Relatório de Conferência

O relatório de conferência de INSS tem como objetivo apoiar na identificação de possíveis divergências entre os valores de INSS existentes no envelope de pagamento com o valores retornados do RET, auxiliando também na conferência dos valores de Segurados, Deduções Salário Família e Maternidade da DCTFWeb.

Os dados apresentados são originados da comparação dos valores de INSS integrados do RH (S-1200, S-2299 e S-2399) contra os valores retornados do Governo pelo evento S-5001.

Configurações do Relatório

Para verificar como configurar e gerar o relatório, acesse: Middleware - Relatório de Conferência de INSS

Mudanças no Relatório

A partir das versões abaixo, o relatório de conferência passou por algumas mudanças para melhor usabilidade e, por isso, iremos apresentar nesse documento as principais alterações ocorridas.

RM:  12.1.32.154, 12.1.31.218, 12.1.29.300
TAF: A partir do pacote acumulado (expedição contínua) de 01/09/2021


  • Cards totalizadores por empresa

Os cards abaixo, que totalizam os valores encontrados nas fontes de informação (RH e Governo), passam a exibir o somatório do INSS e INSS 13º calculados pela Folha e pela DCTFWeb, respectivamente.



Importante! Os detalhamentos dos valores sintéticos dos Cards deixaram de ser apresentados em tela e passaram a serem visualizados através do detalhamento de funcionários e, além disso, com a nova funcionalidade de extração dos dados, o usuário poderá também trabalhar esses valores conforme necessidade.


  • Exportação de dados

Outro item implementado no relatório é a exportação de dados que possibilita, assim, que os resultados obtidos sejam extraídos e avaliados através do Excel.

Para tal, basta clicar no botão  presente nas telas do relatório, conforme exemplo abaixo:



  • Funcionários com Múltiplos Vínculos

Para facilitar a conferência de funcionários com múltiplos vínculos, ao clicar no nome do funcionário, o sistema passou a apresentar o detalhamento dos valores calculados, exibindo nessa tela todos os estabelecimentos que o funcionários possui vínculo:

image2021-8-24_18-10-1.png


Assim, basta clicar na seta  ao lado da inscrição do estabelecimento desejado para que os detalhamentos sejam apresentados:


Lembrando que, os valores apresentados são sumarizados por CPF, sendo assim, caso seja realizado algum filtro na geração do relatório, as informações dos múltiplos vínculos podem apresentar divergências. Para alertá-los do fato, será exibida a mensagem abaixo ao realizar qualquer filtro que não englobe toda a empresa:


Clientes TAF Full


Para clientes que utilizam o TAF Full (não utilizam Middleware), o relatório de conferência estará disponível dentro da aplicação TOTVS Automação Fiscal (TAF).

Painel de Conferência de INSS
Como gerar as bases de INSS/FGTS no relatório do eSocial do futuro?




  • Sem rótulos