Páginas filhas
  • DT - Configuração de Crédito Outorgado


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Moda

Segmento:

Varejo

Módulo:Fiscal
Função:Cálculo do Crédito Outorgado
País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVAFIS-9495 / DVAFIS-9496 / DVAFIS-9498/DVAFIS-9500


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Implementar o processo configuração e cálculo dos valores de estorno de crédito e crédito outorgado pelo sistema, reduzindo a necessidade de utilização de planilhas e cálculos manuais.

03. SOLUÇÃO

Implementado no componente FISFM123 as opções de coluna para a configuração do crédito outorgado.

Desenvolvido os componentes FISFP163 para o cálculo do crédito outorgado e o componente para a implantação e manutenção da apuração de crédito outorgado.



No componente FISFM123 foi implementado 2 novas opções no campo "Coluna", sendo eles:  "Crédito outorgado - B" e "Crédito outorgado - T", a opção de "Estorno" que também será utilizada no processo já existia na coluna.

Para efetuar a implantação de saldo anterior pode utilizar o componente FISFP163, para isto deve-se informar o período para que seja habilitado o botão "Apuração mensal..." onde será acionado o componente FISFM155, assim como podemos observar nas imagens 4 e 5.


Imagem 1 - Como exemplo temos a configuração do crédito outorgado - B, demais campos de filtro podem ser configurados de acordo com as necessidades, sendo que serão utilizado para filtrar as notas no momento do processo e cálculo.


Imagem 2 - Como exemplo temos a configuração do crédito outorgado - T, demais campos de filtro podem ser configurados de acordo com as necessidades, sendo que serão utilizado para filtrar as notas no momento do processo e cálculo.


Imagem 3 - Como exemplo temos a configuração do estorno, demais campos de filtro podem ser configurados de acordo com as necessidades, sendo que serão utilizado para filtrar as notas no momento do processo e cálculo.


Imagem 4 - Para implantar um saldo anterior, primeiramente devemos informar o período para habilitar a "Apuração mensal...".


Imagem 5 - No componente FISFM155 será possível efetuar a implantação de saldo dos 12 meses anteriores.


Após configurado as colunas B, T e estorno no componente FISFM123, podemos ir para o componente FISFP163, onde será efetuado o cálculo e gerado os detalhamentos.

No quadro "Filtro" devemos informar a empresa e o período para a apuração, em opções deve-se informar o percentual que será aplicado e o código de detalhamento a ser gerado.

O botão "Calcular" será habilitado após o preenchimento do filtro, e ira efetuar a busca dos valores conforme configurado no componente FISFM123, preenchendo assim os quadros de "Valores", "Estorno" e "Apuração", neste ultimo será apresentado os últimos 12 meses.

O botão "Gravar" ira fazer a gravação dos valores com seus respectivos detalhamentos (configurado no FISFM123 e no detalhamento do FISFP163).

A "Apuração mensal ..." ira listar os valores calculados dos últimos 12 meses e também será possível fazer a implantação e manutenção dos valores. 

O botão "Configurador..." irá chamar o componente FISFM123.


Imagem 1 - Acima vemos como o processo efetuado para um determinado período, onde:

  • Quadro Valores:
    • Media 12 meses (B) - Média dos 12 meses anteriores da apuração B, conforme podemos ver no quadro "Apuração" demais meses.
    • Média 12 meses (T) - Média dos 12 meses anteriores da apuração T, conforme podemos ver no quadro "Apuração" demais meses.
    • Crédito do período (C) - Valor total do quadro "Estorno", valores que foram buscados de acordo com as configurações da coluna "Estorno" (FISFM123).
    • Estorno de crédito (E) - Será o valor da Média 12 meses B / Media 12 meses (T) multiplicado pelo Crédito do Período (C).
    • Saída mês apuração (B) - Valores contábeis da notas de saídas conforme configurado em Crédito outorgado - B.
    • Devoluções mês apuração (B) - Valores contábeis da notas de entrada conforme configurado em Crédito outorgado - B.
    • Crédito outorgado - Será o valor das  Saída mês apuração (B) - Devoluções mês apuração (B) multiplicado pelo percentual informado na tela.


Após gravar podemos consultar os valores dos detalhamentos gerados através do componente FISFM023.

Imagem 2 - Acima vemos os detalhamentos gerados para os valores calculados, sendo:

  • Detalhamento 21 - Valor da Saídas mês apuração (B) multiplicado pelo percentual, o código e o percentual são informados na tela do FISFP163.
  • Detalhamento 1002 - Valor das Devoluções mês apuração (B) multiplicado pelo percentual e código do detalhamento informado na configuração do crédito outorgado - B (FISFM123)
  • Detalhamento 6000 - Valor do Estorno de Crédito (E) e código do detalhamento informado na configuração do estorno (FISFM123).

Após a geração e gravação das informações, o botão "Gerar arquivo..." será habilitado. Essa exportação irá gerar um arquivo separado por ";".


Imagem 1 - Após o cálculo e gravação no componente FISFP163, o botão "Gerar arquivo..." foi habilitado.


Imagem 2 - Ao clicar no botão, é carregado o componente SISFL043 para seleção do caminho do arquivo que será gerado. Ao clicar no botão "Salvar" é realizado a exportação do arquivo.


Imagem 3 - Na imagem acima, vemos o conteúdo do arquivo exportado no formato (.CSV), texto separado por ";".


Imagem 4 - Na imagem acima, vemos o conteúdo do arquivo aberto no Excel.

Na geração do EFD ICMS/IPI foi ajustado para que o detalhamento informado no componente FISFP163 (Cálculo Crédito Outorgado) gere o registro C195/C197 nas notas fiscais.


Imagem 1 - Demonstração da geração do cálculo do crédito outorgado pelo componente FISFP163.


Imagem 2 - Configuração no FISFM022 do detalhamento 21 (detalhamento utilizado no FISFP163), informando o código de ajuste do EFD ICMS/IPI e configurado para gerar o C197.


Imagem 3 - Detalhamentos gerados a partir do cálculo do crédito outorgado pelo componente FISFP163.


Imagem 4 - Arquivo do EFD ICMS/IPI (gerado pelo FISFP017), demonstrando os registros C195/C197 gerados, bem como a apuração do valor no registro E110.


Imagem 5 - Demonstração da apuração do registro C197 no relatório de apuração do ICMS próprio do validador da EFD ICMS/IPI.


Imagem 7 - Os demais detalhamentos gerados a partir do cálculo podem ser configurados no FISFM022, para gerar no registro E111 e assim serem considerados na apuração no E110 do EFD ICMS/IPI.


Imagem 8 - Demonstração dos demais detalhamentos configurados para gerar o E111 como débito e assim comporem a apuração do ICMS no registro E110.


Imagem 9  - Demonstração da apuração destes demais detalhamentos no relatório de apuração do ICMS próprio do validador da EFD ICMS/IPI. 


Imagem 10 - Apuração do ICMS do período utilizado.