Esse documento tem por objetivo explicar o funcionamento da batida por geolocalização utilizando o browser em computadores e notebooks.
A geolocalização, de maneira simples, é a capacidade de identificar (ou estimar) a localização geográfica real de um objeto, como uma fonte de radar, que através de um dispositivo com conexão à internet é capaz de gerar um conjunto de coordenadas geográficas, identificando a localização solicitada.
Existe uma diferença significativa quando falamos de geolocalização em dispositivos móveis e computadores em geral.
Os dispositivos móveis possuem recursos como GPS e o GSM, que são independentes da qualidade e da origem da internet e por serem um sistema de posicionamento já construído em celulares, permite que se localize de forma mais assertiva, e com o menor uso de dados.
No caso do GPS, que constitui o sistema mais utilizado na atualidade, a comunicação via satélite possibilita o envio de sinais aos receptores em velocidades de até 300 mil quilômetros por segundo. E é o envio constante desses sinais que garante a localização do dispositivo receptor sempre atualizada. Contudo, não obstante ao nível de precisão do sistema, a limitação de recursos do dispositivo receptor pode ocasionar em imprecisão ou pequeno desvio de sua localização exata. Mas nesse caso, basta aguardar, ou realizar um procedimento simples, como desativar e habilitar novamente a localização, para que ocorra a sincronização do sinal
Navegadores (browsers) não possuem GPS ou ferramentas de localização iguais aos dispositivos móveis, fazendo com que a localização do usuário seja obtida por meio de recursos próprios do navegador, e em conjunto com o endereço IP do usuário. Desta forma, poderá haver menor precisão e alternância de acordo com o provedor de internet do usuário.
Então, diferentemente do sistema GPS, a desativação e posterior habilitação da localização pelo navegador não implicará efeito imediato na localização, uma vez que não isso não representará alteração nos dados avaliados pelo navegador. Para isso, seria necessário ocorrer a renovação do endereço do IP ou a troca da rede que o dispositivo estiver conectado
Em virtude dos fatos acima mencionados, nota-se uma diferença significativa na utilização de geolocalização utilizando dispositivos móveis e browsers.
O fato de o browser não buscar a localização precisa, ou não conseguir carregar a localização, não bloqueará o funcionário de realizar a marcação.
Através desse link é possível ter mais detalhes da batida por geolocalização no aplicativo Meu RH: Relógio Batidas Remotas - Portaria 373/2011
Nesse link é possível ter mais informações sobre o processo de localização via navegador:
https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/API/Geolocation_API#o_objeto_geolocation