Arquivo CSV com a data da versão dos fontes, Para isso, basta acessar a rotina (qualquer tela da importação)
DEFINIÇÃO
Com esse template, será possível definir um escopo com as necessidades básicas a serem realizadas pelo time de atendimento para que então o processo de solicitação de demanda para Apoio especializado ocorra. Além disso, a adoção dessa prática poderá viabilizar maior agilidade e direcionamento na análise de ocorrências dos nossos clientes.
BOAS PRÁTICAS
IMPORTANTE
É fundamental ser verificado junto ao cliente, a liberação aos seguintes domínios pelo firewall, conforme lista abaixo:
FIQUE ATENTO!
Clientes que solicitaram desativação do Consignado e depois a reativação do nosso produto, deverão aguardar um período de 24:00 para finalização do processo da nova ativação dentro da plataforma por garantia para disponibilização dos dados atualizados.
Para cada ERP foi provisionado e disponibilizado um ambiente específico, possibilitando que a equipe de atendimento possa realizar as devidas análises, simulações e aprendizados conforme descrito abaixo:
Fique Atento:
O produto TOTVS Consignado permite a utilização de diversas plataformas integradas, por isso foram criadas credenciais específicas para uso em ambiente de suporte. Em nenhuma hipótese esta autorizado o uso de credenciais diferentes da que estão descriminadas neste material.
Verifique se suas dúvidas não se encontram esclarecidas aqui!
Para dar autonomia ao time de atendimento, você poderá aplicar as credenciais liberadas em sua base local, seguindo as orientações de cada erp nas pastas seguintes deste material. Lembre-se que o ambiente é compartilhado e se você utilizar a mesma massa de dados ele não terá integridade em sua validação. (crie a sua massa de dados única diferente da já existente no ambiente exemplo)
Plataformas Integradas:
Cadastro de usuários:
Como vários atendentes podem estar usando a mesma configuração de base exemplo no erp, sugerimos criar o seu registro funcional de teste, para validação e desta forma mantermos o ambiente saudável. Cadastre na base de exemplo o registro funcional desejado que será usado para solicitações no MeuRH preenchendo os campos obrigatórios e vinculando o seu e-mail para poder ter a experiencia correta no teste.
Regras importantes a serem seguidas no cadastro de usuários: admissões retroativas >12meses, salário alto e movimento mensal com líquido suficiente para liberação de margem e CPF carregado pelo gerador online para permitir testes sem bloqueio dos parceiros pois estamos em ambiente de teste lá tb. Simulação mínima permitida R$ 500,00.
Sugerimos também cadastro de valores salariais altos para não limitar margem consignável propiciando melhor observação e análise.
Cada erp terá a identificação dos cnpjs previsíveis (acompanhe na pasta do erp) liberados no ambiente de simulação.
Qualquer outro usuário (com exceção do mestre) pode ser usado , porém as validações da margem calculada e liberada dependerão das regras de valores financeiros de líquido do movimento e salário.
Acessos ao ambiente Carol:
Como dito anteriormente nossos ambientes são compartilhados e para permitir o acesso a experiência completa ao time de atendimento, liberamos também o acesso a tenant do produto para que seja possível consultar os dados em nuvem e forçar a descida do dado no momento desejado.
Na carol você poderá utilizar a opção "Connectors" para consultar no erp desejado os dados que subiram para a carol. Clique no connector relacionado ao erp e observe que será disponibilizado as tabelas utilizadas por nossa plataforma. Você apenas estará verificando esta ferramenta por estarem em ambiente de "staging"; em ambiente "produção" do cliente é impossível acesso aos dados. Nem mesmo o cliente tem acesso a esta ferramenta.
Na opção Carol Apps/TOTVS Consignado, você poderá forçar a descida dos dados para a plataforma TOTVS Consignado em ambiente de staging para conseguir validar a simulação no tempo desejado. Não modifique quaisquer dados deste ambiente. Sua autonomia aqui será de observar e executar o carol App do erp de forma manual apenas na opção Process- Batch Process Management / Run now.
Acessos ao ambiente MeuRH:
Importante salientar que o produto deve estar configurado em ambiente 3 camadas para conseguirem experenciar todo o fluxo para validação. Para maiores informações desta configuração para uso do Meu RH neste ambiente clique aqui!
Para maiores informações: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/Meu+RH
Teste completo com validação de parcelas:
Estamos em um ambiente de simulação e a comunicação com o ambiente parceiro é limitada. Utilize as massas já geradas e que podem ser consultadas pelo portal RH, bem como os cnpjs e cpfs de simulação com contrato teste. Para geração de nova massa específica para validação da integração, faça a solicitação aos responsáveis pelo produto que verificarão a viabilidade.
Como padrão utilize as massas já geradas.
Ambiente disponível para atendimento TOTVS.
ERP TOTVS: | Datasul |
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Tenant Carol: | IMPORTANTE: Para acesso a esta página da carol, solicite o vinculo do seu usuário de rede a esta tenant (informe cpf, chapa, nome, email), ao usuário administrador do produto (precisará de liberação). |
Configuração de conexão com o ERP: |
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Credenciais para ativação: |
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Acesso ao portal RH Consignado: | link portal: consignado.staging.totvs.app Após acessar com suas credenciais, confirmar no canto direito da página do portal o ambiente/empresa disponível para simulação: SUPORTECONSIGNADO_DTS-1684240332438 IMPORTANTE: Para acesso a esta página do portal, solicite o vinculo do usuário de teste a ser usado (informe cpf, chapa, nome e o seu email vinculado ao registro), ao usuário administrador do produto (precisará de liberação). |
Parceiro disponível para teste: | CNPJs (de alocação dos func.teste) liberados para teste: - CREDITAS: "CNPJ" : " 09650927000141", "CNPJ" : " 09650927000222" |
Material complementar: Para maiores informações: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/3+-+TOTVS+Consignado+-+Linha+Datasul https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=626646229 |
Ambiente disponível para atendimento TOTVS.
ERP TOTVS: | Protheus |
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Tenant Carol: | CONSIGNADO-Atendimento_PRT |
Configuração appserver.ini (Configuração de conexão com o ERP) |
;============= Integrações Frame ============= "Alerta de risco: fique atento ao utilizar o parâmetro de configuração com a chave Security=0, pois isso fará com que as integrações (APIs) não exijam autenticação, consequentemente dados do seu ambiente poderão ser consultados sem qualquer controle de autorização." |
Credenciais para ativação: |
|
Acesso ao portal RH Consignado: | link portal: consignado.staging.totvs.app Após acessar com suas credenciais, confirmar no canto direito da página do portal o ambiente/empresa disponível para simulação: SUPORTECONSIGNADO_PRT IMPORTANTE: Para acesso a esta página do portal, solicite o vinculo do usuário de teste a ser usado (informe cpf, chapa, nome e o seu email vinculado ao registro), ao usuário administrador do produto (precisará de liberação). |
Parceiro disponível para teste: | CNPJs (de alocação dos func.teste) liberados para teste: |
Material complementar: Maiores informações: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/2+-+TOTVS+Consignado+-+Linha+Protheus Drive Tutorial: https://drive.google.com/drive/folders/1rcNkPvKuMnrFPnpu1pbkr7c9MLJE4wVW Novidades do Release: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/Novidades+do+Release |
Ambiente disponível para atendimento TOTVS.
ERP TOTVS: | RM |
---|---|
Tenant Carol: | IMPORTANTE: Para acesso a esta página da carol, solicite o vinculo do seu usuário de rede a esta tenant (informe cpf, chapa, nome, email), ao usuário administrador do produto (precisará de liberação). |
Configuração de conexão com o ERP: |
|
Credenciais para ativação: |
|
Acesso ao portal RH Consignado: | link portal: consignado.staging.totvs.app IMPORTANTE: Para acesso a esta página do portal, solicite o vinculo do usuário de teste a ser usado (informe cpf, chapa, nome e o seu email vinculado ao registro), ao usuário administrador do produto (precisará de liberação). |
Parceiro disponível para teste: | CNPJs (de alocação dos func.teste) liberados para teste: |
Material complementar: Maiores informações: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/1+-+TOTVS+Consignado+-+Linha+RM Drive Base Preparada: https://drive.google.com/drive/folders/1U9ZOnv1We6Ba3_SfwjzwJWl9yp9zEzj7 Novidades do Release: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/Novidades+do+Release |
Ambiente disponível para atendimento/comercial Techfin.
Importante: Para uso do ambiente de simulação é necessário atentar-se para a massa disponível para cada parceiro. Não podendo usar massa de dados identicas para parceiro diferentes.
ERP TOTVS: | Protheus |
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Tenant Carol: | EQUIPE-TECHFIN-PROTHEUS |
Configuração appserver.ini (Configuração de conexão com o ERP) |
;============= Integrações Frame ============= |
Credenciais para ativação: |
|
Acesso ao portal RH Consignado: | link portal: consignado.staging.totvs.app Após acessar com suas credenciais, confirmar no canto direito da página do portal o ambiente/empresa disponível para simulação: Demonstração Risk-1597426401341 IMPORTANTE: Para acesso a esta página do portal, solicite o vinculo do usuário de teste a ser usado (informe cpf, chapa, nome e o seu email vinculado ao registro), ao usuário administrador do produto (precisará de liberação). |
Parceiro disponível para teste: | CNPJs (de alocação dos func.teste) liberados para teste: - TECHFIN: "CNPJ" : " 56809338000143 ", "CNPJ" : " 45170289000125 " Lembrando que este CPF's são liberados para teste de integração dos erps (não devem ser usados em erps diferentes) e não podem ser compartilhados sem a ciência aprovação do time de desenvolvimento e produto TECHFIN. |
Material complementar: Maiores informações: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/2+-+TOTVS+Consignado+-+Linha+Protheus Drive Tutorial: https://drive.google.com/drive/folders/1rcNkPvKuMnrFPnpu1pbkr7c9MLJE4wVW Novidades do Release: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/Novidades+do+Release |
ERP TOTVS: | RM |
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Tenant Carol: | IMPORTANTE: Para acesso a esta página da carol, solicite o vinculo do seu usuário de rede a esta tenant (informe cpf, chapa, nome, email), ao usuário administrador do produto (precisará de liberação). |
Configuração de conexão com o ERP: |
|
Credenciais para ativação: |
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Acesso ao portal RH Consignado: | link portal: consignado.staging.totvs.app IMPORTANTE: Para acesso a esta página do portal, solicite o vinculo do usuário de teste a ser usado (informe cpf, chapa, nome e o seu email vinculado ao registro), ao usuário administrador do produto (precisará de liberação). |
Parceiro disponível para teste: | CNPJs (de alocação dos func.teste) liberados para teste: - BV: "CNPJ" : "25578337000616", - TECHFIN: "CNPJ" : "21867387000662", "CNPJ" : "21867387004811", Lembrando que este CPF's são liberados para teste de integração dos erps (não devem ser usados em erps diferentes) e não podem ser compartilhados sem a ciência aprovação do time de desenvolvimento e produto TECHFIN. |
Material complementar: Maiores informações: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/1+-+TOTVS+Consignado+-+Linha+RM Drive Base Preparada: https://drive.google.com/drive/folders/1U9ZOnv1We6Ba3_SfwjzwJWl9yp9zEzj7 Novidades do Release: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/Novidades+do+Release |
Antes de abrir uma solicitação de apoio identifique o cenário em que se enquadra a demanda a ser aberta para o time de desenvolvimento:
Ação: Todas as Linhas tem ambiente de simulação. Não ocorrerá este cenário. Somente aceitável a abertura de issue de Apoio para o time de desenvolvimento do Produto, quando necessária a geração de massa inexistente no caso de contratos, parcelas e líquido rescisório, explicando a impossibilidade de simulação.
Ação: Abrir issue de Apoio para o time de desenvolvimento, realizar análise prévia da ocorrência no Produto e caso seja validada a demanda, será solicitado ao atendimento abertura de issue do devido tipo, para ação necessária do time de desenvolvimento.
Ação: Abrir issue de Apoio ao Cliente para acesso remoto ao ambiente do cliente junto com o time de desenvolvimento. Caso seja identificada a demanda apresentada como tipo "Manutenção", o time do Desenvolvimento solicitará a abertura da issue do tipo Manutenção.
Para dúvidas sobre os tipos de issue, clique aqui para acessar o acordo entre Desenvolvimento X Atendimento X Consultoria feito na linha RM.
Para cada ERP, realize a devida análise e ações sugeridas conforme instrução dos modelos abaixo:
Fique Atento:
Todos os campos apresentados nos templates com o símbolo * são como padrão de análise e sua informação é obrigatória para abertura de issues para o Desenvolvimento.
A simulação e evidências devem ser realizadas pelo time de atendimento, constando em base simulada a ocorrência e com o parecer de análise do analista do suporte.
Verifique se suas dúvidas não se encontram esclarecidas aqui!
Atenção: clientes parceiro TOTVS Techfin, no processo de provisionamento deve-se ter atenção para o envio de campos obrigatórios: Listagem cnpjs conveniados com os respectivos logradouros completos.
Informações Gerais Obrigatórias dos requisitos, para aceite da demanda:
*Situação: | Informar qual o cenário da demanda | ||||||||||
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*Versão/Release cliente: | Informar qual a release em que o cliente se encontra e qual o patch utilizado. | ||||||||||
*Rotina: | Informar qual a rotina na qual o erro acontece. | ||||||||||
*Banco de dados do cliente: | Informar qual o banco de dados do cliente. | ||||||||||
*Simulação/Como reproduzir o problema: | A simulação deve ser reproduzida pelo time de atendimento. Deve ser inseridos na issue os prints de tela com o passo a passo da simulação realizada.
| ||||||||||
*Parecer técnico atendimento: | Documentar em detalhes a visão da ocorrência e as percepções do analista responsável pelo atendimento. | ||||||||||
*Resultado esperado: | Informar qual o objetivo do apoio | ||||||||||
Para maiores informações: | |||||||||||
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Informações Gerais Obrigatórias dos requisitos, para aceite da demanda:
*Situação: | Informar qual o cenário da demanda | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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*Versão/Release cliente: | Informar qual a release em que o cliente se encontra e qual o patch utilizado. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
*Rotina: | Informar qual a rotina na qual o erro acontece. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
*Banco de dados do cliente: | Informar qual o banco de dados do cliente. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
*Simulação/Como reproduzir o problema: | A simulação deve ser reproduzida pelo time de atendimento. Deve ser inseridos na issue os prints de tela com o passo a passo da simulação realizada.
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*Parecer técnico atendimento: | Documentar em detalhes a visão da ocorrência e as percepções do analista responsável pelo atendimento. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
*Resultado esperado: | Informar qual o objetivo do apoio | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Para maiores informações: 3 - TOTVS Consignado - Linha Datasul Assistente de configuração para integração com Totvs Apps (ConfigAppsWizard) | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Importante: Não deve ser coletado as credenciais do cliente para nenhuma simulação.
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Informações Gerais Obrigatórias dos requisitos, para aceite da demanda:
*Situação: | Informar qual o cenário da demanda | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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*Versão/Release cliente: | Informar qual a release em que o cliente se encontra e qual o patch do console ou fix liberado. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
*Rotina: | Informar qual a rotina na qual o erro acontece. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
*Data de todos os fontes: | Anexar o arquivo extraído com todos os fontes e suar datas (dentro do Protheus, clicar no Shift + F6 > Exportar dados > Salvar o arquivo e anexar na Evidência) | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
*Banco de dados do cliente: | Informar qual o banco de dados do cliente. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
*Dicionário de dados no banco de dados? | Informar se o cliente possui dicionário de dados no banco de dados. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
*Data do RPO utilizado: | Informar qual a data do RPO da base do cliente. Recomenda-se verificar se o cliente possui a última versão disponível na Central de Downloads. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
*Simulação/Como reproduzir o problema: | A simulação deve ser reproduzida pelo time de atendimento. Deve ser inseridos na issue os prints de tela com o passo a passo da simulação realizada.
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*Parecer técnico atendimento: | Documentar em detalhes a visão da ocorrência e as percepções do analista responsável pelo atendimento. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Para maiores informações: 2 - TOTVS Consignado - Linha Protheus | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Importante:
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Informações Gerais Obrigatórias dos requisitos, para aceite da demanda:
*Situação: | Informações padrão | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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*Versão/Release cliente: | Informar qual a release em que o cliente se encontra e qual o patch do console ou fix liberado. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
*Rotina: | Informar qual a rotina na qual o erro acontece. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
*Banco de dados do cliente: | Informar qual o banco de dados do cliente. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Validação adicional de ambientes pelo Sentinela | Caso seja necessário realizar uma depuração mais refinada do ambiente erp para validação da carga de dados, quando solicitado pelo time de frame, realize os passos sugeridos neste link para habilitação do Sentinela-RM-Ferramenta-de-Monitoramento-de-Ambientes | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
*Simulação/Como reproduzir o problema: | A simulação deve ser reproduzida pelo time de atendimento. Deve ser inseridos na issue os prints de tela com o passo a passo da simulação realizada.
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*Parecer técnico atendimento: | Documentar em detalhes a visão da ocorrência e as percepções do analista responsável pelo atendimento. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Para maiores informações: 1 - TOTVS Consignado - Linha RM | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Importante: Não deve ser coletado as credenciais do cliente para nenhuma simulação.
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Situação: Clientes Em Produção - APP MeuRH Contexto Em Produção: validação de dados, estoque inicial ou movimento mensal do benefício; | |
*Situação: | Informar qual o cenário da demanda |
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*Histórico do Atendimento | Informar detalhadamente o que foi analisado e discutido em relação a situação apresentada à abertura da solicitação; informe todos os dados para que permita a ação rápida de análise. |
*Resultado esperado: | Informar qual o objetivo do apoio |
*Versão/Release cliente: | Informar qual a release em que o cliente se encontra e qual o patch do console ou fix liberado. |
*Rotina: | Informar qual a rotina na qual o erro acontece. |
*Banco de dados do cliente: | Informar qual o banco de dados do cliente, se é local ou Cloud. |
*Requisitos Gerais: | Caso seja apresentada inconsistência quanto a comunicação das soluções, deverá ser verificado os parâmetros conforme erp que deve estar conforme informado no e-mail das credenciais de ativação do TOTVS Consignado, com atenção ao dado da url da plataforma TOTVS Consignado devendo esta estar parametrizada com: https://api-consignado.totvs.app nos erp's. Caso esteja divergente do link poderá ser apresentado erro no acesso as páginas do Consignado no Meu RH
Antes de abrir chamado certifique-se que os serviços estejam ativos e íntegros em sua execução (sem status de erro). Persistindo a necessidade de atendimento, colocar todos os anexos com os resultados das evidências operacionais para análise interna da solicitação de apoio. Obrigatório informar o dispositivo usado, no caso mobile o sistema operacional e versão, CNPJ da LOTAÇÃO da evidência e o CPF do funcionário. |
*Simulação/Como reproduzir o problema: | Inserir os prints de tela com o passo a passo da simulação realizada. Informar o motivo caso não se aplique a simulação. |
Para maiores informações: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/Meu+RH |
Situação: Clientes Em Implantação ou Produção - PORTAL Gestão RH Contexto Em Implantação: validação de acessos ao portal Contexto Em Produção: validação de dados, estoque inicial ou movimento mensal do benefício; | |
*Situação: | Informar qual o cenário da demanda |
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*Histórico do Atendimento | Informar detalhadamente o que foi analisado e discutido em relação a situação apresentada à abertura da solicitação; informe todos os dados para que permita a ação rápida de análise. |
*Browser e Versão utilizado: | Informar qual o browser e a versão do mesmo utilizados na simulação |
*Resultado esperado: | Informar qual o objetivo do apoio |
*Versão/Release cliente: | Informar qual a release em que o cliente se encontra e qual o patch do console ou fix liberado. |
*Rotina: | Informar qual a rotina na qual o erro acontece. |
*Banco de dados do cliente: | Informar qual o banco de dados do cliente. |
*Requisitos Gerais: |
Antes de abrir chamado certifique-se que os serviços estejam ativos e íntegros em sua execução (sem status de erro). Persistindo a necessidade de atendimento, colocar todos os anexos com os resultados das evidências operacionais para análise interna da solicitação de apoio. Obrigatório informar o dispositivo usado, no caso mobile o sistema operacional e versão, CNPJ da LOTAÇÃO da evidência e o CPF do funcionário. |
*Simulação/Como reproduzir o problema: | Inserir os prints de tela com o passo a passo da simulação realizada. Informar o motivo caso não se aplique a simulação. |
Para maiores informações: |
Antes de abrir chamado certifique-se que os serviços estejam ativos e íntegros em sua execução (sem status de erro).
Situação: Clientes Em Implantação ou Produção - TECHFIN BKO Contexto Em PILOTO: Clientes Verticalizado. Abertura de análise no acompanhamento dos Pilotos do parceiro TECHFIN. Problemas reportados ao time de Backoffice TECHFIN | |
*Situação: | Informar qual o cenário da demanda |
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*Produto usado: |
Demais devem ser direcionados ao time TECHFIN |
*Browser e Versão utilizado: | Informar qual o browser e a versão do mesmo utilizados na simulação |
*Rotina/Funcionalidade: | Informar qual a rotina na qual o erro acontece.
Demais devem ser direcionados ao time TECHFIN |
*Requisitos Gerais: |
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*Simulação/Como reproduzir o problema: | Inserir os prints de tela com o passo a passo da simulação realizada. Informar o motivo caso não se aplique a simulação. |
Versão/Release cliente: | Informar qual a release em que o cliente se encontra e qual o patch do console ou fix liberado. Obrigatório quando a funcionalidade estiver atrelada ao ERP |
Banco de dados do cliente: | Informar qual o banco de dados do cliente. Obrigatório quando a funcionalidade estiver atrelada ao ERP |
Fluxo de atendimento: O ticket deve ser aberto pro time de suporte realizar a primeira análise que será caso necessário, encaminhado ao time de produto. |