Relatório de Conferência
O relatório de conferência de INSS tem como objetivo apoiar na identificação de possíveis divergências entre os valores de INSS existentes no envelope de pagamento com o valores retornados do RET, auxiliando também na conferência dos valores de Segurados, Deduções Salário Família e Maternidade da DCTFWeb.
Os dados apresentados são originados da comparação dos valores de INSS integrados do RH (S-1200, S-2299 e S-2399) contra os valores retornados do Governo pelo evento S-5001.
Configurações do Relatório
Para verificar como configurar e gerar o relatório, acesse: Middleware - Relatório de Conferência de INSS
Mudanças no Relatório
A partir das versões abaixo, o relatório de conferência passou por algumas mudanças para melhor usabilidade e, por isso, iremos apresentar nesse documento as principais alterações ocorridas.
RM: 12.1.32.154, 12.1.31.218, 12.1.29.300
TAF: A partir do pacote acumulado (expedição contínua) de 01/09/2021
Cards totalizadores por empresa
Os cards abaixo, que totalizam os valores encontrados nas fontes de informação (RH e Governo), passam a exibir o somatório do INSS e INSS 13º calculados pela Folha e pela DCTFWeb, respectivamente.
Importante! Os detalhamentos dos valores sintéticos dos Cards deixaram de ser apresentados em tela e passaram a serem visualizados através do detalhamento de funcionários e, além disso, com a nova funcionalidade de extração dos dados, o usuário poderá também trabalhar esses valores conforme necessidade.
Exportação de dados
Outro item implementado no relatório é a exportação de dados que possibilita, assim, que os resultados obtidos sejam extraídos e avaliados através do Excel.
Para tal, basta clicar no botão presente nas telas do relatório, conforme exemplo abaixo:
Funcionários com Múltiplos Vínculos
Para facilitar a conferência de funcionários com múltiplos vínculos, ao clicar no nome do funcionário, o sistema passou a apresentar o detalhamento dos valores calculados, exibindo nessa tela todos os estabelecimentos que o funcionários possui vínculo:
Assim, basta clicar na seta ao lado da inscrição do estabelecimento desejado para que os detalhamentos sejam apresentados:
Lembrando que, os valores apresentados são sumarizados por CPF, sendo assim, caso seja realizado algum filtro na geração do relatório, as informações dos múltiplos vínculos podem apresentar divergências. Para alertá-los do fato, será exibida a mensagem abaixo ao realizar qualquer filtro que não englobe toda a empresa:
Clientes TAF Full
Para clientes que utilizam o TAF Full (não utilizam Middleware), o relatório de conferência estará disponível dentro da aplicação TOTVS Automação Fiscal (TAF).
- Painel de Conferência de INSS
- Como gerar as bases de INSS/FGTS no relatório do eSocial do futuro?