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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Detalhamento
  3. Tela Integrações 
    1. Integrações Disponíveis
    2. Outras Ações / Consultar Pedidos
    3. Outras Ações / Comunicar Pedidos
    4. Outras Ações / Gerar Pedidos Em Massa
    5. Outras Ações / Gerar Pedidos Pelo STAMP
    6. Outras Ações / Status dos Pedidos
  4. Tela Pedidos da Integração
    1. Comunicar
  5. Schedules
    1. Gravar Pedidos
    2. Comunicar Pedidos
  6. Tabelas Utilizadas
  7. Dicionário de Dados

01. VISÃO GERAL

A integração do produto TOTVS Saúde Planos Linha Protheus tem como objetivo, enviar dados do sistema para que possam ser tratados pelos serviços utilizados nos sistemas parceiros da TOTVS.

A comunicação entre as partes será realizada via comunicação API REST.

02. DETALHAMENTO

O processo de integração funcionará no seguinte panorama, que serão detalhados abaixo:

  1. A tabela de Integrações (B7E), será utilizada para cadastrar todas integrações realizadas entre o Protheus e o sistema parceiro, até o momento as integrações que estão homologadas são:
    1. Cadastro de Beneficiários.
    2. Cadastro de Empresas.

  2. A tabela de Pedidos da Integração (B7F), será utilizada para guardar todos os pedidos a serem enviados, já enviados ou com problema de envio para cada integração cadastrada.

  3. A Carga dos pedidos da integração para envio, será feita manualmente através do botão Gerar Pedidos da Tela de Integrações ou via schedule (O processo de schedule será apresentado no tópico 5)

  4. A comunicação será feita manualmente através do botão Comunicar da Tela de Pedidos da Integração, ou poderá ser feita uma comunicação de todos os pedidos pendentes de envio de cada integração, pelo botão Comunicar Pedidos da tela de Integrações. A comunicação também será feita via schedule (O processo de schedule será apresentado no tópico 5).

03. TELA INTEGRAÇÕES

Ao acessar a rotina de Integrações (PLMapIntegra), será mostrado o browser com todas as Integrações cadastrada, a tela de inclusão terá os seguintes campos a serem preenchidos:

Detalhes dos campos da Integração:

CampoDescriçãoPreenchimento

Operadora

Código da Operadora do sistema.Obrigatório.
Codigo Integ.Código Incremental das Integrações.Preenchimento automático, não editável .
DescriçãoDescrição da Integração.Obrigatório.
Alias Prima.Tabela do cadastro que será utilizada para envio.Obrigatório, essa tabela será detalhado o preenchimento no próximo tópico.
EndPointEndereço de comunicação da API do sistema parceiro.Opcional no cadastro, mas necessário para comunicação dos pedidos.
AtivoDefinição se a Integração está ativa, essa informação é usada em alguns processos do sistema.Obrigatório.
Máximo EnvioQuantidade máxima de tentativas de comunicação para cancelar o pedido, caso não tenha sucesso.Obrigatório.
Classe StampClasse do sistema que será utilizada para gravar os pedidos via schedule.Opcional no cadastro, mas necessário para realizar a gravação dos pedidos via schedule, será detalhado o preenchimento no próximo tópico.
Classe Comu.Classe do sistema que será utilizada para montagem do json da integração, além da comunicação.Opcional no cadastro, mas necessário para a comunicação dos pedidos, será detalhado o preenchimento no próximo tópico.
Login Auten.Login para autenticar no sistema parceiro da Integração.Opcional no cadastro, mas necessário para comunicação dos pedidos.
Senha Auten.Senha para autenticar no sistema parceiro da Integração.Opcional no cadastro, mas necessário para comunicação dos pedidos.
EndPoint AutEndereço de comunicação da API de Autenticação do sistema parceiro.Opcional no cadastro, mas necessário para comunicação dos pedidos.
Bearer Aut.Bearer utilizado pelo sistema para autenticação na API do sistema parceiro.Não editável, o sistema utiliza esse campo para controle interno ao realizar a comunicação.
Cookie Aut.Cookie utilizado pelo sistema para autenticação na API do sistema parceiro.Não editável, o sistema utiliza esse campo para controle interno ao realizar a comunicação.
Tempo Expe.Tempo de Expiração do Bearer e Cookie. Não editável, o sistema utiliza esse campo para controle interno ao realizar a comunicação.
Perg. GerarPergunte (SX1) do sistema para gerar os pedidosOpcional no cadastro, mas necessário no botão Gerar Pedidos, esse pergunte será para os filtros da geração, será detalhado o preenchimento no próximo tópico.

a. INTEGRAÇÕES DISPONÍVEIS 

As Integrações disponíveis para cadastrar são:

IntegraçãoSistema ParceiroAlias Prima.Classe StampClasse Comu.Perg. GerarDocumentação
Cadastro de EmpresasHealthMap

BG9

PLMapStpEmprePLMapJsEmprePLRMPEMPIntegração do Cadastro de Empresas com a HealthMap
Cadastro de BeneficiáriosHealthMapBA1PLMapStpBenefPLMapJsBenefPLRMPEMPIntegração do Cadastro de Beneficiários com a HealthMap
Aviso de InternaçãoHealthMapBE4PLMapStpInterPLMapJsInterPLRMPINTERIntegração do Aviso de Internações com a HealthMap
Aviso de Pronto SocorroHealthMapBEAPLMapStpSocor PLMapJsSocor  PLRMPSOCORIntegração do Aviso de Pronto Socorro com a HealthMap
Pré-Cadastro de BeneficiárioUnimedBA1PLPtuStpPCadPLPtuJsPCadPLPTUCADBEIntegração do Pré-Cadastro de Beneficiários com a Unimed

Essas são informações a serem preenchidas no cadastro da Integração para cada sistema parceiro.

b. OUTRAS AÇÕES / CONSULTAR PEDIDOS

Através dessa opção, será possível visualizar os pedidos da Integração posicionada, ao clicar será aberto um outro browser com os pedidos.

c. OUTRAS AÇÕES / COMUNICAR PEDIDOS

Através dessa opção, será possível realizar a comunicação de todos os pedidos, com o status pendente de envio e erro de envio da Integração posicionada. Ao clicar, o sistema irá perguntar:

Finalizado o processo, será apresentado um resumo da comunicação:

d. OUTRAS AÇÕES / GERAR PEDIDOS EM MASSA

Através dessa opção, será possível gerar uma carga de pedidos para a Integração posicionada. 

Ao clicar, o sistema irá apresentar o pergunte (SX1) cadastrado na Integração.

Por exemplo, no pergunte dessa Integração, será informado o Grupo/Empresa De e o Grupo/Empresa Até:

Confirmando, será feita a geração dos pedidos em massa de acordo com os parâmetros informados.

Finalizado o processo, será apresentado um resumo da geração:

e. OUTRAS AÇÕES / GERAR PEDIDOS PELO STAMP

Através dessa opção, será possível gerar uma carga de pedidos através do campo STAMP, esse botão é semelhante ao schedule PLMAPGRVSCHE.

Ao clicar, o sistema irá apresentar o pergunte PLRMPSTAMP (SX1), como mostra a imagem abaixo:

Deverá ser informado a Operadora e a Data do STAMP para o filtro.

Confirmando, será feita a geração dos pedidos de acordo com as alterações, exclusões ou inclusões nas tabelas utilizadas pela Integração naquele período informado.


Importante

Se já houver algum pedido com o status pendente de envio ou erro de envio, o sistema não irá gerar um novo pedido, devido o pedido ainda está em aberto, entende-se como um pedido encerrado, aquele com o status Envio Realizado ou Envio Cancelado.


Finalizado o processo, será apresentado um resumo da geração:

f. OUTRAS AÇÕES / STATUS DOS PEDIDOS

Através dessa opção, é possível consultar o status dos pedidos da Integração posicionada:

Sendo:
Pendente de Envio: B7F_STATUS = 0
Envio Realizado: B7F_STATUS = 1
Erro de Envio: B7F_STATUS = 2
Envio Cancelado: B7F_STATUS = 3


Importante

Essa opção deverá ser adicionada no menu do SIGAPLS > Atualizações > Integrações, com o programa: PLMapIntegra (Integrações) 

04. TELA PEDIDOS DA INTEGRAÇÃO

Ao consultar os pedidos da Integração através do botão Consultar Pedidos da Rotina de Integração, será exibido um browser com todos os pedidos daquela Integração.

O pedido poderá ser incluído manualmente através do botão Incluir da rotina, pelo Gerar Pedidos da rotina de Integrações ou via schedule. Os dados que fazem parte do pedido são:

Detalhes dos campos do pedido:

CampoDescriçãoPreenchimento

Operadora

Código da Operadora do sistema.Obrigatório, Preenchimento automático de acordo com a Integração posicionada.  
Codigo Integ.Código Incremental das Integrações.Obrigatório, Preenchimento automático de acordo com a Integração posicionada.  
Cod. PedidoCódigo Incremental dos pedidos.Obrigatório, Preenchimento automático.
Alias Prima.Tabela do cadastro que será utilizada para envio.Obrigatório, Preenchimento automático de acordo com a Integração posicionada.  
ChaveChave de busca do registro de acordo com o Alias Primário.Obrigatório, deverá ser informado o índice de busca do Alias Primário, por exemplo: Cadastro de Beneficiários, BA1_CODINT+BA1_CODEMP+BA1_MATRIC+BA1_TIPREG+BA1_DIGITO
Dt. InclusãoData de inclusão do pedido.Obrigatório, Data em que o pedido foi incluído, o default é a data base do sistema.
Dt. ComunicaData de Comunicação com o sistema parceiro.Não editável, data em que foi realizada a comunicação do pedido com o sistema parceiro.
StatusStatus do pedido.Status do momento do pedido:
0 - Pendente de Envio, 1 - Envio Realizado, 2 - Erro de Envio, 3 - Envio Cancelado.
Tent. EnvioTentativas de Envio do pedido.Tentativas em que o pedido foi realizado, caso atinja a quantidade máxima da Integração, sem sucesso, automaticamente o pedido será Cancelado.
Json EnvioJSON enviado para o sistema parceiro.Não editável, JSON que o Protheus enviou para o sistema parceiro da Integração.
Json Receb.JSON recebido do sistema parceiro.Não editável, JSON em que o Protheus recebeu do sistema parceiro da Integração.

Os dados da tela inferior, correspondem a Integração, somente para visualização. Para Altera-los deverá ser utilizada a rotina de Integrações.  

a. COMUNICAR

Através do botão Comunicar da rotina de pedidos, será feito o envio manual do pedido posicionado, essa opcional é somente para enviar um pedido, caso queria enviar todos os pedido, deverá ser utilizado o botão Comunicar Pedidos da tela de Integrações, como mostra o tópico 3.c.

Clicando, o sistema irá perguntar:

Confirmando, caso o sistema realize a comunicação com sucesso com a Integração, será apresentado a mensagem:

Validações para o Envio do Pedido

  1. A Integração do pedido deverá está ativa.
  2. Deverá ser informado o Endpoint da Integração.
  3. Deverá ser informada a classe de Comunicação na Integração.
  4. Pedido com o status 1 - Envio Realizado e 3 - Cancelado, não será feita a comunicação.
  5. Tentativas de envio maior que a quantidade máxima da Integração, não será feita a comunicação.
  6. Data de Inclusão do Pedido maior que a data do Sistema. Nessa situação é porque foi programado para o pedido ser enviado somente em determinado dia, Exemplo: Bloqueio futuro de Beneficiários.

Resultados da Comunicação

  1. Pedido enviado com sucesso, o status do pedido passará a ser 1 - Envio Realizado.
  2. Falha ao realizar a autenticação com a Integração, nesse caso deverá ser analisado o Endpoint, Login e senha da Autenticação se estão corretos.
  3. Falha no envio do pedido, o status do pedido passará a ser 2 - Erro de Envio, nesse caso deverá analisar o EndPoint da Integração e também o JSON de retorno.

05. SCHEDULE 

Além do processo manualmente para gravação do pedidos e comunicação, os mesmo poderão ser feito de forma automática via schedule.

a. GRAVAR PEDIDOS

A gravação dos pedidos da Integração será feita pelo schedule PLMapGrvSche. Diferentemente do processo manual, onde é configurado os parâmetros para a geração, pelo schedule a busca é feito pelo campo STAMP de cada tabela, ou seja, será gravado somente os registros que sofreram alguma alteração de cadastro.

Em um primeiro momento para envio de uma carga de pedidos, o ideal é utilizar a opção Gerar Pedidos da tela de Integrações, o schedule irá manter os dados atualizados com o sistema parceiro, quando houver alguma alteração cadastral.

A configuração do schedule é feita pelo modulo Configurador (SIGACFG):

Rotina: PLMAPGRVSCHE
Parâmetros: Código da Operadora do sistema

O resultado do schedule, poderá ser acessado pelo log: /logpls/data/plmapgrvsche.log


Importante

Como o sistema utiliza o campo STAMP das tabelas para buscar alterações, se o mesmo não estiver na base, será feita criação na primeira execução do schedule.

b. COMUNICAR PEDIDOS

A comunicação dos pedidos, assim como a gravação além de ser feita manualmente pela Rotina de Integração, poderá ser realizada pelo schedule PLMapComSche. O sistema irá comunicar todos pedidos com o status 0 - Pendente de Envio e 2 - Erro de Envio de todas as Integrações Ativas.

A configuração do schedule é feita pelo modulo Configurador (SIGACFG):

Rotina: PLMAPCOMSCHE
Parâmetros: Código da Operadora do sistema

O resultado do schedule, poderá ser acessado pelo log: /logpls/data/plmapcomsche.log

06. TABELAS UTILIZADAS

  • B7E (Integrações)
  • B7F (Pedidos da Integração)

07. DICIONÁRIO DE DADOS

Atualização do Arquivo SX2 (Tabelas):

TabelaDescriçãoAc. FilialAc. UnidadeAc. EmpresaChave Única
B7EIntegrações1 - Compartilhado2 - Exclusivo2 - ExclusivoB7E_FILIAL+B7E_CODOPE+B7E_CODIGO+B7E_ALIAS
B7FPedidos da Integrações1 - Compartilhado2 - Exclusivo2 - ExclusivoB7F_FILIAL+B7F_CODOPE+B7F_CODIGO+B7F_CODPED+B7F_ALIAS+B7F_CHAVE

Atualização do Arquivo SX3 (Campo): 

TabelaCampoTipoTamanhoDecimalTituloDescriçãoPictureValidaçãoInicializador PadrãoConsulta PadrãocBoxUsadoExibe BrowserVisual?ContextoObrigatórioWhen
B7EB7E_FILIALC80FilialFilial do Sistema










B7EB7E_CODOPEC40OperadoraOperadora@R !.!!!Vazio() .Or. ExistCpo("BA0",FWFldGet("B7E_CODOPE"),1)PLSINTPAD(RETCODUSR())B89PLS
SimSimAlterarRealSimINCLUI
B7EB7E_CODIGOC40Codigo IntegCódigo da Integração@!
GETSXENUM( "B7E", "B7E_CODIGO" )

SimSimVisualizarRealSim
B7EB7E_DESCRIC400DescriçãoDescrição da Integração@!



SimSimAlterarRealSim
B7EB7E_ALIASC30Alias Prima.Alias Primário@!Vazio() .Or. PlsAliasExi(FWFldGet("B7E_ALIAS"))


SimSimAlterarRealSimINCLUI
B7EB7E_ENDPOIC1000EndPointEndPoint da Integracaoo




SimSimAlterarRealNão
B7EB7E_ATIVOC10AtivoAtivo@!
1
0=Nao;1=SimSimNãoAlterarRealSim
B7EB7E_MAXENVN30Máximo EnvioMáximo de Envio@E 999FWFldGet("B7E_MAXENV") > 0


SimSimAlterarRealSim
B7EB7E_CLASTPC200Classe StampClasse Stamp da Integ.
Vazio() .Or. FindClass(FWFldGet("B7E_CLASTP"))


SimNãoAlterarRealNão
B7EB7E_CLACOMC200Classe Comu.Classe para Comunicação
Vazio() .Or. FindClass(FWFldGet("B7E_CLACOM"))


SimNãoAlterarRealNão
B7EB7E_USRAUTC200Login Auten.Login Autenticação




SimNãoAlterarRealNão
B7EB7E_PASAUTC500Senha Auten.Senha Autenticação@*



SimNãoAlterarRealNão
B7EB7E_ENDAUTC1000EndPoint AutEndPoint Autenticação




SimNãoAlterarRealNão
B7EB7E_BEAAUTM100Bearer Aute.Bearer Autenticação




SimNãoVisualizarRealNão
B7EB7E_COOAUTM100Cookie Aut.Cookie Autenticação




SimNãoVisualizarRealNão
B7EB7E_TMPAUTC200Tempo Expe.Tempo de Expiração




SimNãoVisualizarRealNão
B7EB7E_PERGGEC100Perg. GerarPergunta Gerar Pedidos@!



SimNãoAlterarRealNão

TabelaCampoTipoTamanhoDecimalTituloDescriçãoPictureValidaçãoInicializador PadrãoConsulta PadrãocBoxUsadoExibe BrowserVisual?ContextoObrigatórioWhen
B7FB7F_FILIALC80FilialFilial do Sistema










B7FB7F_CODOPEC40OperadoraOperadora@R !.!!!Vazio() .Or. ExistCpo("BA0",FWFldGet("B7F_CODOPE"),1)IIF(IsInCallstack("PLMapIntegra"),B7E->B7E_CODOPE,PLSINTPAD(RETCODUSR()))B89PLS
SimSimAlterarRealSimIIF(IsInCallstack("PLMapIntegra"),.F.,INCLUI)
B7FB7F_CODIGOC40Codigo IntegCodigo da Integração@!Vazio() .Or. ExistCpo("B7E",FWFldGet("B7F_CODOPE")+FWFldGet("B7F_CODIGO"),1)IIF(IsInCallstack("PLMapIntegra"),B7E->B7E_CODIGO," ")

SimSimAlterarRealSimIIF(IsInCallstack("PLMapIntegra"),.F.,INCLUI)
B7FB7F_CODPEDC90Cod. PedidoCodigo do Pedido@!
GETSXENUM("B7F", "B7F_CODPED")

SimSimVisualizarRealSim
B7FB7F_ALIASC30Alias Prima.Alias Primário@!

Vazio() .Or. ExistCpo("B7E",FWFldGet("B7F_CODOPE")+FWFldGet("B7F_CODIGO")+FWFldGet("B7F_ALIAS"),1)

IIF(IsInCallstack("PLMapIntegra"),B7E->B7E_ALIAS," ")

SimSimAlterarRealSimIIF(IsInCallstack("PLMapIntegra"),.F.,INCLUI)
B7FB7F_CHAVEC600ChaveChave de Busca@!Vazio() .OR. ExistCpo(FWFldGet("B7F_ALIAS"),FWFldGet("B7F_CHAVE"),IIF(FWFldGet("B7F_ALIAS") $ "BA1/BE4",2,1))


SimSimAlterarRealSim
B7FB7F_DATINCD80Dt. InclusãoData de Inclusão

dDataBase

SimSimAlterarRealSim
B7FB7F_DATCOMD80Dt. ComunicaData de Comunicação




SimSimVisualizarRealNão
B7FB7F_STATUSC10StatusStatus do Pedido@!
0
0=Pendente de Envio;1=Envio Realizado;2=Erro de Envio;3=Envio CanceladoSimNãoAlterarRealNão
B7FB7F_TENVION30Tent. EnvioTentativas de Envio@E 999FWFldGet("B7F_TENVIO") <= FWFldGet("B7E_MAXENV")


SimNãoAlterarRealNão
B7FB7F_ENVJSOM100Json EnvioJson Enviado




SimNãoVisualizarRealNão
B7FB7F_RECJSOM100Json Receb.Json Recebido




SimNãoVisualizarRealNão

Atualização do Arquivo SIX (Índices): 

TabelaOrdemChaveDescrição
B7E1B7E_FILIAL+B7E_CODOPE+B7E_CODIGO+B7E_ALIASOperadora + Codigo Integ + Alias Prima.
TabelaOrdemChaveDescrição
B7F1B7F_FILIAL+B7F_CODOPE+B7F_CODIGO+B7F_CODPEDOperadora + Codigo Integ + Cod. Pedido
B7F2B7F_FILIAL+B7F_CODOPE+B7F_ALIAS+B7F_CHAVEOperadora + Alias Prima. + Chave

Atualização do Arquivo SX9 (Relacionamento): 

Identi.Tabela DomínioExpressão DomínioTabela Contra-DomínioExpressão Contra-DomínioLig. DomínioLig. Contra-Domínio
001B7EB7E_CODOPE+B7E_CODIGO+B7E_ALIASB7FB7F_CODOPE+B7F_CODIGO+B7F_ALIAS1N

Atualização do Arquivo SX1 (Pergunte): 

GrupoOrdemPerguntaVariávelTipoTamanhoDecimalObjetoConsulta Padrão
PLRMPSTAMP01Operadora ?MV_PAR01C401 - EditB89PLS
PLRMPSTAMP02Data do STAMP ?MV_PAR02D801 - Edit



Importante

A alteração de dicionário referente a essa implementação estará disponível no próximo pacote de Expedição Contínua do módulo SIGAPLS.