Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. LANÇAMENTOS DE IMPLANTAÇÃO DE SALDOS EM CONTAS SEM MUDANÇA NO PLANO DE CONTAS
  4. LANÇAMENTOS DE IMPLANTAÇÃO DE SALDO EM CONTAS COM MUDANÇA NO PLANO DE CONTAS
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Este documento visa explanar sobre como realizar o lançamento de implantação dos saldos fazendo que os registros I155 e I157 fiquem corretos. 


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

A seguir iremos exemplificar contabilizações de implantação de saldos em contas patrimoniais e a sinalização de vínculo com os seus respectivos lançamentos de transferências de saldos. Para isso usaremos o exemplo do ano-calendário 2020.

Neste exemplo utilizaremos o relatório de Balanço Patrimonial(CTBR500) para relacionar os saldos das contas em 31/12/2019 após as movimentações de apuração de resultados.

Logo em sequência, faremos lançamentos de implantação dos saldos em 31/12/2019, depois será feito o vínculo dos lançamentos de transferência de saldos. 

   

03. LANÇAMENTOS DE IMPLANTAÇÃO DE SALDOS EM CONTAS SEM MUDANÇA NO PLANO DE CONTAS 


Utilizando o relatório de Balanço Patrimonial, defina a data de referência em 31/12/2019, conforme imagem abaixo:

Após extrair o relatório, relacione as contas com saldo no ano anterior que não houveram modificações, são aquelas nas quais as numerações (Código da Conta Contábil) permaneceram os mesmos, após isso faça um Lançamento Contábil via rotinas de lançamentos contábeis (CTBA101/CTBA102) incluindo um lançamento de partida simples, apenas com o saldo daquela conta. 


Ex: Lucros Acumulados e/ou Saldo à Disposição 

Saldo Credor em 31/12/2019 - R$ 494.424,00



No Arquivo TXT por sua vez, será expresso apenas o I155, como não houve mudança no plano de contas para esta conta em questão.  


04. LANÇAMENTOS DE IMPLANTAÇÃO DE SALDO EM CONTAS COM MUDANÇA NO PLANO DE CONTAS 


Utilizando o relatório de Balanço Patrimonial, defina a data de referência em 31/12/2019, conforme imagem abaixo:

Após extrair o relatório, relacione as contas com saldo no ano anterior que tiveram modificações, são aquelas nas quais as numerações (Código da Conta Contábil) não permaneceram os mesmos, após isso faça um Lançamento Contábil via rotinas de lançamentos contábeis (CTBA101/CTBA102) incluindo um lançamento de partida simples, apenas com o saldo daquela conta. 


Ex: Bancos Conta Movimento - No Pais

Saldo Devedor em 31/12/2019 - R$ 676.000,00

Logo em seguida sinalize o Lançamento de Transferência de Saldos apontando a conta antiga, conforme abaixo: 

No Arquivo TXT, será retratado o I155 e também o I157 para esta conta, pois houveram mudanças. 


IMPORTANTE!

Os lançamentos efetuados no ultimo dia do ano calendário anterior ao período de escrituração, no nosso caso 31/12/2019, necessitam ser APENAS de saldo não sendo possível realizar movimentações que compunham saldo na conta, tais movimentações devem ser mantidas em base legado para rastreabilidade contábil e possíveis auditorias futuras, os lançamentos efetuados tem como ÚNICO objetivo imputar saldo inicial nas contas para a entrega do ano-calendário corrente.


05. TABELAS UTILIZADAS

  • CT2 - Lançamentos Contábeis
  • CQW - Lançamentos de Transferência de Saldos
  • CSB - Itens de Movimentações - ECD