CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Configurações 
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Monitor
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

Nesta documentação estão algumas orientações sobre a utilização da NFC-e no PDV. 

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Acompanhe abaixo as principais dúvidas sobre utilização da NFC-e.

1.Por que a NFC-e entra em contingência? 

Pode ser emitida em contingência por incoerência no NCM CST, e por não conter o responsável técnico exigido em algumas UFs.

UFs que exigem responsável técnico:

  • AM
  • MS
  • PE
  • PR
  • SC
  • TO
  • BA

Ainda sobre incoerência no NCM, consulte este artigo que explica como atualizar o XML da NFC-e no painel DF-e com os dados de cadastro.

Perdi a conexão com a Internet no momento da venda, como funcionará a NFC-e?

Caso tente enviar uma nota para a SEFAZ e no meio do processo perde-se a conexão com a internet, o sistema automaticamente gera a nota em contingência, repassando essa mesma informação para o PDV.

Será impresso no corpo do cupom a mensagem Emitida em contingência.

De tempo em tempo o servidor testará a conexão com a SEFAZ, assim que reestabelecer o acesso a internet as notas pendentes serão transmitidas automaticamente.

É recomendado não ultrapassar o prazo de 24 horas sem internet. 

Importante: Para o Estado de SP quando a NFC-e entrar em contingência será emitida pelo SAT.

2.Qual o tempo de espera para a NFC-e entrar em contingência?

Sempre que a nota é finalizada com a emissão normal o prazo para a autorização na SEFAZ é de 15 segundos, caso não aconteça a validação dentro do tempo, o sistema emite a nota em contingencia e automaticamente inutiliza ou cancela a nota em questão e emite um nota sequencial.

Exemplo: Nota 10 inutilizada ou cancelada e emitida automaticamente a nota 11.

Por conta dessas oscilações na conexão e procedimento de inutilização ou cancelamento e emissão automática  poderá gerar um alto volume de notas.

3.Qual o tempo para autorização da NFC-e emitida em contingência?

Todo documento emitido em contingência vai para painel DF-e, o tempo para a autorização da nota emitida, por padrão, é definido em 3h.

Pode-se realizar o ajuste desse tempo pré-definido, consulte a documentação.

4.Como cancelar NFC-e em contingência?

O cancelamento em contingência só ocorre após a autorização do documento. 

Ao ser emitido em contingência o documento é encaminhado automaticamente para o Painel DFE, onde deve-se realizar o reenvio da autorização.

Aprenda a realizar o Reenvio da Nota no Painel DF-e.

O cancelamento da NFC-e na SEFAZ é permitido apenas dentro do prazo de 30min, caso ultrapasse esse limite o cancelamento não ocorrerá. Quando isso acontecer, deverá ser realizada a devolução do cupom.

5. Até qual valor posso emitir NFC-e sem identificação do cliente?

Para configurar o valor limite para exigir a identificação do cliente, consulte a documentação

Essa definição é feita pela SEFAZ, o valor pode variar em cada UF.

Recomendamos que consulte a SEFAZ do seu Estado para mais informações.

No Estado de SP a orientação quanto a identificação é a seguinte:

 No Estado de SP o destinatário da NFC-e deverá ser identificado por meio do número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ ou, tratando-se de estrangeiro, o número do documento de identificação admitido na legislação civil, nas seguintes situações:

1 - operações com valor igual ou superior a R$ 10.000,00 (dez mil reais);

2 – operações com valor inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais), quando solicitado pelo adquirente;

3 - entrega em domicílio, hipótese em que também deverá ser informado o respectivo endereço;

4 - nas vendas a prazo, hipótese em que deverão constar, também, as informações sobre a operação, tais como: preço à vista, preço final, quantidade, valor e datas de vencimento das prestações, no campo Informações Adicionais de Interesse do Fisco.

Fonte: http://www.nfce.fazenda.sp.gov.br/NFCePortal/Paginas/DuvidasFrequentes.aspx

6. Backup 

Dúvidas em como configurar o diretório de backup dos CFe's?

Para configurar o diretório de armazenamento consulte a documentação Configurar Diretório de backup das NFCe's.

7. Vencimento do Certificado Digital.

É importante acompanhar a validade dos Certificados Digitais no servidor de PDV e não deixe vencer, caso ocorra o sistema para a autorização das notas nos PDV´s e no Monitor.

Atualize com antecedência o certificado e lembre-se de configura-lo tanto na Configuração do PDV quanto na Configuração do Monitor.

Para aprender a configurar acesse Configurar NFC-e no AcruxMonitor.

8. Qual a quantidade de itens permitido na NFC-e?

Realize a parametrização conforme detalhado na documentação Parametrizar o valor para ser exigido a identificação.

A quantidade de itens permitidos na NFC-e é no total de 400 itens configurados.

A SEFAZ informa que na NFC-e pode conter 900 ou 500 kbytes, então considerando que cada item tem 1 kbyte, ou seja 400 itens.

Com as analises realizadas, identificamos que esse é o valor mais próximo para evitar que a NFC-e seja rejeitada.

9. Posso alterar os dados da NFC-e que está no Painel DF-e?

Sim, porém, se a Nota precisar ser cancelada por substituição não acontecerá o cancelamento.

Para ocorrer o cancelamento da Nota a mesma precisa ser espelho da Nota em contingência.

Para realizar a alteração, consulte a documentação. 

10. Por quanto tempo fica salvo os XMLs de NFC-e no Servidor de PDVs?

A SEFAZ definiu a obrigatoriedade do armazenamento dos XMls por até 5 anos, a partir da data de emissão.

No sistema o parâmetro vem padronizado com 6 meses de armazenamento.

Para alterar o tempo de armazenamento consulte a documentação Configurar Tempo de Armazenamento dos XMls

11. Onde ficam salvos os XMLs de NFC-e?

Para configurar o diretório de armazenamento consulte a documentação Configurar Diretório de backup das NFCe's.

12.Quando a contingencia é SAT, assim que o documento vai para contingencia, porém, o SAT não esta funcionando, o PDV volta automático para NFC-e?

Não volta, é necessário acompanhar as informações do SAT para identificar se está em operação ou não.

13. Instruções parametrização local NFC-e:

Configurar NFC-e no AcruxMonitor

Configurar Certificado Digital

Quando o PDV é reinstalado deve-se realizar a conferência dos relatório de notas, número da última nota emitida e informa no campo. 

Para realizar a verificação dos relatórios, consulte a documentação Conferir Relatórios NFC-e.

Para conhecer a parametrização da Série da Nota Fiscal consulte a documentação, Parametrizar Série da Nota Fiscal.

14. O que fazer caso o serviço não comunique com a SEFAZ, mesmo após tudo estar configurado e liberado:

Atualize as Libs do PDV no Windows, siga as instruções da documentação.


Observação: É de responsabilidade do cliente, o armazenamento dos arquivos XMLs dos documentos de venda gerados pelo PDV, recomendamos que sejam executadas rotinas de backup, copiando estes arquivos para lugares seguros.

03. TELA CONFIGURAÇÕES

Outras Ações / Ações relacionadas

Consulte aqui os artigos com dúvidas pontuais sobre o produto PDV.


04. TELA MONITOR

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.


  • Sem rótulos