CONTEÚDO

  • CONTEÚDO
  • 01. VISÃO GERAL
  • 02. PASSO A PASSO - CADASTRO IMAGENS BACKOFFICE
  • 03. PASSO A PASSO - CADASTRO IMAGENS INTEGRAÇÃO
  • 04. PASSO A PASSO - CADASTRO IMAGENS POR ASSOCIAÇÃO IMAGENS x CPF
  • 05. PASSO A PASSO - VERIFICAÇÂO DAS IMAGES NA PLATAFORMA 
  • 06. STATUS ESPERADOS


01. VISÃO GERAL

Esta documentação tem como objetivo demonstrar um passo a passo para verificar se as fotos adicionadas ao Clock-In estão sendo analisadas/validadas de forma correta pelo processo que gera o arquivo de imagens utilizado para identificação de empregados.


02. PASSO A PASSO - CADASTRO DE IMAGEM PELO BACKOFFICE

  1. Adicionar uma nova foto que deseja ser validada. 
  2. Após finalizar o passo 1, clicar no botão Processar imagens no canto superior direito da tela de Funcionários do BackOffice. Isso fará com que o processo de geração dos arquivos de imagens inicie a analise e gere um status para cada nova imagem. 
  3. Finalizado o passo 2 será possível visualizar as imagens com status de erro na aba Erro do BackOffice. Essa etapa é a mais importante do testes pois é ela quem vai indicar se o processo teve o comportamento adequado ou não. 
  4. Como um teste complementar, é possível utilizar o aplicativo móvel para realizar o reconhecimento facial da foto recém adicionada. Lembre-se: certifique-se de ter sincronizado e obtido o arquivo de imagens mais atual (comparando a data do arquivo de imagens apresentada no canto superior direito do Back Office e a data apresentada no menu lateral do app). 

03. PASSO A PASSO - CADASTRO DE IMAGEM DA INTEGRAÇÃO

  1. Adicionar uma nova foto no ERP (RM, Datasul ou Protheus) para ser integrada com o Clock-in. Cada ERP possui um processo para subir fotos para o Clockin.
  2. Após finalizar o passo 1, clicar no botão "Processar imagens" no canto superior direito da tela de Funcionários do BackOffice. Isso fará com que o processo de geração dos arquivos de imagens inicie a analise e gere um status para cada nova imagem. 
  3. Finalizado o passo 2 será possível visualizar as imagens com status de erro na aba Erro do BackOffice. Essa etapa é a mais importante do testes pois é ela quem vai indicar se o processo teve o comportamento adequado ou não. 
  4. Como um teste complementar, é possível utilizar o aplicativo móvel para realizar o reconhecimento facial da foto recém adicionada. Lembre-se: certifique-se de ter sincronizado e obtido o arquivo de imagens mais atual (comparando a data do arquivo de imagens apresentada no canto superior direito do Back Office e a data apresentada no menu lateral do app). 

04. PASSO A PASSO - CADASTRO DE IMAGEM ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO DE FOTOS

  1. O funcionário deverá posicionar a face em frente ao Aplicativo Kiosk (documentação aqui) ou frente ao Aplicativo Mobile (documentação aqui)  e realizar o reconhecimento facial. Caso ele não seja reconhecido será direcionado para uma tela onde será solicitado o CPF para associar a Imagem que foi capturada pelo dispositivo com o CPF do funcionário. Após realizar a informação do CPF o Aplicativo irá realizar a integração das informações com a plataforma para que as imagens e a marcação possam passar pelo processo de aprovação. 
  2. Após finalizar o passo 1, o RH deverá acessar o Backoffice para realizar a análise das imagens e aprovar imagens e/ou marcações.
  3. Após finalizar o passo 2, clicar no botão "Processar imagens" no canto superior direito da tela de Funcionários do BackOffice. Isso fará com que o processo de geração dos arquivos de imagens inicie a analise e gere um status para cada nova imagem. 
  4. Finalizado o passo 2 será possível visualizar as imagens com status de erro na aba Erro do BackOffice. Essa etapa é a mais importante do testes pois é ela quem vai indicar se o processo teve o comportamento adequado ou não. 
  5. Como um teste complementar, é possível utilizar o aplicativo móvel para realizar o reconhecimento facial da foto recém adicionada. Lembre-se: certifique-se de ter sincronizado e obtido o arquivo de imagens mais atual (comparando a data do arquivo de imagens apresentada no canto superior direito do Back Office e a data apresentada no menu lateral do app). 

05. VERIFICAÇÃO DAS IMAGENS COM ERRO NA PLATAFORMA 

  1. Acessar a plataforma Carol e selecionar a opção de Menu Explore
  2. Acessar a opção Employee e realizar uma consulta dos funcionários ativos (filtro termination date is empty)
  3. Selecionar a opção "..." do canto superior direito do Explore (irá abrir um Menu) e seleciona a opção "Export as" e depois a opção EXCEL.
  4. Esse processo irá criar uma task para geração do relatório. Para baixar o excel basta aguardar a finalização da execução da task e acessar o detalhamento da task atraves do status da task. No detalhamento da task terá a opção de realizar o Downolad do Excel.
  5. Selecionar o opção "Image" no menu lateral da Carol 
  6. Selecionar a opção "..." do canto superior direito do Explore (irá abrir um Menu) e seleciona a opção "Export as" e depois a opção EXCEL.
  7. Esse processo irá criar uma task para geração do relatório. Para baixar o excel basta aguardar a finalização da execução da task e acessar o detalhamento da task atraves do status da task. No detalhamento da task terá a opção de realizar o Downolad do Excel.
  8. Ao final será realizado o download das duas consultar e a partir desse momento poderá ser realizado um cruzamento de informações entre as duas planilhas para verificar se os funcionários possuem imagens inválidas.

06. STATUS ESPERADO

Os status gerados pelo processo de geração de imagens são os seguintes (sempre gerados seguindo essa ordem):

  • 0 ou 0.0 - Face OK
  • 10 - Tamanho Face é abaixo 130px x 130px - indica que a face da imagens está abaixo de 130x130 pixels. Essa situação poderá ser verificada através do Aplicativo "Paint" chamando a foto e selecionando somente a área da face que é verificada.
  • 20 - Nenhuma faces encontrada na imagem - indica que nenhuma face foi encontrada na imagem.
  • 30 - Múltiplas faces encontradas na imagem - indica que foram identificadas várias faces na imagem
  • 40 - Problema Desconhecido com face - indica que foi identificado um problema na face, 
  • 50 - Schema Inválido. - indica que o schema da imagem é inválido.
  • 60 - Erro desconhecido - indica que foram identificados erros desconhecidos na imagem.
  • 70 - Erro ao decodificar a imagem - indica que ocorreu um erro ao realizar a decodificação para gerar o hash das imagens.
  • 80 - Imagem com baixa qualidade - indica que é uma imagem de baixa qualidade. 
  • Sem rótulos