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      Conteúdo

      O aplicativo Meu Imóvel foi desenvolvido especialmente para trazer mais autonomia na gestão do imóvel financiado.

      Um app que permite melhor relacionamento entre clientes e incorporadora, menos tempo em SAC para resolver processos simples e atendimento 100% mobile. 

      Com Meu Imóvel, você pode controlar os seguintes processos:

      • Baixe os boletos e tenha acesso ao código de barras;
      • Baixe os documentos e informes do seu contrato;
      • Acesse o canal de comunicação da incorporadora.

      Escopo

      Se você quer uma ferramenta de atendimento que elimina a dependência do call center e reduz os custos da sua empresa, você precisa conhecer o app Meu Imóvel.

      Setores atendidos:

      • Incorporadoras de Imóveis
      • Imobiliárias
      • Gestoras de Imóveis

      Na prática, o aplicativo proporciona uma comunicação mais imediata com seus clientes e conta com ferramentas para controlar e/ou reduzir a inadimplência. Por meio do app Meu Imóvel, o cliente pode pagar o boleto com o PIX, a partir da versão 12.1.32 do TOTVS Backoffice – Linha RM, além de propor Renegociações de títulos em aberto que gerarão aditivos aos contratos.

      O licenciamento do app Meu Imóvel, por sua vez, é feito de acordo com o número de empreendimentos ou de contratos de locação na carteira da sua empresa. Com isso, ele proporciona grande capacidade de escala, para atender desde pequenas empresas até grandes operações no setor imobiliário.

      Principais recursos:

      • Status da Obra
      • Situação Financeira
      • Boletos ou PIX
      • Renegociação
      • Comunicação
      • Documentos

      Para conhecer mais sobre o App:

      Conheça o App
                                                                                         



      Passo a passo de configuração


      Índice

      • 1) Passo a passo da configuração
      • 2) Termos e Condições


      1) Passo a passo da configuração


      Vamos seguir esta pequena introdução com as telas iniciais do aplicativo e realizar sua primeira configuração. Lembrando que a configuração é a mesma, tanto para dispositivos Android ou iOS.

      Esta é a primeira tela do aplicativo, e é exibida sempre em sua inicialização.

      Splashscreen inicial do Meu Imóvel

      No primeiro momento em que abrimos o aplicativo, teremos acesso a tela de Boas Vindas, com a primeira configuração de acesso a ser realizada. neste momento poderemos escanear o QR Code, na opção "Configurar com o QRCode" e outra opção manual, "Não Tenho o QRCode, e agora?" caso não possua o QR Code disponível.

      Iremos detalhar estas opções logo abaixo.

      Tela de Boas Vindas

      • Configurar com o QR CodeRealizar a leitura do QR Code que será disponibilizado na interface do Portal do Cliente, menu "Configurar App". Após a leitura do mesmo através deste menu, será apresentada nova tela para que seja digitada a senha do usuário. 


      Para a leitura do QR Code, pode ser utilizado quaisquer aplicativos com a propriedade de leitura de QR Codes. Há vários disponíveis na Play Store assim como na App Store.

      QR Code sendo apresentado ao usuário no menu "Configurar APP" do PDC.

      • Não tenho o QR Code: Caso não possua acesso ao QR Code, pode-se realizar a configuração manualmente, inserindo a URL de acesso ao Portal do Cliente como mostra a imagem abaixo.

      Configuração manual do app Meu Imóvel

      • Endereço (URL): Url de acesso ao Portal do Cliente. É a mesma url que utilizamos para acessar o PDC normalmente via browser. 

      Ao clicar em Concluir, após o preenchimento da URL corretamente, ou caso a configuração tenha sido feita via QRCode, o usuário será direcionado para a tela de login onde deverá informar o usuário e a senha de acesso, bem como parametrizar a biometria para facilitar os seus acessos.

      Importante!

      Ao configurar a url e o app não ganhar as configurações efetuadas como mudança de logo na tela de login e cores padrão utilizadas pela incorporadora. Deverá ser verificado usuário e senha do login anônimo do código de acesso "TOTVSPrj" em Serviços Globais | Segurança | Codigos de Acesso, o usuário e senha deverá ter permissões de admin do banco de dados.


      Interface de login do Meu Imóvel

      • CPF ou Usuário: Seu usuário de acesso ao Portal;
      • Senha: Sua senha de acesso ao Portal;
      • Leitor biométrico: Esta opção estará disponível para os celulares que possuam algum tipo de leitor biométrico, facilitando o login. Ao ativar a opção "Leitor biométrico" o aplicativo necessitará ainda das configurações de usuário e senha para um primeiro acesso.
        Após confirmar a opção de login através da biometria o sistema não necessitará da senha para logar. A interface será alterada para refletir esta mudança:


      Importante!

      • Caso o usuário necessite, poderá desativar esta opção, logando novamente da maneira tradicional utilizando usuário e senha.
      • Caso o celular possua algum tipo de biometria, porém sem nenhuma opção cadastrada no sistema, o Meu Imóvel não apresentará a opção de Leitor biométrico para login.
      • Ao minimizar ou deixar o Meu Imóvel em segundo plano, o sistema irá solicitar a biometria novamente para que o aplicativo seja utilizado.


      Problema conhecido de certificado SSL para segurança com protocolo HTTPS

      Caso o chamador "Android" não confie no emissor do certificado SSL para o protocolo HTTPS o aplicativo irá apresentar a seguinte mensagem: "Serviço não disponível neste momento, verifique as informações digitadas ou tente novamente mais tarde."
      Porém a mensagem interna do App Meu Imóvel Android é esta: (java.security.cert.CertPathValidatorException: Trust anchor for certification path not found.)
      Neste caso podem haver algumas explicações sobre este problema conforme a documentação oficial do Android:
      https://developer.android.com/training/articles/security-ssl?hl=pt-br#CommonProblems
      Os 3 motivos possíveis são:
      1 - https://developer.android.com/training/articles/security-ssl?hl=pt-br#UnknownCa => você utiliza uma CA (Autoridade de certificação) em que o sistema não confia. Pode ser que você tenha um certificado de uma nova CA em que o Android ainda não confia.
      2 - https://developer.android.com/training/articles/security-ssl?hl=pt-br#SelfSigned => ocorre devido a um certificado auto assinado, o que significa que o servidor se comporta como sua própria CA (Autoridade de certificação). Isso é semelhante a uma autoridade de certificação desconhecida, então é possível usar a mesma abordagem da seção anterior, de CA em que o Android ainda não confia.
      3 - https://developer.android.com/training/articles/security-ssl?hl=pt-br#MissingCa => ocorre devido a uma CA intermediária ausente. A maioria das CAs públicas não assinam certificados de servidores diretamente. No entanto, sistemas operacionais como o Android geralmente confiam apenas em CAs raiz diretamente.
      Assim de acordo com esta documentação caso ocorra este tipo de problema de certificado é necessário entrar em contato com o respectivo provedor de certificados, para obter assistência e verificar a possibilidade de ajuste do certificado para permitir o acesso do aplicativo em plataforma Android.


      Link complementar: RH - RM - Meu RH - Erro de carregamento do APP na utilização via HTTPS


      2) Termos e Condições


      Termo de Aceite

      Lei de Proteção Geral de Dados - LGPD

      A partir da versão 12.1.27 do TOTVS Incorporação, atendendo a nova legislação de uso de dados, o sistema passará a exibir os Termos e Condições para a utilização do Meu Imóvel quando o usuário fizer seu primeiro login no aplicativo. O login só será possível se os Termos e Condições forem aceitos.

      Para que os Termos e Condições sejam apresentados, deverá ser parametrizado primeiramente nos parâmetros do TOTVS Incorporação localizado em: Portal do Cliente > Termo de Aceite > Relatório para exibição do Termo de Aceite. O relatório poderá ser qualquer relatório definido pelo cliente, que atenda os requisitos da LGPD.

      O sistema também possuirá um campo para versionamento do Termo de Aceite, localizado em Portal do Cliente > Termo de Aceite > VersãoA versão do termo deverá ser sempre incremental, preenchida por um número inteiro e não será possível incluir uma versão anterior a já cadastrada.

      Quando se altera o relatório e/ou a versão do termo, o sistema obrigará a exibição do mesmo para o cliente ao realizar o login e só permitirá este login após uma nova confirmação de leitura dos termos.

      Para cada confirmação do usuário o sistema gravará na tabela XAUTORIZACAOLPD toda a informação do relatório, bem como versionamento, usuário e outros dados.

      Feitas estas configurações iniciais, o usuário estará pronto para acessar o aplicativo Meu Imóvel e consultar seus boletos, verificar o status da obra, ver seus comunicados e relatórios pertinentes.

      Outras informações:

      • Está disponível a consulta SQL TINAPPQRCODE.TotvsSQL nos objetos gerenciais para retornar o conteúdo do QR Code. Você pode utilizar essa consulta em relatórios do RM Reports para montar o seu QR Code. Está disponível em versões SQL Server e Oracle.
        Segue abaixo a 
        consulta SQL para SQL Server:


      Pré-requisitos

      Clientes TOTVS:

      • Produto TOTVS na versão 12.1.25 ou superior;
      • Acesso externo (público) ao servidor liberado.

      Mobile:

      • Android 7.0 ou superior;
      • iOS 8.0 ou superior;
      • Acesso à internet.

      Instalando no seu celular


      Está disponível na Play Store, para dispositivos Android e na App Store para iPhones.

      Clique nos logos abaixo para ser redirecionado para a página de download do seu sistema operacional:


      Disponível em Android e IOS

      Android

      IOS




      Para o funcionamento correto do aplicativo Meu Imóvel, é necessário que o RM.Host.Service.config esteja devidamente configurado, pois o mesmo conterá informações necessárias para o consumo de serviços do aplicativo. Sem o RM.Host.exe iniciado e o RM.Host.Service.config configurado, o aplicativo não consegue realizar requisições ao servidor de aplicação. 

      Índice

      • 1) Instalação do Certificado no Servidor
      • 2) Configuração de tags no arquivo RM.Host.Service.config
      • 3) Testando a instalação e configuração
      • 4) Considerações finais

      Instalando no Servidor


      1) Instalação do Certificado no Servidor

            Um certificado digital pode ser adquirido através de uma autoridade certificadora (AC), são facilmente encontradas na web, mas também é possível gerar certificados digitais auto assinados.

            Existem várias maneiras de se gerar um certificado digital auto assinado. Abaixo alguns links para ajuda e um certificado auto assinado (Clique aqui para baixar) que pode ser utilizado para cifrar a comunicação, lembrando que o recomendado é que seja adquirido um através de uma AC.

      Importante:

      É recomendável que a AC escolhida para gerar o certificado já esteja no diretório de autoridades confiáveis raiz, do gerenciamento de certificados do computador, pois desta forma não será necessário importar a AC em todas as máquinas clientes.

             Salve o certificado no servidor e instale-o conforme imagens abaixo:



      Processo de Instalação:


      2) Configuração de tags no arquivo RM.Host.Service.config


      <add key="JWTCERTIFICATETHUMBPRINT" value="b4def01ef76a1ff154faef805e6eafce3d411459" />
      - o valor do campo "value" é exatamente o valor do GUID que está contido na Impressão Digital.

      <add key="DefaultDB" value="CorporeRM" />
      <add key="HttpPort" value="8028" />

      Na seção <appSettings>, informe as seguintes tags.

      •       Informar a tag JWTCERTIFICATETHUMBPRINT com o GUID gerado acima. Exemplo:

         

      •      Informar a tag DEFAULTDB com o alias da base de dados. Exemplo:

      •      Informar a tag HTTPPORT  com o endereço da porta utilizada para consumir serviços HTTP do host. Exemplo:


      3) Testando a instalação e configuração


      Para garantir que a instalação do certificado a configuração das tags foram bem sucedidas, recomenda-se reiniciar o RM.Host e realizar os seguintes testes:

      • Utilizando o navegador, acessar o seguinte endereço:  http://{url do ambiente}/api/swagger/ui/index.  Como no exemplo abaixo, caso a resposta seja uma tela semelhante, significa que o ambiente de API's está ativo e respondendo conforme esperado.


      • Utilizando uma ferramenta de teste de API, tal como Postman,  realize uma requisição POST para o endereço http://{url do ambiente}/api/connect/token. Como no exemplo abaixo, caso a resposta seja uma tela semelhante, significa que a autenticação no ambiente de API's está funcionando corretamente.

      Observações:

      • Para este teste, atente-se às opções destacadas na imagem acima. Neste caso foi utilizado como exemplo o usuário "mestre".
      • Na aba "Headers", deve-se informar as seguintes opções: 


      4) Considerações finais


      Importante garantir também que os parâmetros do aplicativo sejam configurados corretamente, para tanto, siga as instruções no link abaixo.

      Meu Imóvel - Parâmetros do Aplicativo



      Funções e Interfaces


      1) Menus


      O Meu Imóvel estará habilitado para acessar as seguintes funcionalidades do TOTVS Incorporação:

      Um exemplo da disposição dos menus para um usuário logado no aplicativo: O aplicativo, por padrão irá sempre acessar a visão inicial de boletos, com o restante dos menus disponibilizado na parte inferior, como mostra a imagem abaixo:

      • Todos os menus obedecem as mesmas características, funcionalidades e permissões do Portal do Cliente.
      • Caso o usuário logado não possua permissão para algum menu, o mesmo estará impossibilitado de acessá-lo também através do app.
      • Caso o usuário não tenha permissão para acessar os boletos, o aplicativo abrirá a primeira visão que ele tenha permissão.
      • No caso de não haver nenhuma visão com permissão, o aplicativo retorna pra tela de login.
      • Para contratos de venda, o App terá o mesmo comportamento do Portal do cliente, demonstrando apenas contratos de empreendimento que estejam com o flag 'Disponível no Portal do Cliente' marcado.


      Importante:

        • Caso o App fique inativo (aparelho desligado ou executando em segundo plano), após 1 minuto, quando o usuário retornar, ele será redirecionado para a tela de login.
        • Caso o usuário tenha optado pela autenticação biométrica (caso o aparelho possua o recurso), a autenticação será solicitada todas as vezes que o App ficar inativo, independente do tempo que ficou inativo. 


      2) Parâmetros 



      3) Processos




      Perguntas Frequentes (FAQs)

      Correspondem ao mesmo usuário e senha que você utiliza para fazer acesso no app.

      Materiais Auxiliares

      Conteúdo para suporte pontual através de links, deixar pontuado os links para sanar duvidas do cliente externo.



      • Sem rótulos