Árvore de páginas

Eventos de Amortização do Plantio

O cadastro de eventos de amortização foi criado para duas finalidades importantes. A primeira é para colocar todas as ocorrências envolvendo valores, sejam eles positivos ou negativos, em uma linguagem fácil, transparente, de modo que tenhamos compreensão exata daquilo que aconteceu ao longo dos meses e dos processos. A outra finalidade tem a ver com propor lançamentos avulsos para necessidades específicas, como o saldo inicial de contratos que já estão em andamento. Com este cadastro, todo relatório ou consulta que descreve a cronologia da amortização irá devolver informação compreensível. Veja este exemplo:



Este cadastro pode ser acessado pelo caminho "COCTAGR > Cadastros > Amortização do Plantio > Eventos de Amortização do Plantio". Todas as informações deste formulário serão armazenadas na tabela EVTOAMORTIZA. E na coluna "Tipo do Evento" você indica se ele, o evento, será de débito ou de crédito (sempre do ponto de vista do montante a amortizar). Assim, toda vez que o sistema amortizar um pedaço do saldo via nota fiscal ou ajuste de safra, por exemplo, você saberá exatamente a razão dos números atuais.

Motivos de Perda e Não-Plantio

De igual modo, para que haja explicação sobre o motivo de um contrato de cana ser bloqueado pelo processo de amortização ou ao final do ciclo de vida do contrato saibamos se o valor do Ano-Plantio foi totalmente diluídos nas safras de corte com seu respectivo faturamento, precisamos de um local para cadastrar os motivos de ausência de plantio na propriedade ou perda financeira no final da amortização. Um exemplo:



Através do caminho "COCTAGR > Cadastros > Amortização do Plantio > Motivos Perdas e Não Plantio" você chega nesta tela. Você tem mais detalhes da utilização deste cadastro no tópico de processamento da amortização. No campo "Observação" você indica se o aprovador do contrato vai ou não digitar alguma explicação para a perda ou o motivo do não plantio.

Componentes para abertura de valores da Nota Fiscal

Uma das maneiras de exemplificar como os valores de amortização estão embutidos na nota fiscal, é através do que chamamos de componentes de cálculo. Isso nada mais é do que realizar o cálculo reverso abrindo, item a item, o valor por tonelada de cana. Dessa forma fica fácil entender como se chegou em determinado preço por tonelada, quais componentes influenciaram ou de que modo (sequência) os números são computados. Este é um exemplo do cadastro de componentes para itens do processo de amortização:



Através do caminho "PGFOCOSA> Cadastros> Componentes de Valor NF" você chega nesta tela. Você tem mais detalhes da utilização deste cadastro no tópico de processamento da amortização.

Aqui nós temos os seguintes campos:

  • Código: você pode informar qualquer um, apenas grave esta informação para informá-la em um parâmetro específico ().
  • Descrição: campo textual.
  • Bônus/CCTR: neste caso é sempre o valor "C" (Componente padrão).
  • Tipo Valor: sempre o tipo "R" (Reais).
  • Exibir Componente: sempre o valor "S" (Sim).
  • Acerto de Ano: sempre o valor "N" (Não).

Bem simples, certo? Agora é partir para outras leituras.


  • Sem rótulos