Páginas filhas
  • Procurement & Sourcing by Paradigma


Você contratou a solução PROCUREMENT & SOURCING BY PARADIGMA.

Esta solução foi desenvolvida para atender as especificidades do seu segmento e incluída no modelo comercial mais adequado às suas necessidades.  

Seu modelo de contratação se enquadra na seguinte característica: 

- Subscrição por pacotes.  

A precificação é definida pela contratação de pacotes fechados de acordo com a métrica pré-estabelecida da oferta e cobrados mensalmente. O consumo será de acordo com quantidade de unidades estabelecidas em cada pacote. Podem ser realizados upgrades a qualquer momento e downgrade em janelas pré-definidas, de acordo com as regras do contrato. 


DESCRITIVO DA SOLUÇÃO 

O PROCUREMENT & SOURCING BY PARADIGMA  faz a gestão do ciclo completo de compra, cotação eletrônica, gestão do pedido, gestão de catálogos e cadastros de produto (e-procurement: comprador <> fornecedor).

Seu produto está inserido em um dos pacotes abaixo e também poderá se deslocar entre estes pacotes conforme a evolução de sua empresa.

Cada pacote corresponde a um número máximo de unidades ativas.  

PacotePartnumber

Procurement & Sourcing by Paradigma Subscricao ID Concorrente 2 ID Concorrentes(s) Cloud Nao TOTVS Embutido

71A3345001

Procurement & Sourcing by Paradigma Subscricao ID Concorrente 4 ID Concorrentes(s) Cloud Nao TOTVS Embutido

71A3345002

Procurement & Sourcing by Paradigma Subscricao ID Concorrente 6 ID Concorrentes(s) Cloud Nao TOTVS Embutido

71A3345003

Procurement & Sourcing by Paradigma Subscricao ID Concorrente 8 ID Concorrentes(s) Cloud Nao TOTVS Embutido

71A3345004

Procurement & Sourcing by Paradigma Subscricao ID Concorrente 10 ID Concorrentes(s) Cloud Nao TOTVS Embutido

71A3345005

Procurement & Sourcing by Paradigma Subscricao ID Concorrente 12 ID Concorrentes(s) Cloud Nao TOTVS Embutido

71A3345006

Procurement & Sourcing by Paradigma Subscricao ID Concorrente 14 ID Concorrentes(s) Cloud Nao TOTVS Embutido

71A3345007

Procurement & Sourcing by Paradigma Subscricao ID Concorrente 16 ID Concorrentes(s) Cloud Nao TOTVS Embutido

71A3345008


CONDIÇÕES ESPECÍFICAS EM COMPLEMENTO À PROPOSTA COMERCIAL 

As informações apresentadas aqui são complementares às informações jurídicas apresentadas na proposta comercial.  


1.Introdução

O objetivo deste documento é descrever a governança e estratégia de infraestrutura de data center e cloud services oferecidos pelo parceiro TOTVS, Paradigma para a hospedagem da solução contratada.

No documento estão descritos os principais procedimentos e políticas vigentes para data center e cloud services, como planejamento de backups e restore, processo de disaster recovery, política de mudanças, entre outros.


2.Data Center

Os serviços de data center e nuvem da Paradigma atualmente utilizam o Microsoft Azure como plataforma  para suportar suas operações.

O data center foi escolhido em função de vários critérios técnicos, de governança e gestão de ambiente que a plataforma propicia.

*O que é Microsoft Azure? Azure é uma plataforma de computação em nuvem da Microsoft, uma coleção crescente de serviços integrados - análise, computação, banco de dados, serviços móveis, redes, armazenamento e Wer - para mover mais rapidamente, alcançando mais resultados e economizando.


3.Segurança 

Neste capítulo estão descritos os aspectos de segurança relativos ao data center e ao ambiente. A seguir estão descritas as principais características sobre o tema:

  • O ambiente da Paradigma no Azure é um ambiente exclusivo e criado como um conjunto de máquinas virtuais, não utilizando serviços Azure que são disponibilizados em forma de serviços de nuvem compartilhada.
  • O acesso aos servidores é restrito a algumas pessoas e as atualizações de software são realizadas somente por elas.
  • Cada cliente possui um ambiente com aplicação e banco de dados exclusivo, o que garante a privacidade dos dados. 
  • Backups são realizados diariamente e armazenamos em locais distintos para serem utilizados na eventualidade de um plano de recuperação.
  • A conexão com o Azure é protegida por uma VPN com a rede interna da Paradigma.
  • O Azure possui 37 certificações de conformidade com diferentes entidades relacionadas com segurança e processos para proteção de dados e privacidade.
  • Cada colaborador da Paradigma assina um termo de responsabilidade e privacidade.
  • A plataforma WBC já sofreu auditorias de segurança de empresas como KPMG, TEMPEST, CONVISO, solicitadas por clientes como Governo do Estado de Pernambuco, CCEE (Camara de Comercialização de Energia Elétrica), etc.

Política de Responsabilidade 

A Paradigma utiliza a política de responsabilidade compartilhada, utilizada pela Microsoft, em que a MICROSOFT é responsável por disponibilizar os mecanismos, procedimentos e conformidade com padrões de segurança na estrutura física, infraestrutura de hosting, controles de rede e acesso; a PARADIGMA é responsável por garantir os níveis de acesso aos servidores e separação de camadas, ambientes de cliente e mecanismos de segurança da aplicação; o CLIENTE FINAL é responsável por manter os cuidados e procedimentos no acesso seguro a aplicação web e aos conectores de integração.

Links sobre Segurança


4.Plano de backup

Neste capítulo está descrito o funcionamento das rotinas de backup para uma instância de cliente que esteja instalada e rodando no serviço de nuvem da Paradigma.

O plano de backup em vigor para os serviços do data center consiste em um conjunto de rotinas que são realizadas para permitir manter cópias dos dados e utilizá-las em caso de necessidade de recuperação por alguma falha severa que comprometa o ambiente. 

A seguir estão descritos os tipos de backup realizados no ambiente.


Banco de Dados

Tipo de Backup

Descrição

Agendamento

Retenção

Full

Consiste no backup completo do banco de dados, contemplando todos os arquivos físicos, lógicos e de transação.

Domingo (noturno)

30 Dias

Diferencial

Consiste no backup incremental do banco de dados desde o último backup full.

Segunda a sábado (noturno)

30 Dias

Arquivos de Upload 

Tipo de Backup

Descrição

Agendamento

Retenção

Full

Consiste no backup completo de todos os arquivos físicos que foram gravados no sistema pelo usuário.

Segunda a domingo (noturno)

30 Dias

A rotina de backup utiliza o serviço de backups do Microsoft Azure e armazena os arquivos geograficamente no mesmo data center (Brasil), porém, é um espaço isolado do ambiente produtivo, para dar maior segurança no armazenamento dos dados.


5. SLA do ambiente

O SLA aplicado aos clientes no ambiente é o mesmo aplicado pela Microsoft para máquinas virtuais, que garante uma disponibilidade de acesso externo de 99.95% mensal.

Informação de Cálculo da Disponibilidade

O cálculo de disponibilidade do ambiente para máquinas virtuais foi extraído da referência de SLA do Microsoft Azure, conforme segue:

Monthly Uptime Calculation and Service Levels for Virtual Machines

"Maximum Available Minutes" is the total accumulated minutes during a billing month for all Internet facing Virtual Machines that have two or more instances deployed in the same Availability Set. Maximum

Available Minutes is measured from when at least two Virtual Machines in the same Availability Set have both been started resultant from action initiated by Customer to the time Customer has initiated an action that would result in stopping or deleting the Virtual Machines.

"Downtime" is the total accumulated minutes that are part of Maximum Available Minutes that have no External Connectivity.

"Monthly Uptime Percentage" for Virtual Machines is calculated as Maximum Available Minutes less

Downtime divided by Maximum Available Minutes in a billing month for a given Microsoft Azure subscription.

Monthly Uptime Percentage is represented by the following formula:

Monthly Uptime % = (Maximum Available Minutes-Downtime) / Maximum Available Minutes


SLA

Office(DEV/QAS)

Full time PRD

Mensal

99.00%

99.00%

Disponibilidade das Instâncias

99.98%

99.98%

Disponibilidade de Datacenter

99.98%

99.98%

Tempo de respostas dialog step de transações standard 

90% standard < 1 segundo


6. Política de atualização

A política de atualização do ambiente está classificada em atualizações de software básico (sistema operacional, banco de dados) e em atualizações da plataforma Paradigma WBC.

Atualização de Software Básico

  • Sistema operacional. A Paradigma mantém o sistema operacional dos servidores sempre com as últimas atualizações de Service Pack disponibilizadas pela Microsoft. As atualizações são aplicadas no ambiente em horários que não impedem o uso das aplicações.

As atualizações de versão de sistema operacional são planejadas após uma nova versão estar disponíveis e rodando no mercado há pelo menos 6 meses, mas não possuem um tempo pré determinado para ocorrerem, ficando este planejamento a cargo da Paradigma, uma vez que sinta segurança no uso da nova versão.

  • Banco de dados. As atualizações de banco de dados são aplicadas pela Paradigma sempre com as atualizações mais recentes de Service Pack disponibilizadas pela Microsoft e são realizadas em horários que não impedem o uso das aplicações.

As atualizações de versão de banco de dados são planejadas depois que uma nova versão está

rodando no mercado há pelo menos 6 meses, mas não possuem um tempo pré-determinado para ocorrerem, ficando este planejamento a cargo da Paradigma, uma vez que sinta segurança no uso da nova versão.

Atualização da Plataforma WBC

A atualização da plataforma WBC no ambiente de data center segue a agenda de roadmap e/ou hotfixes estabelecida pela empresa, que consiste em 3 atualizações de versão anuais e liberações de hotfixes com uma maior frequência, decorrente do impacto que correções e/ou pequenas melhorias possuem no mercado.

A execução da atualização é realizada pela equipe da Paradigma em dia e horário previamente agendado com o cliente e durante a atualização o sistema está indisponível para acesso.

O tempo médio previsto para atualizações de versão e indisponibilidade do sistema é de 1 hora, podendo variar para pacotes com atualizações maiores.


7. Plano de Recuperação

O plano de recuperação consiste na estratégia e ações envolvidas para restaurar o ambiente ao seu último  ponto estável no caso de falhas que venham a indisponibilizar o ambiente.

Uma vez identificada uma falha através do monitoramento do ambiente, as seguintes ações são realizadas: 

  • Notificar as equipes de que ocorreu uma falha
  • Identificar a causa do problema
  • Escalar e reportar a identificação do problema
  • Envolver os perfis necessários para solucionar o problema
  • Trabalhar na solução de acordo com a causa identificada
  • Reportar que o ambiente foi restaurado

A seguir estão descritos os cenários para restauração das diferentes falhas de ambiente.


FALHA NA APLICAÇÃO WEB OU UM DE SEUS SERVIÇOS

Ocorre no caso de alguma falha na aplicação web impossibilitar seu uso devido a algum arquivo corrompido.

Risco

Baixo

Impacto

Alto - Aplicação indisponível ou parcialmente indisponível

Downtime

Em média 1h

Solução

Reinstalação da última versão da aplicação com a reconfiguração dos servidores e navegação no sistema para confirmar seu funcionamento após a ação.


FALHA NO SERVIDOR WEB

Ocorre no caso do arquivo físico que contém a máquina virtual entrar em um estado corrompido.

Risco

Baixo

Impacto

Médio - Load baalancer redireciona todo o tráfego para os servidores restantes

Downtime

Até 1h

Solução

Movimentação do servidor virtual para outro servidor de virtualização e teste de conectividade.


FALHA NO BANCO DE DADOS DO CLIENTE

Ocorre no caso da instancia do banco de dados do cliente entrar em estado que impossibilita seu acesso de leitura e/ou escrita.

Risco

Baixo

Impacto

Alto – Aplicação indisponível

Downtime

Até 6h

Solução

Restauração do último backup e teste de conectividade.


FALHA NO SERVIDOR DE BANCO DE DADOS

Ocorre no caso do arquivo físico que contém a máquina virtual entrar em um estado corrompido.

Risco

Baixo

Impacto

Alto – Aplicação indisponível

Downtime

Até 8h Movimentação do servidor virtual para outro servidor de virtualização e teste de conectividade.

Solução

O tempo de execução desta ação pode variar em função do tamanho da instância do banco de dados.


PERFIS ENVOLVIDOS

Perfil

Função

Engenheiro de infraestrutura

Responsável pela identificação e recuperação dos servidores virtuais, sistema operacional, SGBD e aplicação WBC.

DBA

Responsável pela identificação e recuperação de instâncias do banco de dados.

Engenheiro do Produto

Responsável por acompanhar, orientar e executar ações de configuração no produto.

Analista de suporte

Responsável por acompanhar e manter o canal de comunicação com o cliente.

Diretor de tecnologia e Diretor de unidade de negócio

Responsáveis por dar o suporte necessário aos times para garantir a rápida recuperação do ambiente.


8.Propriedade dos dados produzidos pelo cliente

Todos os dados (conteúdo) produzidos em banco de dados ou arquivos através das transações realizadas pelo cliente durante o uso dos serviços/produtos instalados no datacenter da Paradigma são de propriedade do cliente.

No caso do término da prestação de serviço, o cliente poderá solicitar backup do banco de dados e arquivos que são conteúdos por ele gerados.

A empresa Paradigma irá disponibilizar os arquivos em uma url para que possa ser realizado o download pelo cliente.

  • Sem rótulos