras Ações.
  3. Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa. 
  4. Clique em Incluir.
  5. Preencha os campos conforme necessidade.
  6. Em Outras Ações/Tipos de Acomodação, é possível cadastrar os tipos de acomodações relacionadas à classe de carência.
  7. Confira os dados e confirme.

Veja como funciona na prática:


Durante as execução das regras de elegibilidade e autorização o TOTVS Saúde Planos checa a carência de duas formas, sendo:

  • A carência informada diretamente no procedimento, ou;
  • Através da Classe de Carência.

Utilizando a Classe de Carência é possível diferencia o período de carência de acordo com o contrato sem precisar alterar a configuração do procedimento. 

Exemplo:

Imagine que o procedimento ultrassonografia está vinculado à classe de carência 001 - Exames de Imagem.

Utilizando a classe de carência é possível definir que para o contrato A a classe de carência 001 é de 180 dias e para o contrato B de 120 dias. 

O sistema prevê os seguintes níveis para diferenciação do período da classe de carência. 

Tabela Descrição
BFOClasse de Carência do Beneficiário
BVIBeneficiário x Grupo de Cobertura x Classe Carência
BFJClasses Carências da Família  
BA6Subcontrato x Produto x Classe Carência
BANProdutos x Classe Carência   


Caso o cliente possua alguma regra específica sobre classe de carência ainda é possível utilizar o ponto de entrada PLCLACAR

03. TELA PLSA295

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
PesquisarFiltro de pesquisa de acordo com o código ou descrição.
ExcluirExclusão do registro.
Imprimir BrowseImpressão da listagem do Browse.

04. TELA PLSA295

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
CódigoIndica o código da classe de carência. 
DescriçãoIndica o nome da classe de carência. 
CarênciaIndica o período padrão de carência que os usuários deverão cumprir, quando cadastrados com esta classe. 
UnidadeIndica a Unidade de medida que será utilizada para a classe de carência.
Cod.EDIIndica o código padrão, informado no manual do PTU (Protocolo de Transações Unimed) para uso nas rotinas de importação/exportação.
Desc. Mensag.Indica a descrição da mensagem que será impressa na identificação do usuário. 
Cod. MensagemIndica o código da mensagem que será impressa na identificação do usuário sobre a classe de carência. 
Imp.Cls.Car Indica se a classe de carência será impressa na identificação do usuário.


05. TABELAS UTILIZADAS

  • BDL - Classe de Carência.
  • BWG - Tipo Acomodação Clas. de Carenc.